1ª Mensagem

. segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Brevemente estaremos online com textos para serem comentados.

4 comentários:

Anónimo disse...

Cristiana Pereira nº9 7C
Carla Figueiredo nº5 7C

1ªQuestão

1ª condição: os vermes comiam por vezes as suas colheitas, e os seus "vizinhos" hipópotamos, acabavam por comer os restos das suas colheitas.

2ª:as pragas de gafanhotos estragavam as suas colheitas.

3ª: na extensão dos campos, os ladrões roubavam os seus legumes, sal e etc.

4ª:por vezes aconteciam acidentes aos animais que puxavam os arados, os bois, que por vezes acabavam em morte.

5ª:chegava o escriba ao porto do Nilo, com dois guardas com varas, para taxar as suas colheitas. Mas quando o camponÊs não tinha, era violentamente espancado, lançado para o fosso, enquanto ele chafurdava e se afogava.

2ª Questão

Enquanto que o camponês tinha uma vida difícil, tendo dificuldades para manter as suas colheitas, e para pagar as taxas, o escriba tinha uma vida facilitada, sendo escritor do Faraó tinha uma vida com mais mordomias.

Anónimo disse...

1.As condições que tornavam um pouco invejavel a vida do campones egipcio eram:que os vermes levavam a metade do grão, os hipopotamos comiam o que restava e os ladrões que robavam o que ficava na eira.
Quando o escriba chegava para taxar a colheita o camponês não tinha nada o que dar ao escriba, e, por isso batiam no campones.

2. O escriba encontrava-se acima de tudo pois apenas tinha de escrever o que lhe pediam e não sofria impostos nem tinha obrigações a pagar. Po isso a vida de um escriba era muito melhor que a de um camponês.

Aisha Satar Nº1 7ºB

Anónimo disse...

1.As condições que tornavam um pouco invejável a vida do camponês egipcio eram:que os vermes levavam a metade do grão, os hipopotamos comiam o que restava e os ladrões que robavam o que ficava na eira.
Quando o escriba chegava para taxar a colheita o camponês não tinha nada o que dar ao escriba, e, por isso batiam no camponês.

2. O escriba encontrava-se acima de tudo pois apenas tinha de escrever o que lhe pediam e não sofria impostos nem tinha obrigações a pagar. Po isso a vida de um escriba era muito melhor que a de um camponês.

Inês Fernandes Nº 11 7ºB

Anónimo disse...

TPC:
1.As condições da vida do camponês egipcio eram:
-Os impostos sobre a colheita;
-"...caem os gafanhotos, a passarada da pilha..."
2.A vida do escriba era muito mais facilitada porque não paga impostos, nao tem um trabalho muito duro e a vida do camponês era muito má.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue