A Sociedade Romana

. terça-feira, 3 de março de 2009


Agora já sabes responder.
1. Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Roma (resposta do Joaquim Mavacala do 7º F.
Os grupos sociais que existiam em Roma são a Ordem Senatorial , a Ordem Equestre, a Plebe e os escravos.

2. Escreve o texto realizado na aula sobre o teu grupo social.
(resposta da Zeinab Hanif do 7º B).
Eu, Senador, pertenço a um grupo social previligiado que se designa Ordem senatorial. Fui nomeado pelo Imperador, e antes era um cidadão que possuia mais de um milhão de sestércios e é por isso que agora me encontro neste grande grupo social, pois essa é a grande condição para que alguém faça parte deste grande grupo. Possuo grandes propriedades rurais, os latifúndios, que são geralmente construidos pelos escravos. Eu posso ser membro do Senado, magistrado ou governador das províncias. Este grupo social, onde me encontro constitui uma elite previligiada pois situa-se muito acima dos outros grupos sociais.

(resposta do Sérgio Carvalho do 7º B).
"Salve, plebeius. Por graça do nosso Imperador, sou um membro da ordem equestre, devido á fortuna de mais de 400 mil sestércios que tive a sorte de juntar. Também nos poderão conhecer por cavaleiros, devido a ter prestado, com honra, serviço militar em cima de um cavalo. Recentemente, o Imperador tem sido bastante generoso, nomeando-nos para grandes cargos administrativos."

(resposta da Ana Margarida do 7º B).
Eu pertenço ao grupo da maioria dos cidadãos (Plebe).Os plebeus pobres eram rendeiros, artesãos e pequenos proprietários. Viviam na dependência das famílias ricas. Havia ainda alguns que eram alimentados pelo Estado que, para evitar revoltas, faziam frequentes distribuições gratuitas de trigo. Os plebeus ricos eram comerciantes, empreiteiros e armadores. Estes e mais as autoridades estavam sempre interessados em manter as multidões tranquilas e satisfeitas.Como já disse o estado romano não gostava de revoltas, por isso, davam ao povo, com regularidade pão e circo. Esta acção ficou conhecida como "pão e circo".

(resposta do Gui Martins do 7º C).
Eu sou escravo de Júlio César fui capturado numa das suas conquistas. As nossas condições em Roma variam muito, alguns de nos são treinados e seleccionados para se tornarem gladiadores ou para espectáculos públicos até a morte. Mas outros eram muito valoziados, como acontecia com os gregos cultos: uns tornavam-se secretários particulares dos seus patrões, ou acompanhavam as crianças as suas tarefas escolares. Os escravos podiam obter a liberdade depois de muito tempo de trabalho a partir de 1 testamento do dono que depois de ser aceite obtiam a liberdade e passavam a chamar-se libertos.

3. Refere os três tipos de regime que existiram em Roma. (resposta da Camila Carvalho do 7º C).
Os tres tipos de regimes politicos sao: Monarquia (ate 509 a.c); República (de 509 a.C ate 27 a.C); Imperio (a partir de 27 a.c).

4. Refere as funções do Imperador.(resposta do Marilda Sambú do 7º C).
O Imperador é o comandante superior das legiões, controla a administraçao do estado, é o sacerdote supremo e governa o imperio.

5. Define Direito.(resposta da Raquel Coutinho do 7º B).
Para governarem com eficácia, o Imperador e as restantes autoridades romanas foram criando um conjunto de leis ou normas júridicas (o Direito) que constitui uma das mais notáveis realizações da civilização Romana.

6. Distingue os dois tipos de Direito utilizados pelos romanos.(resposta da Inês Mateus do 7º C).
Direito Privado: regulava tudo o que dizia respeito á vida dos cidadãos (a propriedade,o casamento,o divórcio e a adopção.
Direito Público: regulava o funcionamento do estado.

31 comentários:

Anónimo disse...

1-O imperador,o regime político e Roma.

4-As funções do Imperador eram cuidar do seu povo,impor as leis.

5-Sistema de normas de conducta imposto por um conjunto de instituições.

6-O Corpus luris civiles.

humimafo disse...

1- Os grupos sociais que existiam em Rom eram:
-Ordem Senatorial
-Ordem Equestre
-Plebe
-Escravos

2-Eu pertenço à Plebe, o que constituía neste grupo a maioria são cidadãos nã privilegiados.
Os pobres são rendeiros, artesãos e pequenos proprietários agrículas e os ricos são comerciantes, empreitados e armadores.
Os pocres vivem na dependência das familias, havia quem fosse alimentado pelo Estado, que para não existir revoltas faz frequentes distribuições gratuitas de trigo, as familias ricas estão interessadas em manter as multidões trnquilas e satisfeitas.
Esta acção ficou conhecida como:
"Pão e Circo"

3-Os três tipos de regime que existiram em Roma foram:
A Monarquia
A República
O Império

4-As funções do Imperador são:
comadante supremo das legiões; Sacerdote supremo; controla a administração do estado e governa o Império

5-Direito é o conjunto de leis que regulam a vida de uma sociedade

6-Os doi tipos de direito utilizados pelos Romanos são:
Direito Privado
Direito Público

Anónimo disse...

1-Ordem Senatorial;
Ordem Equestra;
Plebe;
Escravos;

2-Eu sou escravo de J.C. fui capturado numa das suas conquistas.
As nossas condições em Roma variam muito, alguns de nos são treinados e seleccionados para se tornarem gladiadores ou para espectáculos públicos até a morte.
Mas outros eram muito valoziados, como acontecia com os gregos cultos: uns tornavam-se secretários particulares dos seus patões, ou acompanhavam as crianças as suas tarefas escolares.
Os escravos podiam obter a liberdade depois de muito tempo de trabalho a partir de 1 testamento do dono que depois de ser aceite obtiam a liberdade e passavam a chamar-se Libertos

3-Monarquia, Republica e Impêrio.

4-1-Comandante supremo das legiões.
2-Sacerdote Supremo.
3-Governar o Império.
4-Centra a admistração do estado.

5- Sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais.

6- Direito Privado regulava tudo o que dizia respeito a vida dos cidadãos: o casamento, o divorcio etc.
Direito Público regulava o funcionamento do Estado.

Anónimo disse...

1.Os grupos sociais que existiam em Roma são a Ordem Senatorial , a Ordem Equestre, a Plebe e os escravos.
2.Eu pertenço a Ordem Equestre e que constituia essa ordem eram os cavaleiros.As condições para se pertecer a esta Ordem e dispondo de fortunas superiores a quatrocentos mil sestércios.As funções que eles podiam desempenham cargos admistrativo.
3.Os regimes que existiram em Roma são o Monarquia, a República e o Império.
4.As funções do Imperador são Comandante superior das legiões e Controlo a admistração.
5.Conjunto de leis e normas jurídicas.
6.E o regula a vida dos cidadãos e regula a vida Estado

Anónimo disse...

1-Os grupos sociais que existiam em Roma eram:Ordem Senatorial,Ordem Equestre,Plebe,Escravos.
2-Eu pertenço ao grupo social de Peble,somos artesãos,rendeiros e proprietários agrícolas alguns deles são ricos que são comerciantes,empreiteiros e armadores.Os mais pobres vivem na dependência das famílias ricas,outros ainda são alimentados pelo Estado e para evitar revoltas fazemos frequentemente distribuições gratuitas de trigo.As famílias ricas para evitar revoltas estão interessadas em manter as multidões satisfeitas e tranquilas dando "pão e circo".
3-Os três tipos de regime que existiram em Roma foram Monarquia,República,Império.
4-As funções do Imperador eram:
-Governar o Império
-Controlava a admistração do estado
-Sacredote supremo
-Comandante supremo das Legiões
5-Direito é um conjunto de leis que regulavam a vida de uma sociedade.
6-O Direito Privado diz-se respeito á vida dos cidadãos e o Direito Publico é o funcionamento do Estado.

Anónimo disse...

1-Ordem Senatorial,Ordem Equestre,Plebe e Escravos.

2-Eu pertenço á ordem Senatorial.Quem me nomeia é o Imperador. Para pertencer a esta ordem tenho que ter uma fortuna avaliada em mais de um milhão de Sestércios.O meu modo de vida é privilegiado e rico. Posso desempenhar as funções de magistrado, membro do senado ou governador das privíncias.

3-Monarquia,República e Império.

4-Comandante supremo das legiões, sacerdote, controlava a administração do estado e governava o Império.

5-Direito é um coinjunto de leis e normas jurídicas.

6-Direito Privado e Público.

Direito Privado- dizia respeito á vida pessoal dos cidadãos.

Direito Público- regulava o funcionamento do Estado

Anónimo disse...

1-Os grupos sociais que existiam em roma sao os escravos,os plebe,os equestre e os senatorial. 2-Eu pertenco a plebe e quem eram os cidadoes nao priveligiadas.AS diferenças dos nossos povos ricos e pobres, e que os ricos eram comerciantes,empreiteiros e armadores e os pobres viviam na dependencia dos familias ricas e eram alimentados pelo governo. O nosso estado e as familias ricas para evitar revolta faziam distribuiçoes de trigo gratuitas. A acçao ficou conhecida com as familias mais ricas porque estavam interessadas em manter as multidoes tranquilas e satisfeitas,considerando que a melhor maneira de governar com paz social, era dar o povo, com regularidade o "pao r circo". 3-OS 3 regimes q existiram em roma sao 1- ate 509 a.c monarquia,2-de 509a.c a republica,3-a partir de 27 a.c imperio. 4-A funcao do imperador sao de senador,magistrados, governar das provincias.
6-Os 2 tipos de direitos que os romanos utilizavam sao os direitos privados que diz respeito acidade dos cidadao e o outro eo direito publico que regulava o funcionamento do estado.

Anónimo disse...

1- Os grupos sócias que existiam em Roma eram: A Ordem Senatorial; a Ordem Equestre; a Plebe e os Escravos.
2- Eu pertenço à Plebe. O meu grupo era constituído por rendeiros, artesãos e pequenos proprietários agrícolas, também existiam plebeus ricos como comerciantes, empreiteiros e armadores. O nosso grupo tinha algumas diferenças, pois os mais pobres viviam na dependência de famílias ricas. As famílias mais ricas e o estado romano, para evitarem revoltas, faziam frequentes distribuições gratuitas de trigo, esta acção ficou conhecida por “pão e circo”.
3- Em Roma existiu a Monarquia (até 509a.C9;a República (de 509a.C até 27a.C) e o Império (a partir de 27a.C).
4- O imperador tinha como funções sacerdote supremo, comandante das legiões, controla a administração do estado e governar o Império.
5- Direito é um conjunto de leis e normas jurídicas.
6- Os dois tipos de Direito utilizados pelos romanos eram: Direito Privado, diz respeito à vida dos cidadãos; e o Direito Público, que regulava o funcionamento do estado.

Anónimo disse...

1- Era a ordem senatorial, a ordem equestre, a plebe e os escravos.
3- Em roma existiu a monarquia, a republica e o império.
4- O imperador era comandante supremo das legioes, sacerdote supremo, controla a administrçao do estado e governo do imperio.
5- Conjunto de leis.
6- O privado, que era a vida dos cidadãos; e o publico que regulava o funcionamento de estado

Anónimo disse...

1. Os grupos sociais que existiam em Roma eram:
- A ordem senatorial
- A ordem equestre
- A plebe
- Os escravos

2. Eu, Senador, pertenço a um grupo social previligiado que se designa Ordem senatorial. Fui nomeado pelo Imperador, e antes era um cidadão que possuia mais de um milhão de sestércios e é por isso que agora me encontro neste grande grupo social, pois essa é a grande condição para que alguém faça parte deste grande grupo. Possuo grandes propriedades rurais, os latifúndios, que são geralmente construidos pelos escravos. Eu posso ser membro do Senado, magistrado ou governador das províncias. Este grupo social, onde me encontro constitui uma elite previligiada pois situa-se muito acima dos outros grupos sociais.

3. Os três tipos de regime que existiram em Roma foram:
- A Monarquia - até 509 a.C
- A República - desde 509 a.C até 27 a.C
- O Império - a partir de 27 a.C

4. O Imperador tinha as funções de comandar as legiões, controlar a administração do estado e governar o Império.

5. O Direito era um conjunto de leis ou normas jurídicas. Estas constituem uma das mais notáveis realizações da civilização romana.

6. Direito privado - Era o direito que regulava tudo o que dizia respeito apenas á vida dos cidadãos.
Direito público - Era o direito que regulava o funcionamento do Estado.

Anónimo disse...

1-Os grupos sociais que exestiam em Roma são:a Ordem Senatorial,a Ordem Equestre,Plebe e os escravos.

2-Eu pertenço á ordem Senatorial fui nomeado pelo Imperador,mas para o ser havia algumas condições como:ter uma fortuna avaliada em mais de um milhão de setércios.
Eu tenho grandes propriedades rurais,cultivadas ,em geral,por escravos.
As minhas funções são:ser membro do Senado,magistrado ou governador das províncias.

3-Os 3 Regimes são:de 409 a.c até 509 a.c Monarquia,de 509 a.c República,Octávio César Império.

4-As funções do Imperador são:Comanda superiormente o exércto,é o supremo sacerdote e controla a administração do Estado sobretudo através dos prefeitos.

Anónimo disse...

1- Os grupos sociais que existiam em Roma eram a Ordem Senatorial, a Plebe, os Escravos e a Ordem Equestre.

2- O meu grupo era a Ordem Senatorial e o meu texto é: Eu Raquel pertenso á ordem Senatorial, quem me nomeia é o Imperador.
As condições nessárias que preciso para pertencer á ordem são: ter uma fortuna avaliada em mais de um milhão de sestércios.
O meu modo de vida é possuir grandes propriedades rurais cultivadas, em geral por escravos.
As minhas funções e os meus cargos são: ser membro do Senado, magistrada ou governadora das províncias.

3- Os três tipos de regime que existiram em Roma foram o Senado, os Comícios o Conselho Consultivo e os Magistrados.

4- As funções do Imperador são: Comandante Superior das Legiões, Supremo Sacerdote, controlar a administração do estado e Governar o Império.

5- Para governarem com eficácia, o Imperador e as restantes autoridades romanas foram criando um conjunto de leis ou normas júridicas (o Dieito) que constitui uma das mais notáveis realizações da civilização Romana.

6- Os dois tipos de Direito utilizados pelos Romanos foram o Direito Privado e o Direito Público.


Raquel Coutinho 7ºB Nº23

Anónimo disse...

1-Os grupos sociais que existiam em Roma eram:a ordem senatorial, a ordem equestre, a Plebe e os escravos.
2-A Plebe:
Eu pertenço ao grupo da maioria dos cidadâos(Plebe).Os plebeus pobres eram rendeiros, artesãos e pequenos proprietários. Viviam na dependência das famílias ricas. Havia ainda alguns que eram alimentados pelo Estado que, para evitar revoltas, faziam frequentes distribuições gratuitas de trigo. Os plebeus ricos eram comerciantes, empreiteiros e armadores. Estes e mais as autoridades estavam sempre interessados em manter as multidões tranquilas e satisfeitas.
Como já disse o estado romano não gostava de revoltas, por isso, davam ao povo, com regularidade pão e circo. Esta acção ficou conhecida como "pão e circo".
3- Os três tipos de regime que existiram em Roma foram a Monarquia até 509 a.c., desde 509 a.c até 27 a.c foi a República e apartir de 27 a.c. foi o Império.
4- O imperador era o comandante superior das legiões, era o supremo sacerdote, controlava a administração do Estado e governavo o Império.
5- o Direito é um conjunto de leis ou normas jurídicas que constitui uma das mais notáveis realizações da civilização romana.
6- Os dois tipos de Direito utilizados pelos romanos era o direito privado e o direito público. O direito privado regulava tudo o que dizia respeito à vida privada dos cidadãos. O direito público regulava o funcionamento do Estado.

Anónimo disse...

aisha satar 7ºB
1.os grupos sociais existentes em roma eram:
.ordem senaturial
.ordem equestre
.plebe
.escravos
2.eu perteço a ordem dos cavaleiros para pertencer a esta ordem eu tive que ter cerca de quatrocentos mil sestácios.eles trabalhovom em cargos administrativos e o objectivo dessas nomeções era a elite senatorial.
3.magistrados assembuleia senado
4.as suas funçoes eram:
comandante superior das legioes;
contrulador da administraçao do estado;
governador do império;
5.para governarem com eficácia, o imperadore as restantes autoridades romanas foram criando um conjunto de leisou normas juridicas-o direito-(...)
//pag.100//
6.direito privado e o direito público.

Anónimo disse...

1- Os grupos sociais eram a Ordem Senatorial,Ordem Equestre,Plebe e os Escravos.

2- Eu pertenço a Ordem Senatorial, quem nos nomeava era o imperador. Para pertençer a esra ordem prescizava-mos de ter uma fortuna avaliada em mais de um milhao de sertércios.Eu possuia grandes propriedades rurais cultivadas, por escravos.

3- Os regimes era a Monarquia até 509 a.C., Republica de 509a.C. até 27a.C. e o Império a partir de 27a.C..

4- o Imperador era o comandante superior das legioes, controlava a administraçao do Estado, era o sarcedote supremo e governava o imperio.

5- Direito é um conjunto de leis e normas juridícas.

6- Existi o direito Privado que regula a vida dos cidadäos e o direito Publico que regula a vida do Estado.

Anónimo disse...

1-existiam dois grupos sociais os previlegiados e os nao previligiados
2-os plebes eram a maior parte da populaçao havia dois grupos os ricos que eram os comerciantes empreiteiros e os armadores
e os pobres que eram rendeiros artesaos pequenos proprietarios agricolas. muitas familias pobres viviam na dependencia das familias ricas e muitos eram alimentados pelo estado
3-era monarquia republica e o imperio
4- o imperador é um comandante superior de ligioes
controla a admistraçao do estado
é um sacerdote supremo e governa o imperio
5-o direito é um conjuntoc de lei de normas juridicos
6- á dois direitos o privado que regula a vida dos cidadaos o e direito publico resulta a vida do estado.

Anónimo disse...

1ªpergunta:
Os grupos sociais que existiam em Roma eram:os grupos privilegiados onde existia a ordem Senatorial e a ordem Equestre e os grupos
não-privilegiados onde existia a Plebe e os Escravos.

2ªpergunta:
Eu pertenço à ordem Equestre.A minha ordem é constituída por cavaleiros.
Eles tinham de ter uma fortuna avaliada em 400 mil Sestércios.
O imperador começou-se a apoiar em nós e nomeou-nos com importantes cargos administrtivos.

3ªpergunta:
Os três tipos de regime que existiram em Roma foi a Monarquia, a República e o Império.

4ªpergunta:
As funções do Imperador são: ser comandante supremo das legiões, sacerdote supremo, controlar a administração do estado e governar o império.

5ªpergunta:
O direito é um conjunto de leis e normas Jurídicas.

6ªpergunta:
Os dois tipos de Direitos utilizados pelos romanos são: o direito Privado e o direito Público.

Anónimo disse...

1- Os grupos sociais eram:
- Ordem Equestre
- Ordem Senatorial
- Plebe
- Escravos.

2- Eu pertenço há ordem Equestre que é constituída por cavaleiros, e para poderem entrar na minha ordem têm que de possuir 400000 sestércios, as nossas funções, era prestar serviço a cavalo e tinha um cargo administrativo, e o objectivo das nomeações administrativas era para limitar o poder do senadore.

3- Por ordem cronológica:
- Monarquia
- Républica
-Império.

4- Comanda suprema mente o exército
- É o supremo sacerdote(pontifex maximus)
- Controla a administração do estado, sobre tudo dos prefeito.

5- O Direito é uma constituição de realizações da civilização romana, e é um conjunto de leis que regulam a vida de uma sociedade.

6- O Direito Privado regulava tudo o que dizia respeito há vida dos cidadãos: a propriedade, o casamento, o divórcio, a adopção, etc. E o Direito Publico regulava o funcionamento do estado.

Anónimo disse...

1- Os grupos sociais eram:
- Ordem Equestre
- Ordem Senatorial
- Plebe
- Escravos.

2- Eu pertenço há ordem Equestre que é constituída por cavaleiros, e para poderem entrar na minha ordem têm que de possuir 400000 sestércios, as nossas funções, era prestar serviço a cavalo e tinha um cargo administrativo, e o objectivo das nomeações administrativas era para limitar o poder do senadore.

3- Por ordem cronológica:
- Monarquia
- Républica
-Império.

4- Comanda suprema mente o exército
- É o supremo sacerdote(pontifex maximus)
- Controla a administração do estado, sobre tudo dos prefeito.

5- O Direito é uma constituição de realizações da civilização romana, e é um conjunto de leis que regulam a vida de uma sociedade.

6- O Direito Privado regulava tudo o que dizia respeito há vida dos cidadãos: a propriedade, o casamento, o divórcio, a adopção, etc. E o Direito Publico regulava o funcionamento do estado.

Anónimo disse...

1-Os grupos sociais que exestiam em Roma eram a plebe,os escravos,a ordem senatorial.
2-Escravos:a sua origem era de conquistas;as funções eram tabalhar na agricultora,minas,e serviços domésticos,e alguns eram gladiadores;eles podiam ser libertados por testamento do dono;e passavam a ser chamados de libertos.
3-Os três tipos de regimes que exestiam em Roma eram Magistrados, Assembleia, Senador.
4-As funções do Imperador: comadante supremo das legiões,sacerdote supremo,controla a administrção do estado,e governa o Império.
5-Direito é um conjunto de leis e normas jurídicas.
6- Direito privado: dis respeito á vida dos cadadãos;
Direito público: regulava o funcionamento do estado.

Anónimo disse...

Raquel Maia
7ºB Nº24



1- Os grupos sociais que existiam em Roma eram Assembleia,Conselho Consultivo, Senado e Magistrados.


2- Ordem Senatorial: Olá, eu sou uma das pessoas que pertence à Ordem Senatorial, vou-vos dizer algumas coisas.
Quem nomeia os membros da nossa ordem é o Imperador. Para pertencer a esta ordem, é necessário possuir uma fortuna avaliada em mais de um milhão de sestércios, para tal possuimos grandes propriedades rurais.
Os cargos que desempenhamos são sermos membros do senado, magistrado ou ser-se governador das provincias.


3- Os três tipos de regime que existiram em Roma foram a Monarquia, a República e o Império.


4- As funções do Imperador são: ser o comandante superior das legiões, supremo sacerdote, controlador da administração do estado e governar o Império.


5- Direito define-se como um conjunto de leis.


6- Os tipos de Direito utilizados pelos Romanos distinguem-se como direito privado e direito público.

Anónimo disse...

Toni junior 7C 24

1 - Os grupos sociais que existiam em Roma eram : Ordem senatorial ; Ordem equestre ; Plebe e os Escravos.

2 - Eu pertenço a ordem equestre nesta ordem era constituido pelos cavaleiros , temos de ter fortunas avaliado em 400 mil sestercios.

3 - Os três tipos de regime que existiram em Roma sao : Ate 507 a.c - monarquia
De 509 a.c ate 27 a.c -republica
A partir de 27 a.c - imperio

4 - As funções do Imperador sao : era comandante supremo das legioes
- Sacerdote supremo
- Controla a administração do estado
- Governa o imperador.

5 - Direito : conjunto de leis que regulam a vida de uma sociedade.

6 - Os dois tipos de Direito utilizados pelos romanos sao : Direito privado - diz respeito a vida dos cidadãoes ;
Direito publico - regulava o funcionamento do estado.

Toni junior 7C 24

Anónimo disse...

Bom dia/tarde/noite!

1. Por ordem de hierarquia:

- O senado, ou ordem senatorial.
- Os cavaleiros, ou ordem equestre
- A plebe.
- Os escravos.

2. "Salve, plebeius. Por graça do nosso Imperador, sou um membro da ordem equestre, devido á fortuna de mais de 400 mil sestércios que tive a sorte de juntar. Também nos poderão conhecer por cavaleiros, devido a ter prestado, com honra, serviço militar em cima de um cavalo. Recentemente, o Imperador tem sido bastante generoso, nomeando-nos para grandes cargos administrativos."


3. Por ordem crescente cronlógica:

- Monarquia
- República
- Império

4. O Imperador era o superior comandante das legiões, era o pontifex maxiums (ou sacerdote supremo), e controlava a administração do Estado.

5. O Direito é o conjunto de normas(leis) impostas pelas instituições jurídicas, que regulam a vida de uma sociedade.

6. Existia o direito privado, que regulava o que diz respeito aos cidadãos: o casamento, baptismo, divórcio, adopção, e outros.
E existia o direito público, que regulava o funcionamento do Estado.

Anónimo disse...

resposta a pergunta 1-os grupos sociais que existiam em Roma eram: a ordem senatorial (eram nomeados pelo Imperador, uma fortuna avaliada em mais de 1 milhao de sestércios, possuiam propriedades e as funçoes eram os senadores, magistrados e governadores das províncias), a ordem equestre (eram os cavaleiros, tinham de ter uma fortuna avaliada em mais de 400 mil sestércios e as funções eram cargos administrativos.),os escravos (origem era das conquistas as funçoes eram trabalhar na agricultura,minas,serviços domesticos e alguns era gladiadores, podiam ser libertados por testamento do dono e passavam a condição de libertos.) e a plebe (os plebeus ricos eram artesãos, comerciantes, empreiteiros e armadores,os plebeus pobres eram os que viviam na dependencia das familias ricas e eram alimentados pelo Estado que para evitar revoltas fazia frequuentes distribuiçoes gratuitas de trigo,esta actividade ficou conhecida como "pão e circo"

resposta a pergunta 2- " Eu sou da plebe, quem constitui o meu grupo são: os rendeiros,artesãos e pequenos proprietarios agriculas, (comerciantes,empreiteirose armadores.) Os plebeus pobres viviam na dependencia das familias ricas, e os plebeus ricos (comerciantes, empreiteiros e armadores). O estado Romano e as familias mais ricas faziam frequentes distribuições gratuitas de trigo.Esta acçao ficou conhecida como " pão e circo".

resposta a pergunta 3-os três tipos de regime que existiram em Roma foram: A monarquia, a Républica e o Império.

resposta a pergunta 4- as funções do Imperador eram comandar superiormente o exército,controlar a adiministração do Estado e governar o império.

resposta a pergunta 5- direito é um conjunto de leis que regulam a vida de uma sociedade.

resposta a pergunta 6-os dois tipos de Direito utilizados pelos romanos foram: o direito privado que dizia respeito á vida dos cidadãos. E o direito público regulava o funcionamento do estado.

Anónimo disse...

1- Os grupos sociais que existiam em roma era:
-Ordem Senatorial
-Ordem Equestre
-Plebe
-Escravos

2- Eu pertenço á Plebe,constituida por cidadãos nao priveligiados, eram rendeiros, artesãos e pequenos proprietários agrículas, embora existissem tambem plebeus ricos. Os plebeus pobres dependem das familias ricas. Para evitar revoltas as familias ricas e o estado fazem frequentes distribuições de trigo gratuitamente, pois estam intereçados em manter-nos(plebeus) satisfeitos e tranquilos por isso dão-nos com alguma frequencia o "pão e circo".

3-Os tres tipos de regime foram:
-Mornaquia
-Républica
-Império

4-O Imperador era:
- o comandante supremo das legiões
- sacerdote supremo
- controla a administração do estado
- governa o Império

5-O direito é um conjunto de leis e normas jurídicas

6-1º-direito privado:diz respeito
a vida previda dos cidadãos
2º-dereito público: regulava o funcionamento de estado

Keila Silva 7ºC nº16

Anónimo disse...

1-Os grupos sociais que existiam em roma são:Ordem Senatorial;Ordem Equestre; Plebe e Escravos.

2-Eu pertenço á ordem equestre.Quem constitui a minha ordem sao os cavaleiros as condiçoes necessarias para se pertencer a minha ordem sao deveriam ter fortunas superiores a quatrocentos mil sestercios e gozavam privilegios.As funçoes eram cargos administrativos.
3-Os tres tipos de regimes politicos sao: Monarquia(ate 509 a.c); republica(de 509a.c ate 27 a.c);imperio(a partir de 27 a.c).
4-As fonçoes do imperador sao comandante sopremo das legioes, sacerdote sopremo, controla a administraçao do estado e governava o imperio.
5-Direito é um conjunto de leis e normas joridicas.
6-Dº privado diz respeito á vida dos cidadaos e o dº publico regulava o funcionamento do estado.

Anónimo disse...

A SOCIEDADE ROMANA
1_Os grupos sociais que existiam em Roma eram a Ordem Senatorial,a Ordem Equestre, a Plebe e os escravos.
2_Eu pertenço á ordem Equestre.A minha ordem é constituida por cavaleiros.Para ter este cargo tive que poupar muito para conseguir obter uma fortuna de 400 mil sestéricos, que é a quantia minima que tenho que ter para ser desta ordem.Claro que tudo tem o seu lado positivo,fui nomeado por imperadores e agora desempenho um importante cargo administrativo.
3_Os três tipos de regime que houveram foi a Monarquia,a República e o Império.
4_O imperador tinha como funções governar o império e controlar a administração.Também era sacerdote e comandante supremo das legiões.
5_Defenição de direito: Conjunto de leis e normas jurídicas.
6_Direito Privado:regulava tudo o que dizia respeito á vida dos cidadãos(a propriedade,o casamento,o divórcio e a adopção.
Direito Público:Regulava o funcionamento do estado.

Anónimo disse...

1- Os grupos sociais sao senatorial, equestre, plebe e escravos.

3- Existe o regima politico

4- As funçoes do imperador era gerar o imperio era comandante das superiores das legioes e controlava a administraçao do estudo.

5- Direito Privado e Publico.

6- Privado: regula a vida dos cidadaos.

Anónimo disse...

1. Eram 4 grupos: Ordem Senatorial, ordem Equestre, Plebe e Escravos.

2. Eu pertenço à ordem equestre, o meu grupo social era constituído por cavaleiros. Para pertencer a este grupo tínhamos de ter fortunas superiores a quatrocentos mil sestércios. Podíamos desempenhar cargos administrativos. Os objectivos dessas funções eram para limitar o poder dos senadores.

3. Existiram três regimes: a Monarquia, a República e o Império.

4. Comandante superior das Legiões, supremos sacerdote, controlar a administração do estado e governar o Império.

Anónimo disse...

1. Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Roma.
Os grupos sociais que existiam em Roma eram de dois tipos. Uns eram privilegiados ou outros não privilegiados. Os não privilegiados eram os escravos e a plebe. Os privilegiados pertenciam à ordem senatorial e à ordem equestre.

2. Escreve o texto realizado na aula sobre o teu grupo social.
A ordem senatorial: Eu pertenço à ordem senatorial. Quem me nomeava era o Imperador. Para pertencer a esta ordem tinha de possuir uma fortuna avaliada. Possuía grandes propriedades cultivadas em geral por escravos. Podemos exercer das mais altas funções. Como por exemplo, ser membro do senado, magistrado ou governador das províncias.

3. Refere os três tipos de regime que existiram em Roma
• Até 509 a.C. Monarquia
• De 509 a.C. até 27 a.C República
• A partir de 27 a.C Império

4. Refere as funções do Imperador
O imperador era o comandante superior das legiões; controla a administração do Estado; era sacerdote supremo; e governava o império.

5. Define Direito
O Direito é o conjunto de leis que regulam a vida de uma sociedade.

6. Distingue os dois tipos de Direito utilizados pelos romanos.
Os romanos utilizavam dois tipos de Direito. O direito público que regula a vida do Estado. E o direito privado que regula a vida dos cidadãos.

Carolina Carvalho, nº 8, 7º C disse...

1- Os grupos sociais que existiam em Roma foram:
-Ordem Senatorial
-Ordem Equestre
-Plebe
-Escravos

2-Eu pertenço à Ordem Senatorial. Quem nos nomeia é o Imperador, as nossas condições necessárias é ter uma grande fortuna avaliada em mais de um milhão de sestércios. Temos grandes propriedades rurais, cultivadas em geral pelos escravos. A nossa função é ser membro do senado e ser magistrado ou governador das províncias.

3- Os três tipos de regime são: Magistrado, assembleia e o Senador.


4- Ele é o Sacerdote supremo, governa o Império, comandante supremo das legiões, e controla a administração do estado.

5- Direito é o conjunto de leis e normas jurídicas.

6- É o Direito Privado, que diz respeito à vida dos cidadãos, e o i
Direito Público que regula o funciomento do estado.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue