Cidade de Atenas

. terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Agora já sabes responder:
1. Indica qual era a cidade mais poderosa na Grécia no Séc. V a. C. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
A cidade mais poderosa da Grécia no séc. V a.C. era Atenas, porque detinha a superioridade económica e política sobre as restantes Cidades-Estados. Atenas tornou-se a cidade mais próspera e poderosa ao construir a sua riqueza com base numa economia marítima e mercantil, consolida essa superioridade com o prestígio alcançado na luta contra os Persas que lhe dá o controlo do tesouro da Liga de Delos. O seu grande poder militar e naval permite-lhe dominar os aliados, obrigando-os a pagar pesados tributos, aumentando ainda mais a sua riqueza.

2. Explica porque motivos se afirma que tinha uma Economia marítima e mercantil. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
Afirma-se que Atenas tinha uma economia marítima e mercantil porque tinha uma economia baseada no comércio marítimo com uso de moedas de prata nas trocas comerciais. Exportavam vinho, azeite, mel e cerâmica e importavam trigo, papiro, minérios e escravos.
Atenas dispunha de um território extenso com recursos razoáveis que lhe permitiram acumular excedentes agrícolas e extrair prata das minas. A abertura ao comércio marítimo estimulou o desenvolvimento das actividades artesanais, como a produção de cerâmica de qualidade, a metalurgia (armas de ferro e utensílios em bronze) e a construção de navios.

3. Explica os motivos que levaram à formação da Liga de Delos. (Resposta da Patrícia Matos, nº 20 do 7º F).
O principal motivo que levou à formação da liga de Delos, uma aliança entre Atenas e as outras cidades-estados marítimas, foi prepararem-se contra futuras ameaças dos Persas.Cada cidade pagava um contributo para o tesouro da liga, tesouro esse que foi transferido para Atenas que antes tinha sido guardado na ilha de Delos. Esse tesouro foi utilizado para a realização de grandiosas obras nessa cidade grega.

4. Define Democracia. (Resposta da Carolina Magro, nº 8 do 7º F).
Democracia é um regime social e politico em que o poder de governar pertence ao povo, a todos os cidadãos. Democracia deriva de duas palavras: Demo = povo; cracia = poder.

5. Refere como se organizavam as instituições políticas atenienses. (Resposta da Patrícia Matos, nº 20 do 7º F).
As instituições políticas atenienses organizavam-se da seguinte forma:
o Boulê (ou conselho) onde se preparavam projectos de lei para ser discutidos e votados na assembleia(cerca de 500 pessoas eleitos à sorte).
Os Estrategos que chefiavam o exército e dirigiam a vida política (10 elementos eleitos).
A Helieia (tribunais populares) onde eram julgados os crimes (cerca de 6000 elementos tirados à sorte).
A Eclésia, ou assembleia do povo, onde eram votadas as leis e o ostracismo e onde se decidia da guerra e da paz(constituída por todos os cidadãos).

15 comentários:

Anónimo disse...

respostas da carolina gonçalves nº 2 do 7ºf
1-a cidade mais poderosa na grecia no sec. v a.c. era a cidade de Atenas.
2-porque todas as tracas eram feitas pelo mar.
3-para se prepararem contra a futura ameaça dos persas.
4-democracia:a democracia era o regime politico que surgiu em atenas no sec. v a.c. e que se caracterizava por todos os cidadaos serem iguais perante a lei e terem o direito de eleger e ser eleitos para os diversos orgaos do governo da cidade. como cidadaos podem participar pessoalmente na vida politica, nao havendo um grupo designado para os representar dizia-se ue era uma democracia directa.
5-cada instituiçao tinha a maneira:
-boule:500 tiradas a sorte para prepar os projectos de lei.
-estrategos:eram eleitos 10 para chefiar o exercito e dirigir a vida politica.
-heliceia:tirava-se a sorte 6000 juizes para julgar os crimes.
-eclesia:era por assemblei de cidadaos e eram todos os cidadaos para votarem as leis e o ostracimo, decida da guerra e da paz.

Patrícia Matos disse...

Patrícia Matos Nº20 7ºF

1-A cidade mais poderosa da Grécia no séc.v a.c. era Atenas.Tinha um território mais extenso do que as outras cidades gregas e oferecia bons recursos que permitiam aos atenienses obter bons excedentes nas suas produções.
2-Tinham uma economia marítima porque todas as trocas comerciais eram feitas pelo mar, nomeadamente vinho, azeite e mel. Tinham uma economia mercantil porque utilizavam moedas de prata para pagamento das suas importações, prata essa que era extraída das minas do Láurio. Foi com base nesta economia marítima e mercantil que se construiu a riqueza de Atenas.
3-O principal motivo que levou à formação da liga de Delos, uma aliança entre Atenas e as outras cidades-estados marítimas, foi prepararem-se contra futuras ameaças dos Persas.Cada cidade pagava um contributo para o tesouro da liga, tesouro esse que foi transferido para Atenas que antes tinha sido guardado na ilha de Delos. Esse tesouro foi utilizado para a realização de grandiosas obras nessa cidade grega.
4- A democracia(do grego dêmos, povo, e kratos,poder)é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo, a todos os cidadãos.
5-As instituições políticas atenienses organizavam-se da seguinte forma:o Boulê(ou conselho)onde se perparavam projectos de lei para ser discutidos e votados na assembleia(cerca de 500 pessoas eleitos à sorte). Os estrategos que chefiavam o exército e dirigiam a vida política(10 elementos eleitos).A helieia(tribunais populares) onde eram julgados os crimes (cerca de 6000 elementos tirados à sorte). A eclésia, ou assembleia do povo, onde eram votadas as leis e o ostracismo e onde se decidia da guerra e da paz(constituída por todos os cidadãos).

ines soares nº15 7ºF disse...

1- a cidades mais poderosa na grecia era em atenas.

2- porque tinhan muita facilidade de fezerem comercio.

3- o motivo que os levou a formaçao da liga de delos foi para se melhor se conseguir espalherem pelo pais.

4- a democracia era um regime politico em que o poder de governar pertence ao povo e a todos os cidadaos.

5- era onde aprovaram as leis.

Diogo Rente disse...

Respostas do Diogo Rente:


1.No Séc. a cidade mais poderosa da Grécia era Atenas pois estava associada ao Porto Pireu que era p centro do comércio.

2.Tinha uma economia marítima e mercantil porque a marítima era aquela em que todas as trocas comerciais eram feitas pelo mar e a mercantil era aquela em que faziam as trocase utilizavam moedas de prata.

3.A liga de Delos formou-se porque tinham de combater o império Persa e perpararem-se contra a sua futura ameaça.Por isso, todas as cidades-estado juntaram-se e formaram entao esta liga.

4.Democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo,ou seja, a todos os cidadãos.

5.As instituições políticas atenienses organizavam-se em: Boulê que perparava os projectos da lei, tinha 500 pessoas e eram tirados à sorte; Estrategos que chefiavam o exército e dirigiam a vida política, tinham 10 pessoas e eram eleitos; Helileia que julgava os crimes, tinha 6000 juízes e eram tirados à sorte e a Eclésia que votava as leis e o ostracismo e era quem decidia a guerra e a paz, era composto por todos os cidadãos e eram eleitos na Assembleia de cidadãos.

Karina Chornenka, 7F, Nº19 disse...

1)A cidade mais poderosa na Grécia no Séc. V a.C. era a cidade de Atenas.

2)Economia marítima porque todas as trocas comerciais eram feitas pelo mar; Economia marcantil porque faziam as trocas e utilizavam moedas de prata.

3)Por causa da guerra contra os Persas, as cidades-estado gregaas juntaram-se e formaram Liga de Delos.

4)Demodracia->demo(povo);cracia(poder)ou todo o poder é do povo.

5)Boulê-> preparavam os projectos de leis-> eram 500 pessoas-> eram tiradas à sorte;
Estrategos-> chefiam o exército, dirigem a vida politica-> eram 10pessoas-> por eleições
Helieia-> julgar os crimes-> 6000 juízes-> tirados à sorte
Eclésia-> vota as leis e o ostracismo, decide da guerra e da paz-> todos os cidadãos-> assembleia de cidadãos

catarinaroxo disse...

Catarina Roxo , nº9 , 7ºF:

1 - A cidade mais poderosa na Grécia era a cidade-estado de Atenas .

2 - Porque as trocas comerciais eram efectuadas no mar (marítima) e também faziam trocas e utilizavam moedas de prata (mercantil) .

3 - Aproveitando o prestigio lançado, Atenas formou uma aliança , a Liga de Delos , com outras Cidades-Estados maritimas , para se prepararem contra futuras ameaças dos Persas .

4 - A Democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo , ou seja a todos os cidadãos .

5 - Boulê (preparavam os projectos de lei) : tirados á sorte .
Estrategos (chefiavam o exercito , dirigem a vida política): eram eleitos .
Helicia (julgavam os crimes): tirados á sorte .
Eclésia (vota as leis , decide da guerra e da paz): assembleia de cidadãos .

Bernardo 7ºf Nº 6 disse...

Bernardo Castanheira
1-A cidade mais poderosa na Grécia no Séc. V a. C era a cidade de Atenas.
2-Marítima pois todas as trocas comerciais eram feitas pelo mar e mercantil pois nas trocas utilizavão
moedas de prata.
3-Os motivos que levaram à formação da Liga de Delos foram as gerras contra os Persas.
4- Regime social e politico em que o puder de governar pertence ao povo a todos os cidadões.
5-Organizavam demorcaticamente.

Ana Gabriela nº3 7ºF disse...

1-A cidade mais poderosa na Grécia no Sec.V a.C. era a Atenas.
2-Porque o porto de Pireu atraía mercadores nao só de todo o mundo helénico como de países estrangeiros, por ali se exportava vinho,azeite, cerâmica e se importava trigo, papiro, minérios e escravos.
3-Os gregos formaram a Liga de Delos para se prepararem contra futuras ameaças dos Persas.
4-A democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo.
5-A políticas atenienses eram organizadas em quatro grupos, o Boulê que preparava os projectos da lei, os 10 Estrategos que chefiavam o exército e dirigiam a vida a politica, a Helieia que julgava os crimes e a Eclésia que votava as leis e o ostracismo e decidia da paz e da guerra.

catarina lopes disse...

n 10 7 f

1.-A cidade mais poderosa da greçia e a cidade de Atenas.

2.-afirma se que tinham uma economia maritima porque todas as trocas eram feitas por mar e a economia mercantil era porque faziam trocas e utilizavam moedas de prata.

3.-os motivos que levaram a formaçao da liga de delos foram:
-preparaçao para a futura ameaça dos persas
-cada cidade efectuava um contributos para o tesouro da liga
-atenas transferio o tesouro e uitlizou o na construçao de obras grandiosas

4.-A democraçia e o regime social e politico em que o poder de governar pertence ao povo,todos os cidadaos.

5.-as instituiçoes politicas atenienses funcionavam por 4 grupos(boule,helieia,estrategos,eclesia)por numero de pessoas em cada um dos grupos(boule-500 membros helieia-6000 juizes estrategos-10 membros eclesia-todos os cidadaos)
funcionavam pela sua funçao:
boule-preparar projectos de lei
helieia-julgar os crimes
estrategos-chefiar o exercito,dirigir a politica
eclesia-vota as leis.
e eram eleitos por:
boule-tirados a sorte
heleia-tirados a sorte
estrategos-eleitos
eclesia-assembleia de cidadaos

Inês Santos 7ºF disse...

Respostas da Inês Santos:

1- A cidade mais poderosa da Grécia no séc. V a.C. era Atenas, porque detinha a superioridade económica e política sobre as restantes Cidades-Estados. Atenas tornou-se a cidade mais próspera e poderosa ao construir a sua riqueza com base numa economia marítima e mercantil, consolida essa superioridade com o prestígio alcançado na luta contra os Persas que lhe dá o controlo do tesouro da Liga de Delos. O seu grande poder militar e naval permite-lhe dominar os aliados, obrigando-os a pagar pesados tributos, aumentando ainda mais a sua riqueza.

2- Afirma-se que Atenas tinha uma economia marítima e mercantil porque tinha uma economia baseada no comércio marítimo com uso de moedas de prata nas trocas comerciais. Exportavam vinho, azeite, mel e cerâmica e importavam trigo, papiro, minérios e escravos.
Atenas dispunha de um território extenso com recursos razoáveis que lhe permitiram acumular excedentes agrícolas e extrair prata das minas. A abertura ao comércio marítimo estimulou o desenvolvimento das actividades artesanais, como a produção de cerâmica de qualidade, a metalurgia (armas de ferro e utensílios em bronze) e a construção de navios.

3- No séc. V a.C. a Grécia foi invadida pelos Persas e todas as Cidades-Estados tiveram de se unir para vencer este invasor. Foi Atenas graças ao esforço dos seus soldados e à superioridade dos seus navios quem teve um papel decisivo na vitória. Com o objectivo de se prepararem contra futuras ameaças dos persas Atenas formou então a Liga de Delos, uma aliança, com muitas outras Cidades-Estados marítimas, onde não tardou a impor a sua supremacia económica e política.

4-Democracia é uma palavra que deriva das palavras gregas Dêmos, que significa povo e kratos que significa poder, tal como o seu nome indica é um regime social e politico em que o poder de governar pertence ao povo, a todos os cidadãos.

5- As instituições políticas atenienses, cujos membros eram tirados à sorte entre os cidadãos, eram três: -a Eclésia (Assembleia dos cidadãos), era o principal orgão político, aprovava as leis, decidia a paz e a guerra e elegia os estrategos, a Boulê (Conselho), preparava as leis para serem discutidas e votadas na assembleia e a Helieia (Tribunais), julgava os crimes.
Existiam ainda os estrategos (magistrados) eram dez, eleitos anualmente pela assembleia e eram eles que chefiavam o exército, a marinha e a administração.

Guilherme Veloso 7ºF disse...

Respostas do Guilherme Veloso 7ºF:
1. No Séc V a.C. a cidade mais próspera e poderosa da Grécia era Atenas.

2.Atenas situava-se numa vasta Península, Ática, que era rodeada de água. A sua situação geográfica permitiu aos Atenienses recorrerem ao comércio marítimo, comercializando os seus produtos com as outras regiões do mar Egeu. O porto de Pireu atraía mercadores gregos e também de outros países. Exportavam vinho, azeite e cerâmica e importava-se trigo, papiro, milho, escravos,etc.

3. Os gregos, com receio e serem invadidos pelos Persas criaram uma aliança com muitas outras cidades-estados, chamada a Liga de Delos, com o objectivo de criarem defesas contra a ameaça dos Persas.

4. Democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo, a todos os cidadãos.

5. Em Atenas havia a Assembleia do povo (Eclésia), era o principal orgão do governo e na qual todos os cidadãos podiam participar. Esta Assembleia tinha como função aprovar as leis e decidir da paz e da guerra; também elegia, anualmente, os estrategos que eram 10 magistrados que chefiavam o exército, a marinha e a administração. Também havia o Boulê que era um Conselho que preparava as leis para serem discutidas e votadas na Assembleia. O outro orgão de poder que julgavam os crimes eram os Tribunais, em especial os Tribunais Populares - Helieia.

pedro santana disse...

1. Indica qual era a cidade mais poderosa na Grécia no Séc. V a. C.

A cidade mais poderosa era Atenas.

2. Explica porque motivos se afirma que tinha uma Economia marítima e mercantil.

Porque se exportava de atenas vinho, azeite, cerâmica e se importava trigo, papiro, minérios e escravos, pagos em grande parte com moeda de prata.

3. Explica os motivos que levaram à formação da Liga de Delos.

Os motivos que levaram à formação da Liga de Delos foram prepararem-se contra futuras ameaças dos Persas, transferir o tesouro dqa liga para Atenas e utilisarem obra de grande parte deses recursos para a realização de obras grandiosas na sua cidade.

4. Define Democracia.

Democracia é um regime social e político em que o poder de governar pertence ao povo, a todos os cidadãos.

5. Refere como se organizavam as instituições políticas atenienses.

Organizavam-se devido á supremasia económica e política sobre as cidades da liga de Delos.

pedro santana 7ºf

Tiago 7º F disse...

1- A cidade mais poderosa na Grécia era Atenas.

2- Afirma-se que Atenas tinha uma economia maritima e mercantil porque utilisavam moedas de prata e todas as trocas eram feitas pelo mar.

3- O que levou á formação da Liga de Delos foram as ameaças dos persas.

4- Democraçia é um regime social e politico em que o poder de governar pertence ao povo.

5- As instituições politicas atenienses eram o Boulê, os Estrategos, a Helicia e a Eclésia.

Carolina Magro disse...

Carolina Magro nº 8 Turma: F


1. Atenas era a cidade mais próspera e poderosa da Grécia no sec. V a.C. Esta cidade localizava-se na península Ática e estava associada ao Porto de Pireu que era o centro de comércio marítimo tornando-a na cidade mais activa e o centro do comércio da Grécia. Foi com base na economia marítima (todas as trocas comerciais feitas pelo mar) e mercantil (todas as trocas comerciais em que eram utilizados moedas de prata) que Atenas se tornou rica e poderosa.


2.Atenas estava associada ao porto de Pireu que nesta altura atraía mercadores de todo o mundo helénico e de muitos países estrangeiros. Era por este porto que entravam e se exportava toda uma enorme variedade de mercadorias que eram pagas com moedas de prata. Eram estas trocas, entre povos de todo o mundo e pagas em moeda que faziam com que Atenas tivesse uma economia marítima e mercantil.

3. Os motivos que livaram à formaçao da Liga de Delos foi para se prepararem contra futuras ameaças dos Persas. Nesta Liga de Delos juntaram-se todas as cidade-estado gregas e cada cidade pagava um contributo para o tesouro da Liga. Atenas trasferiu o tesouro e utilizou-o na construcçao de obras grandiosas.


4. Democracia é um regime social e politico em que o poder de governar pertence ao povo, a todos os cidadaos. Democracia deriva de duas palavras: Demo = povo; cracia = poder.


5. As instituições políticas atenienses tinham um principal órgão de governo que era a Assembleia dos cidadãos, onde votavam e aprovavam as leis, decidia a paz e a guerra. Era a Eclésia (Assembleia) que elegia os 10 magistrados que chefiavam o exército e a vida política (eram os Estrategos). Existia também o Boulé (que era o Conselho), composto por 500 membros, que preparava os projectos de lei para serem discutidos e aprovados na Assembleia. Por último havia a Helieia (Tribunais), composta por 6000 juizes, com as funções de julgar os crimes. Quer os representantes da Helieia e do Boulé eram tirados à sorte dos grupo dos cidadãos.

Tomás disse...

Trabalho deito po Tomás Medley

1- Era a cidade de Atenas.

2- Tinha uma ecómomia mercantil porque todas a trocas era feitas pelo mar e mercante porque para fazer as tocas utilizavam moedas.

3- Os motivos foram:
-Perparam-se contra a futura ameaça dos perças.
-Cada cidade pagara um contributo para o tesouro da liga.
-Atenas trandferiu o tesouro na constituição de obras grandiosas.

4- Demo-povo
Cracia-pode

5- Organizam-se com um regime social e político em que o poder do governo pertence ao povo e a todos os cidadãos.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue