A Cultura Romana

. terça-feira, 10 de março de 2009
29 comentários

Agora já sabes responder.
1. Indica quais foram os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos. (resposta da Ana Margarida Maduro do 7º B).
Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos Romanos foram: o arco de volta perfeita, a abóboda de berço e a cúpula.


2. Identifica as imagens (clica na imagem). (resposta do Diogo Nunes do 7º F).

Fig. 1: Coliseu de Roma

Fig. 2: PanteãoFig.

3: Arco do Triunfo de Trajano

3. Distingue as formas de culto praticadas pelos romanos. (resposta da Zeinab Hanif do 7º B).
As formas de culto praticadas pelos romanos eram o Culto Familiar que ocorria na casa e era chefiado pelo "Pater Familias", ou seja pelo pai, o Culto Público que ocorria nos templos e era organizado pelos sacerdotes, e, por fim o Culto do Imperador que era feito pelo Império ao "Pontifex Maximus" ,ou seja ao Imperador.

4. Indica qual foi a religião oriental que se expalhou por todo o mundo romano (resposta da Adriana Domingos do 7º C).
A religião oriental que se expalhou por todo o mundo romano foi o cristianismo.

5. Refere quais eram os dois princípios defendidos por essa religião (resposta da Laura Carvalho do 7º C).
Os dois princípios defendidos pelo Cristianismo é a Promessa da vida eterna e o Amor Universal.

A Sociedade Romana

. terça-feira, 3 de março de 2009
31 comentários


Agora já sabes responder.
1. Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Roma (resposta do Joaquim Mavacala do 7º F.
Os grupos sociais que existiam em Roma são a Ordem Senatorial , a Ordem Equestre, a Plebe e os escravos.

2. Escreve o texto realizado na aula sobre o teu grupo social.
(resposta da Zeinab Hanif do 7º B).
Eu, Senador, pertenço a um grupo social previligiado que se designa Ordem senatorial. Fui nomeado pelo Imperador, e antes era um cidadão que possuia mais de um milhão de sestércios e é por isso que agora me encontro neste grande grupo social, pois essa é a grande condição para que alguém faça parte deste grande grupo. Possuo grandes propriedades rurais, os latifúndios, que são geralmente construidos pelos escravos. Eu posso ser membro do Senado, magistrado ou governador das províncias. Este grupo social, onde me encontro constitui uma elite previligiada pois situa-se muito acima dos outros grupos sociais.

(resposta do Sérgio Carvalho do 7º B).
"Salve, plebeius. Por graça do nosso Imperador, sou um membro da ordem equestre, devido á fortuna de mais de 400 mil sestércios que tive a sorte de juntar. Também nos poderão conhecer por cavaleiros, devido a ter prestado, com honra, serviço militar em cima de um cavalo. Recentemente, o Imperador tem sido bastante generoso, nomeando-nos para grandes cargos administrativos."

(resposta da Ana Margarida do 7º B).
Eu pertenço ao grupo da maioria dos cidadãos (Plebe).Os plebeus pobres eram rendeiros, artesãos e pequenos proprietários. Viviam na dependência das famílias ricas. Havia ainda alguns que eram alimentados pelo Estado que, para evitar revoltas, faziam frequentes distribuições gratuitas de trigo. Os plebeus ricos eram comerciantes, empreiteiros e armadores. Estes e mais as autoridades estavam sempre interessados em manter as multidões tranquilas e satisfeitas.Como já disse o estado romano não gostava de revoltas, por isso, davam ao povo, com regularidade pão e circo. Esta acção ficou conhecida como "pão e circo".

(resposta do Gui Martins do 7º C).
Eu sou escravo de Júlio César fui capturado numa das suas conquistas. As nossas condições em Roma variam muito, alguns de nos são treinados e seleccionados para se tornarem gladiadores ou para espectáculos públicos até a morte. Mas outros eram muito valoziados, como acontecia com os gregos cultos: uns tornavam-se secretários particulares dos seus patrões, ou acompanhavam as crianças as suas tarefas escolares. Os escravos podiam obter a liberdade depois de muito tempo de trabalho a partir de 1 testamento do dono que depois de ser aceite obtiam a liberdade e passavam a chamar-se libertos.

3. Refere os três tipos de regime que existiram em Roma. (resposta da Camila Carvalho do 7º C).
Os tres tipos de regimes politicos sao: Monarquia (ate 509 a.c); República (de 509 a.C ate 27 a.C); Imperio (a partir de 27 a.c).

4. Refere as funções do Imperador.(resposta do Marilda Sambú do 7º C).
O Imperador é o comandante superior das legiões, controla a administraçao do estado, é o sacerdote supremo e governa o imperio.

5. Define Direito.(resposta da Raquel Coutinho do 7º B).
Para governarem com eficácia, o Imperador e as restantes autoridades romanas foram criando um conjunto de leis ou normas júridicas (o Direito) que constitui uma das mais notáveis realizações da civilização Romana.

6. Distingue os dois tipos de Direito utilizados pelos romanos.(resposta da Inês Mateus do 7º C).
Direito Privado: regulava tudo o que dizia respeito á vida dos cidadãos (a propriedade,o casamento,o divórcio e a adopção.
Direito Público: regulava o funcionamento do estado.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue