A Sociedade Romana.

. segunda-feira, 18 de janeiro de 2010


Documento 1.
"Na sociedade romana existiam numerosas barreiras. À partida, os homens que nasciam livres estavam separados da multidão de escravos.
No grau inferior situavam-se os membros da plebe, formada por todos aqueles que não possuíam bens próprios."

in Jerôme Carcopino, A vida quotidiana em Roma no Apogeu do Império.

Agora já sabes responder:
1. Refere quem foi o primeiro Imperador Romano. (Resposta da Catarina Lopes, nº 10 do 7º F).
O primeiro imperador Romano foi Caio Octávio Turino, que mais tarde passou a designar-se por Octávio Augustus. Subiu ao poder por ser filho adoptivo de Júlio César e por se associar a Marco António e Lépido, formando o segundo triunvirato. Após a dissolução do triunvirato, Octávio Augustus governou como imperador desde 27 a.c. a 14 d.c..

Este imperador foi responsável pelo desenvolvimento da agricultura, melhorou as formas de cobrança de impostos, criou a guarda pretoriana, desenvolveu as artes e foi responsável pela reorganização administrativa quer das províncias Romanas, quer das grandes cidades como Roma. Para além do já referido, também efectuou diversas campanhas militares na sua maioria bem sucedidas, pacificando as províncias. O seu governo ficou conhecido por Pax Romana.

2. Refere os grupos sociais mencionados no documento 1. (Resposta da Carolina Magro, nº 8 do 7º F).
Os grupos sociais mencionados no documento 1 são:
- Os escravos (provinham das conquistas. Estes homens e mulheres poderiam um dia ficar libertos se por testamento dos os seus “donos” lhes atribuíssem a liberdade, assim passando-se a chamar libertos);
- A plebe, eram rendeiros, artesãos e pequenos proprietários agrícolas, embora existissem também plebeus ricos, grupo que também recebia alimentos do estado, quando este pretendia evitar revoltas. Era um grupo social que não gozava de muitas regalias, havendo mesmo muitos plebeus mais pobres que viviam na dependência das famílias ricas.

3. Distingue Ordem Senatorial de Ordem Equestre. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
As ordens referidas pertenciam ambas ao extracto superior dos homens livres que era hierarquizado segundo a riqueza e os direitos políticos e sociais.
Ordem Senatorial continha aqueles que eram nomeados pelo imperador, entre os cidadãos que possuíssem grandes fortunas, (uma fortuna avaliada de um milhão de sestércios). Eram uma elite privilegiada possuidora de grandes propriedade rurais (latifúndios), tinham o direito de exercer os principais cargos da administração: membro do senado, magistrado ou governador das províncias. Tinham apenas a obrigação de dar ao povo o chamado “pão e circo” para manter as multidões tranquilas e satisfeitas, afim de evitar revoltas.
Ordem Equestre, ou cavaleiros, eram plebeus ricos que obrigatoriamente prestavam serviço militar a cavalo. Disponham de fortunas superiores a quatrocentos mil sestércios. Estes também tinham privilégios, estavam ligados à administração do Império, comércio e negócios. Os imperadores para limitar o poder dos senadores passaram a nomear aos cavaleiros importantes cargos administrativos.

4. Refere as actividades a que se dedicavam os membros da Plebe. (Resposta da Patrícia Matos, nº 20 do 7º F).
Os membros da Plebe eram rendeiros, artesãos e pequenos proprietários agrícolas, embora também existissem Plebeus ricos que eram comerciantes, empreiteiros ou armadores.

5. Como se designa um escravo que adquiriu a sua liberdade. (Resposta do Diogo Rente, nº 11 do 7º F).
Os escravos que adquiriam a liberdade após a terem sido emanecipados pelo seu dono, designavam-se por "libertos". Convertiam-se em homens quase livres uma vez que não possuíam muitos dos direitos e privilégios dos cidadãos romanos. Os seus filhos seriam totalmente livres.

13 comentários:

Patrícia Matos disse...

Patrícia Matos Nº20 7ºF

1-O primeiro imperador Romano foi Octávio César Augusto, que detinha nas suas mãos todo o poder supremo do Estado, iniciando com ele um regime imperial(império).
2- Os grupos sociais mencionados no documento 1 são: Senador ou Ordem Senatorial, Cavaleiros ou Ordem Equestre, Plebe e Escravos. Os dois primeiros eram grupos sociais formados por homens livres, ricos, com muitos privilégios e poucas obrigações. A Plebe e os Escravos, pelo contrário, eram grupos sociais desfavorecidos, tendo mais obrigações do que privilégios, sendo estes quase inexistentes.
3- A Ordem Senatorial(Senador) era o grupo social mais importante. Eram nomeados pelo imperador e possuíam uma grande fortuna. Eram possuidores de grandes propriedades rurais(Latifúndios), cultivadas geralmente por escravos. Desempenhavam altas funcões como membro do senado, magistrado ou governador das províncias. Tinham como obrigação alimentar os pobres para evitar revoltas. Abaixo deste grupo estava a Ordem Equestre(cavaleiros). A sua fortuna rondava os quatrocentos mil sestércios e exerciam também altos cargos administrativos, forma dos imperadores limitarem o poder dos senadores. A sua obrigação era prestar serviço militar.
4- Os membros da Plebe eram rendeiros, artesãos e pequenos proprietários agrícolas, embora também existissem Plebeus ricos que eram comerciantes, empreiteiros ou armadores.
5- Os escravos que adquiriam a sua liberdade, geralmente por testamentos dos donos, passavam à condição de libertos.

Catarina lopes disse...

nº10 7ºF

1.-O primeiro imperador Romano foi Caio Octávio Turino, que mais tarde passou a designar-se por Octávio Augustus. Subiu ao poder por ser filho adoptivo de Júlio César e por se associar a Marco António e Lépido, formando o segundo triunvirato. Após a dissolução do triuvirato, Octávio Augustus governou como imperador desde 27 a.c. a 14 d.c..

Este imperador foi responsável pelo desenvolvimento da agricultura, melhorou as formas de cobrança de impostos, criou a guarda pretoriana, desenvolveu as artes e foi responsável pela reorganização administrativa quer das províncias Romanas, quer das grandes cidades como Roma. Para além do já referido, também efectuou diversas campanhas militares na sua maioria bem sucedidas, pacificando as províncias. O seu governo ficou conhecido por Pax Romana.

2.-O documento 1 refere-se a todas as classes sociais existentes na sociedade Romana:Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos. Os três primeiros eram homens livres, os Patrícios eram descendentes dos primeiros Romanos(grandes proprietários) os Clientes prestavam servicos aos Patrícios, os Plebeus dedicavam-se ao comércio,artesanato e trabalhos agrícolas,os Escravos eram propriedade de um Senhor.

3.-As duas ordens diferem em diversos aspectos: a ordem senatorial era superior à ordem equestre em termos de estatuto e privilégios, os seus membros possuiam fortunas, grandes propriedades rurais trabanhadas por escravos ou rendeiros livres.Tinham acesso a desenpenhar funções públicas com o magistrado, senador ou governador de províncias.

A ordem Equestre era constituida por cavaleiros que eram plebeus que enriqueceram e alguns libertos.
O poder da ordem Equestre foi aumentando progressivamente, porque os seus membros foram sendo nomeados pelo imperador para cargos políticos e administrativos para limitar o poder da ordem Senatorial.

4.-Os membros desta classe social, para além de prestarem serviços militares, dedicavam-se a actividades relacionadas ao comércio, artesanato e trabalhos agrícolas.

5.-Designa-se por liberto um escravo que adquiriu a sua liberdade. Alguns escravos obtinham a liberdade geralmente por testamentos dos seus Senhores. Apesar de serem libertos não eram considerados homens livres, apenas os seus filhos o seriam.

Bruno alfazema disse...

1-O primeiro imperador romano foi Octávio César Augusto.

2-Os grupos sociais mencionados no decumento 1 eram: a plebe, os escravos e os homens livres.

3-A Ordem Senatorial eram os senadores e ordem equestre eram os cavaleiros.

4-As actividades eram: rendeiros, artesãos e pequenos proprietários agrícolas. Também existiam os mais ricos, comerciantes empreiteiros e amadores, os mais pobre viviam alimentados pelo estado.

5-Um escravo que adquirio a sua liberdade designa-se de libertos, os donos davam-lhe a liberdade passando então á condição de libertos.

Karina Chornenka disse...

1)O primeiro Imperador Romano foi Octávio César Augusto.

2)Os grupos sociais mencionados no documento 1 são: a Plebre e os Escravos.

3)A Ordem Senatorial (Senaor) eram nomeados pelo imperador, entre os cidadãos que possuíssem uma fortuna avaliada em mais de um milhão de sestérios. Este grupo social constituía assim elite privilegiada, possuidora de grandes propriedades rurais(latifúndios), cultivadas, em geral, por escravos. Entre os privilegios do grupo senatorial contava-se o direito a exerder as mais altas funções: membro do Senado, magistrado ou governador das províncias. As suas obrigações era dar comida ao pobres para evitar revoltas. Enquanto a Ordem Equestre eram os cavaleiros, o nome cavaleiro deriva do facto de, nos primeiros tempos de Roma, os plebeus ricos terem a obrigação de prestar serviço militar a cavalo. Dispondo de fortunas superiores a 400 mil sestérios, os cavaleiros gozavam também de privilégios. Os imperadores, para limitar o poder dos senadores, passaram a apoiar-se nos cavaleiros, nomeando-os para importantes cargos administrativos. As suas obrigações era servir no serviço militar ao Imperador.

4)Os membros da Plebe dedicavam-se ao artesanato, agricultora, comercio, empreiteiros e armadores.

5)Um escravo que adquiriu a sua liberdade por testamento do dono, passou-se a chamar liberto.

Diogo Rente disse...

Respostas do Diogo Rente:

1.O primeiro imperador romano foi Octávio César Augusto (Consul Caio Octávio que governava a parte ocidental do império e que passou a deter o domínio absoluto de todo o império após o suicidio de Consul Marco António, que governava a parte oriental do mesmo). O nome César Augusto, adquiriu-o quando o Senado lhe concedeu o poder supremo em 27 a.c.

2.A sociedade romana dividia-se em grandes grupos: patrícios, clientes, plebeus e escravos. O doc.1 refere-se aos Clientes (homens que nasciam livres e que para sobreviverem colocavam-se ao serviço de uma família patrícia, prestando-lhe diversos serviços em troca de auxilio económico e protecção),aos plebeus (Formavam a maioria da população. Não possuiam direitos políticos, não podiam casar com patrícios e estavam submetidos a uma grande exploração por parte dos mesmos. Eram essencialmente artesãos, comerciantes e pequenos proprietários) e aos escravos (representavam uma propriedade e como tal o senhor tinha direito de castigá-los, vendê-los ou de alugar os seus serviços. Eram constituídos sobretudo por prisioneiros de guerra).

3.A Ordem Senatorial era constituida pelos sendores que eram nomeados pelo imperador, entre os cidadãos que possuíssem mais de 1 milhão de sestércios. Possuia grandes propriedades rurais(latifúndios),cultivadas em geral ou por escravos ou por rendeiros livres e tinham o direito de exercer as mais altas funções públicas, como por exemplo: membros do senado, magistrados, governadores de províncias ou grande sacerdote.
A Ordem Equestre era constituída por cavaleiros (plebeus ricos que inicialmente prestavam serviço militar a cavalo) que pelo facto de terem fortunas superiores a 400 mil sestércios, ou terem prestado serviços relevantes ao imperador, ascendiam por nomeação imperial a este novo grupo social.O imperador nomeava-os para importantes cargos políticos e administrativos, para limitar o poder da Ordem Senatorial, o que levou ao aumento da influência da Ordem Equestre.

4.Os membros da plebe compunham uma camada de trabalhadores livres, que não estavam presos ao poder nem à protecção dos proprietários das terras. Eram rendeiros, artesãos, comerciantes e pequenos proprietários agrícolas.

5.Os escravos que adquiriam a liberdade após a terem sido emanecipados pelo seu dono, designavam-se por "libertos". Convertiam-se em homens quase livres uma vez que não possuiam muitos dos direitos e privilégios dos cidadãos romanos. Os seus filhos seriam totalmente livres.

Pedro Santana nº21 7ºF disse...

1. Refere quem foi o primeiro Imperador Romano.

O primeiro Imperador Romano foi o Octávio César Augusto.

2. Refere os grupos sociais mencionados no documento 1.

Os grupos sociais mencionados no documento 1 são os escravos a plebe e os ricos e poderosos.

3. Distingue Ordem Senatorial de Ordem Equestre.

A diferença é Ordem Equestre Romana constituía a mais baixa entre as duas classes aristocráticas da Roma antiga, sendo inferior à Ordem Senatorial. Membros da ordem eram conhecidos como eques, que do latim quer dizer: “qualquer pessoa a cavalo que no contexto tem significado de “cavaleiro”.

4. Refere as actividades a que se dedicavam os membros da Plebe.

Os membros da Plebe não privilegiados dedicavam-se a rendeiros, artesãos e pequenos proprietários agrícolas e os Plebeus ricos dedicavam-se ao comércio, a empreiteiros e a armadores.

5. Como se designa um escravo que adquiriu a sua liberdade.

Designase de liberto.

Pedro Santana nº21 7ºF

Bernardo castanheira N º 6 7º F disse...

Bernardo Castanheira 7ºF
1-O primeiro Imperador Romano foi César Augusto.
2-Os grupos sociais mencionados no documento 1 escravos e o plebe.
3-Ordem Senatorial eram cidadãos que pussuiam uma furtuna superior e a Ordem Equestre eram cidadãos que tinham de prestar serviço a cavalo.
4-Os membros da Plebe dedicavam-se a agrícoltura.
5- Antigo escravo ou ainda escravo liberto.

Guilherme Veloso 7ºF disse...

Respostas do Guilherme Veloso 7ºF:
1. O primeiro Imperador Romano foi Octávio César Augusto, filho adoptivo de Júlio César que ao vencer uma guerra civil que ameaçava dividir o Império foi nomeado o prinicipal dos senadores e primeiro dos cidadãos concentrando assim todo o poder do Estado.

2.Os Grupos Sociais referidos são: a Plebe, constítuida pela maioria dos cidadãos (rendeiros, artesãos e pequenos proprietários agrícolas, comerciantes, empreiteiros e armadores) e os Escravos que trabalhavam no serviço doméstico, na agricultura e nas minas.

3. A Ordem Senatorial era um grupo social previlegiado constítuido por Senadores e suas famílias que possuiam grandes propriedades rurais onde trabalhavam os escravos. Já a Ordem Equestre situava-se abaixo da Ordem Senatorial, era um grupo constítuido por cavaleiros. Também este grupo gozava de privéligios mas tinham de prestar serviço militar a cavalo.

4. A Plebe, grupo constítuido por homens livres dedicava-se ao artesanato, à agricultura existindo pequenos proprietários agrícolas e rendeiros, e os mais ricos eram comerciantes, empreiteiros ou armadores.

5. Designam-se por Libertos pelo facto dos donos lhes consederem a liberdade.

Inês Santos nº16 7ºF disse...

Respostas da Inês Santos nº16:

1. Refere quem foi o primeiro Imperador Romano.

O primeiro Imperador Romano foi Octávio César Augusto (27a.C. a 14d.C.).Foi ele quem estabeleceu, em Roma, o regime imperial, que durou de 27 a.C. a 476 d.C..


2. Refere os grupos sociais mencionados no documento 1.

A sociedade romana no período do Império estava dividida em dois grandes grupos, os homens livres e os não livres. Os homens livres do extracto superior, subdividiam-se em Ordem Senatorial e em Ordem Equestre. Os do extracto inferior, subdividiam-se em Plebe e Libertos. Do grupo dos homens não livres faziam parte os escravos. Os grupos sociais mencionados no documento 1 são dois a chamada “Plebe” (rural e urbana) e os escravos.


3. Distingue Ordem Senatorial de Ordem Equestre.

As ordens referidas pertenciam ambas ao extracto superior dos homens livres que era hierarquizado segundo a riqueza e os direitos políticos e sociais.
Ordem Senatorial continha aqueles que eram nomeados pelo imperador, entre os cidadãos que possuíssem grandes fortunas, (uma fortuna avaliada de um milhão de sestércios). Eram uma elite privilegiada possuidora de grandes propriedade rurais (latifúndios), tinham o direito de exercer os principais cargos da administração: membro do senado, magistrado ou governador das províncias. Tinham apenas a obrigação de dar ao povo o chamado “pão e circo” para manter as multidões tranquilas e satisfeitas, afim de evitar revoltas.
Ordem Equestre, ou cavaleiros, eram plebeus ricos que obrigatoriamente prestavam serviço militar a cavalo. Disponham de fortunas superiores a quatrocentos mil sestércios. Estes também tinham privilégios, estavam ligados à administração do Império, comércio e negócios. Os imperadores para limitar o poder dos senadores passaram a nomear aos cavaleiros importantes cargos administrativos.


4. Refere as actividades a que se dedicavam os membros da Plebe.

Os membros da Plebe pertenciam ao extracto inferior dos homens livres. Eram camponeses, rendeiros, artesãos, pequenos proprietários agrícolas, existiam também plebeus ricos que eram comerciantes, empreiteiros e armadores.


5. Como se designa um escravo que adquiriu a sua liberdade.

Um escravo que adquiriu a sua liberdade designa-se de “Liberto”. Adquiriam a sua liberdade através de um testamento feito pelo seu dono, que os passava à condição de libertos.

Tiago 7º F disse...

1- O primeiro imperador de Roma foi Octavio César Augusto

2- Os grupos sociais mencionados no doc.1 são os homens livres e os escravos.

3- A ordem senatorial éra constituida por senadores, a equestre era constituida por cavaleiros.

4- Os membros da Plebe dedicavam-se á agricultura, comercio, empreitura e ao artesanato.

5- U escravo que adquiriu a sua liberdade designa-se Liberto.

Ana Gabriela nº3 7ºF disse...

1-O primeiro Imperador Romano foi Octavio César Augusto.
2-Os grupos sociais mencionados no texto são os Escravos e a Plebe.
3-A ordem Senatorial era um grupo social constituidos por senadores que exerciam as mais altas funções como o Membro do Senador, o Magistrado e o Governo das provincias e tinham que ter uma fortuna avaliada em mais de um milhão de sestércios, a ordem Equestre era um grupo social constituido pelos cavaleiros que podiam ser nomeados para importantes cargos administrativos, tinham que ter uma fortuna superior a quatrocentos mil sestércios mas tinham de prestar serviço militar a cavalo.
4-Os membros da Peble normalmente eram rendeiros, artesãos e pequenos proprietarios agrícolas.
5- Um escravo que adiquiriu a sua liberdade era designado por liberto.

Carolina Magro disse...

Carolina Magro nº 8 Turma: F


1. O primeiro imperador Romano foi Octávio César Augusto. Nasceu a 23 de Setembro de 63ª.C a 19 de Agosto de 14 A.C. O seu nome antes de ser adoptado era Caio Otavio Turino.


2. Os grupos sociais mencionados no documento 1 são:
- Os escravos (provinham das conquistas. Estes homens e mulheres poderiam um dia ficar libertos se por testamento dos os seus “donos” lhes atribuíssem a liberdade, assim passando-se a chamar libertos);
- A plebe, eram rendeiros, artesões e pequenos proprietários agrícolas, embora existissem também plebeus ricos, grupo que também recebia alimentos do estado, quando este pretendia evitar revoltas. Era um grupo social que não gozava de muitas regalias, havendo mesmo muitos plebeus mais pobres que viviam na dependência das famílias ricas.


3. A ordem senatorial ou senadores era um grupo social que estava no topo da hierarquia social. Estes eram nomeados pelo Imperador entre os que possuíam uma fortuna avaliada em mais de um milhão de sestércios e por vezes detinham ainda grandes propriedades. Exerciam as mais altas funções: membro senado, magistrado ou governador das províncias. Era este grupo social que tentava acalmar os ânimos da população que mostrava sinais de revolta, distribuindo comida.
A Ordem Equestre ou cavaleiros eram também homens ricos, embora de poder económico inferior aos “senadores”. Possuíam fortunas superiores a quatrocentos mil sestércios. Detinham também alguns privilégios pois ocupavam também importantes cargos administrativos. O seu nome deriva da obrigação que os plebeus ricos detinham em prestar serviço militar a cavalo. Era como uma alternativa ao grupo social mais poderoso “a ordem senatorial” para o imperador. Fazia de balança alternativa se o imperador estivesse com qualquer receio sobre dos senadores. E tinham obrigação de prestar serviço militar a cavalo.


4. A Plebe dedicava-se ao pequeno comércio. Eram também rendeiros, artesões e pequenos proprietários agrícolas, embora também existissem plebeus ricos, economicamente mais poderosos, com outras actividades (empreiteiros, armadores, comerciantes) de maior dimensão. Os Plebeus mais pobres viviam na dependência das famílias ricas ou como seus trabalhadores. Algumas das vezes recebiam alimentos do estado, sempre que este tinha receio de revoltas. Era uma forma de acalmar os ânimos..


5. Um escravo que adquiriu liberdade designa-se por Liberto. Os escravos obtinham a liberdade por testamento dos donos. Mudavam então de condição e passavam a pertencer à plebe.

catarinaroxo disse...

Nº9 , 7ºF:

1 - Foi Julio Cesar .

2 - Escravos , a Plebe e Cavaleiros .

3 -

4 - Agricultura , artesanato , os plebeus ricos dedicavam-se ao comércio .

5 -

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue