Cristianismo e Invasões Bárbaras

. segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Agora já sabes responder.
1. Indica quais foram os meios que contribuíram para a divulgação do Cristianismo. (Resposta da Catarina Lopes, nº 10 do 7º F).
Os meios que contribuíram para a divulgação do Cristianismo coincidem com alguns dos meios que possibilitaram a expansão do próprio Império Romano, ou seja, a existência de boas redes de comunicação, estradas e via marítima, proporcionando uma fácil deslocação de todos os que tinham como objectivo espalhar a fé Cristã. A grande quantidade de cidades existentes também favorecia a sua divulgação e adesão por muita da população. Outro meio foi a língua. Por todo o Império era comum falar-se Latim e Grego, por essa razão o Cristianismo poderia chegar a mais indivíduos e não aos que falavam apenas uma das línguas. O facto de se encontrarem diversas comunidades judaicas por todo o Império também teve como efeito a divulgação do Cristianismo e posteriormente a criação de comunidades cristãs.
Após a publicação do Édito de Milão em 313 d.C., que concedeu liberdade para todas as religiões, o Édito de Tassalónica em 380 d.C. oficializa o Cristianismo como religião do Império.
O Cristianismo, com a invasão dos bárbaros germânicos vindos do oriente a partir do século IV, também teve uma nova oportunidade de se expandir. Os missionários levaram a mensagem do cristianismo para além das antigas fronteiras do Império.

2. Refere quem foi o primeiro Papa. (Resposta da Catarina Lopes, nº 10 do 7º F).
A Igreja Católica considera como seu primeiro Papa e Bispo de Roma o apóstolo Pedro (Simão Pedro). Foi mártir na cidade de Roma em cerca de 64 d.C., durante a perseguição do imperador Nero. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo no Circo de Nero a seu próprio pedido, por sentir que não merecia morrer da mesma forma que Jesus. Pedro foi o fundador, junto com o apóstolo Paulo, da Igreja de Roma, sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa.
O facto de ter sido Pedro o primeiro Bispo de Roma fez com que o poder do Papa e da diocese de Roma fosse superior a todas as outras na Igreja Católica, o que originou ainda os títulos "Apostólica" e "Romana".
A sucessão de São Pedro iniciou-se com São Lino em 67 d.C. e, actualmente pertence ao Papa Bento XVI.

3. Refere quem eram os germanos. (Resposta do Diogo Rente, nº 11 do 7º F).
Os Germanos eram um conjunto de povos que viviam para dos Rios Reno e Danúbio (as fronteiras do Império Romano na Europa) e a quem os Romanos chamavam Bárbaros (designação que tanto os Gregos como os Romanos davam aos povos que não falavam a sua língua). Tratava-se de povos semi-nómadas, que se dedicavam à agricultura, à pastorícia e à guerra. Os mais importantes desses povos eram os Visigodos, os Ostrogodos, os Vândalos, os Anglos, os Saxões, os Alamanos, os Francos e os Suevos.

4. Explica como se processaram as relações entre os Bárbaros e os Romanos. (Resposta da Patrícia Matos, nº 20 do 7º F).
Durante vários séculos, os Romanos conseguiram controlar os Bárbaros, permitindo que se fixassem pacificamente no Império.
- Numa primeira fase as relações difíceis devido à língua, aos costumes e à religião que eram diferentes entre os dois povos.
- Numa segunda fase, conseguiu-se uma maior união devido aos casamentos mistos que se foram realizando, à conversão ao catolicismo e à existência de leis comuns. Mas, à medida que o Império Romano enfraqueceu, foi mais difícil controlar a pressão dos povos Bárbaros. No século V os Germanos espalharam-se pela Europa Ocidental, atraídos pelas riquezas do Império e causaram devastações e o pânico entre os habitantes.


5. Localiza no tempo a queda do Império Romano do Ocidente. (Resposta da Karina Chornenka, nº 19, do 7º F).
A queda do Império Romano do Ocidente aconteceu em 476. Quando o último imperador romano foi deposto, em 476 d.C., por um grupo de mercenários, poucos territórios restavam ao seu serviço. Os comandantes e chefes que tentavam manter o Estado Romano nos últimos anos também eram, na maioria dos casos, de origem bárbara. Só faltava que um decidisse tomar a púrpura, coisa que não sucedeu.
O imperador deposto, Rômulo Augústulo, era filho de um general de origem bárbara, Orestes, que havia servido antes a Átila o Huno, e havia obtido o trono graças ao pai que havia derrubado o último imperador legítimo, Júlio Nepos, que porém manteve sua autoridade sobre a Dalmácia.

19 comentários:

Anónimo disse...

Respostas da Ana Carolina Nº2 7ºF

1- Os meios que contribuiram para a divulgaçao do cristianismo são:
- existncia de uma boa rede de estradas.
-existencia de cidades.
-existenia de 2 linguas o grego e o latim.
-existencia de comunidades judaveis em todo o imperio romano.
- a principal fonte para o conhecimento da vida e mensagem de cristo sao os evangelhos que juntamente com os outros textos constituem o novo testamento.

2- O primeiro papa foi o bispo de Roma.

3- os Germanos eram um conjunto de povos que viviam para la dos Rios Reno e Danubio e a quem os Romanos chamavam barbaros eram povos seminómadas que se dedicavam sobretudo a agricultura, a pastorica e a guerra.

4- na 1ª fase as relaçoes eram dificeis pelos factos de a lingua ser diferente os costumes e a religiao (pagao).
na 2ªfase havia uniao pelos factos de haver casamentos mistos conversao ao cristianismo e leis comuns.

5-o Imperio Romano a Ocidente caiu em 476.

Karina Chornenka disse...

1)Os meios que contribuíram para a divulgação do Cristianismo foram 2 apóstolos pedro e paulo que continuaram a pregar a mensagem de Cristo

2)O primeiro Papa foi São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Nascido em 10 a.C. Ele tem uma grande importância para os católicos, pois é considerado o fundador, com São Paulo, da Igreja.
Foi considerado o primeiro bispo de Roma, apesar de não existir consenso histórico sobre sua ida à capital do Império Romano.O cargo de primeiro Papa lhe foi dado anos depois, pois tal título começou a ser usado cerca de dois séculos mais tarde.

3)Os germanos eram os bárbaros que viviam lá do rio Reno e Danúbio, eram nómadas e dedicavam-se à agricultura.

4)As relações entre os Bárbaros e os Romanos no prncipio eram dificeis, porque a língua era diferente, os costumes eram diferentes, a religião também era diferente. Com o passar do tempo os dois povos começaram-se a compreender, houve casamentos mistos, leis comuns, os germanos converteram-se ao Cristianismo.

5)A queda do Império Romano do Ocidente aconteceu em 476. Quando o último imperador romano foi deposto, em 476 d.C., por um grupo de mercenários, poucos territórios restavam ao seu serviço. Os comandantes e chefes que tentavam manter o Estado Romano nos últimos anos também eram, na maioria dos casos, de origem bárbara. Só faltava que um decidisse tomar a púrpura, coisa que não sucedeu.
O imperador deposto, Rômulo Augústulo, era filho de um general de origem bárbara, Orestes, que havia servido antes a Átila o Huno, e havia obtido o trono graças ao pai que havia derrubado o último imperador legítimo, Júlio Nepos, que porém manteve sua autoridade sobre a Dalmácia.

Diogo Rente disse...

Respostas do Diogo Rente

1- Os Apóstolos, sobretudo Paulo e Pedro, depois da morte de Cristo, percorreram algumas das províncias do Império Romano, pregando a palavra de Cristo. Houve várias condições que facilitaram a rápida difusão do Cristianismo no mundo romano:
- existência de numerosas cidades e de uma boa rede de estradas;
- o facto de haver duas línguas compreendidas por quase toda a população (o latim e o grego);
- a presença de muitas comunidades judaicas por todo o Império, como consequência, como consequência da Diáspora.

2 - O primeiro Papa da Igreja Católica foi São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Nascido em 10 a.C,, Simão Pedro exerceu o seu pontificado entre os anos 30 e 67.
Teve uma grande importância para os católicos, pois é considerado o fundador, juntamente com São Paulo, da Igreja Católica.
Foi considerado o primeiro bispo de Roma, apesar de não existir consenso histórico sobre sua ida à capital do Império Romano.
O cargo de primeiro Papa foi-lhe dado anos depois, pois tal título começou a ser usado cerca de dois séculos mais tarde.

3 - Os Germanos eram um conjunto de povos que viviam para dos Rios Reno e Danúbio (as fronteiras do Império Romano na Europa) e a quem os Romanos chamavam Bárbaros (designação que tanto os Gregos como os Romanos davam aos povos que não falavam a sua língua). Tratava-se de povos semi-nómadas, que se dedicavam à agricultura, à pastorícia e à guerra. Os mais importantes desses povos eram os Visigodos, os Ostrogodos, os Vândalos, os Anglos, os Saxões, os Alamanos, os Francos e os Suevos.

4 - As relações entre os Bárbaros e os Romanos foram difíceis no início. Isto porque, entre eles havia grandes diferenças de língua, de costumes e de religião (ao bárbaros eram pagãos ou arianos). A pouco e pouco as diferenças esbateram-se. Os bárbaros converteram-se ao catolicismo, passaram a existir leis comuns e mais tarde foram permitidos casamentos entre eles e as populações locais, o que possibilitou a fusão entre conquistadores e conquistados.

5 - A queda do Império Romano do Ocidente deu-se em 476, quando os Bárbaros tomaram o poder em Roma, pondo fim ao Império Romano do Ocidente, dando início ao período a que é costume chamar-se Idade Média (séc V a XV). Os Germanos fundaram novos Estados, os chamados reinos bárbaros, dos quais os mais importantes foram o dos Francos (aproximadamente na actual França), o dos Ostrogodos (Península Itálica) e o dos Visigodos (Península Ibérica).

Tomás Nº 14 disse...

Tomás Medley Nº14

1-Os meios que contribuiram para a divulgaçâo do Cristianismo foram:
- A existência de cidade;
- Uma boa rede de estradas;
- A existência de duas linguas faladas e compreendidas no império;
- Presença de cumenidades Judaicas espalhadas pelo o imperio.

2- O promeiro papa foi S. Pedro.

3- Os Germânos eram um povo que viviam para lá das fronteiras do império.

4- A relação era difícil porque haviam grades diferenças sendo essas: a lingua, costumes, e até a religião mas a relação foi melhorando ao longo do tempo até os povos viverem com leis comuns.

5-

António Lobo nº5 7ºF disse...

1- A Boa rede de estradas, duas línguas compreendidas, exestência de cidades e exestência de comunidades judaícas.

2- Foi o papa S.Pedro.

3- Eram um povo que vivia para lá da fronteira do império romano.

4- Ao início as relações eram dificeis, porque exestiam diferenças de costumes, de língua e religião. As relações foram melhorando até os dois povos viverem com leis comuns.

Patrícia Matos disse...

Patrícia Matos Nº20 7ºF

1- Os meios que contribuíram para a divulgação do Cristianismo e que facilitaram a sua rápida difusão no mundo Romano foram: a existência de um grande número de cidades e de uma boa rede de estradas, a existência de duas línguas compreendidas por quase toda a população(Latim e Grego) e a presença de muitas comunidades Judaicas em todo o império, como consequência da diáspora. Eram estes Judeus que, embora nem sempre aceitassem a mensagem cristã estabeleciam os primeiros contactos com as populações locais.
2-O primeiro Papa da Igreja Católica foi São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Nascido em 10 a.C, Simão Pedro exerceu seu pontificado entre os anos 30 e 67.
Ele tem uma grande importância para os católicos, pois é considerado o fundador, com São Paulo, da Igreja.
Foi considerado o primeiro bispo de Roma, apesar de não existir consenso histórico sobre a sua ida à capital do Império Romano.
O título de primeiro Papa foi-lhe dado anos depois, pois tal título começou a ser usado cerca de dois séculos mais tarde.
Perseguido pelos romanos, que na época adoravam não um só deus, mas vários, Pedro foi crucificado e enterrado numa região nos arredores de Roma conhecida como Vaticanus.
Mas antes de morrer, escolheu seu sucessor, Lino, o segundo Papa da Igreja Católica.
3- Os Germanos eram um conjunto de povos que viviam para lá dos rios Reno e Danúbio, fronteira do Império Romano na Europa, a quem os Romanos chamavam Bárbaros. Eram um povo seminómada que se dedicava à agricultura, pastorícia e à guerra. Entre estes destacaram-se os Visigodos, os Ostrogodos, os Vândalos, os Saxões, os Alamanos, os Francos e os Suevos.
4- Durante vários séculos, os Romanos conseguiram controlar os Bárbaros, permitindo que se fixassem pacificamente no Império. Numa primeira fase as relações difíceis devido à língua, aos costumes e à religião que eram diferentes entre os dois povos. Numa segunda fase, conseguiu-se uma maior união devido aos casamentos mistos que se foram realizando, à conversão ao catolicismo e à existência de leis comuns. Mas, à medida que o Império Romano enfraqueceu, foi mais difícil controlar a pressão dos povos Bárbaros. No século V os Germanos espalharam-se pela Europa Ocidental, atraídos pelas riquezas do Império e causaram devastações e o pânico entre os habitantes.
5- A queda do Império Romano do Ocidente deu-se em 476, quando os Bárbaros tomaram o poder em Roma e puseram fim a esse Império. Iniciou-se assim o período designado por Idade Média, em que os Germanos fundaram novos estados, os reinos Bárbaros, nomeadamente os reinos dos Francos(França), o dos Ostrogodos(Península Itálica) e o dos Visigodos(Península Ibérica).

ines soares nº15 7ºF disse...

ines soares nº15 7ºF:

1- foi os apostolos pedro e paulo continuama pregar a mensagen de cristo.

2-foi joao paulo segundo (II).


3- Eram povos que viviam para la do rio reno e danubio, eram nomadas e dedicavam-se a agricultura, pasturicia e a gerra.

4- mal porque se haviam gerras e batalhas.

5 foi em 476 que foi o fim do inperio do ocidente.

Tiago 7 º F disse...

1- Os meios que contribuiram para a expanção do Cristianismo foram: a existencia de cidades, uma boa rede de estradas, existençia de duas linguas compreendidas e a existencia de comunudades judaícas em todo o Império.

2- O primeiro papa foi São Pedro.

3- Germanos eram nomadas que habitavam para lá do rio Reno e do rio Danúbio. Dedicavam-se á agricultura, á pastoricia e ás guerras.

4- As relações entre Bárbaros e Romanos foram relações dificéis, pois, a lingua era diferente, os custumes eram diferentes, e a religião era tambem diferente.

5- 476- Fim do Império Romano do Ocidente.

Fábio Garrido disse...

Resposta de Fábio Garrido Nº12 7ºF:

1- Os meios que contribuíram para a divulgação do Cristianismo foram a existência de cidades, uma boa rede de estradas, a existência de duas línguas compreendidas(Latim e Grego) e a existência de comunidades Judaícas em todo o império.

2- O primeiro Papa foi o Bispo de Roma.

3- Os germanos eram povos que habitavam para lá do rio Reno e Danúbio.

4- As relações entre os Bárbaros e os Romanos processaram-se com a 1ª fase e com a 2ª fase.
A 1ª fase teve relações difíceis.
Motivos: Língua/Costume/Religião(Pagões).
A 2ª fase foi a união.
Motivos: Casamentos mistos/Conversão a Catoliano(Cristianismo)/Leis comuns.

5- Foi em 476.

catarinaroxo disse...

1 - Os meios que contribuíram para a divulgação do Cristianismo foram:
- a existencia de cidades
- Boas redes de estradas
- Existencia de duas linguas: latim & grego
- Existencia de comunidades judaicas em todo o Império .

2 - O primeiro Papa na Igreja Católica foi São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo .

3 - Os Germanos eram povos que viviam para lá do Rio Reno e Danúbio , eram nómadas , dedicavam-se à agricultura , pastorícia e à guerra e também eram chamados por Bárbaros .

4 - Ao inicio as relações entre eles erma dificeís porque ambas as línguas , os custumes e a religão eram diferentes . Depois as relações dificeis acabaram-se e passaram a ser unidos , por passarem a haver casamentos mistos . os bárbaros converteram-se ao catolicismo e as leis passaram a ser comuns .

5 - O fim do Império Romano no Ocidente ocorreu no ano de 476 .

bernardo nº 6 disse...

Bernardo Castanheira
1-Os meios que contribuíram para a divulgação do Cristianismo foram:
A existência de numerosas cidades;
Uma boa rede de estradas;
A existência de duas linguas faladas e compreendidas no Império: Grego e Latim;
A presensa de cumunidades judaicas espalhadas pelo Império.
2-O primeiro Papa de Roma foi S.Pedro.
3-Os germanos eram povos que viviam para lá do Rio Rero e Rio Danativo eram nomadas e dedicavam-se a agricultora e a gerra.
4-Os romanos deixaram nos entrar e ao fim de um tempo eles atacaram.
5-176.

Ana Gabriela nº3 7ºF disse...

1-Foram a existencia de numerosas cidades, uma boa rede de estradas, o facto de haver duas linguas compreendidas por quase toda a população e a presença de muitas comunidades judaicas por todo o Império.
2-O primeiro Papa foi São Pedro.
3-Os germanos era um povo que viviam para lá dos rios Reno e Danúbio e a quem os Romanos chamavam Bárbaros.
4-De inicio, os contactos entre os germanos e os romanos foram dificeis por nao terem a mesma religião, costumes e lingua, mas apos alguem tempo os germanos converteram-se ao Catolicismo, e passaram a existir leis comuns.
5-A queda do Império Romano do Ocidente foi em 476.

Pedro Santana 7ºF Nº21 disse...

1- Os meios que contribuiram foi a existência de numerosas cidades uma boa rede viária de estradas e as duas linguas faladas o grego e o latim.

2-O primeiro papa foi s.pedro.

3-Era um conjunto de povos que vivia para la do rio reno e danúbio e a que os romanos chamavam barbaros.

4-Devido ao infraquecimento dos romanos permitindo a entrada dos bárbaros.

5-Foi em 476.

Pedro Santana 7ºF Nº21

catarina lopes disse...

nº10 7º F
stor como não tenho espaço para enviar tudo aqui vai as 3 primeiras perguntas

1.- Os meios que contribuíram para a divulgação do Cristianismo coincidem com alguns dos meios que possibilitaram a expansão do próprio Império Romano, ou seja, a existência de boas redes de comunicação, estradas e via marítima, proporcionando uma fácil deslocação de todos os que tinham como objectivo espalhar a fé Cristã. A grande quantidade de cidades existentes também favorecia a sua divulgação e adesão por muita da população. Outro meio foi a língua. Por todo o Império era comum falar-se Latim e Grego, por essa razão o Cristianismo poderia chegar a mais indivíduos e não aos que falavam apenas uma das línguas. O facto de se encontrarem diversas comunidades judaicas por todo o Império também teve como efeito a divulgação do Cristianismo e posteriormente a criação de comunidades cristãs.
Após a publicação do Édito de Milão em 313 d.C., que concedeu liberdade para todas as religiões, o Édito de Tassalónica em 380 d.C. oficializa o Cristianismo como religião do Império.
O Cristianismo, com a invasão dos bárbaros germânicos vindos do oriente a partir do século IV, também teve uma nova oportunidade de se expandir. Os missionários levaram a mensagem do cristianismo para além das antigas fronteiras do Império.

2.- A Igreja Católica considera como seu primeiro Papa e Bispo de Roma o apóstolo Pedro (Simão Pedro). Foi mártir na cidade de Roma em cerca de 64 d.C., durante a perseguição do imperador Nero. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo no Circo de Nero a seu próprio pedido, por sentir que não merecia morrer da mesma forma que Jesus. Pedro foi o fundador, junto com o apóstolo Paulo, da Igreja de Roma, sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa.
O facto de ter sido Pedro o primeiro Bispo de Roma fez com que o poder do Papa e da diocese de Roma fosse superior a todas as outras na Igreja Católica, o que originou ainda os títulos "Apostólica" e "Romana".
A sucessão de São Pedro iniciou-se com São Lino em 67 d.C. e, actualmente pertence ao Papa Bento XVI.

3.- Os germanos ou povos germânicos são um grupo de povos cuja língua provém do indo-europeu. São originários da Europa Setentrional e identificados pelo uso comum das línguas germânicas. Viviam nos territórios a norte do rio Reno e Danúbio. Destes povos destacam-se os Visigodos, os Vândalos, os Anglos, os Saxões, os Alamanos, os Francos e os Suevos. Tinham características seminómadas e dedicavam-se à agricultura, à pastorícia e à guerra.

catarina lopes disse...

nº10 7ºF

continuação do t.p.c

4.- As relações destes povos no Império Romano tiveram duas fases. Primeiro, verificou-se um movimento migratório de forma lenta e pacífica. Roma estabelecia acordos com os povos bárbaros que permitia que se estabelecessem no Império em troca de soldados para aumentar as legiões do exército romano.
Depois, a partir do final do séc. IV, pressionados pelos Hunos, povo da Ásia Central, fez com que as tribos germânicas migrassem em massa e de uma forma não pacífica para o Império Romano do Ocidente. Estes saquearam e ocuparam todo o Império. Para defenderem Roma dos sucessivos ataques, os Imperadores recorriam ao auxílio de outros chefes bárbaros, ficando à sua mercê. As invasões germânicas trouxeram desordem, destruição, fome e pilhagem ao enfraquecido Império Romano, precipitando a sua queda no final do século V.
Inicialmente os contactos entre Germânicos e Romanos foram difíceis, pois as diferenças a nível da língua eram muito acentuadas, os costumes e religião muito diferentes, pois estes povos eram menos desenvolvidos que os romanos. Progressivamente os Germânicos converteram-se ao catolicismo, criaram-se leis comuns e foram permitidos os casamentos entre estes e Romanos, o que tornou a sua coexistência mais pacífica.

5.- A queda do Império Romano do Ocidente resulta de diversos factores o fragilizaram – economia em crise com colapso comercial e de produção, exército sem recursos financeiros, alterações culturais devido aos povos romanizados, etc. Estes factores facilitaram as invasões bárbaras, culminando em 476 d.C. com a tomada de Roma pelos Hérulos, ficando Odoacro no poder. Posteriormente inicia-se o reinado dos Ostrogodos em Itália. A partir desta data (476 d.C.) designa-se o período denominado por Idade Média

Guilherme Veloso 7ºF disse...

Respostas do Guilherme Veloso 7ºF:
1. A religião Cristã espalhou-se por todo o Império Romano devido aos seguintes factores: a existência de uma boa rede de estradas que facilitava a deslocação dos apóstolos, a utilização de 2 línguas que eram entendidas por grande parte da população (latim e grego), a presença de comunidades judaícas espalhadas por todo o Império Romano consequência da diáspora e a existência de muitas cidades.

2. O primeiro papa foi S. Pedro bispo de Roma.

3. Os germanos eram um conjunto de povos que viviam para lá do rio Reno e do rio Danúbio, eram seminómadas, pagãos ou arianos; dedicavam-se à guerra, à pastorícia e à agricultura. Os Romanos chamavam a estes povos: Bárbaros.

4. Na 1ª fase as relações entre Bárbaros e Romanos eram difíceis principalmente devido à língua e aos costumes e à religião. Mas aos poucos essas diferenças foram diminuindo e alguns reis Bárbaros converteram-se ao Cristianismo, passaram a ter leis comuns e foram permitidos também os casamentos entre as populações Germana e Romana.

5. O fim do Império Romano verificou-se em 476 quando os Bárbaros tomaram o poder em Roma.

Inês Santos nº16 7ºF disse...

Respostas da Inês Santos:

1.Indica quais foram os meios que contribuíram para a divulgação do cristianismo.
Os meios que contribuíram para a divulgação do cristianismo foram a existência de muitas cidades, uma boa rede de estradas, existência de duas línguas (latim e grego) compreendidas pela maior parte da população e a existência de muitas comunidades judaicas espalhadas pelo Império, resultantes da Diáspora que se identificavam com esta religião por ser monoteísta. Propagou-se facilmente porque os valores defendidos agradavam aos povos oprimidos e aos extractos inferiores que estavam descontentes devido às desigualdades da sociedade romana.

2.Refere quem foi o primeiro Papa.
O primeiro Papa foi São Pedro.

3.Refere quem eram os germanos.
Os germanos eram um povo que vivia para lá dos Rios Reno e Danúbio (fronteiras do Império romano na Europa), a quem os romanos chamavam de bárbaros porque tinham a religião, a língua e os costumes diferentes dos seus. Eram povos seminómadas, que se dedicavam à agricultura, pastorícia e guerra, porém também desenvolveram a metalurgia e a ourivesaria.

4.Explica como se processaram as relações entre Bárbaros e os Romanos.
As relações entre os Bárbaros e os Romanos de inicio foram difíceis. Havia grandes diferenças de língua, de costumes e de religião (os bárbaros eram ou pagãos ou arianos). Depois os germânicos foram se convertendo ao catolicismo, passaram a existir leis comuns e por fim foram permitidos casamentos entre os germanos e as populações locais, o que possibilitou a fusão entre conquistadores e conquistados.

5.Localiza no tempo a queda do Império Romano do ocidente.
O Império Romano a partir do séc. II começou a dar sinais de fragilidade e de instabilidade. No ano de 476 os Germanos atraídos pelas riquezas do Império, aproveitando a fragilidade dos romanos e pressionados pelos Hunos, iniciaram uma vaga de invasões que afectou toda a Europa Ocidental – era o fim do Império Romano do Ocidente. Este novo período iniciado com a queda do Império Romano do Ocidente (476) e a formação dos Reinos Bárbaros, chama-se Idade Média.

Carolina Magro disse...

Carolina Magro nº 8 7 F


1. Os meios que contribuíram para a divulgação do Cristianismo foram:
- Uma boa rede de estradas que facilitou a deslocação mais rápida e segura para os diversos locais de todo o império romano;
- Numerosas cidades que concentravam um maior numero de pessoas num mesmo local;
- Comunidades Judaicas, da Judeia / Palestina, terra natal de Jesus Cristo (Jerusalém);
- A existência de duas Línguas faladas e compreendidas (o latim e o grego) que facilitou a comunicação em todo o império romano.


2.O primeiro Papa foi S. Pedro. Era na altura bispo de Roma a quem os bispos e os metropolitas de todas as províncias começaram a reconhecer suprema autoridade;


3. Germanos eram os povos que habitavam a Germânia, território a norte das fronteiras do império romano, a norte dos rios Reno e Danúbio. Era um conjunto de povos, nómadas e semi-nómadas, originários do sul da Escandinávia que no século V a.C. se espalharam pela Europa central. Dedicavam à agricultura, pastorícia e à guerra. Eram por tradição povos guerreiros, muito hábeis no combate a cavalo, desde muito novos. Não tinham cidades e viviam em aldeias formadas por cabanas, pois assim mudavam-se mais facilmente. Os povos Germanos mais importantes eram os Visigodos, os Ostrogodos, os Vândalos, os Anglos, os Saxões, os Alamanos, os Francos e os Suevos

4. As relações entre os bárbaros e os romanos foram evoluindo. Podemos referir que teve duas fases distintas:
- Primeiro, as relações eram difíceis. Tinham costumes diferentes, uma religião diferente, pois eram pagãos (acreditavam em vários deuses), e uma língua diferente. Tudo isto dificultava as relações e comunicações entre eles;
- Na 2 fase, os bárbaros e os romanos começaram-se a dar-se melhor. Houve casamentos mistos e os bárbaros passaram a adoptar a religião Católica, isto é, a sua religião passou a ser o Cristianismo. Também passaram a adoptar leis comuns.


5. A queda do Império Romano no Ocidente deu-se no ano 476 d.C., no século V. Quando o império começou a enfraquecer a pressão nas fronteiras a norte do rio Reno e Danúbio era tanta que deu origem a grandes vagas de invasões de povos Bárbaros, que se espalharam por todo o império romano ocidental e ocuparam Roma, dando origem ao fim do Império Romano do Ocidente.

Bruno Alfazema, 7º F. disse...

1- Os meios que contribuíram para a divulgação do Cristianismo foram: a existência de cidades, a boa rede de estradas e a existência de duas línguas conhecidas.

2- O primeiro Papa foi S. Pedro.

3- Os Germanos eram povos que viviam para lá do rio Reno e Danúbio. Eram nómadas, dedicavam-se à agricultura, pastorícia e guerra.

4- As relações processaram-se por fases:
Na 1ª fase as relações entre os romanos e os bárbaros eram difíceis porque ambos os povos tinham língua diferente, costumes diferentes e religião diferente.
Na 2ª fase os Bárbaros adaptaram-se aos costumes, à religião e fizeram casamentos mistos.

5- A queda do Império Romano do Ocidente foi em 476.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue