Arte Romana e Cristianismo

. segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Agora já sabes responder.

1.Identifica os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos. (Resposta da Catarina Lopes, nº 10 do 7º F).

Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos que se destacaram foram o arco de volta perfeita, a abóbada de berço e a cúpula. Foram aplicados nos templos, resultado de uma combinação de elementos gregos e etruscos; nos teatros e anfiteatros, situados em declives naturais, construídos sobre uma estrutura de pilares e abóbadas que por isso puderam ser instalados no centro das cidades. Destaca-se ainda a sua aplicação na rede de esgotos, pontes e calçadas, que facilitaram a comunicação através de todo o império e ainda nas termas ou banhos públicos e aquedutos.


2. Identifica os monumentos romanos das figuras 1, 2 e 3. (Resposta da Catarina Lopes, nº 10 do 7º F).

Figura 1 - O Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano, localizado no centro de Roma, cujo nome deriva da expressão Colosseum, devido à estátua colossal de Nero que ficava ali perto, iniciou a sua construção em 68 d.C.. O Coliseu era um local onde se realizavam diversos espectáculos: combates de gladiadores, caça de animais, onde eram usados animais selvagens de África, as batalhas navais e recreações de cenas naturais. O coliseu deixou de ser usado no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado para outros fins. É um dos símbolos do Império Romano e um dos melhores exemplos da sua arquitectura.


Figura 2- O Panteão de Agripa, situado em também em Roma, construído em 27 a.C., durante o terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa, foi primeiro usado como templo dedicado aos deuses do panteão romano e, a partir do século VII, como templo cristão. Destaca-se pela sua cúpula.


Figura 3 - O Arco de Constantino é um arco do triunfo. Situa-se em Roma, a pouca distância do Coliseu. Comemora a vitória de Constantino sobre Maxêncio, na Batalha da Ponte Mílvio, em 312 d.C.


3. Refere qual foi a religião que surgiu durante o reinado de Augusto. (Resposta do Diogo Rente, nº 11 do 7º F).

A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo.

As origens e a evolução do Cristianismo estão interligadas à evolução do Império Romano. A maior parte dos Judeus (ou Hebreus) nunca aceitou o domínio estrangeiro e acreditavam que um dia chegaria o enviado de Deus para os libertar do domínio dos seus opressores. Quando Jesus Cristo nasceu na Judeia (Palestina), reconheceram nele o Messias ou Salvador. Esta nova crença foi largamente perseguida no Império Romano, até à sua legalização, no reinado de Constantino. Da mesma forma, a definitiva expansão da nova crença fez-se paralelamente ao declínio de Roma.


4. Qual era a mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).

A mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população era de paz, de tolerância, humildade, fraternidade, caridade e apelava à prática de boas obras semelhantes às praticadas por Jesus Cristo.

Assentava ainda nos princípios de monoteísmo, igualdade entre todos os homens, existência de sete sacramentos, condenação de toda a violência, opressão e injustiça e a promessa da vida eterna. A todos os que amassem os outros como a si mesmos, Jesus Cristo prometia a vida eterna depois da morte. Era uma mensagem de carácter universal, destinava-se a todos, não distinguia povos, extractos sociais, pobres e ricos.


5. Como se chamam os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo. (Resposta da Patrícia Matos, nº 20 do 7º F)

Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo são os Evangelhos.

São um conjunto de textos que narram a vida de Cristo e os seus ensinamentos. Evangelho, significa em Grego "Boa Nova". Isso traduzia que os ensinamentos de Cristo traziam a Boa Nova àqueles que acreditavam no Messias, uma mensagem de esperança na vida eterna. Os Evangelhos são 4, escritos pelos Apóstolos S. Mateus, S. João, S. Lucas e S. Marcos.
Hoje em dia os Cristãos continuam a considerar os Evangelhos como a principal fonte da sua religião.



6. Indica os nomes dos Apóstolos. (Resposta do Diogo Rente, nº 11 do 7º F).

Os apóstolos (12) encarregaram-se de espalhar a nova doutrina, destacando-se:

Pedro - responsável pela fundação da igreja;

Paulo - deu ao Cristianismo um sentido universal;

André, o primeiro dos doze a ser chamado por Jesus;

João Evangelista - considerado "o discípulo amado” e na crucificação foi designado por Jesus a tomar conta de Maria;

Tiago, o Maior - fazia parte do círculo mais íntimo de Jesus;

Tiago, o Menor - foi conciliador e um pregador fervoroso do ensino de Jesus;

Mateus - Cobrador de impostos. Escreveu o primeiro evangelho;

Felipe - Aparece rapidamente nos Evangelhos;

Tomé - Ficou famoso pelo facto de ter duvidado que Jesus tinha ressuscitado, e disse que só vendo acreditaria;

Judas Iscariotes – Traiu Cristo a troco de 30 moedas;

Judas Tadeu - também chamado Lebeu Tadeu;

Bartolomeu - também chamado de Natanaeel no Evangelho de João

e Simão, o zelote que pertencia a uma seita chamada de "Os Zelotes ou Zeladores".

19 comentários:

Alexandre Pereira nº1 7F disse...

1. Os romanos introduziram o arco de volta perfeita, a abóboda de berço e a cúpula, como instrumentos arquitectónicos.

2. Fig.1: Coliseu de Roma.
Fig.2: Panteão.
Fig.3: Arco do Triunfo de Trajano.

3. Foi o Cristianismo.

4. Foi a dar conhecer os evangelhos e a vida de Cristo.

5. Os livros que contam a história da vida de Cristo são a Bíblia.

6. Os apóstolos são: Simão(Pedro), João, Tiago, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus(Levi), Tiago menor, Judas Tadeu, Simão o Zelota e Judas Iscariotes(o famoso "traidor").

Bruno Alfazema disse...

1-

2-(1)Uma dama romana de alta condiçao social. (2)Panteao. (3) Coliseu de Roma.

3-A religiao que surgiu durante o reinado de Augusto foi a religiao que estava ligada à vida familiar dos seus antapassados.

4-A mensagem era que prometia a vida depois da morte.

5-Os livros que contam a historia de Jesus Cristo sao chamados de Biblia Sagrada.

catarinaroxo disse...

Nº9 , 7ºF:

1 - Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos foram: estradas , pontes , aquedutos , teatros , fóruns , circos , anfiteatros , termas , etc .

2 - Fig 1: Coliseu de Roma .
Fig 2: Panteão .
Fig 3: Arco do Triunfo .

3 - A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo .

4 - A mensagem que a nova religião que surgiu era a esperança na vida eterna .

5 - Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo chamam-se Envagelhos , que juntamente com outros textos constituem o Novo Testamento

6 - Os Apóstolos chamavam-se: S. Mateus , S. João , S. Lucas , S. Paulo , S. Pedro , S. André , S. Tomé , S. Bartolomeu , S. Judas , S. Tiago , S. Filipe e S. Matias .

ines soares nº15 7ºF disse...

ines soares nº15 7ºF:

1- SAO panteao,coleseu,arco do triunfo.
2- os munomentos sao:1- coliseu
2-panteao
3-arco do
triunfo
3- a religiao que surgiu durante o reinado de augusto era o poleitaista.

4-era a mensegem de cristo.

5- os livros que contam a vida da historia de jesus cristo sao, antigo testamento e novo testamento.

6- os nomes dos apostolos sao: s.mateus,s.joao , s.lucas e sao marcos .

Patrícia Matos disse...

Patrícia Matos Nº20 7º F

1-A arquitectura Romana caracterizava-se pela riqueza dos materiais utilizados, a decoração requintada e imaginativa que lhe davam uma individualidade própria. Era usado o arco de volta perfeita, a abóbada de berço e a cúpula. Assim, embora tivesse recebido influências Gregas, a arquitectura Romana não deixou de ser criativa e inovadora.
Como enriquecimento desta arquitectura, desenvolveram ainda outros domínios da arte como a escultura, a pintura a fresco e o mosaico.
2- O monumento da figura 1 é o Coliseu, o maior anfiteatro do mundo Romano onde cabiam 50000 espectadores. A fgura 2 representa o Panteão, um templo dedicado a "todos os deuses". Foi iniciado no tempo de Augusto e concluído na época do imperador Adriano, quando recebeu uma enorme cúpula com 43 m de diâmetro. Na figura 3 está representado o Arco do Triunfo de Trajano(séc.II d.c.) cujos arcos se destinavam a consagrar os exércitos vitoriosos. Este monumento é constituído por coluna, abóbada de berço, arco de volta perfeita, altos relevos e dedicatória.
3- A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo. Cristo apresentava-se como o Messias vindo à Terra para salvar a Humanidade. Aos que amassem os outros como a si mesmos Jesus Cristo prometia a vida eterna depois da morte. Aos 30 anos Jesus iniciou a sua pregação, percorrendo toda a Judeia, acompanhado por 12 Apóstolos.
4- A mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população era a do amor universal. Surgiu como uma doutrina de paz e de igualdade e condenava a opressão, a injustiça e a violência. Esta mensagem foi o principal motivo de ter atraído muitos seguidores.
5- Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo são os Evangelhos. São um conjunto de textos que narram a vida de Cristo e os seus ensinamentos. Evangelho, significa em Grego "Boa Nova". Isso traduzia que os ensinamentos de Cristo traziam a Boa Nova àqueles que acreditavam no Messias, uma mensagem de esperança na vida eterna. Os Evangelhos são 4, escritos pelos Apóstolos S. Mateus, S. João, S. Lucas e S. Marcos.
Hoje em dia os Cristãos continuam a considerar os Evangelhos como a principal fonte da sua religião.
6- Apóstolo é uma palavra derivada do grego que significa enviado. Inicialmente Jesus escolheu doze apóstolos e enviou-os para diversos lugares para pregarem a chegada da Boa Nova ou do Evangelho. Nos seus doze homens, originalmente um era coletor de impostos, outro carpinteiro e vários outros eram viajantes ou pescadores que exerciam a sua profissão nas águas da Galileia. Quando foram chamados para servir, eles dedicaram-se a ser testemunhas para o mundo daquele que os chamara. Os nomes dos discípulos principais ou apóstolos escolhidos por Jesus Cristo há cerca de dois milénios são:
Simão chamado Pedro, o príncipe dos apóstolos;
André, o primeiro Pescador de Homens, irmão de Pedro;
João, o apóstolo bem-amado;
Tiago, o Maior, irmão de João;
Filipe, o místico helenista;
Bartolomeu, o viajante;
Tomé, o ascético;
Mateus ou Levi, o publicano;
Tiago, o Menor;
Judas Tadeu, o primo de Jesus;
Simão, o Zelota ou o Cananeu e
Judas Iscariotes, o traidor.

Catarina Lopes Nº10 7º F disse...

1.-Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos que se destacaram foram o arco de volta perfeita, a abóbada de berço e a cúpula. Foram aplicados nos templos, resultado de uma combinação de elementos gregos e etruscos; nos teatros e anfiteatros, situados em declives naturais, construídos sobre uma estrutura de pilares e abóbadas que por isso puderam ser instalados no centro das cidades. Destaca-se ainda a sua aplicação na rede de esgotos, pontes e calçadas, que facilitaram a comunicação através de todo o império e ainda nas termas ou banhos públicos e aquedutos.

2.-Figura 1 - O Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano, localizado no centro de Roma, cujo nome deriva da expressão Colosseum, devido à estátua colossal de Nero que ficava ali perto, iniciou a sua construção em 68 d.C.. O Coliseu era um local onde se realizavam diversos espectáculos: combates de gladiadores, caça de animais, onde eram usados animais selvagens de África, as batalhas navais e recreações de cenas naturais. O coliseu deixou de ser usado no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado para outros fins. É um dos símbolos do Império Romano e um dos melhores exemplos da sua arquitectura.
Figura 2- O Panteão de Agripa, situado em também em Roma, construído em 27 a.C., durante o terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa, foi primeiro usado como templo dedicado aos deuses do panteão romano e, a partir do século VII, como templo cristão. Destaca-se pela sua cúpula.
Figura 3 - O Arco de Constantino é um arco do triunfo. Situa-se em Roma, a pouca distância do Coliseu. Comemora a vitória de Constantino sobre Maxêncio, na Batalha da Ponte Mílvio, em 312 d.C.

3.-O cristianismo tem as suas raízes na Judeia, uma província romana no Oriente, onde facções políticas locais se debatiam em finais do século I a.C. Nesse clima de agitação, durante o governo de Octávio Augusto, nasceu Jesus Cristo. Para os cristãos, Jesus seria o Messias esperado pelos judeus. Segundo os Evangelhos, os Judeus não aceitaram que aquele homem simples seria o Messias que viria salvá-los. Consideraram-no um dissidente, condenando-o à morte por crucificação. Após a sua morte, os apóstolos, espalharam as mensagens de Jesus por todo o império romano. Os cristãos não juravam o culto divino ao imperador, o que fez com que fossem perseguidos. Ao mesmo tempo, cada vez mais pessoas se convertiam ao cristianismo, especialmente pobres e escravos. A partir do momento em que cidadãos ricos do Império se converteram à nova religião, esta deixava de representar um perigo social. Aos poucos, a Igreja Católica institucionalizou-se e o clero organizou-se. Em 313, o imperador Constantino fez publicar o Édito de Milão, que instituía a tolerância religiosa no império, beneficiando os cristãos. O cristianismo manteve-se como religião até aos nossos dias.

4.-O cristianismo tinha como mensagem principal a igualdade entre os homens, o amor ao próximo (amor universal) e também o perdão. A opressão, a violência e a injustiça eram condenáveis. Para Jesus, a moral, como a religião, era essencialmente individual e a virtude não era social, mas de consciência.

5.-Os livros sobre a vida, ensinamentos e a morte de Jesus Cristo denominam-se Evangelhos, cuja palavra significa “A Boa Nova”. No Novo Testamento constam apenas quatro, os Evangelhos segundo Mateus, Marcos, Lucas e João. Este tipo de documentos tem como objectivo estabelecer uma ligação directa à sua fonte – Jesus Cristo – e às testemunhas da época.

6.- Os apóstolos, termo de origem grega, que significa “enviados”, eram homens judeus escolhidos por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos judeus e depois aos restantes povos. Os doze apóstolos foram:
1- Simão, chamado Pedro;
2- André, irmão de Pedro;
3- João, o apóstolo bem-amado;
4- Tiago, o Maior, irmão de João;
5- Filipe, místico helenista;
6- Bartolomeu, o viajante;
7- Tomé, o ascético;
8- Mateus ou Levi;
9- Tiago, o Menor;
10- Judas Tadeu, primo de Jesus;
11- Simão, o Zelote ou Cananeu;
12- Judas Iscariotes, o traidor.

karina chornenka disse...

1)Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos são: abóbada de berço, arco de volta perfeita e cúpula.

2)Os monumentos romanos das figuras são:
1-> Coliseu (situa-se em Roma)é um anfiteatro do mundo romano, onde cabiam 50 000 espectadores)
2->Panteão ( é um tempo dedicado a todos os deuses.)
3->Arco do Triunfo( os arcos do triunfo destinavam-se a consagrar os exércitos vitoriosos.)

3)A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo, era uma religião monoteista porque as pessoas acreditavam apenas num só Deus.

4)A mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população era a promessa da vida eterna depois da morte e pregação do amor universal.

5)Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo chamam-se a Antigo Testamento e o Novo Testamento, são partes da Biblia.

6)Os nomes dos 12 Apóstolos eram:
André;
Bartolomeu;
Filipe;
João;
Judas Iscariotes;
Judas Tadeu;
Mateus;
Pedro;
Simão;
Tiago;
Tiago;
Tomé.
Inicialmente havia dois apóstolos com o nome Simão, mas um deles virou Pedro e, para a Igreja Católica, é o primeiro papa. Outros dois nomes se repetem: Tiago e Judas. Após a traição de Judas Iscariotes, Matias foi escolhido pelos demais para ocupar seu lugar.

Carolina Magro disse...

Carolina Magro Nº 8

1.Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos são a abóbada de berço (que podemos ver no Arco do Triunfo); o arco de volta perfeita (que podemos ver no Coliseu) e a cúpula (que podemos ver no Panteão).

2. Figura 1 - Representa o Coliseu, que era um anfiteatro, um espaço publico para a diversão do povo
Figura 2 – Representa o Panteão, era um templo dedicado a todos os deuses, onde se destaca a sua enorme cúpula.
Figura 3 – Representa o Arco do Triunfo, um monumento que se destinava a homenagear os exércitos vitoriosos de César

3. A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo, que surgiu num dos territórios do Império Romano, a Judeia (Palestina), que era uma religião monoteísta, isto é, que acreditava apenas num só Deus, Jesus Cristo e distinguia-se pela pregação do amor universal. Condenava a opressão, a injustiça e a violência.

4. A mensagem que a nova religião pretendia divulgar por Jesus Cristo era pregação do amor universal e a promessa da vida eterna depois da morte para os que amassem os outros como a si mesmo. Era uma doutrina da paz e da igualdade que condenava a opressão, a injustiça e a violência.

5. Os livros que contam a história de Jesus Cristo são os evangelhos, que eram as principais fontes para o conhecimento da vida e da mensagem de Jesus Cristo. Os evangelhos são quatro e foram escritos no séc. I d.C., pelos Apóstolos: S. Marcos; S. Lucas; S. Mateus; e S. João

6. Os nomes dos Apóstolos que escreveram os evangelhos são:
- S.Marcos,
- S.Mateus,
- S.Lucas,
- S.João.

Ana Gabriela nº3 7ºF disse...

1-Os elementos introduzidos pelos romanos foram o arco de volta perfeita, a cupula e a abóbada de berço.
2-
1-Coliseu de Roma
2-Panteão
3-Arco do Triunfo de Trajano
3-Foi o Cristianismo.
4-A mensagem era a promessa da vida eterna depois da morte.
5-Sao chamados por Biblia que contem o Novo e o Velho Testamento.
6-Os nomes sao o Marcos, Mateus, Lucas e João.

Diogo Rente disse...

Comentários do Diogo Rente
1 - A majestade e imponência das construções, a riqueza dos materiais utilizados, a decoração requintada e imaginativa dão à arquitectura romana uma individualidade própria. A estes elementos estava associado a utilização do arco de volta perfeita, da abóbada de berço e da cúpula que marcaram ainda mais a individualidade da arquitectura.

2 - Fig. 1 – Coliseu - também conhecido como Anfiteatro Flaviano. Deve o seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitectónico.

Fig. 2 – Panteão - conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana (iniciado no tempo de Augusto e concluído na época do imperador Adriano) que, actualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. É famoso pela sua cúpula.

Fig. 3 - Arco de Constantino - é um arco triunfal em Roma. Foi erguido para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312 AD. A batalha está representada na banda pouco esculpida sobre o lado direito do arco, na frente oposta ao Coliseu.

3 - A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo. As origens e a evolução do Cristianismo estão interligadas à evolução do Império Romano. A maior parte dos Judeus (ou Hebreus) nunca aceitou o domínio estrangeiro e acreditavam que um dia chegaria o enviado de Deus para os libertar do domínio dos seus opressores. Quando Jesus Cristo nasceu na Judeia (Palestina), reconheceram nele o Messias ou Salvador. Esta nova crença foi largamente perseguida no Império Romano, até à sua legalização, no reinado de Constantino. Da mesma forma, a definitiva expansão da nova crença fez-se paralelamente ao declínio de Roma.

4 - Foi em meio de um clima politicamente tenso que Jesus procurou exprimir uma mensagem baseada no amor ao próximo (pregação do amor universal), no perdão às ofensas e no desapego aos bens materiais. Tal mensagem em nada ameaçava o domínio romano, porque, segundo os Evangelhos, Jesus sempre enfatizou que a sua pregação nada tinha de política, que o reino a que se referia não era um reino terrestre. Esta pregação aparecia como uma doutrina de paz e de igualdade. Condenava a opressão, a injustiça e a violência.

5 - Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo são os Evangelhos (significa “boa nova” em grego). Neste conjunto de textos narra-se a vida e os ensinamentos de Cristo. São 4 os Evangelhos. Foram escritos pelos apóstolos S. Mateus, S. João, S. Lucas e S. Marcos no sec. I d.C. Para além dos Evangelhos, ainda existem as “cartas de Paulo”, epístolas dirigidas às primeiras comunidades de cristãos, os Actos dos Apóstolos e o Apocalipse, que conjuntamente com os 4 evangelhos, formam o Novo Testamento. O Antigo Testamento é composto pela Bíblia hebraica.

6 - Os apóstolos (12) encarregaram-se de espalhar a nova doutrina, destacando-se Pedro - responsável pela fundação da igreja; Paulo - deu ao Cristianismo um sentido universal; André, o primeiro dos doze a ser chamado por Jesus; João Evangelista - considerado "o discípulo amado” e na crucificação foi designado por Jesus a tomar conta de Maria; Tiago, o Maior - fazia parte do círculo mais íntimo de Jesus; - Tiago, o Menor - foi conciliador e um pregador fervoroso do ensino de Jesus; - Mateus - Cobrador de impostos. Escreveu o primeiro evangelho; Felipe - Aparece rapidamente nos Evangelhos; Tomé - Ficou famoso pelo facto de ter duvidado que Jesus tinha ressuscitado, e disse que só vendo acreditaria; Judas Iscariotes – Traiu Cristo a troco de 30 moedas; Judas Tadeu - também chamado Lebeu Tadeu; Bartolomeu - também chamado de Natanaeel no Evangelho de João e Simão, o zelote que pertencia a uma seita chamada de "Os Zelotes ou Zeladores".

Tomás 7º F Nº 14 disse...

Tomás Medley Nº 14 ano:7º turma:F

1-os elementos arquitectónicos introduzidos pelos Romanos foram: a arquitectura e novas técicas sendo essas a abóboda do berço, o arco de volta perfeita e a cupula;

2- Fig.1- Coliseu de Roma
Fig.2- Panteão de Roma
Fig.3- Arco do Triunfo de Tito;

3- Foram os Judeus;

4- A mensagem que eles queria mandar era os envagelhos.

5- Esse livro e designado por Bíblia.

6- É a pregação de Jesus percorrida por toda a Judeia acompanhado por doze discipulos.

António Lobo nº5 7ºF disse...

1-Os Romanos introduziram: a arquitectura e novas técicas sendo essas a abóboda do berço, o arco de volta perfeita e a cupula;

2- Figura 1- Coliseu de Roma
Figura 2- Panteão de Roma
Figura 3- Arco do Triunfo de Tito

3- Foi o povo Judaico. (Judeus)

4- A mensagem que eles queria mandar era os envagelhos.

5- Esse livro é conhecido por Bíblia.

6- É a pregação de Jesus percorrida por toda a Judeia acompanhado por doze discipulos.

Bruno alfazem disse...

Boa tarde prof., quis fazer o T.P.C. mas vejo que as perguntas estao repetidas, pois ja fiz este trabalho.

Bom fim de semana,Bruno

Guilherme Veloso 7ºF disse...

Respostas do Guilherme Veloso 7ºF:
1. Os elementos arquitectónicos ontroduzidos pelos romanos foram: a abóbada de berço, o arco da volta perfeita e a cúpula.

2. 1- Coliseu (de Roma) 2- Panteão
3- Arco do Triunfo de Trajano

3. Durante o reinado de Augusto a religião que surgiu foi o Cristianismo.

4. A nova religião tinha como príncipios básicos o dever de amar a Deus e amar ao próximo como a nós mesmos (amor universal). Esta religião defendia a igualdade e a paz e condenava a opressão, a injustiça e a violência.

5.Os livros são: o Novo Testamento e o Antigo Testamento que formam a Bíblia.

6. Os 12 apóstolos eram: Pedro, André, João Evangelista, Tiago (o Maior), Tiago (o Menor), Mateus, Filipe, Tomé, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, Bartolomeu e Simão

Pedro Santana 7ºf disse...

1. Identifica os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos.

Era o imperador o poder pessoal e o culto imperial.

2. Identifica os monumentos romanos das figuras 1, 2 e 3.

Eram o coliseu o panteão e o arco do triunfo.

3. Refere qual foi a religião que surgiu durante o reinado de Augusto.

Foi o cristianismo.

4. Qual era a mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população.

Era a pregação do amor universal.

5. Como se chamam os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo.

É a biblia e os evangelhos.

6. Indica os nomes dos Apóstolos.

Os apóstolos são o messias o s.mateus o s.joão o s.lucas o s.marcos e o s.paulo.

Pedro Santana 7ºf nº21

Inês Santos nº16 7ºF disse...

Respostas da Inês Santos:

1.Identifica os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos.
Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos Romanos foram o arco de volta perfeita, a abóbada de berço e a cúpula.

2.Identifica os monumentos romanos das figuras 1, 2 e 3.
Os monumentos romanos das figuras são: 1-Coliseu de Roma, 2-Panteão, 3-Arco do Triunfo de Trajano.

3.Refere qual foi a religião que surgiu durante o reinado de Augusto.
A religião que surgiu durante o Reinado de Augusto foi o Cristianismo.

4.Qual era a mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população.
A mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população era de paz, de tolerância, humildade, fraternidade, caridade e apelava à prática de boas obras semelhantes às praticadas por Jesus Cristo. Assentava ainda nos princípios de monoteísmo, igualdade entre todos os homens, existência de sete sacramentos, condenação de toda a violência, opressão e injustiça e a promessa da vida eterna. A todos os que amassem os outros como a si mesmos, Jesus Cristo prometia a vida eterna depois da morte. Era uma mensagem de carácter universal, destinava-se a todos, não distinguia povos, extractos sociais, pobres e ricos.

5.Como se chamam os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo.
Os livros que contam a história da vida e da mensagem de Jesus Cristo são os Evangelhos. Após a morte de Jesus coube aos apóstolos, discípulos de Jesus, difundirem a mensagem cristã por todo o Império. Foram eles, os autores dos quatro evangelhos que relatam a vida de Jesus. O novo testamento escrito depois do nascimento de Cristo, composto por esses quatro evangelhos, e o antigo testamento escrito antes do nascimento de Cristo, livro sagrado do Judaísmo, formam a Bíblia, livro sagrado dos Cristãos.

6.Indica os nomes dos Apóstolos.
O nome dos discípulos principais ou apóstolos que Jesus Cristo escolheu há cerca de dois milénios foram: - Simão chamado Pedro, o príncipe dos apóstolos; - André, o primeiro Pescador de Homens, irmão de Pedro; - João, o apóstolo bem-amado; - Tiago, o Maior, irmão de João;- Filipe, o místico helenista; - Bartolomeu, o viajante; - Tomé, o ascético; - Mateus ou Levi, o publicano; - Tiago, o Menor; - Judas Tadeu, o primo de Jesus; - Simão, o Zelota ou o Cananeu; - Judas Iscariotes, o traidor

Tiago 7º F disse...

1- Os elementos arquitectónicos que os romanos intodroduziram foram: abóboda de berço, cúpula e arco de volta perfeita.

2- 1- coliseu de Roma 2- Panteão 3- Arco de triunfo.

3-a religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo.

4- Promessa da vida interna após a morte.

5- os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo chamam-se Evangelhos.

6- Marcos, Mateus, Lucas e João

Fabii 7º F disse...

1- Os elementos arquitectónicos que os romanos intodroduziram foram a abóboda de berço, a cúpula e o arco de volta perfeita.

2- 1- Coliseu de Roma
2- Panteão
3- Arco de triunfo.

3-A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo.

4-A mensagem era a Promessa da vida interna após a morte.

5- Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo chamam-se Evangelhos.

6- Os nomes dos Apóstolos eram
Marcos, Mateus, Lucas e João

bernardo castanheira nº6 7º F disse...

Bernardo Castanheira
1-Os elementos arquitectónicforamos introduzidos pelos romanos as abobadas de berço , o arco de volta perfeita e a cupela.
2-
1 Coliseu
2 Panteão
3 Arco do triunfo de trajano
3- A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo
4- Prometia a vida depois da morte e a pergreção do amor univerçal.
5- Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo chamam-se Biblias
6- Marcos,Mateus,Lucas e João

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue