A democracia em Atenas

. domingo, 18 de janeiro de 2009


Documento 1 - Cidadão e escravos
"A cidade é um conjunto de cidadãos.
Assim, é preciso saber quem tem o direito de se chamar cidadão. Este, no sentido absoluto da palavra, é o que participa no exercício da justiça e nas magistraturas (...).
Uma família completa compõe-se de homens livres e escravos (...). O escravo é um objecto animado, necessário ao trabalho, um ser inferior aos outros, tal como o animal em relação ao homem."


Aristóteles, Política (adaptado)


Documento 2 - As instituições gregas




Agora já sabes responder.
1. Define Democracia. (resposta da Wilma Djú do 7º C)

A DEMOCRACIA (dêmos - povo e cracia - poder) é um regime social e politico em que poder de governar pertence ao povo, a todos os cidadãos.

2. Indica quais eram os principais órgãos do governo ateniense. (resposta da Raquel Maia do 7º B)
Os principais orgãos do governo ateniense eram a eclésia, boulê, helieia e os estrategos.

3. Refere as funções de cada órgão. (resposta da Amélia Jacinto do 7º C)
A Eclésia tem como função votar nas leis e ostracismo e também decidir a guerra e a paz, a Helieia é o tribunal que tem a função de julgar os crimes, o Boulê prepara os projectos da lei e os Estrategas chefiam o exército e dirigem a vida política.

4. Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Atenas e as suas características. (resposta da Zeinab Hanif do 7º B)

Existiam 3 grupos sociais em Atenas esses eram: os cidadãos, os metecos e os escravos.
- Os cidadãos eram aqueles que eram masculinos e filhos de pai e mãe ateniense. Estes tinham que ter mais de 18 anos. Qualquer rapaz que não tivesse estas características não podia ser considerado um cidadão. Neste grupo social as mães dos cidadãos tinham direitos muito limitados. Estas não podiam participar na vida política e tinham o dever de organizar a vida na casa e encarregar-se da educação dos filhos (rapazes) até aos 7 anos.
- Os metecos eram estrangeiros que viviam em Atenas, não tinham direitos políticos, tinham de pagar impostos, prestar serviço militar e dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.
- Os escravos eram considerados instrumentos de trabalho que podiam ter várias origens (comprados, filhos de escravos, raptados por piratas ou prisioneiros de guerra. Estes trabalhavam nos campos, nas minas, nas oficinas e nos serviços de casa.


5. Explica porque motivos se afirma que a Democracia ateniense tinha grandes limitações. (resposta da Laura Carvalho do 7º C)
Os motivos porque afirmam que a Democracia tinha grandes limitações porque nem todos (escravos, metecos e mulheres) podiam participar na vida politica e o sistema era feito apenas para os cidadãos.

30 comentários:

Anónimo disse...

toni junior
T: 7C N:24

1 - Democracia é um regime social e politicoem que o poder de governar pertence aos cidadões( todos )

2 - Os principais órgãos do governo ateniense eram : Eclésia , Boulê , Helieia e Estrategos.

3 - 1 Eclésia - funções : vota as leis,vota o ostracismo e decidea guerra e a paz.
2 Boulê - funções : preparar os projectosda lei.
3 Helieia - funções : julgar os crimes
4 Estrategos - funções : chefiar o exercito , dirigir a vida politica.

4 - 1 Cidadaõs - caracteristicas : sexo masculino , maiores de 18 anos , filho de pai e mãe atinense , nao pagavam impostos , podiam possuir propriedades na Atica e podiam participar no governo da pólis.
2 Metecos - caracteristicas : eram os estrageiros residentes em Atenas , dedicavam-se ao comércio e ao artesanato , nao participavam na politica , pagavam impostos e participavam no exercito.
3 Escravos - caracteristicas : eram considerados instrumentos de trabalho , eram vistos como uma mercadoria , as suas origens eram : prisioneiros de guerra , comprados , raptados por piratas e filhos de escravos.

5 - Os motivos que a Democracia ateniense tinha grandes limitações sao: nem todos os escravos , metecos e mulheres podiam participar na vida politica da cidade e o sistema era so feto para os cidadões.

Anónimo disse...

Olá outra vez, professor.


1. A Democracia é um regime de governo onde o poder político reside no povo, directa ou indirectamente, por meio de representantes eleitos pelo mesmo povo.

2 e 3. Atenas estava divida assim:

- A Eclésia, que decide as leis, e quem seria Ostracizado de Atenas.

- A Boulê, que preparava os projectos de lei.

- A Helieia, que julgava os crimes.

- Os dez estrategas, que comandam as forças militares e conduzem a vida política.

4. Os grupos sociais Atenienses eram os seguintes:

- Os cidadãos, Atenienses maiores de 18 anos do sexo masculino, que viviam uma vida de ócio. Tinham poder político e não pagavam impostos. Também lhes era exclusivo o direito de possuír propriedades.

- Os metecos, estrangeiros qual pai e mãe não eram de Naturalidade Ateniense. Viviam sobretudo do comércio e artesanato. Também prestavam serviço militar

- Os escravos. Eram tratados como utensílios, mas com relativa dignidade. Podiam ser prisioneiros de guerra, comprados, ou filhos de outros escravos.

5. A Democracia Ateniense poderia-se chamar limitada, porque só agradava a uma minoria, os cidadãos. Apenas eles tinham poder político.

Anónimo disse...

1-A DEMOCRACIA (demo-povo e cracia-poder)é um regime social e politico em que poder de governar pertence ao povo, a todos os cidadãos. 2-As principais orgaõ do governo ateniense são:Eclésia,helieia,boulê e estrategos.
3-As funções de cada orgão:funções de votar as leis, votar ostralismo de decider guerra e a paz 2ºfunções é de julgar os crimes,3ºfunções e´de preparar os projectos, leís e o ultima função é de chefiar o exercito, deriger a vida politica.
4-os grupos socias que em atenas existia são:Cidadãos, Mulheres,Metecos, escravos.caracterizam de seguinte maneiras:sexo masculino maiores de 18 anos,devem ter filhos de mãe ateniense, podiam partecipar no governo da pólis,podiam possuir propriedade na Ática, não pagam inpostos. As mulheres não participavam na vida politica, elas administravam a casa e as propriedades e eram responsaveis pela educaçaõ dos filhos até aos setes anos. metcos eram estrangeiros residentes enm atenas dedicavam a comercio e ao artesenato, não partecipavam na politica, pagavam inpostos participavam no execito. Esrcavos eram considerado estrumentos de trabalhos,eram visto como uma mercadoria, prisoneiros de guerra comprados raptado pelos piradas, os filhos dos escravos trabalhavam pelos donos de propriedades nos servisos domesticos, minas,campos,e oficinas. 5-A democracia Ateniense tinha grandes limitações porque nem todos podiam partecipar na politica da cidade (escravos, metecos e as mulheres).

Anónimo disse...

Raquel

7ºB Nº24


1- Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar decisões importantes politicas com o povo, pode ser directamente ou indirectamente, por representantes eleitos.


2- Os principais orgãos do governo ateniense eram a eclésia, boulê, helieia e os estrategos.

3- Eclésia: votam as leis, castigo, decidir a guerra e a paz.
Boulê: preparar os projectos da lei.
Helieia: julgar os crimes.
Estrategos: chefiar o exército dirigir a vida política.


4- Os grupos socias que existiam em Atenas eram os cidadãos: tinham que ser do sexo masculino, ter mais mais 18 anos, ser filho de pai e mãe Atenienses, participavam no governo da pólis, só eles é que podiam ter prioridades na Ática e não pagavam impostos.
As mulheres: não participavam na vida politica, tinham direitos muito limitados, era responsável pela educação dos rapazes(filhos) até aos 7 anos e era a responsável pela organização e vida na casa.
Os metecos: eram estrangeiros que viviam em Atenas, dedicavam-se ao comércio e ao artesanato, não tinham direitos politicos, tinham que pagar impostos e prestavam serviço militar.
Os escravos: eram instrumentos de trabalho e eram prioridade.

5- Porque a participação na vida politica era apenas para os cidadãos e porque os metecos, as mulheres e os escravos não tinham direitos politicos.

Anónimo disse...

1- A democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo,a todos os cidadãos.
2- Os principais orgãosdo governos ateniense eram: a Assembleia do povo(Eclésia9 e o Conselho(Boulê) e Tribunais(Helieia).
3- As funções da Assembleia do povo eram, aprovar as leis, decidia da paz e da guerra , elegia anualmente os estrategos(10 magistrados, que chefiavam o exército, a marinha e a administraçao).
4- Os grupos sociais que existiam em Atenas eram:-os Cidadaos que tinham mais de 18 anos, do sexo masculino e ser filhos de pai e mae atenienses, tinham privilégios tais como participar no governo de pólis, possuir propriedades na Ática e nao pagar impostos.
-Metecos, estrangeiros residentes em Atenas dedicados ao comércio e artesanato;nao participavam na politíca; pagavam impostos;participavam no exército.
-Escravos,eram considerados instrumentos de trabalho, eram vistos como uma mercadoria e eram originarios de prisionores de guerra, comprados, raptados por piratas , filhos de escravos.
5- Os motivos porque afirmam que a Democracia tinha grandes limitações porque nem todos (escravos,metecos e mulheres) podiam participar na vida politica e o sistema era feito apenas para os cidadãos.

Anónimo disse...

1. Define Democracia
R:Democraxia e um regime de governo ond o poder de tomar importantex decixoes políticax extá com os povo direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.


2. Indica quais eram os principais órgãos do governo ateniense.
R:era o boule,eclesia e helileia.


3. Refere as funções de cada órgão.
R:boule-prepara ox projectox da lei; eclesia-vota ax leix eo o ostracismo e decide da guerra e da pax; helileia-julga ox krimex



4. Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Atenas e as suas características.
R:todox ke eu ja menxionei



5. Explica porque motivos se afirma que a Democracia ateniense tinha grandes limitações.
R:porke kem n tivexe de akordo iria xair da xidade




Fabio Gama
7B

Anónimo disse...

1.Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.

2.os principais orgaos do governo atnience sao:assembuleia do povo;concelho(boulê) e os tribonais.

3.
assembuleia do povo:
participavam todos os cidadaos, todos votavam e tomavam palavra e era onde decidiam e aprovavam tudo.
concelho(boulê):
era onde preparavam as leis para serem descutidas e votadas.
tribonais:
eles julgavam os crimes,existiam os tribonais populares ou helileia.

4.os grupos suciais que existiam em atenas eram: os estrategos;os helileia;os boule e os eclesia.

5.a democracia atnience tinha grandes limitaçoes, porque eles nao envejavam, mas sim eram envejados.



aisha satar

Anónimo disse...

1-Democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo e a todos os cidadãos.
2-Eram a Eclésia,Boulé,Helieia e os Estrategos.
3-A Eclésia vota as leis e o ostracimo, decide a paz e a guerra.
Boulé prepara os projectos da lei.
Helieia julga os crimes.
Estrategos chefia o exército e dirige a vida política.
4-Os grupos sociais eram os Cidadãos, os Metecos e os Escravos.
Os Cidadãos eram do sexo masculino, tinham de ter mais de 18anos e tinham de ser filho de pai e de mãe atenienses.
Os Metecos eram estrangeiros que viviam em Atenas, dedicavam-se ao comércio e ao Artesanato, não tinham direitos políticos, tinham de pagar impostos e prestavam serviço militar.
Os Escravos eram instrumentos de trabalho e eram propriedade.
5-A Democracia era limitada, porque a participação na vida política era só para os cidadãos e os metecos, as mulheres e os escravos não tinham direitos políticos.

Anónimo disse...

1.Democracia é o poder do povo.
2.Os principais orgãos do governo ateniense era respeitar as leis e as instituiçôes.
3.As funçôes da Eclésia eram: votar as leis, votar o ostracismo e decidir a guerra e a paz. A função da Helieia era julgar os crimes. A função da Boulê era preparar os projectos da lei. E as funçôes dos Estrategos eram: chefiar o exército e dirigir a vida política.
4. 1)Cidadãos
-sexo masculino;
-mais de 18anos;
-filho de pai e mãe atenienses.
2)Metecos
-eram os estrangeiros residentes de Atenas;
-dedicavam-se ao comércio e ao artesanato;
-não participavam na vida política;
-tinham de pagar impostos:
-prestavam serviço militar
3)Escravos
-eram consedierados um instrumento de trabalho;
-eram propriedade dos donos.
5.Afirma-se que a Democracia Ateniense tinha grandes limitações porque: só alguns cidadãos podiam participar na vida política e porque, os escravos, os metecos, e as mulheres estão escluídos da vida política da pólis.

Anónimo disse...

1. Democracia é um regime de governo social onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), directa ou indirectamente, por meio de representantes eleitos ou sorteados.

2. Os principais orgãos do governo ateniense eram:
1.A Eclésia(a assembleia do povo e a mais importante de todas);
2.A Helieia ( o tribunal do povo);
3. A Boulê(o conselho do povo);
4. Os estrategos ( 10 magistrados que chefiavam o exército;

3. As funções de cada orgam eram:
Eclésia - orgão na qual podiam participar todos os cidadãos, era na Eclésia que se votava as leis, que se decidia a paz e a guerra e que se elegia os estrategos.
Helieia- orgão onde se julgava os crimes.
Boulê- orgão onde preparava os projectos da lei para depois serem votadas na assembleia.

4. Existiam 3 grupos sociais em Atenas esses eram: os cidadãos, os metecos e os escravos.
Os cidadãos eram aqueles que eram masculinos e filhos de pai e mãe ateniense. Estes tinham que ter mais de 18 anos. Qualquer rapaz que não tivesse estas características não podia ser considerado um cidadão. Neste grupo social as mães dos cidadãos tinham direitos muito limitados. Estas não podiam participar na vida política e tinham o dever de organizar a vida na casa e encarregar-se da educação dos filhos(rapazes) até aos 7 anos.
Os metecos eram estrangeiros que viviam em Atenas, não tinham direitos políticos, tinham de pagar impostos, prestar serviço militar e dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.
Os escravos eram considerados instrumentos de trabalho que podiam ter várias origens
(comprados,filhos de escravos, raptados por piratas ou prisioneiros de guerra. Estes trabalhavam nos campos,nas minas, nas oficinas e nos serviços de casa.

5. Afirma-se que a Democracia tinha grandes limitações pois a parcipação na vida política era apenas para os cidadãos e além destes ninguém tinha direito na vida política.

Anónimo disse...

Raquel Coutinho Nº23 7ºB

1- Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos.


2- Eclésia, Boulê, Helieia, Etrategos.


3- Eclésia: Votam as leis, ostrocismo, decidir a guerra e a paz.
Boulê: Preparar os projectos da lei.
Helieia: julgar os crimes.
Etrategos: Chefiar o exército, dirigir a vida politica.



5- Porque a participação na vida politica era apenas para os cidadãos, porque os metecos, as mulheres e os escravos não tinham direitos politicos.

Anónimo disse...

1- Define Democracia
R-A Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente ...a palavra democracia tem sua origem na Grécia antiga ( demo=povo e kracia=governo ).

2-Indica quais eram os principais órgãos do governo ateniense.
R-Eram -Helileia,Eclesia,Estrtegos e Boule.

3-Refere as funções de cada órgão
R-Foram,Helileia-onde 6000 cidadaos julgam os crimes,Eclesia-vota as leis propostas e decide a guerra e a PAZ,Boule-prepara os projectos de lei para a eclesia aprovar,Estrategos-os estrtegos como refere o nome chefiam o exercito,montam extrategiax e dirigem a vida politica.

4-Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Atenas e as suas características.

R-Cidadãos - homens livres ,maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atinense . Apesar de representarem uma minoria (cerca de 10%), só os cidadãos tinham direitos políticos e por isso, podiam participar nas assembleias, concelhos e tribunais. Eram os únicos que podiam possuir terras.

Metecos - Estrangeiros que viviam na cidade de Atenas. Eram homens livres mas sem direitos políticos. Estavam sujeitos ao pagamento de impostos e ao serviço militar, mas não podiam ser proprietários de terras na África. Também não estavam autorizados a casar com mulheres atenienses e só excepcionalmente se tornavam cidadãos. Dedicavam-se ao comércio e ao artesanato.

Escravos – Representam o grupo mais alargado da sociedade. Geralmente eram prisioneiros de guerra, pessoas raptadas por piratas ou condenadas a dívidas. Não eram livres e estavam-lhes reservados os trabalhos mais duros. Eram situações excepcionais conseguiam a liberdade.

5- Explica porque motivos se afirma que a Democracia ateniense tinha grandes limitações.
R-A maioria dos habitantes da pólis não tinha o direito de cidadania, vendo - se privados de participar na vida pública. Era o caso das mulheres, dos metecos e dos escravos.

Segregar as mulheres do direito de cidadania era natural para os Atenienses. Também era natural que houvesse escravos. Porém aos olhos das democracias actuais, ambas as situações são encaradas com anti - democráticas.


JOAO JUNIOR

Anónimo disse...

1-A democracia é um regime do governo onde o poder de tomar importantes decisoes politicas é com os cidadaos, directa ou indirectamente.

2-Os principais orgaos do governoeram: Boulê, Heleia, Eclésia e Estrategos.

3-Boulê-preparar as leis
Heleia-julgar os crimes
Eclésia-votas as leis,vota o ostracismo e decide da guerra e da paz
Estretegos-chefiar o exército e dirigir a vida politica.

4-Os grupos sociais que existiameram:
mulheres-nao participavam na vida politica;administravam a caa e as propriedades; responsaveis pela educaçao dos fiolhos ate aos 7 anos.
metecos:eram estrangeiros; dedicavam-se ao comercio e ao artesanato;nao participavam na politica; pagavam impostos; participavam no exercito.

escravos: eram considerados instromentos de trabalho; eram vistos como uma mercadoria;

5-nao sei!

Anónimo disse...

1-Democracia é o regime social e político,no qual o poder de governar pertence ao povo,ou seja, aos cidadãos,

2-Eclésia,BoulÊ,10 Estrategos e Helieia.

3-Eclésia-votar as leis e o ostracismo.

BoulÊ-preparar os projectos lei.

10 Estrategos-chefiar o exército e dirigir a vida política.

Helieia-julgar os crimes.

4-Cidadão-tem que ser do sexo masculino,maior de 18 anos,e ser filho de mãe e pai atenienses.

Mulheres-não partcipam na política,
admnistram as casas e as propriedades,e eram as responsáveis pela educação dos filhos até aos 7 anos.

Meteco-eram estrangeiros residentes em Atenas,dedicavam-se ao comércio e ao artesanato,não participavam na política,participavam no exército, e pagavam impostos.

Escravos-eram considerados meros instrumentos de trabalho,e vistos como uma mercadoria,a sua origem era serem prisioneiros da guerra,comprados,raptados por piratas e filhos de outros escravos.

5-Pois nem todos,como as mulheres,os escravos e os metecos,podiam participar na política,e o sistema era apena feito para os cidadãos.

Anónimo disse...

1.
1ºTodos os cidadãos participam na vida política.
2ºTodos os cidadãos podiam exercer cargos políticos, por terem sido eleitos a soldados.
2.
--)Assembleia dos cidadãos;
--)Boulé;
--)Helicia;
--)Estrategos.
3.
--)Assembleia dos cidadãos:
)Votam nas leis;
)Ostrausismo;
)Decisão da paz e da guerra,
--)Boulé:
)Preparar os projectos da lei.
--)Helicia:
)Julgar os crimes.
--)Estrategos:
)Chefiar o exército;
)Dirigir a vida politica.
4.
--)Cidadãos:
)Maior de 18 anos;
)Filho de pais Atenienses;
)Ser do sexo masculino.
--)Mulheres:
)Direitos muito limitados;
)Responsável pela vida e pela organização da casa;
)Não participavam na vida politica;
)Responsável pela educação dos filhos até aos 7 anos (rapazes).
--)Metecos:
)Estrangeiros que viviam em Atenas;
)Não tinham direitos políticos;
)Pagavam os impostos dos Atenienses;
)Prestavam serviço militar;
)Dedicavam se ao Comércio e ao Artesanato.
--)Escravos:
)Instrumentos de trabalho;
)Propriedade de Atenienses ou de Metecos.
5.
--)Porque só os cidadãos podem ter acesso à vida politica e tinham muitos direitos enquanto os Metecos e os escravos não tinham direitos e as Mulheres tinham direitos muito limitados.

Anónimo disse...

1- A democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo e aos cidadäos.

2- Os principais órgäos do governo em Atenas é a Assembleia do povo, o Conselho e os Tribunais.

3- Assembleia do povo: todos podiam participar e tinham o direito de tomar a palavra e votarem.
O conselho:preparavam as leis para serem discutidas e votadas na Assembleia e aplicavam as leis.
Tribunais: julgavam os crimes eles eram tirados a sorte pelos cidadäos.

4-

5-

Anónimo disse...

1-Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos

2-1-BOULÊ
2-HELIEIA
3-10 ESTRATEGOS
4-ECLÉSIA

3-1-BOULÊ - Preparar os projectos de lei.
2-HELIEIA - Julgar os crimes.
3-10 ESTRATEGOS - Chefiar o exército, e dirigir a vida política.
4-ECLÉSIA - votar as leis e o ostracismo, decidir da guerra e da paz.

4-Os grupos socias que esistiam em Atenas eram : 1-Cidadãos - Direito em votar e partecipar no exercicio do poder pólitico
2-Matecos - Fonte de rendimento sustentao-se a si proprios epagam um imposto de residência.
3-Escravos - Escravos -Sujeito à autoridade do dono, ele não etá apenas ao serviço do dono, faz parte das suas coisas. Os que só têm para ofrecer a força dis seys cirois esão condenados, pela natureza, à escravidão. Para eles, é melhor servir do que ser livre.

5- Os motivos porque se afirma que a democracia ateniense tinha grandes limitaÇões são porque a polís era governada só pelos cidadãos, mulheres, metecos e escravos não podiam partecipar na vida politica.

Anónimo disse...

1.A democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo.
2.Os principal órgãode de governo em Antenas era assembleia e eclésia.
3.A assembleia era a que aprovava as leis,decidia da paz e da guerra e a eclésia era na qual podiam participar todos os cidadãos.
4.Era o Boulê que prepara os projectos,o Helieia que julga os crimes e os Estrategos que cchefiam o exército, dirigema vida política.

Anónimo disse...

1-A democracia existe para todas as pessoas a respeitarem as leis e as instituições.
2-Eclésia,Helieia,Boulê e Estrategos.
3-Eclésia-vota as leis,vota o estracismo e decide o guerra e o paz.
Helieia-julga os crimes.
boulê-prepara os projectos da leis.

Anónimo disse...

1- Temos dois tipos de democracia a limitada e a directa.. Na limitada so alguns podiam participar na vida politica que eram os cidadãos. Na directa todos os cidadãos podiam intrevir na eleição das leis e podiam exercer cargos públicos.
2- Eclísia - Assembleia dos cidadãos ; Helieia - 6000 juízes (tirados á sorte) e tribunal ; Baulê - 500menbros ( tirados à sorte) ; estrategos - 10 menbros eram eleitos .
3- Funções : Eclícia vota as leis , vota o ostracismo e decide a guerra e a paz ; Heleia julgava os crimes ; Baulê preparava os projectos da lei ; Estrategos Chafiava o exército e dirigia a vida política.
4- Eclícia, helieia, baulê e estrategos.
5- Só alguns podiam participar na vida política. Os escravos os metecos e as mulheres estam escluídos da vida política da Pólis

Anónimo disse...

1- A democracia e um conjunto de escravos aos cidadões que que impõem direitos

store so consegui responder a primeira as outras nao percebi

Anónimo disse...

1-Democracia é a liberdade, procura também satisfazer o maior número de pessoas e nao apenas uma minoria(demo-povo cracia-poder).
2-Os principais órgãos do governo ateniense eram a Assembleia do povo(Eclésia)e o Conselho(Boulê).
3-As funções da Assembleia do povo eram:aprovar as leis, decidir a paz e a guerra e eleger.
A função do Conselho era:preparar as leis.
4-As funções da Elésia são:vota as leis;
vota o ostracismo;
decide a guerra e a paz.
A função da Helieia é:julgar os crimes.
A função do Boulê é:preparar os projectos de lei.
As funções dos 10 Estrategos são:chefiar o exército e dirigir a vida politica.
5-Os motivos de que se afirma a democracia ateniense ter grandes limitações é que nem todos os cidadãos podiam usufruir das mesmas condições sociais pois havia limitações para os escravos que eram considerados como seres inferiores.
Marta 7ºc nº21

Anónimo disse...

1- Democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence a todos os cidadãos.
2-Os principais orgãos do governo ateniense são o Boulê,a Helieia,os Estrategos e a Eclésia.
3-A Eclésia tem como função votar nas leis e ostracismo e também dicidir a guerra e a paz, a Helieia é o tribunal que tem a função de julgar os crimes,o Boulê prepara os projectos da lei e os Estrategas chefiam o exército e dirigem a vida política.
4- Os grupos sociais que existiam em atenas eram os cidãos(eram de sexo masculino;maiores de 18 anos;filhos de mãe de pai atenienses;e previlegiados pois podiam participar no governo,possuir propriedades na Á tica e não pagavam impostos),as mulheres(não participavam na vida política;tinham de administrar as casas e as propriedades;e eram responsáveis pela educação dos filhos rapazes até aos 7 anos),os matecos(eram os estrangeiros residentes em Atenas;dedicavam ao comércio e ao artesanato;pagavam impostos;e participavam no exército),e os escravos(eram considerados instrumentos de trabalho;eram vistos como uma mercadoria;trabalhavam nas propriedades dos donos, serviço domésticos,minas e oficinas;a sua origem podia ser de presioneiros de guerra,comprados,raptados ou filhos de escravos).
5-Afirmava-se que a democracia ateniense tinha muitas limitações porque nem todos podiam participar na vida política da cidade e o sistema era feito apenas para os cidãos.

Anónimo disse...

1. Define Democracia

Democracia significa que todos os cidadãos podiam intervir directamente na elaboração das leis e quase todos eles exerciam durante a vida,cargos públicos por terem sido eleitos ou sorteados.


2. Indica quais eram os principais órgãos do governo ateniense.

O governo ateniense era composto pelo Conselho (Boulê), pela Assembleia do povo (Eclésia), por 10 Estrategos (magistrados), e os Tribunais (Helieia).

3. Refere as funções de cada órgão.

O Conselho preparava as leis para serem discutidas e votadas na Assembleia; a Assembleia do Povo onde todos os cidadãos tinham o direito de tomar a palavra e votar; Os Estrategos chefiavam o exército, a marinha e a administração; Os Tribunais julgavam os crimes.

4. Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Atenas e as suas características.

Na sociedade ateniense existiam os cidadãos que não pagavam impostos e podiam possuir propriedades da Ática, eram resposaveis pela administração da casa e propriedades e ainda responsáveis pela educação dos filhos até aos 7anos; Os Metecos eram os estrangeiros que residiam em Atenas. Dedicavam-se ao comércio e artesanato, não participavam na vida política, pagavam impostos e prestavam serviço militar; os Escravos não tinham direitos e eram considerados um instrumento de trabalho, pertenciam aos seus donos e trabalhavam na casa dos seus senhores, campos, oficinas e minas.

5. Explica porque motivos se afirma que a Democracia ateniense tinha grandes limitações

A Democracia em Atenas era limitada porque as mulheres, metecos e escravos não tinham direitos. E também porque os cidadão se divertiam e viviam em grande prazer porque os escravos trabalhavam e exerciam o trabalho que era necessário para a sociedade existir.

Anónimo disse...

1ª-A Democracia e um sistema para todas as pessoas.

2ª-Os principais órgãos do governo ateniense eram os cidadãos.

3ª-

4ª-Os grupos sociais que existiam em Atenas eram a Eclésia que vota as leis e o ostracismo, decide da guerra e da paz, a Helilia que julga os crimes, o Boulê que prepara os projectos de lei e os Estrategos que chefiam o exército, diriguem a vida política.

5ª-Os motivos que se afirma que Democracia ateniense tinha grandes limitações porque respeitam as leis e as instituições.

Anónimo disse...

resposta a pergunta 1- A democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo, a todos os cidadãos.

resposta a pergunta 2- os principais orgãos do governo ateniense eram: a assembleia do povo (eclésia),os estrategos,o conselho(boulê)e os tribunais (Helieia).

resposta a pergunta 3- Eclésia- vota as leis e o ostracismo,decide da guerra e da paz. Estrategos-chefiam o exércio e dirigem a vida política. Boulê- prepara os projectos de lei. Helieia-julga os crimes.

resposta a pergunta 4- os grupos sociais que existiam em Atenas eram: CIDADÃOS- pessoas do sexo masculino,maiores de 18 anos,filhos de pai e mãe atenienses,que só eles podiam participar no governo da pólis e também só eles podiam possuir propriadades não sujeitos a pagar impostos. METECOS- eram os estrangeiros residentes em Atenas pois dedicavam-se ao artesanato e ao comércio chegando a acumular importantes fortunas. ESCRAVOS- eram considerados meros instrumentos de trabalho,eram propriedade dos donos que os compravam ou vendiam como qualquer mercadoria.

resposta a pergunta 5- os motivos pelos quais se afirma que a democracia ateniense tinha grandes limitações era porque nem todos os escravos,metecos e mulheres podiam participar na vida política da cidade. o sistema era apenas feito para os cidadãos(homens maiores de 18 anos filhos de pais atenienses)

Anónimo disse...

1-A democracia é o poder do povo.
2-Os principais órgãos do governo ateniense são os seguintes: eclésia,boulê,helieia e estrategos.
3-Eclésia-votas as leis e o ostracismo, decide da guerra e da paz.
Boulê-Prepara os projectos de lei.
Helieia-julga os crimes.
Estrategos-chefiam o exército, dirigem a vida política.
4-Os grupos sociais eram:
Cidadãos-sexo masculino,ter mais de 18 anos e ser filho de pai e mãe ateniense.
Metecos-estrangeiros que viviam em Atenas,dedicavam-se ao comércio e ao artesanato,não tinham direitos políticos, tinham de pagar impostos e prestavam serviço militar.
Escravos-eram instrumentos de trabalho,eram propriedade e trabalhavam em minas,campos,oficinas e no serviço de casa.
5-Os motivos são os seguintes:
-Participação na vida política.
-É apenas para os cidadãos.
-Os metecos,as mulheres e os escravos não tinham direitos políticos.

João Nascimento/7ºB/Nº15

Anónimo disse...

1-A DEMOCRACIA É UM REGIME POLÍTICO EM QUE O POVO DECIDE QUEM QUER PARA SER O SEU GOVERNANTE

2-OS PRINCIPAIS ÓRGÃOSDO GOVERNO ATENIENSE ERAM:
-ECLESIA
-HELIEIA
-BOULÊ
-ESTRATEGOS

3-
-ECLESIA: VOTA AS LEIS E O OSTRACISMO, DECIDE DA GUERRA E DA PAZ
-HELEIA: JULGA OS CRIMES
-BOULÊ: PREPARA OS PROJECTOS DE LEI
-ESTRATEGOS: CHEFIAM O EXÉRCITO,
DIRIGEM A VIDA POLÍTICA

4-OS GRUPOS SOCIAIS SÃO:
- OS CIDADÃOS
- AS MULHERES
- OS METECOS
- OS ESCRAVOS

5-A DEMOCRACIA ATENIENSE ERA LIMITADA PORQUE SOMENTE OS HOMENS FILHOS DE PAI E MÃE ATENIENSE E QUE PODIAM SER ESCOLHIDOS EU ELEGIDOS PARA ÓRGÃOS DO GOVERNO.

KEILA SILVA 7ºC Nº16

Anónimo disse...

1- A democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo.

2- Os principais orgãos do governo ateniense eram os Estrategos,a Eclésia,a Helieia,e o Boulê.

3- A função dos Estrategos era chefiar o exécito,dirigir a vida política;
A função da Eclécia era votar nas leis e oostracismo,e decidia a paz e a guerra;
A função da Helieia era julgar os crimes;
A função do Boulê era preparar os projectos de lei.

4- Os grupos sociais que existiam em Atenas eram os Cidadãos,os Escravos,os Metecos, e as Mulheres;
Cidadãos:sexo masculino, mais de 18 anos, e filhos de pai e mãe atenienses;
Mulheres:não participavam na vida política,era responsavel pela educação dos filhos até aos 7 anos, responsavel pela organização e vida de casa;
Metecos: estrageiros que viviam em Atenas,dedicavam-se aio comércio e ao artesanato, tinham de pagar impostos e prestavam serviço militar;
Escravos: erm considerados instrumentos de trabalho,e popriedades, a sua origem: eram prisioneiros da guerra,rapetados por piratas,podiam ser comprados e filhos de escravos.

5-A democracia ateniense tinha grandes limitações: apenas os cidadãos podiam participar na vida política,e as mulheres, escravos e metecos eram postos de parte.

Anónimo disse...

1. Define Democracia.
A democracia é um regime político em que o poder de governar é do povo, directa ou indirectamente.

2.Indica quais eram os principais órgãos do governo ateniense.
Os principais orgãos do governo ateniense são:
-Helieia, os tribunais;
-Eclésia, a Assembleia do povo;
-Boulê, Conselho que preparava as leis;
-Estrategos, chefiavam o exército, a marinha e a administração.

3. Refere as funções de cada órgão.
As funções de cada órgão são:
-Helieia, eram os tribunais populares onde se julgavam os crimes.

-Eclésia, assembleia do povo era o principal orgão do povo em Atenas na qual podiam participar todos os cidadãos.

-Boulê, preparava as leis para serem discutidas e votadas na Assembleia.

-Estrategos, 10 magistrados que chefiavam o exército,a marinha e a administração, estes eram eleitos anualmente.

4. Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Atenas e as suas características.
Os grupos sociais que existiam era os cidadãos, os metecos e os escravos.

Os cidadãos eram maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses, do sexo masculino. Estes podiam possuir propriedades na Ática, não estavam sujeitos a impostos, e participavam no governo da pólis. As mulheres destes gozavam de direitos muito limitados, sendo estas excluidas da política, e dependentes dos pais ou dos seus maridos.

Os metecos dedicavam-se ao artesanato e ao comércio, criando riqueza. O desenvolvimento económico dependia deles, embora não tivessem qualquer direito político. Estes pagavam impostos, e prestavam serviço militar.

Os escravos eram meros instrumentos de trabalho, tinham como tarefas o serviço doméstico, o trabalho nos campos e nas oficinas ou das minas dos seus proprietários, sendo estes propriedade dos seus patrões, como já foi dito.

5. Explica porque motivos se afirma que a Democracia ateniense tinha grandes limitações.
Este regime político quase perfeito, tinha em Atenas profundas limitações, pois as mulheres, metecos e escravos estavam quase na totalidade privados de direitos.

Se a maior parte dos cidadãos podia viver em lazer, podendo dedicar-se a vida política, era porque os escravos asseguravam o trabalho indespensável à sociedade.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue