As origens de Roma.

. domingo, 3 de janeiro de 2010


Fig. 1

Agora já sabes responder.
1. Onde se localiza a cidade de Roma. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
A cidade de Roma localiza-se no sul do Continente Europeu, na Península Itálica, na zona central do Mar Mediterrâneo, na região do Lácio, junto ao rio Tibre.

2. Que povo deu origem aos romanos. (Resposta da Patrícia Matos, nº 20 do 7º F)
O povo que deu origem aos Romanos foram os Latinos, um povo indo-europeu que se estabeleceu em Itália cerca do ano 1000a.c. Foram estes que em meados do séc.VIII a.c. fundaram a cidade de Roma.

3. Porque motivos os romanos chavamam Mare Nostrum ao Mar Mediterrâneo. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
Os romanos chamavam Mare Nostrum (Mar Nosso) ao Mar Mediterrâneo porque este era o centro do seu Império. Império que se estendia ao Norte de África, grande parte da Europa e Ásia Menor. Os romanos tinham conquistado todas estas terras em volta do Mediterrâneo, controlavam o comércio marítimo e os outros povos tinham de lhes pagar impostos.

4. Qual é o símbolo da cidade de Roma. (Resposta da Carolina Magro, nº 8 do 7º F).
O símbolo de Roma é uma estátua de bronze uma loba a amamentar duas crianças (os irmãos gémeos Rómulo e Remo) que se encontram por debaixo da loba.

5. Qual é o seu significado. (Resposta do Guilherme Veloso, nº 13 do 7º F).
A loba e os gémeos é uma lenda da formação de Roma. Dois gémeos filhos de Marte chamados Remo e Rómulo foram abandonados ns águas do rio Tibre e mais tarde foram encontrados por uma loba que os amamentou até um pastor os acolher. O pastor contou a estes tudo sobre o seu passado. Rómulo e Remo decidiram matar Amúlio que os tinha lançado à água e entregaram o trono ao avô. Depois decidiram erguer uma cidade à beira do rio Tibre e Rómulo. Um queria que a cidade se chamasse Roma e outro Rémora. Como não se entendiam, dividiram ao meio a cidade e cada um não podia pisar a parte da cidade do outro. Remo desobedeceu e foi morto pelo seu irmão que assim ergueu a cidade sozinho e que se chamaria Roma.

17 comentários:

Patrícia Matos disse...

Patríca Matos Nº16 7ºF

1- A cidade de Roma situa-se na Península Itálica, na zona central desta, junto ao Rio Tibre, numa região que depois se chamaria Lácio.
2- O povo que deu origem aos Romanos foram os Latinos, um povo indo-europeu que se estabeleceu em Itália cerca do ano 1000a.c. Foram estes que em meados do séc.VIII a.c. fundaram a cidade de Roma.
3- Os Romanos chamavam Mare Nostrum(Nosso Nar) ao Mar Mediterrâneo, porque este povo tinha conquistado todas as terras em volta deste mar, devido a disporem de um poderoso exército bem organizado e sujeito a uma rigorosa disciplina, controlando assim todo o comércio marítimo aí realizado exigindo a outros povos o pagamento de impostos.
4- O simbolo da cidade de Roma é uma loba a amamentar dois gémeos, Rómulo e Remo.
5- O significado dessa imagem é que, segundo a mitologia romana, os gémeos foram atirados ao rio Tibre, na Itália, tendo sido resgatados por uma loba, que os amamentou. Foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam à cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.

Bruno Alfa disse...

1-Roma localiza-se na Peninsula Italica.
2-O povo que deu origem aos romanos foram os Latinos.
3-Os romanos chamavam mare nostrum ao mar Mediterrânio porque as suas cidades rodeavam o mar Mediterrâneo por completo e porque estavam no centro do mer Mediterrâneo.
4-O simbolo da cidade de Roma é uma loba a alimentar duas crianças.
5-O seu significado foi ter salvou a vida dos dois gémeos:Rômulo e Remo que eram filhos do rei Amúlio.

Karina Chornenka,nº19,7F disse...

1) A cidade de Roma localiza-se no continente Europeu, na Península Itálica, no Sul da Europa, juntoao Mar Mediterrâneo (zona central) e tem a configuração de uma bota.

2)O povo Latino deu origem aos ronanos.

3)Os romanos chavamam Mare Nostrum ao Mar Mediterrâneo, porque tinham conquistado todas as terras em volta do Mar Mediterrâneo, e porque controlavam o comércio marítimo, e os outros povos tinham de pagar impostos para navagar no mar.

4)O símbolo da cidade de Roma é uma loba.

5)Segundo a lenda sobre a fundação de Roma, o animal teria amamentado os gêmeos Rômulo e Remo. Rômulo e Remo são, segundo a mitologia romana, dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei.

bernardo castanheira N º 6 7º F disse...

Bernardo Castanheira 7º F

1-A cidade de Roma localiza se na zona central da Penisula Itálica onde também é a zona do Lácio e do Rio Tibre.
2-O povo que deu origem aos romanos foi o povo Latino
3-Os romanos chavamam Mare Nostrum ao Mar Mediterrâneo porque os romanos tinham conquistadotodas as terras em volta do Mar Mediterrâneo e porque controlavam o comercio marítimo, e os outros povos tinham de pagar ímpostos
4-O símbolo da cidade de Roma é SPQR
5-O seu significado é Só Phoder Querem os Romanos

Fábio Garrido disse...

Respostas de Fábio Garrido Nº12 7ºF:

1- A cidade de Roma localiza-se no continente europeu, na península itálica, no sul da Europa e junto ao mar Mediterrâneo(zona central).

2- Os Latinos.

3- Porque os Romanos tinham conquistado todas as terras em volta do mar Mediterrâneo e porque eles controlavam o comércio marítimo, e os outros povos tinham de pagar impostos.

4- O Coliseu.

5- Era o símbolo do Império Romano e era usado para entretenimento no começo da era medieval.

catarinaroxo disse...

Nº9 7ºF ;

1 - A cidade de Roma localiza-se na zona central da Península Itálica .

2 - O povo que deu origem aos Romanos foram os Latinos .

3 - Chamam Mare Nostrum ao Mar Mediterrâneo , porque os Romanos conquistaram todas as terras em volta do Mar Mediterrâneo e eram os Romanos quem controlavam o comércio marítimo , e os outros povos tinham de pagar impostos .

4 - O simbolo da cidade de Roma é uma loba a amamentar dois bebés .

5 - Segundo o mito romano, a cidade foi fundada a cerca de 753 a.C. por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba , que foram abandonados quando eram pequenos , que são agora , os símbolos da cidade .

catarina lopes disse...

nª10 7ªf

1.-A cidade de Roma localiza-se na zona central da peninsula italica ou peninsula Apenina na zona do lácio e perto do rio tibre.

2.-O povo que deu origem aos romanos foram o povo Latino.

3.-Os romanos chamavam Mare nostrum-(NOSSO MAR) ao mar mediterranio porque:
-tinha a conquista de todas as
terras em seu redor.
-tinham o controle do comerçio maritimo e outros povos tinham de pagar impostos.

4.-O simbolo da cidade de roma e uma loba a amamentar

5.-O simbulo de roma significa uma loba a amamentar os gemeos Rómulo e Remo que segundo a lenda sao os fundadores da cidade

Diogo Rente disse...

1. A cidade de Roma localiza-se na zona central da Península Itálica, na Região do Lácio junto ao Rio Tibre.

2. O povo que deu origem aos Romanos foi o povo Latino.

3. Os Romanos chamavam Mare Nostrum ao Mar Mediterrâneo porque tinham conquistado todas as terras em volta desse mar e, porque, controlavam o comércio marítimo. Como tal, os outros povos tinham de pagar impostos.

4. O símbolo da Cidade de Roma é a "Lupa Capitolina".

5. Esta loba alimentou os fundadores da cidade de Roma, Rómulo e Rémulo (descendentes de Enéias)quando foram abandonados nos campos à nascença, por um servençal, porque o Rei Amúlio os mandou matar devido à suposta infedilidade da Princesa Reia Silvia). Simboliza o Cristianismo.

Alexandre P. 7ºF disse...

1. Roma localiza-se na Península Itálica.
2.
3. Pois tudo o que passava no Mar Mediterrâneo, eles tinham de saber.
4. É Rômulo e Remo debaixo de uma loba.
5. Diz a lenda que Rômulo e Remo, fundadores de Roma, foram criados por uma loba.

Tiago 7º F disse...

1- Roma localiza-se na Peninsula Italica junto ao mar mediterrâneo.

2- Quem deu origem aos romanos foram os latinos.

3- Os romanos chamavam Mare Nostrum ao Mar Mediterrâneo porque tinham conquistado todas as terras á sua volta.

4-?????

Tiago disse...

5- ??????

PS- Esqueci-me da 5ª pergunta.

Ana Gabriela nº3 7F disse...

1-A cidade de Roma localiza-se no Sul da Europa, na Peninsula Itálica junto ao Mar Mediterrâneo.
2-O povo que deu origem aos romanos foram os latinos.
3-Eles chamavam Mare Nostrum ao Mar Mediterrâneo porque estava rodeado de territorios romanos.
4-O simbolo de Roma é uma loba a cuidar de duas crianças.
5-O seu significado é que a loba criou dois irmãos, Rómulo e Remo, que fundaram a cidade de Roma.

Inês Santos Nº16 7ºF disse...

Respostas da Inês Santos:

1- A cidade de Roma localiza-se no sul do Continente Europeu, na Península Itálica, na zona central do Mar Mediterrâneo, na região do Lácio, junto ao rio Tibre.

2- O povo que deu origem aos romanos foram os Latinos que eram um dos povos indo-europeus que se estabeleceram na Península Itálica em 1000 a.C..

3-Os romanos chamavam Mare Nostrum (Mar Nosso) ao Mar Mediterrâneo porque este era o centro do seu Império. Império que se estendia ao Norte de África, grande parte da Europa e Ásia Menor. Os romanos tinham conquistado todas estas terras em volta do Mediterrâneo, controlavam o comércio marítimo e os outros povos tinham de lhes pagar impostos.

4- O símbolo da cidade de Roma é uma loba a amamentar dois rapazes: Rómulo e Remo.

5- Segundo o mito romano a cidade de Roma foi fundada em 1000 a.C. por Rómulo e Remo. Eram dois irmãos gémeos descendentes de Enéias que o rei Amúlio mandou matar, mas o servo não teve coragem de os matar e lançou-os dentro de uma cesta ao rio Tibre. Foram salvos por uma loba que os amamentou até serem encontrados pelos camponeses. Quando adultos voltaram à sua terra, mataram Amúlio e fundaram Roma.

Guilherme Veloso 7ºF disse...

Respostas do Guilherme 7ºF:
1. Roma localiza-se na Península Itálica, junto ao rio Tibre, numa região que se chamaria Lácio.

2. O povo que deu origem aos Romanos foram os Latinos (Etruscos)

3. Porque os Romanos tinham conquistado todos os territórios da Europa e do norte de África que tinham como costas o mar Mediterrâneo, isto é todos os territórios que tinham como fronteiras o mar Mediterrâneo eram dos Romanos.

4. São a Loba Capitolina e os gémeos.

5. A loba e os gémeos é uma lenda da formação de Roma. Dois gémeos filhos de Marte chamados Remo e Rómulo foram abandonados ns águas do rio Tibre e mais tarde foram encontrados por uma loba que os amamentou até um pastor os acolher. O pastor contou a estes tudo sobre o seu passado. Rómulo e Remo decidiram matar Amúlio que os tinha lançado à água e entregaram o trono ao avô. Depois decidiram erguer uma cidade à beira do rio Tibre e Rómulo. Um queria que a cidade se chamasse Roma e outro Rémora. Como não se entendiam, dividiram ao meio a cidade e cada um não podia pisar a parte da cidade do outro. Remo desobedeceu e foi morto pelo seu irmão que assim ergueu a cidade sozinho e que se chamaria Roma.

Carolina Magro disse...

Carolina Magro Nº 8 Turma: F


1. A cidade de Roma localiza-se na Península Itálica, na sua zona central, zona do Lácio, junto ao rio Tibre.


2. O povo que deu origem aos romanos foi o povo Latino.


3. Os motivos pelos quais os romanos chamavam <> ao Mar Mediterrâneo era porque estes tinham conquistado todas as terras em volta do Mar Mediterrâneo, controlando também todo o comércio marítimo nesse mar, fazendo com que os outros povos tivessem de pagar impostos. Por isso referiam-se ao Mar Mediterrâneo como o “nosso mar” <>



4. O símbolo de Roma é uma estátua de bronze uma loba a amamentar duas crianças (os irmãos gémeos Rómulo e Remo) que se encontram por debaixo da loba.


5. Trata-se de uma lenda que conta a história de duas crianças gémeas, de nome Rómulo e Remo, que foram atiradas pelo seu Tio, ao rio Tibre para se afogarem, pois ele queria ser o governante da nova cidade. As crianças não se afogaram e foram salvas pela loba que os amamentou. Mais tarde, já adultos, eles mataram o Tio e desenvolveram a nova cidade. Na disputa do trono, Rómulo assassinou o seu irmão Remo e tornou-se o primeiro Rei de Roma.

pedro santana disse...

1. Onde se localiza a cidade de Roma.
A cidade de Roma localiza-se no centro da península Itálica.


2. Que povo deu origem aos romanos.

Foi o povo latino.

3. Porque motivos os romanos chavamam Mare Nostrum ao Mar Mediterrâneo.

Os Romanos chamavam mare Nostrum isto é nosso mar, porque tinham todo o seu império consentrado no mar mediterrâneo.


4. Qual é o símbolo da cidade de Roma.

O simbolo é uma loba.


5. Qual é o seu significado.

A lenda diz que a loba "tratou" dos Rômolo e Remo.

pedro santana 7ºf

António Lobo nº5 7º F disse...

António Lobo nº5 7º F
1-Roma localiza-se na Península Itálica,no centro.

2-Quem deu origem aos romanos, foram os Latinos.

3-Porque "Mare Nostrum" quer dizer "Mar Nosso". Eles tinha todo o seu território à volta do Mar Mediterrâneo.

4- O símbolo de Roma é uma Loba

5- A Loba fez crescer os seus "filhotes".

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue