O Mundo Helénico

. segunda-feira, 23 de novembro de 2009
17 comentários

Figura 1 - O Mundo Grego

Agora já sabes responder:
1. Indica quais são as principais características da Grécia. (Resposta do Guilherme Veloso, nº 13 do 7º F).
A Grécia é um país mediterrânico situado no Sueste da Europa, na Península Balcânica. É banhada a Sul pelo mar Mediterrâneo Oriental, a este pelo mar Egeu e a oeste pelo mar Jónico. É uma região muito montanhosa e árida com um solo muito pobre. A sua costa é muito recortada, rodeada de numerosas ilhas desde o mar Egeu até ao litoral da Ásia Menor.

2. Refere quais eram as principais actividades que os gregos se dedicavam. (Resposta da Carolina Magro, nº 8 do 7º F).
A Grécia tem uma grande parte do seu território muito montanhoso e árido pelo que não se torna um país muito rico. No entanto as suas principais actividades que os gregos se dedicavam eram a pastorícia ( nas zonas altas), agricultura (no vales e pequenas planícies cultivavam cereais, vinha, oliveira e figueira), comércio e pesca (aproveitavam as excelentes condições da sua costa marítima para a navegação, pesca e comércio).

3. Define Pólis. (Resposta da Carolina Magro, nº 8 do 7º F).
Polis é uma palavra grega que designava uma cidade-estado. Esta cidade-estado era uma comunidade de cidadãos que tinham um governo autónomo e leis próprias. Era composto pela cidade e pela área rural circundante, com condições para garantir a subsistência e defesa do cidadãos.

4. A Pólis divida-se em 2 zonas. Quais eram. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
A Pólis dividia-se em Acrópole e Ágora.
A Acrópole localizava-se numa colina na parte mais alta da cidade e estava protegida por muralhas. Aí se erguiam os templos em honra dos deuses protectores da Pólis.
A Ágora localizava-se na parte baixa da cidade, onde habitava a população. Era a praça pública onde se realizava o mercado, bem como a assembleia em que se debatiam os assuntos políticos, relativos ao governo da comunidade.


5. Explica porque motivos os gregos se consideravam um só povo. (Resposta da Carolina Magro, nº 8 do 7º F).
O gregos consideravam-se um só povo porque falavam a mesma língua, tinham a mesma religião (eram politeístas pois adoravam inúmeros deuses, semelhantes aos homens) e os mesmos costumes. Isto leva-os a ser o contrario dos Bárbaros.

Hebreus e Fenícios

. domingo, 15 de novembro de 2009
20 comentários

Agora já sabes responder:
1. Indica a razão que levou os Hebreus a instalarem-se no Egipto. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
No século XVIII a.C., depois de anos de seca e de fome na Palestina, os Hebreus emigraram para o Egipto atraídos pela riqueza do país do Nilo.

2. Define Exôdo. (Resposta do Guilherme Veloso, nº 13 do 7º F).
Exôdo foi a caminhada que os Hebreus fizeram através do deserto, rumo à Palestina que durou quase 40 anos. Essa caminhada foi dirigida por Moisés que tinha a incumbência de libertar os Hebreus, da semiescravidão em que viviam.

3. Indica qual era a grande característica da religião dos hebreus. (Resposta do Diogo Rente, nº 11 do 7º F).
A religião hebraica era monoteísta, acreditavam num único Deus, Javé, criador do mundo e do homem. Consideravam-se o povo eleito de Deus e acreditavam na vinda de um seu enviado, o Messias, o Salvador.

4. Indica qual era a actividade a que os fenícios se dedicavam. (Resposta da Carolina Magro, nº 8 do 7º F).
A actividade à qual os Fenícios se dedicavam era o comércio. Produziam e exportavam para todos os países do mediterrâneo, como por exemplo objectos de vidro, marfim, cerâmica, metal e tecidos. Os fenícios eram os intermediários do mediterrâneo.

5. Explica porque motivos o alfabeto fenício foi original para a sua época. (Resposta da Carolina Magro, nº 8 do 7º F).
O alfabeto fenício foi original para a sua época porque foram os primeiros a utilizar símbolos para representar os sons da língua fenícia, originando uma escrita fonética. A necessidade de registar de uma forma simples e prática as transacções comerciais como as encomendas e as vendas levaram os fenícios a seleccionarem símbolos, num total de 22, para representar os sons da língua. O alfabeto deu origem a uma autêntica revolução da escrita, pois os sistemas de escrita anteriores era de tal modo difícil que apenas se encontravam ao alcance de uma minoria de escribas especializados. As vantagens deste alfabeto eram o possibilitar uma mais fácil aprendizagem a ler e a escrever e a de possibilitar uma mais fácil utilização na actividade comercial.

Pirâmides do Egipto

.

Fica aqui uma animação feita pelos espanhóis acerca dos túmulos no Egipto.

Revisões para o Teste

. segunda-feira, 2 de novembro de 2009

As Civilizações dos Grandes Rios.

.
18 comentários

Mapa 1

Agora já sabes responder:

1. Refere quais foram as civilizações dos grandes rios que surgiram entre os 3º e 2º milénios a. C. (Resposta da Patrícia Matos, nº 20 do 7º F)
As civilizações dos grandes rios que surgiram foram: no continente Asiático a civilização da China Antiga (rio Amarelo), a civilização do Vale do Indo (rio Indo) e a civilização Suméria (rios Tigre e Eufrates) e no continente Africano a civilização Egípcia (rio Nilo).

2. Diz o que entendes por "excedentes alimentares". (Resposta da Carolina Magro, nº 8, do 7º F).
Excedentes alimentares são os produtos alimentares que são produzidos acima do consumo normal da sua população. São normalmente armazenados para alturas de produções mais fracas, compensarem essa fraca produção. Mais tarde foram também utilizados para venda ou troca por outros artigos.

3. Refere quais foram as grandes inovações técnicas que surgiram neste período. (Resposta do Bernardo Castanheira, nº 6, do 7º F).
As inovações técnicas que surgiram neste período foram: o arado, o carro de rodas e instrumentos em bronze (machados).

4. Associada à cidade surge uma grande invenção da humanidade. Refere-a. (Resposta da Karina Chornenka, nº 19, do 7º F).
As necessidades da administração do palácio e dos templos fizeram surgir outra inovação, a escrita.

5. Explica os motivos que levaram ao seu surgimento. (Resposta da Carolina Magro, nº 8, do 7º F).
Pode dizer-se que os motivos que levaram ao seu aparecimento se devem à necessidade da sua organização e controlo. Havia demasiados palácios, templos e outros edifícios para serem controlados. A escrita deu um enorme contributo para as sociedades organizadas.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue