As intituições romanas

. segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Frase 1.
"Os cidadãos de Roma concederam, em 37 a.C, a Octávio, filho legítimo de Júlia Pinheiro, os títulos de Princeps Senatus, o que significa principal senador e de Augusto, que significa desejado. Esta concessão dava início a um novo tipo de regime em Roma, a monarquia.
Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro rei da Cidade do Tigre. Durante o período em que governou, Octávio convocou os comícios por diversas vezes."

Agora já sabes responder
1. A frase 1 tem vários erros. Descobre-os e reescreve correctamente. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
O senado concedeu em 27 a.C., a Octávio, filho adoptivo de Júlio César, os títulos de Princeps Senatus, o que significa principal dos senadores e primeiro cidadão, e de Augusto, que significa divino. Esta concessão dava inicio a um novo tipo de regime em Roma, o Império ou Regime Imperial.
Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro imperador da cidade de Roma. Durante o período em que governou, Octávio raramente convocou os comícios.

2. Refere quais eram as funções do Imperador. (Resposta da Karina Chornenka, nº 19, do 7º F).
As funções do Imperador era nomear os senadores, propor os magistrados, comandar o exército, controlar a administração do Estado, governar o Império e é supremo Sacerdote.

3. Indica quem foi o último Imperador Romano do Ocidente. (Resposta da Patrícia Matos, nº 20 do 7º F).
O último imperador romano do Ocidente foi Rómulo Augusto que tinha a sua autoridade praticamente restrita à cidade de Roma. Os bárbaros hérulos, membros do exército romano, depuseram-no em 476 e colocaram no poder o seu chefe Odoacro. Este intitulou-se rei na Itália e enviou as insígnias do Império Romano ao imperador de Constantinopla. Acabava assim, a autoridade, já desaparecida na prática , do Império Romano do Ocidente.

4. Define Direito. (Resposta da Catarina Lopes, nº 10 do 7º F).
Direito é o termo histórico-jurídico que se refere ao conjunto de leis ou normas jurídicas observadas na cidade de Roma e que regulam a vida da sociedade. O termo deriva do latim directu, o que está certo, direito, correcto. As primeiras leis conhecidas são a Lei das Doze Tábuas, que está na base da constituição romana.

5. Distingue Direito Privado de Direito Público. (Resposta do Guilherme Veloso, nº 13 do 7º F).
Direito Público é o conjunto de leis que regula o funcionamento do Estado e as relações deste com os cidadãos;
Direito Privado é o conjunto de leis que regula as relações entre cidadãos (casamentos, contratos divórcios, etc).

17 comentários:

tiago 7º F disse...

1-erro 1 "... em 37 a.C..." correção 1 - em 27 a.c erro "... filho legitimo de Julia Pinheiro...".Correção - filho adoptivo de julio César.

Tiago 7ºF disse...

* continuação
2- O imperador nomeava os senadores, propunha os magistrados, comandava o exercito, controlava a administração do Estado, era Supremo sacerdote e governava o Império.

3- Marco Aurelio

4- Direito é um conjunto de leis ou normas juridicas.

5- Direito privado é tudo o que diz respeito aos cidadãos. Direito Publico era tudo o que regulava o funcionamento do estado.

fabio garrido disse...

1- 1º erro- "Os cidadãos de Roma concederam, em 37 a.C..."

Correcção do 1º erro- Os cidadãos de Roma concederam, em 27 a.C.

2º erro- "...filho legítimo de Júlia Pinheiro..."

Correcção do 2º erro- Filho adoptivo de Júlio César.

3º erro- "...Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro rei da Cidade do Tigre..."

Correcção do 3º erro- Octávio transformou-se no 1º rei de Roma.

2- O imperador governava o imperio, propunha os magistrados, comandava o exercito, controlava a administração do Estado, era Supremo sacerdote e nomeava os senadores.

3- César Augusto.

4- Direito é um conjunto de leis ou normas juridicas.

5- . Direito Publico era tudo o que regulava o funcionamento do estado.Direito privado é tudo o que diz respeito á vida dos cidadãos.

Patrícia Matos disse...

Patrícia Matos Nº20 7º F

1-"O Senado de Roma concedeu, em 27 a.c., a Octávio, filho adoptivo de Júlio César, o título de Princeps Senatus, o que significa principal senador e o primeiro dos cidadãos e de Augusto, que significa divino. Esta concessão dava início a um novo tipo de regime em Roma, o Império ou Regime Imperial.
Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro imperador do Império Romano. Durante o período em que governou, Octávio convocou o conselho consultivo por diversas vezes."
2- As funções do Imperador eram: governar o Império, comandar superiormente o exército, desempenhar funções de supremo sacerdote(pontífex maximus), controlar a administração do Estado,sobretudo através dos prefeitos, nomear os membros do senado e propôr magistrados.
3-O último imperador romano do Ocidente foi Rómulo Augusto que tinha a sua autoridade praticamente restrita à cidade de Roma. Os bárbaros hérulos, membros do exército romano, depuseram-no em 476 e colocaram no poder o seu chefe Odoacro. Este intitulou-se rei na Itália e enviou as insígnias do Império Romano ao imperador de Constantinopla. Acabava assim, a autoridade, já desaparecida na prática , do Império Romano do Ocidente.
4-Direito, do latim directu, é o conjunto de leis ou normas jurídicas que regulam a vida de uma sociedade. Para governarem com eficácia, o Imperador e as restantes autoridades Romanas foram criando essas leis e normas.
5-Direito privado regulava tudo o que dizia respeito à vida dos cidadãos:a propriedade, o casamento, o divórcio, a adopção, etc. O direito público regulava o funcionamento do Estado. Ainda hoje este direito Romano constituí uma das fontes do direito contemporâneo.

Diogo Rente disse...

Respostas do Diogo Rente:

1."Os cidadãos de Roma concederam, em 37 a.C, a Octávio, filho ilegítimo de Júlio César, os títulos de Princepes Senatus, o que significa principal senador e de Augusto, que significa divino. Esta concessão dava início a um novo tipo de regime em Roma, o Império Romano.
Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro imperador da Cidade do Roma. Durante o período em que governou, Octávio convocou os comícios raras vezes."

2.O Imperador exercia as seguinte funções:
- comandante chefe do exército (comandava superiormente o exército e decidia a guerra ou a paz e auto nomeou-se "tribuno por toda a vida");
- supremo sacerdote(pontifex maximus);
- através dos perfeitos nomeava os Senadores;
- controlava a administração do Estado;
- propunha a eleição dos Magistrados;
- convocava Comícios através dos Senadores.
O Conselho Consultivo era assim um orgão de confiança do Imperador, formado por altos funcionários.

3 - O último Imperador Romano do Ocidente foi Rómulo Augusto, que abdicou a 4 de Setembro de 476, forçado pelo chefe germânico Odoacro. Flávio Júlio Nepos (Flauius Iulius Nepos, em latim) (c. 430 - 480, reg. 474 - 480) foi o último Imperador Romano do Ocidente considerado legítimo.
Rómulo Augustulo (diminutivo: Augusto) era filho de um general de origem bárbara, Orestes (magister militum), que serviu Átila o Huno. Rómulo obteve o trono, graças ao pai, que forçou o último imperador legítimo, Flávio Júlio Nepos a fugir para a Dalmácia. (manteve sua autoridade sobre a Dalmácia, após ser deposto).

4 - O Direito é o conjunto de leis ou normas jurídicas, que foram criadas para o Imperador e as restantes autoridades romanas, governarem com eficácia. A mais famosa é as Leis das XII Tábuas. Esta lei está na origem do “direito romano”. Formava o cerne da constituição da República Romana e do mos maiorum (antigas leis não escritas e regras de conduta).

5 - Na altura existiam dois tipos de direito: o Direito Privado e o Direito Público.

O Direito Privado regulava tudo o que dizia respeito à vida dos cidadãos (à propriedade, ao casamento, ao divórcio à adopção, etc). O Direito Público regulava o funcionamento do Estado (regula as relações em que o Estado exerce a soberania, imperium, em que o indivíduo é um súbito.

Karina Chornenka disse...

1)"Os cidadãos de Roma concederam, em 27 a.C., a Octávio Thurino, filho adoptivo do Júlio César, os títulos de Princepes Civium(o primeiro dos cidadãos)e Princeps Senatus (o primeiro do Senado), e de Augusto, que designa-se por principado."

2)As funções do Imperador era nomear os senadores, propor os magistrados, comandar o exército, controlar a administração do Estado, governar o Império e é supremo Sacerdote.

3)O último Imperador Romano do Ocidente foi Flávio Rômulo Augusto, conhecido pelo depreciativo de Rómulo Augustal. A data de deposição de Rômulo Augústulo pelo bárbaro Odoacro (4 de Setembro de 476), na cidade de Ravenna, é tradicionalmente conhecida como o fim do Império Romano do Ocidente, o fim da Idade Antiga e o começo da Idade Média. Rómulo Augusto terminou sua vida no exílio. Seu substituto, Odoacro, nunca chegou a ser considerado imperador do Ocidente, mas apenas rei da Itália, sob o comando do Imperador Romano do Oriente.

4)Direito (latim directu), conjunto de leis que regulam a vida de uma sociedade. Existe 2 tipos de direito, direito privado e direito público.

5)Direito Privado é tudo o que dizia respeito a vida dos cidadão.
Direito Público é tudo o que regulava o funcionamento do Estado.

Pedro Santana Nº21 7ºF disse...

1-Os cidadãos de Roma concederam, em 27 a.c a Octávio, filho adoptivo de Júlio César, os títulos de Princepes Senatus, o que significa principal senador e de Augusto, que significa divino.
Esta concessão dava início a um novo tipo de regime em Roma,o Império ou Regime imperial.
Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro rei da Cidade do Tigre. Durante o período em que governou, Octávio convocou os comícios por diversas vezes.

2-As funções do Imperador eram o seu comando superior sobre o exército, era um supremo sacerdote e é controlar a sua administração do estado, sobretudo através dos prefeitos.

3- Foi o imperador Marco Aurélio.

4- Direito é uma palavra que do latim directu,o que está certo,direito,correcto.Conjunto de leis que regulam a vida de uma sociedade.

5-Direito privado regulava tudo o que dizia respeito á vida dos cidadãos:a propriedade,o casamento,o divórcio,a adopção,etc.
O direito público regulava o funcionamento do Estado.

Pedro Santana Nº21 7ºF

ines soares nº15 7ºF disse...

ines soares nº15 7º F:

1-

2- As funçoes do inperador são: nomeia os senadores, propõe os magistrados , comadante do exercito, controla a admistração do estado, sopremo sacerdote e governa o inpério.

3- O ultimo inperador romano do ocidente e octavio césar augusto.

4- direito e um conjunto de leis que regulam a vida de uma sosiedade ou ordens juridicas.

5- o direito privado é tudo oque daria respeito a vida dos cidadãos e direito publico é tudo oque regulava o funsionamento do estado.

Bruno Alfazema disse...

1-Os erros foram 37.a.c, JUlia Pinheiro, monarquia, tigre, comicios e legitimo.A frase correcta é: "Os cidadaosde Roma concederam, em 27.a.c a Octavio, filho adoptivo de Julio Cesar, os titulos de princepes senatus o que significa principal senador Augusto o que significa desejado.Estaconcessao dava o inicio do regime em Roma, império.
Desta forma Octavio tranformou-seno primeiro rei da cidade de Tibre. Durante o periodo em que governoul, Octavio convocou os senadores por diversas vezes.

2-As funçoes do imperador era: comandar superioramente o exercito, ser o supremo sacerdorte, nomeia o senado, propoe os magistrados.

3-

4-O direito é um conjunto de leis ou de normas juridicas

5-O direito privado é tudo o que dizia respeito à vida dos cidadaos e o direito publico era o qeu dizia respeito ao funcionamento do estado.

Guilherme Veloso 7ºF disse...

Respostas do Guilherme Veloso 7ºF:
1. O Senado de Roma concedeu, em 27 a.C., a Octávio, filho adoptivo de Júlio César, os títulos de Princepes Senatus, o que significa o principal dos Senadores e de Augusto, que significa dívino. Esta concessão dava início a novo tipo de regime em Roma, o regime Imperial.
Desta forma, Octávio tranformou-se no primeiro Imperador de Roma.

2. Comandava superiormente o exército, era o sacerdote supremo, controlava a administração do Estado, nomeava o Senado e propunha os Magistrados.

3. Foi Flávio Rómulo Augusto (475 d.C - 476 d.C)

4. É o conjunto as Leis Romanas que regulam a vida da sociedade.

5. Direito Público é o conjunto de leis que regula o funcionamento do Estado e as relações deste com os cidadãos; Direito Privado é o conjunto de leis que regula as relações entre cidadãos (casamentos, contratos divórcios, etc).

Ana Gabriela nº3 7ºf disse...

1-Os cidadãos de Roma concederam,em 27a.C, a Octávio, filho adoptivo de Julio Cesar, os titulos de Princeps Senatus, o que significa principal senador e de Augusto, que significa divino.Esta concessão dava inicio a um novo tipo de regime em Roma, o Império.
Desta forma, Octavio transformou-se no primeiro Imperador romano. Durante o periodo em que governou, Octávio convocou os comicios por diversas vezes.
2- As funções do Imperador eram:
->Nomear os Senadores;
->Propor os magistrados;
->Comandar superioramente o exército;
->Ser o supremo sacerdote;
->Controlar a administração do Estado.
3-O ultimo imperador romano do Ocidente foi Rômulo Augusto.
4- O Direito é o conjunto de leis que regulam as vidas de uma sociedade.
5- O direito Privado regulava tudo o que dizia respeito a civilização romana e o direito Público regulava tudo o que dizia respeito a vida dos cidadãos.

Tomas medley disse...

1-"Os cidadãos de Roma concederam, em 27 a.C, a Octávio, filho legítimo de Júlio César, o título de Princepes Senatus, o que significa principal senador e d -lhe o titulo de Augusto, que significa divino. Esta concessão da a início a um no o tipo de regime em Roma, o império.
Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro rei da Cidade de Roma. Durante o período em que governou, Octávio convocou os comícios por diversas vezes".


2-As funçoes do imperador eram: nomear senadores, propor os magistrados, comandar exercito, controlar a administração do estado, supremo sacerdote e governar o império.

3-O imperador Octávio Júlio César

4- Direito-conjunto de leis ou normas jurídicas.

5- Direito publico-Tudo o que regula o funcionamento do estudo
Direito privado-tudo o que diz respeito a vida dos cidadãos.

trabalho realizado por Tomás Medley
Nº14 7ºF

António Lobo nº5 7º F disse...

1- Frase 1.
"Os cidadãos de Roma concederam, em 27 a.C, a Octávio, filho legítimo de Júlio César, o título de Princeps Senatus, o que significa principal senador e deu-lhe o titulo de Augusto, que significa divino. Esta concessão dava início a um novo tipo de regime em Roma, o império.
Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro rei da Cidade de Roma. Durante o período em que governou, Octávio convocou os comícios por diversas vezes".

2-As funções do imperador eram: nomear senadores, propor os magistrados, comandar o exército, controlar a admistracção do estado, supremo sacerdote e governar o imperio.

3-Foi o imperador Octávio César Augusto.

4-É um conjunto de leis ou normas.
jurídicas.

5- O direito privado regulava tudo o que dizia respeito aos cidadãos. O direito público regulava o funcionamento do estado.

catarinaroxo disse...

Nº9 , 7ºF:

1 - Os cidadãos de Roma concederam , em 27 a.C, a Octávio, filho adoptivo de Júlio César, os títulos Princepes Senatus, o que significa o principal dos senadores e o primeiro dos cidadãos e de Augusto, que significa divino .

2 - As funções do Imperador são:
- nomeia os senadores ;
- propõe os magistrados ;
- comandar o exército ;
- controlar a administração do estado ;
- Supremo Sacerdote ;
- Governar o Império .

3 -

4 - Direito , do latim directu, o que está certo, direito , correcto . Conjunto de leis que regulam a vida de uma sociedade .

5 - O Direito Privado regulava tudo o que dizia respeito à vida dos cidadãos , o Direito Público regulava o funcionamento do estado .

Catarina Lopes disse...

1.- Os erros são os seguintes: 37 a.c; Júlia Pinheiro; desejado; a monarquia; convocou os comícios por diversas vezes.

Reescrevendo o texto:
Os cidadãos de Roma concederam, em 27 a.c., a Octávio, filho legítimo de Atia Balba Cesonia e Caio Octavio Turino, os títulos de Princeps Senatus, o que significa principal senador e de Augusto, que significa divino. Esta concessão dava início a um novo tipo de regime em Roma, o Império ou regime imperial.
Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro imperador da Cidade da Loba. Durante o período em que governou, Octávio assumiu alguns dos poderes de diversas instituições como o senado, o magistrado e os comícios, reforçando o seu poder.

2.- As funções do imperador são de carácter militar, religioso e administrativo. A sua função máxima militar consistia em comandar superiormente o exército.
A nível religioso era o pontifex maximus, ou seja, a cabeça religiosa do Império, estava presente nas cerimónias religiosas, na consagração dos templos, controlava o calendário romano, nomeava as virgens vestais e os sacerdotes.
Administrativamente, controlava toda a administração do estado, sobretudo através dos perfeitos, propunha e vetava leis, convocava assembleias, nomeava magistrados e podia ainda decretar a pena de morte.

3.- O último imperador romano do ocidente foi Flávio Rómulo Augusto que foi nomeado imperador pelo seu pai, o general romano Flávio Orestes, que depôs o imperador legítimo, Júlio Nepos. Apenas governou de 475 a 476 d.c., pois o império já se encontrava em crise, após diversas guerras com os bárbaros. Após esta data, considera-se o fim do Império Romano do Ocidente e inicia-se a Idade Média.

4.- Direito é o termo histórico-jurídico que se refere ao conjunto de leis ou normas jurídicas observadas na cidade de Roma e que regulam a vida da sociedade. O termo deriva do latim directu, o que está certo, direito, correcto. As primeiras leis conhecidas são a Lei das Doze Tábuas, que está na base da constituição romana.

5.- O direito privado era o conjunto de leis que regulavam as relações que diziam respeito à vida dos cidadãos, como a propriedade, o casamento, o divórcio, a adopção, etc.
O direito público tratava das leis que regulavam as relações entre os cidadãos e o Estado e a sua forma de funcionamento. Actualmente, o direito romano constitui a base do direito em diversos países.

Carolina Magro disse...

Carolina Magro nº 8


1.Os cidadãos de Roma concederam, em 27 A.C, a Octávio, filho adoptivo de Júlio César, os títulos de César Augusto, o que significa imperador e Augusto, que significa divino. Esta concessão dava inicio a um novo tipo de regime em Roma, o império. Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro imperador da cidade do rio Tibre. Durante o período em que governou, Octávio convocou os comícios poucas vezes.



2.As funções do imperador eram:
- Comandar o exercito
- Governar o império
- nomear o senado
- propor os magistrados
- supremo sacerdote
- controlar a administração do estado


3.O último imperador do Ocidente foi Flavius Momilus Romulus Augustus, mais conhecido por Romulus Augustus, que governou durante 2 anos, até 476 D.C, data do fim do império.


4. Direito é um conjunto de leis ou normas jurídicas. O direito mais famoso foi o direito das XII tábuas. Existem dois tipos de direito: direito publico e direito privado. O direito privado é aquele que fala sobre os cidadãos, isto é que diz respeito á vida dos cidadãos, e o direito publico é aquele que regula a administração do estado.


5.O direito publico é aquele que regula a administração do estado, enquanto o direito privado é aquele que fala sobre os cidadãos, isto é, que diz respeito á vida dos cidadãos, nomeadamente a propriedade, o casamento, o divorcio, a adaptação

Inês Santos Nº16 7ºF disse...

Respostas da Inês Santos:

1. A frase 1 tem vários erros. Descobre-os e reescreve correctamente.

O senado concedeu em 27 a.C., a Octávio, filho adoptivo de Júlio César, os títulos de Princeps Senatus, o que significa principal dos senadores e primeiro cidadão, e de Augusto, que significa divino. Esta concessão dava inicio a um novo tipo de regime em Roma, o Império ou Regime Imperial.
Desta forma, Octávio transformou-se no primeiro imperador da cidade de Roma. Durante o periodo em que governou, Octávio raramente convocou os comícios.

2. Refere quais eram as funções do Imperador.

As funções do imperador eram controlar a administração do estado, através dos prefeitos, ser o supremo sacerdote(pontifex maximus), comandar superiormente o exército, nomear o senado, propor os magistrados e governar o imperio.


3. Indica quem foi o último Imperador Romano do Ocidente.

O último Imperador Romano do Ocidente foi Flávio Rómulo Augusto.


4. Define Direito.

Direito: conjunto de leis ou normas juridicas, que constitui uma das mais notaveis realizações da civilização romana.Existem dois tipos de direito, o direito privado e o direito publico. O conjunto de leis mais famoso é as leis das XII Tábuas.


5. Distingue Direito Privado de Direito Público

Direito privado: regulava tudo o que dizia respeito a vida dos cidadãos(casamento, divorcio, adopção, etc).
Direito publico: regulava o funcionamento do Estado.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue