Sociedade Ateniense

. terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Agora já sabes responder:
1. Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Atenas e as suas características. (Resposta do Diogo Rente, nº 11 do 7º F).
Em Atenas existiam três grupos sociais: os cidadãos, os metecos e os escravos.
- Os cidadãos tinham de ter mais de 18 anos, ser do sexo masculino e serem filhos de pai e mãe atenienses. Participavam no governo da Pólis e eram os únicos a possuir propriedades em Ática. Não pagavam impostos. As suas mulheres eram excluídas da vida política, tinham direitos limitados, tomavam conta da educação dos filhos e eram responsáveis pela casa e prpriedades.
- Os Metecos eram estrangeiros em Atenas. Dedicavam-se ao comércio e ao artesanato (chegando alguns a acumular importantes fortunas), não tinham direitos políticos, prestavam serviço militar e pagavam impostos.
- Os Escravos eram considerados instrumentos de trabalho, eram propriedade dos donos e eram utilizados em diferentes tarefas: serviço doméstico, trabalho nos campos, nas minas e nas oficinas.Eram prisioneiros de guerra, filhos de pais escravos ou raptados por piratas e comprados no mercado.

2. Explica porque motivos se afirma que a Democracia ateniense tinha grandes limitações. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
Afirma-se que a Democracia ateniense tinha grandes limitações porque apesar de defender a igualdade dos cidadãos e a sua participação directa no governo da pólis, muitos poucos eram considerados cidadãos portanto, apenas uma pequena parte da sociedade é que podia ocupar cargos políticos. Mulheres, metecos e escravos estavam privados, em parte ou totalmente, de direitos. Também se considera uma democracia limitada, por ser uma sociedade em que se praticava a escravatura e o ostracismo.

3. Indica foi a arte que se desenvolveu em Atenas. (Resposta do Joel Neves, nº 18 do 7º F).
A arte que se desenvolveu em Atenas foi o teatro.

4. Refere quais eram os dois tipos de representação que existiam. (Resposta da Karina Chornenka, nº 19, do 7º F).
Os dois tipos de representação que existiam eram:
-Tragédias-> inspiradas em antigas lendas, tinham um elevado sentido moral. As desgraçadas que sofriam as personagens, vitimas das suas paixões a do Destino, suscitavam nos espectadores o terror e a piedade. Os maiores trágicos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
-Comédias-> satirizavam figuras típicas da época. Eram peças de critica social que provocam o riso. Os maiores celebre comediógrafo foi Aristofanes.

17 comentários:

Anónimo disse...

respostas da carolina gonçalves 7ºf nº2
1-os grupos sociais que existiam em atenas eram os cidadaos, matecos e os escravos as suas caracteristicas eram :
cidadaos-tinham de ter mais de 18 anos , ser do sexo masculino, ser filho de pai e mae ateniense, os seus direitos era paracticipar no governo da polis, so eles podiam possuir propriedades na atica e nao pagavam impostos.
as mulheres eram excluidas da vida da politica,tinham direitos limitados,tomavam conta da educaçao dos filhos e eram responsaveis pela casa e propriedades.
matecos-sao estragngeiros residentes em atenas, dedicavam-se ao comercio e ao artesanato e nao tinham direitos politicos.os seus deveres era prestar serviço militar, e pagar impostos.
escravos- eram considerados como instrumentos de trabalho, eram propriedade dos donos, eram utilizados em diferentes tarefas:
-serviço domestico.
-trabalham nos campos e nas minas
-oficinas
a sua origem eram comprados no mercado e prisioneiros da guerra.
-democracia limitada:so os cidados podiam participar.
2-entrego na aula pois nao sei ,nao tenho de momento o livros comigo.
3-a arte que se desenvolveu em atenas foi a arte do teatro.
4- havia as peças tragedias e as comedias.

Diogo Rente disse...

Respostas do Diogo Rente:

1.Em Atenas existiam três grupos sociais: os cidadãos, os metecos e os escravos.
- Os cidadãos tinham de ter mais de 18 anos, ser do sexo masculino e serem filhos de pai e mãe atenienses. Participavam no governo da Pólis e eram os únicos a possuir propriedades em Ática. Não pagavam impostos. As suas mulheres eram excluídas da vida política, tinhm direitos limitados, tomavam conta da educação dos filhos e eram responsáveis pela casa e prpriedades.
- Os Metecos eram estrangeiros em Atenas. Dedicavam-se ao comércio e ao artesanato (chegando alguns a acumular importantes fortunas), não tinham direitos políticos, prestavam serviço miltar e pagavam impostos.
- Os Escravos eram considerados instrumentos de trabalho, eram propriedade dos donos e eram utilizados em diferentes tarefas: serviço doméstico, trabalho nos campos, nas minas e nas oficinas.Eram prisioneiros de guerra, filhos de pais escravos ou raptados por piratas e comprados no mercado.

2.A Democracia Ateniense era limitada porque só os cidadãos podiam participar na vida política da Pólis. As mulheres, os metecos e os escravos estavam excluídos da mesma, estando em parte ou totalmente privados dos seus direitos.

3.A Arte que se desenvolveu em Atenas foi o Teatro, associado ao culto de Dionísio.

4.Havia dois tipos de peças teatrais: a tragédia e a comédia.
- As tragédias, representações dramáticas de mitos e lendas antigas ligadas aos deuses e aos heróis, tinham sempre um desfecho trágico e tentavam despertar as emoções no espectador. Os maiores escritores foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
- As comédias criticavam a sociedade, a religião e a política de forma divertida, ridicularizando-as. Eram peças de crítica social que provocavam o riso. O mais célebre comediógrafo foi Aristófanes.

Patrícia Matos disse...

Patrícia Matos Nº20 7º F

1-Os grupos sociais que existiam em Atenas eram: os cidadãos, os metecos e os escravos. Os cidadãos eram indivíduos do sexo masculino, maiores de 18 anos filhos de pai e mãe atenienses. Só estes podiam participar no governo da pólis e possuir propriedades. Os metecos eram estrangeiros residentes em Atenas. Dedicavam-se ao artesanato e ao comércio. Não lhes eram reconhecidos direitos políticos embora prestassem serviço militar e pagassem impostos. Os escravos eram considerados meros instrumentos de trabalho, propriedades dos seus donos que os compravam ou vendiam como mercadorias e os utilizavam em todo o tipo de tarefas.
2-A democracia Ateniense tinha grandes limitações porque as mulheres, os metecos e os escravos estavam privados de direitos.Eram esses escravos que através do trabalho que asseguravam permitiam aos cidadãos dedicarem-se intensamente à vida política.
3- A arte que se desenvolveu em Atenas, associada ao culto de Dioniso, foi o teatro. Nas festas em honra deste deus, realizavam-se concursos de representações teatrais que a partir do séc.v a.c. passaram a ter lugar em grandes anfiteatros construídos ao ar livre.
4- Os dois tipos de representação que existiam eram: as tragédias e as comédias. As tragédias eram inspiradas em antigas lendas e tinham um elevado sentido moral. Os maiores trágicos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
As comédias satirizavam figuras tipicas da época. Eram peças de crítica social. O mais célebre comediógrafo foi Aristófanes.

ines soares n15 7ºF disse...

ines soares nº15 7ºF:
1- eram os fenicios e os gregos.

2- o motivo foi para terem regras.

3-foi o linnho.

3- os dois tipos eram obresavaçao directa e e indirecta.

Karina Chornenka, 7F, Nº19 disse...

1)Em Atenas existiam 3 grandes grupos sociais, os cidadãos ( deveriam ter mais de 18 anos, sexo masculino, ser filho de pai e mãe atenienses, prarticipavam no governo de Polis, só eles podiam possuir propriedades ne Atica e não pagavam impostos), Metecos ( eram estrangeiros residentes em Atenas, dedicavam-se ao comercio e ao ertesanato, não tinham direitos politicos, prestavam serviços militares e pagavam impostos) e Escravos (eram considerados como instrumento de trabalho, eram propriedade dos donos, eram utilizados em diversas tarefas, como por exemplo, serviços domestico, trabalho nos campos, minas, oficinas, eram prisioneiros de guerra, comprados no mercado, filho de pais escravos e raptados por piratas)

2)Democracia ateniense tinha grandes limitações, porque só os cidadãos podiam participar na vida politica da Polis e as mulheres, os metecos e os escravos estavam excluidos da vida politica.

3)A arte que se desenvolveu em Atenas foi o teatro.

4)Os dois tipos de representação que existiam eram:
-Tragédias-> inspiradas em antigas lendas, tinham um elevado sentido moral. As desgraçadas que sofriam as personagens, vitimas das suas paixões a do Destino, suscitavam nos espectadores o terror e a piedade. Os maiores trágicos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
-Comédias-> satirizavam figuras típicas da época. Eram peças de critica social que provocam o riso. Os maiores celebre comediografo foi Aristofanes.

catarinaroxo disse...

Nº9 , 7ºF:

1 - Os grupos sociais eram: os Escravos , cidadãos atenienses e os Metecos .

2 - Tinha grandes limitações porque só os cidadãos podiam participar na vida politica da Apolis , e estes tinham que ter mais de 18 anos , tinham que ser do sexo masculino e serem filhos de pai e mãe ateniense . E as mulheres , os Metecos e os escravos estavam excluidos da vida politica .

3 - Desenvolveu-se o teatro .

4 - Os dois tipos de representação que existiam eram:
- as tragédias , que eram inspiradas em antigas lendas e tinham um elevado sentido moral ;
- as comédias , satirizavam figuras tipicas da época , eram peças de crítica social que provocavam o riso .

Tiago 7º F disse...

1- Os grupos sociais eram:
Cidadãos - séc V a.c., ter mais de 18 anos, sexo masculino, ser filho de pai e mãe atenienses;
Mulheres - excluidas da vida politica, direitos limitados, tomavam conta da educação dos filhos e eram responsáveis pela casa e propriedades;
Metecos - estrangeiros residentes em Atenas, dedicavam-se ao comércio e ao artesanato e nao tinham direitos politicos;
Escravos - eram considerados como instrumentos de trabalho, eram propriedade dos donos, eram utilizados em diferentes tarefas, prisioneiro de guerra, comprados no mercado, filho de escravos e raptados por piratas.

2- Afirma-se que a democracia ateniense era limitada porque só os cidadãos podiam participar.

3- A arte que se desenvolveu em Atenas foi o teatro.

4- Os dois tipos de representação eram as comédias e as tragédias.

Ana Gabriela nº 3 7º F disse...

1- Existiam 3 grupos sociais em Atenas que eram os cidadãos, os metecos e os escravos.
Os cidadãos tinham que ser masculinos, filhos de pai e de mãe atenienses e tinham que ter mais de 18 anos.
Os metecos eram estrangeiros que viviam em Atenas, não tinham direitos políticos e tinham de pagar impostos, prestar serviço militar , dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.
Os escravos eram considerados instrumentos de trabalho, os donos compravam-nos e vendiam-nos como mercadoria e os utilizavam em qualquer tipo de tarefas.
2-Os motivos porque afirmam que a Democracia tinha grandes limitações era porque nem todos podiam participar na vida politica .
3- A arte que se desenvolveu em Atenas foi o teatro.
4-Os dois tipos de de representação eram as tragedias e as comédias.

Inês Santos 7ºF disse...

Respostas da Inês Santos:

1- Os grupos sociais que existiam em Atenas eram três. Os cidadãos, constituíam apenas 11% da população. Eram homens livres, sempre do sexo masculino, maiores de 18 anos, filhos de pais e mães atenienses. Só eles podiam participar no governo da pólis, não pagavam impostos e eram os únicos que possuíam terras. As suas mulheres não participavam na vida política, tinham direitos muito limitados e viviam na dependência dos pais ou dos maridos. Os metecos, eram estrangeiros residentes em Atenas. Eram homens livres, dedicavam-se sobretudo ao artesanato e ao comércio. Pagavam impostos e eram obrigados a frequentar o serviço militar. Não podiam ocupar cargos públicos nem possuir terras. Excepcionalmente podiam subir à categoria de cidadãos. Os escravos, constituíam a maioria da população. Eram homens não livres, propriedade dos seus donos e instrumentos de trabalho. Faziam os trabalhos mais duros, trabalhavam na agricultura, no artesanato e faziam as tarefas domésticas. Geralmente eram bem tratados. Tinham origem em prisioneiros de guerra, vítimas de pirataria, comprados no mercado e filhos de outros escravos. Não possuíam quaisquer direitos e só em casos muito excepcionais podiam alcançar a liberdade.

2- Afirma-se que a Democracia ateniense tinha grandes limitações porque apesar de defender a igualdade dos cidadãos e a sua participação directa no governo da pólis, muitos poucos eram considerados cidadãos portanto, apenas uma pequena parte da sociedade é que podia ocupar cargos políticos. Mulheres, metecos e escravos estavam privados, em parte ou totalmente, de direitos. Também se considera uma democracia limitada, por ser uma sociedade em que se praticava a escravatura e o ostracismo.

3- Se Arte=Cultura Grega a resposta é:
A Arte que se desenvolveu em Atenas, no séc. V a C. foi o teatro. Foi associado às danças e cânticos religiosos e festivais anuais em honra do deus Dionísio. Organizavam-se festivais de teatro, e faziam-se concursos de representações teatrais em anfiteatros ao ar livre.

Se Arte=Arte Grega a resposta é:
A Arte que se desenvolveu em Atenas, no séc. V a C. foi a arte clássica. Foi assim chamada por ser tão perfeita que este período se tornou um modelo para muitos artistas de outras épocas. O que caracteriza a arte clássica é a harmonia e o equilíbrio. É uma arte que valoriza e enaltece o homem tendo por isso um profundo sentido humanista.

4- O teatro nasceu e desenvolveu-se em Atenas. Os dois tipos de representação que existiam eram as tragédias e as comédias. As tragédias eram representações de mitos ou lendas, histórias de deuses e heróis que despertavam nos espectadores, emoções como o terror e a piedade e que tinham um elevado sentido moral. Os maiores trágicos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. As comédias eram representações que criticavam a vida social, de uma forma divertida, ridicularizando-a e provocando o riso nos espectadores. O mais célebre comediógrafo foi Aristófanes.

Fábio Garrido disse...

Respostas de Fábio Garrido 7ºF Nº12:

1- Boulê, tinha 500 membros, preparava os projectos de lei e eram eleitos á sorte.
10 estrategos, chefiam o exército, dirigem a vida política e erameleitos por eleição.
Helieia, tinha 6000 juízes, julga os crime e eram eleitos á sorte.
Eclésia, eram todos os cidadãos, vota as leis e o ostracismo, decide da guerra e da paz e eram eleitos pela assembleia de cidadãos.

2- Porque só os cidadãos podiam participar na vida politica da pólis e porque as mulheres, os metecos e os escravos estavam excluídos da vida politica.

3- A arte que se desenvolveu em Atenas foi a mais brilhante cultura da Antiguidade.

4- Eram as comédias e as tragédias.

brunoalfa disse...

1-
2-a democracia grega tinha grandes limitaçoes porque todos os cidadãos podiam intervir directamente na elaboraçao das leis.

3-era a arte clássica.

4- existiam a ordem dórica e a ordem jónica.

Alexandre Pereira disse...

1. Eram os cidadãos, os metecos e os escravos.
2. Pois apenas os filhos de pais atenienses podiam participar na assembleia.
3. Foi o teatro.
4. A escultura e a cerâmica.

Alexandre Pereira nº1 7F

pedro santana 7ºf disse...

1. Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Atenas e as suas características.

Os grupos sociais eram os cidadãos, sexo masculino, maiores de 18 anos e filhos de pai e mãe atenienses;as mulheres eram livres mas não tinham direitos civis e politicos;metecos,livres trabalhavam na cidade eram estrangeiros e não tinham direitos politicos;os escravos pertenciam aos seus donos e não tinham quaisquer direitos.


2. Explica porque motivos se afirma que a Democracia ateniense tinha grandes limitações.

Porque de todos os habitantes apenas os cidadãos podiam participar na politica.

3. Indica foi a arte que se desenvolveu em Atenas.

4. Refere quais eram os dois tipos de representação que existiam.

Os dois tipos de representação foram a tragédia e a comédia.

pedro santana 7ºf

Bernardo 7ºf Nº 6 disse...

Bernardo Castanheira nº 6
1-Os grupos sociais que existiam em Atenas eram os cidadões homens com mais de 18 anos que eram filhos de pai e mãe Ateniense,Metecos são estrangeiros residentes em atenas dedicavam-se ao comercio e ao artesanato,escravos eram considerados como instromentos de trabalho eram propriadade dos donos , eram utilizados em difrentes tarefas.
2- Porque só os cidadões podiam participar e as mulheres,os metecos e os escravos não podiam participar.
3- A arte que se desenvolveu em Atenas foi o teatro.
4-Os dois tipos de representação que existiam eram a Tragedia e a comedia.

catarina lopes disse...

7ºf nº10

1.-Os grupos sociais que existiam em atenas eram:
-cidadãos-sexo masculino;filho de pai e mais ateniense;maior de 18 anos;unico grupo social com direito a possuir propriedades na peninsula da atica.

-metecos-eram estrageiros;trabanhavam na area do comerçio.

-escravos-considerados instrumentos de trabanho;1/3 da populaçao;trabanhavam na agricultura,artesanato,tarefas domesticas.
eram origionarios de:prisioneiros
de guerra
-vitimas de pirataria
-comprados
-filhos de escravos.

2.-A democraçia ateniense tinha grandes limitaçoes porque era um regime social e politico em que o poder de governar pertence ao povo,todos os cidadaos.

3.-A arte desenvolvida em atenas foi a arte do teatro.

4.-Os dois tipos de representaçao que existiam eram as representaçoes teatrais-tragedias
e posteriormente surgiram as comedias.

Anónimo disse...

RESPOSTAS DO JOEL nº18 :

1. Cidadãos - tinham de ter mais de 18 anos, ser do sexo masculino, ser filho de pai e mãe ateniense, participavam no governo da pólis, só eles podiam possuir terras na Ática e não pagavam impostos.

Mulheres - eram excluídas da vida política, tinham direitos limtados, tomavam conta da educação dos filhos e eram responsáveis pela casa e pelas propriedades.

Metecos - eram estrangeiros residentes em Atenas, dedicavam-se ao comércio e ao artesanato, não tinham direitos políticos, prestavam serviço militar e pagavam impostos.

Escravos - Eram considerados ''instrumentos de trabalho, eram propriedade dos donos e eram utilizados em diferentes tarefas.

2. Mulheres,metecos e ecravos estavam privados, em parte ou totalmente, de direitos. A maior parte dos cidadãos dedicava-se à vida política, era porque milhares de escravos asseguravam o trabalho indespensável à sociedade.

3. A arte que se desenvolveu em Atenas foi o teatro.

4. Existiam 2 tipos de representação : Tragédias e Comédias.

As tragédias eram inspiradas em antigas lendas e tinham um elevado sentido moral. As desgraças que sofriam as personagens, vítimas das suas paixões e do Destino, suscitavam nos espectadores o terror e a piedade. Os maiore trágicos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

As comédias satirizavam figuras típicas da época. Eram peças de crítica social que provocavam o rio. O mais célebre comediógrafo foi Atistófanes.

Guilherme Veloso 7ºF disse...

Respostas do Guilherme Veloso 7ºF
1. A sociedade ateniense era constítuida por 3 grupos: Cidadãos que representavam uma pequena parte da população, eram do sexo masculino, filhos de pai e mãe atenienses, maiores de 18 anos que podiam participar no governo da cidade, que não pagavam impostos e que possuíam propriedades; Metecos que eram estrangeiros residentes em Atenas, viviam do comércio e do artesanato, tinham de pagar impostos, tinham de prestar serviço militar, não possuíam casas nem terras nem podiam ocupar cargos políticos ou casar com mulheres atenienses; e os Escravos considerados instrumentos de trabalho, ocupavam-se nos trabalhos domésticos, nos campos e nas minas. Constítuiam a maioria da população.

2. A sociedade ateniense dita democrática tinha grandes limitações porque os direitos e deveres dependiam do grupo social a que pertenciam os atenienses; não existia uma igualdade de direitos e deveres entre os atenienses, pois nem todos podiam participar no governo da cidade, nem mesmo as mulheres dos cidadãos. Além disso existia um regime de escravatura.

3. A arte grega destacou-se pela sua perfeição e beleza, harmonia e equilíbrio, características essas da arte clássica.

4. As representações que se desenvolveram em Atenas foram a tragédia e a comédia. A tragédia era inspirada em lendas antigas e tinha como objectivo despertar emoções e sentimentos nos espectadores. Os maiores trágicos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Já a comédia retratava situações da vida quotidiana, criticando e satirizando, pondo a ridículo certas personagens e até Deuses. Destaca-se Aristófanes como o mais célebre comediógrafo.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue