Os grandes caçadores e Arte

. domingo, 18 de outubro de 2009


Agora já sabes responder:
1. Refere qual foi a espécie humana que se espalhou por todo o planeta. (Resposta da Patrícia Matos).
A espécie humana que se espalhou por todo o planeta foi o Homo Sapiens Sapiens, sendo o único a adaptar-se às condições adversas.

2. No paleolítico superior existia uma fauna diversa. Refere de que forma o homem dessa época aproveitou esse recurso. (Resposta da Carolina Magro)
O Homo sapiens sapiens aproveitou a fauna que existia nas terras frias, na sua base alimentar e no fabrico de utensílios para o dia a dia. As renas, bisontes e mamutes, eram alimentos ricos em calorias e matéria primas que utilizavam na confecção de artigos diversos. Com as peles faziam agasalhos e abrigos, com os ossos, chifres e marfim, fabricavam utensílios de caça e outros, como arpões, agulhas e furadores e objectos de arte. A vida económica centrava-se na caça, pelo que organizavam grandes caçadas, atraindo os animais, alguns de enorme corpulência, para armadilhas e precipícios.

3. Explica o que eram os ritos mágicos. (Resposta do Pedro Santana)
Os ritos mágicos são actos que se repetem sempre da mesma maneira (gestos, danças, invocações) com a intenção de atrair a protecção de forças sagradas.

4. Distingue arte móvel de arte rupestre. (Resposta do Guilherme Veloso)
Arte Móvel é aquela que se pode transportar como por exemplo esculturas ou gravuras. Arte Rupestre é a arte que foi pintada e gravada, nas paredes (pinturas) ou nas rochas ao ar livre (gravuras). Nessas artes os temas representados eram caçadas(animais) e posteriormente figuras humanas, femininas como a símbolo de fecundidade. As cores que eles usavam eram o ocre, a vermelho e o preto e essas imagens eram muito naturalistas.

18 comentários:

Bernardo 7ºf disse...

Respostas Bernardo 7ºF Nº6
1-Foi o Homo sapiens sapiens.
2-O homem aproveitou esse recurso para retirar os ossos,o marfim,a carne,a pele e a gordura.
3-Os ritos magicos tinham o objectivo de atrair a protecção de forças sagradas.
4-A Arte movel é de possivel transporte e a arte rupestre não é.

Tomás Medley disse...

Hugo Tomás Medley 7ºF Nº14

1-A espécie que se espalhou por todo o planeta foi o Homo Erectus.

2-O homem aproveitou este recursso, retirando dos animais retirando: a pele, os ossos, marfim e os chifres.

3-Os ritos mágicos são ritos paraatrair a protecção de forças sagradas.

4-Arte rupestre, é a pintura e gravura, a gravura faz-se ao ar livre e a pintura faz-se nas grutas.

Arte móvel, é uma arte que se pode transportar como por exemplo esculturas e gravuras, a arte móvel normalmente representa animais e figuras femininas que também se pode chamar Vénus, as figuras feimininas representam o símbolo da feculidade ou seja novas vida.

Karina Chornenka, 7F, Nº19 disse...

1)A espécie humana que se espalhou
por todo o planeta foi a Homo Sapiens Sapiens.
2)O homem dessa época aproveitou os alimentos ricos em calorias e materias primas(osso, pele, marfim, gordura e chifres).
3)Os ritos mágicos eram gestos, danças, invocaçoes com intenção de atrair a protecção de forças sagradas.
4)a arte móvel pode-se transportar em quanto a arte rupestre não se pode transportar.

Diogo Rente disse...

Aqui vão as minhas respostas stor:
Diogo Rente nº11 7ºf

1.A espécie humana que se espalhou por todo o planeta foi o Homo Sapiens Sapiens.

2.O homem dessa época aproveitou a fauna para lhe retirar carne, gorduras, peles, ossos, chifres e marfim.

3.Os ritos mágicos serviam para atrair a protecção de forças sagradas.

4.Artes rupestres são aquelas que ficam no sitio. Podem ser representadas através de pinturas ou gravuras com animais e humanos feitos com três cores:ocre, vermelho e preto. Arte móvel é aquela que se pode transportar. Pode ser representada através de esculturas e gravuras com animais ou figuras femininas «Vénus» que representam o símbolo da fecundidade ou seja novas vidas.

Cumprimentos stor

Fábio Garrido disse...

Respostas de Fábio Garrido Nº12 7ºF:

1: A espécie humana que se espalhou por todo o planeta foi o Homo Sapiens Sapiens.

2:

3: Ritos mágicos são actos que se repetem sempre da mesma maneira(gestos, danças e invocações).

4: A arte móvel pode transportar-se e a arte rupestre não se pode transportar.

Patrícia Matos disse...

Patrícia Matos Nº20 7ºF

1- A espécie humana que se espalhou por todo o planeta foi o Homo Sapiens Sapiens,sendo o único a adaptar-se às condições adversas.
2- O Homem dessa época aproveitou a fauna variada(renas,bisontes,mamutes) para a sua alimentação,fornecendo alimentos ricos em calorias e para a utilização de matérias primas, como o osso, o marfim,as peles e o chifre.
3- Os ritos mágicos eram actos que se repetiam sempre da mesma maneira com a intenção de atrair a protecção de forças sagradas.
4- A arte móvel eram esculturas e gravuras que se podiam transportar (animais e figuras femininas). A arte rupestre eram pinturas(localizavam-se em grutas) e gravuras(localizavam-se ao ar livre).

João Luizo disse...

joão luizo:
1-A especie foi homo sapiens sapiens.

2-Para caçar para evuluir novas tecnicas etc...

3-Era por exemplo A arte móvel ,por gravuras, e por pinturas rupestres.

4-A arte movel é- uma granvura feita numa rocha e que é de facil transporte.E a arte rupestre é- a arte que se rialisa dentro de uma gruta ou de um espaço fechado com materiais (plantas,samgue,frutos,carvão etc..) são estes o materiais utilizados para fazer estas pinturas.

Pedro Santana disse...

1. Refere qual foi a espécie humana que se espalhou por todo o planeta. A espécie humana que se espalhou por todo o planeta foi a espécie do Homo sapiens sapiens.

2. No paleolítico superior existia uma fauna. Refere de que forma o homem dessa época aproveitou esse recurso. Aproveitou-se de esse recurso porque a fauna existia nas terras frias: renas, bisontes, mamutes-proporcionava-lhe alimentos ricos em calorias (a carne, as gorduras) e também matérias-primas (peles, osso, chifre, marfim).

3. Explica o que eram os ritos mágicos: Os ritos mágicos são actos que se repetem sempre da mesma maneira (gestos, danças, invocações) com a intenção de atrair a protecção de forças sagradas.



4. Distingue arte móvel de arte rupestre. A arte móvel é uma arte que é feita em alguma obra de arte com as medidas certas para que seja possível a deslocação ou o transporte do ser humano.

Trabalho realizado por: Pedro Santana nº21 turma: 7ºF

catarina lopes disse...

7.f n.-10

1.-a primeira espeçie humana a espanhar-se por todo o mundo foi o homo sapiens sapiens.

2.-O homem aproveito esse recurso para se alimentar,aqueçer,proteger,
e tambem utilizo a sua gordura para fazer tinta para a arte rupeste

3.-No meu ver os ritos magicos trata se de actos que se repetem sempre da mesma maneira com gestos,danças,invocaçoes com a intençao de atrair protecçao de formas sagradas.

4.-A arte movel e um objecto de dimensoes limitadas e manejaveis,que podem ser deslocadas ou transportadas pelo ser humano e a arte rupestre e quando a arte esta representada no local onde foi feita e e imposivel de mover

Tiago 7º F disse...

1-A espécie humana que se espalhou por todo o mundo foi o Homo Sapiens Sapiens.
2-....(não entendi)
3-Os ritos mágicos são quando eles veneravam os animais.
4-A arte movel é a arte que eles se moviam de local em local e desenhavam, a arte rupestre éra quando eles não se moviam.

Cumprimentos

ines soares nº15 7ºF disse...

ines soares diz:

1- a especie que se espalhou foi homo sapiens sapiens.

2-para pintar as peredes com gravuras.

3-os ritos magicos sao para se defederem.

4- ARTE MOVEL E e que pidiam pintar em varios sitios e arte rupestre é que so podian pintar em no sitio onde estavam.

Anónimo disse...

Respostas do Guilherme 7ºF:
1. Foi o Homo Sapiens Sapiens.

2. O homem desse período aproveitou a fauna para fazer uma alimentação melhor, mais rica em calorias (carne e gorduras),e também usando as matérias primas para fazer melhores e maior variedade de instrumentos para a caça. As peles de animais serviram também para fabrico de vestuário e tambem para a montagem de tendas.

3. Ritos Mágicos eram actos (danças, invocações aou gestos) que o homem praticava com intenção de atrair a protecção de forças sagradas. O homem desse período venerava muito as orças da Natureza, da vida e da morte.
Um exemplo desses ritos mágicos era aquele que praticava em honra dos mortos.

4.Arte Móvel é aquela que se pode transportar como por exemplo esculturas ou gravuras. Arte Rupestre é a arte que foi pintada e gravada, nas paredes (pinturas) ou nas rochas ao ar livre (gravuras). Nessas artes os temas representados eram caçadas(animais) e posteriormante figuras humanas, femininas como a símbolo de fecundidade. As cores que eles usavam eram o ocre, a vermelho e o preto e essas imagens eram muito naturalistas.

Guilherme Veloso disse...

Professor nas respostas que enviei anteriormente enganei-me e coloquei Guils no nome URL agradeço que mude para Guilherme Veloso
Obrigada

CatarinaRoxo disse...

Resposta de Catarina Roxo nº9 7ºF :

1 - Homo sapiens sapiens

2 -

3 - São actos que se repetem sempre da mesma maneira (gestos , danças , .. ) com a intenção de atrair a protecção de forças sagradas.

4 - A arte móvel pode-se transportar. Por exemplo uma estátua. E a arte móvel é fixa. É uma pintura feita numa parede.

Carolina Magro disse...

Carolina Magro Nº 8 Turma: F


1.A espécie humana que se espalhou por todo o planeta foi o Homo sapiens sapiens. Vindo de África, à cerca de 200 mil anos, espalhou-se pela Ásia e pela Europa e mais recentemente (à cerca de 45 mil anos) pela Austrália e pelo continente americano. Em poucos milénios mais nenhuma outra espécie humana vivia na terra.



2. O Homo sapiens sapiens aproveitou a fauna que existia nas terras frias, na sua base alimentar e no fabrico de utensílios para o dia a dia. As renas, bisontes e mamutes, eram alimentos ricos em calorias e matéria primas que utilizavam na confecção de artigos diversos. Com as peles faziam agasalhos e abrigos, com os ossos, chifres e marfim, fabricavam utensílios de caça e outros, como arpões, agulhas e furadores e objectos de arte. A vida económica centrava-se na caça, pelo que organizavam grandes caçadas, atraindo os animais, alguns de enorme corpulência, para armadilhas e precipícios.




3. Os ritos mágicos eram actos que se repetem sempre da mesma maneira com a intenção de atrair a protecção de forças sagradas da natureza, da vida e da morte com o objectivo de lhes garantir a sua sobrevivência pois sabiam que dependiam da abundância da fauna e do poder e solidariedade do seu grupo.



4. Enquanto que a arte rupestre era gravada sobre rocha, normalmente associada a imagens de animais e de caçadas, a arte móvel era executada através da construção de pequenos objectos, esculturas, em pedra, madeira, marfim, osso e chifre. Também estes objectos, eram normalmente associados aquilo que veneravam: aos animais (a base da sua sobrevivência) e à mulher como símbolo de fecundidade.

Ana Gabriela nº3 7ºF disse...

1->A espécie que se espalhou por todo o planeta foi o Homo Sapiens Sapiens.
2->O homem dessa época aproveitou a fauna para se alimentarem e para fazerem instrumentos de caça.
3->Os ritos mágicos eram actos que se repetem sempre da mesma maneira com a intenção de atrair a protecção de forças sagradas.
4->A arte rupestre representava animais e raramente figuras humanas, e eram feitas em pedras ou grutas. A arte móvel representava animais e também mulheres, eram pequenas esculturas e gravuras em pedra, chifre ou marfim.

Inês Santos disse...

Respostas da Inês Santos

1- A espécie humana que se espalhou por todo o planeta foi o homo sapiens sapiens. Apareceu em África depois espalhou-se pela Ásia e pela Europa e mais tarde pelas zonas do planeta não habitadas, até ser a única espécie humana a existir na Terra.

2- Da fauna do paleolítico superior faziam parte as renas, os bisontes e os mamutes. O homem fez da caça o centro da sua vida económica. Dos animais que caçava tirava tudo o que necessitava. A carne e as gorduras para a sua alimentação. Como matérias primas usava as peles para fazer roupas e tendas e usava os ossos para fazer armas e utensílios.

3- Os ritos mágicos eram actos que se repetiam sempre da mesma maneira (gestos, danças, invocações) com a intenção de atrair a protecção de forças sagradas que os homens do paleolítico superior acreditavam controlar a natureza, a vida e a morte. Estes ritos eram muito utilizados nos funerais.

4- Na arte móvel encontramos pequenas esculturas e gravuras feitas de pedra, chifre ou marfim. Umas representavam na perfeição animais, outras figuras de mulher em que eram exageradas as suas formas femininas (Vénus).
Na arte rupestre encontramos pinturas e gravuras feitas nas paredes de cavernas e em rochas ao ar livre, com as cores ocre, vermelho e preto. Representavam quase sempre com perfeição, animas (Naturalismo) e raramente figuras humanas.

António Lobo Nº5 7º Fª disse...

Olá professor, aqui vai o trabalho:
António Lobo nº5 7º fª
1.A espécie humana que se espalhou por todo o planeta foi a espécie dos homo sapiens sapiens.

2. (não sei)

3.São actos que se repetem sempre da mesma forma (danças, invocações, etc)com intenção de atrair a protecção de forças sagradas.

4.A arte movel pode ser tranportada como por exemplo a estatua.
A arte rupestre não. É uma pintura feita numa parede.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue