A acção da Igreja Católica

. segunda-feira, 1 de março de 2010

Agora já sabes responder.
1 - Explica porque motivos a Igreja Católica adquiriu um grande prestígio junto das populações. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
No Império Romano, a partir dos fins do século IV, a maioria da população, sobretudo nas cidades, era já católica. Toda a instabilidade e perigos vividos durante o período das invasões bárbaras e da queda do Império Romano do Ocidente geraram um forte sentimento religioso nas populações, pois a Igreja Católica era a única entidade organizadora, capaz de manter a autoridade e a segurança. A Igreja Católica tinha por isso, grande influência. A sua riqueza era considerável, devido às doações que recebia. Mais tarde foram também os bispos quem conseguiu a cristianização dos povos recém-chegados, quase sempre através da conversão dos seus chefes.

2 - Indica o que é um mosteiro. (Resposta da Patrícia Matos, nº 20 do 7º F)
Um mosteiro é uma comunidade que se dedica exclusivamente ao serviço de Deus, onde os crentes se isolavam do mundo. A vida monástica só foi organizada quando o monge S. Bento de Núrsia estabeleceu as normas(a regra) a que os monges deviam obedecer. Os mosteiros tornaram-se importantes centros de desenvolvimento cultural e económico, uma vez que os monges também se dedicavam, para além do tempo de oração, ao estudo, ao trabalho manual, incluindo trabalho nos campos.

3 - Indica as zonas que constituíam o Mosteiro. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
Os mosteiros eram grandes edifícios que tinham diferentes espaços onde viviam os monges. A igreja (onde rezavam várias vezes ao dia), a biblioteca (onde liam e estudavam, naquela época praticamente só eles sabiam ler e escrever, e ainda, ensinavam aqueles que viriam a ser monges e alguns filhos de nobres e comerciantes ricos), o escritório (onde copiavam e decoravam livros), o refeitório (onde comiam), a enfermaria (onde tratavam os doentes), o dormitório (onde dormiam), a cozinha (onde cozinhavam para si e para os mais desfavorecidos, pois distribuíam refeições aos órfãos, viúvas e doentes), a albergaria (onde albergavam os viajantes e peregrinos que encontravam no mosteiro alimento e abrigo para passarem a noite) e o claustro (pátio interior do mosteiro). À volta do mosteiro existiam os campos cultivados pelos monges e pelos camponeses que aí viviam, a horta.

4 - Distingue Clero Secular de Clero Regular. (Resposta da Catarina Lopes, nº 10 do 7º F).
O clero regular é constituído por clérigos consagrados da Igreja Católica. Sendo designados por religiosos, seguem as regras de uma determinada ordem religiosa, com hierarquia própria e títulos específicos. Os membros do clero regular eram essencialmente monges e freiras e viviam em mosteiros.
O clero secular é composto por sacerdotes, como bispos e arcebispos, que desenvolvem actividades voltadas para o público e que vivem junto ao resto da população. Ambos tinham direitos semelhantes: não pagavam imposto ao rei, recolhiam a dízima (imposto pago pelo povo) e só deviam obediência ao Papa. Viviam em paróquias (padres), dioceses (bispos) e mosteiros ou conventos (monges e freiras).


5 - Explica a actuação de Gregório, Grande. (Resposta do Diogo Rente, nº 11 do 7º F).
Gregório, o Grande foi o primeiro monge a ser escolhido como papa, a apoiar o movimento monástico e a reorganizar a igreja. Foi também responsável pelo:
- envio dos primeiros missionários quer para as zonas rurais menos cristianizadas, quer para as áreas que continuavam totalmente pagãs (Grã Bretanha e Irlanda - enviou para lá um grupo de quarenta monges beneditinos, liderados por Agostinho de Cantuária, que seria o primeiro bispo da Cantuária);
- divulgação da música que é hoje em dia conhecida como canto gregoriano.
- compilação dos Sete pecados capitais - a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.
O Cristianismo tornou-se assim um importante factor de unidade na Europa Ocidental.

14 comentários:

Karina Chornenka,Nº19 disse...

1)A Igreja Católica adquiriu um grande prestígio junto das populações, porque os bispos que organizam a defesa das cidades. Mais tarde foram também os bispos que conseguiram a cristianização dos povos recém-chegados (Bárbaros).

2)Um mosteiro é uma comunidade que se dedica exclusivamente ao serviço de Deus. Mais tarde tornam-se centros de actividade culturas e económicas.

3)O mosteiro é constituído por dormitório, claustro, igreja, biblioteca, horta, albergaria, enfermaria, refeitório e cozinha.

4)O Clero Secular vivia junto à população (aldeias e cidades), e o Clero Regular vivia nos mosteiros longe das populações (campo).

5)No fim do séc.VI, foi escolhido como papa, pela primeira vez, um monge (Gregório, o Grande). Ele apoiou o movimento monástico e reorganizou a Igreja.

catarinaroxo disse...

1 - A Igreja Católica adquiriu um grande prestígio junto das populações porque:
- são os bispos que organizam a defesa das cidades ;
- São responsáveis pela cristianização dos Bárbaros .

2 - Um Mosteiro são comunidades que se dedicavam exclusivamente ao serviço , tornaram-se importantes centros de actividade cultural e económica .

3 -

4 - O Clero Secular eram aqueles que vivem nos mosteiros e o Clero Regular eram aqueles que vivem junto à população (aldeias & cidades) .

5 - O papa Gregório, o Grande , apoiou o movimento monástico , reorganizou a igreja e desenvolveu a missionização na Grã-Bretanha e na Irlanda .

Diogo Rente disse...

Respostas do Diogo Rente

1. A partir dos fins do sec. IV, a igreja católica detinha uma grande influência junto das populações. A sua riqueza, devido às doações que recebia, era considerável. Foi durante as invasões bárbaras que este prestígio aumentou, uma vez que devido ao clima de insegurança verificados, os bispos organizaram a defesa das cidades, bem como conseguiram a cristianização dos povos recém chegados através da conversão dos seus chefes.

2. A palavra mosteiro ou monastério vem do grego "monasterion", da raiz "monos" = sozinho (originalmente todos os monges cristãos foram eremitas), e o sufixo "-terion" = lugar para fazer algo. Posteriormente veio a designar o conjunto de edifícios e terras ocupados por comunidades religiosas e até essas mesmas comunidades.
Um mosteiro ou monastério é uma instituição e edifício de habitação, oração e trabalho de uma comunidade de monges ou monjas. Os mosteiros budistas são chamados Vihara (embora no budismo tibetano possa ser usado o termo "gompa"). Os mosteiros cristãos ocidentais também são chamados de abadia, priorado, convento cartuxo, convento de frades, e preceptoria, enquanto a habitação de freiras também pode ser chamada de convento. A vida comum de um mosteiro cristão é chamada cenobítica, ao contrário do anacorético (ou anacoreta) da vida de um anacoreta e da vida eremítica de um eremita.

3. O Mosteiro encontra-se dividido em várias zonas:
- Igreja
- Claustro
- Refeitório/cozinha
- Enfermaria
- Albergaria
- Biblioteca
- Dormitório
Exteriormente encontrava-se cercado por hortas.

4. No Clero Regular os membros vivem sob uma regra, com um superior do seu instituto (ordem, congregação etc), em mosteiros. No Clero Secular os membros vivem junto das populações, não fazem votos e não vivem em comunidade. Estão a serviço exclusivo da Diocese, não de uma ordem ou congregação Portanto, padre secular é sinónimo de padre diocesano, assim como padre regular é sinónimo de padre religioso (por estar num instituto religioso ou semelhante).

5. Gregório, o Grande foi o primeiro monge a ser escolhido como papa, a apoiar o movimento monástico e a reorganizar a igreja. Foi também responsável pelo:
- envio dos primeiros missionários quer para as zonas rurais menos cristianizadas, quer para as áreas que continuavam totalmente pagãs (Grã Bretanha e Irlanda - enviou para lá um grupo de quarenta monges beneditinos, liderados por Agostinho de Cantuária, que seria o primeiro bispo da Cantuária);
- divulgação da música que é hoje em dia conhecida como canto gregoriano.
- compilação dos Sete pecados capitais - a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.
O Cristianismo tornou-se assim um importante factor de unidade na Europa Ocidental.

Patrícia Matos disse...

Patrícia Matos Nº20 7ºF

1- A igreja católica adquiriu um grande prestígio principalmente pelo facto de, a partir dos finais do século IV, a maioria da população ser católica. A sua riqueza era considerável devido às doações que recebia. Esse prestígio aumentou durante as invasões Bárbaras, pois foram muitas vezes os bispos que organizaram a defesa das cidades perante o clima de insegurança. Estes também conseguiram a cristianização dos povos que chegavam através da conversão dos seus chefes.
2- Um mosteiro é uma comunidade que se dedica exclusivamente ao serviço de Deus, onde os crentes se isolavam do mundo. A vida monástica só foi organizada quando o monge S. Bento de Núrsia estabeleceu as normas(a regra) a que os monges deviam obedecer. Os mosteiros tornaram-se importantes centros de desenvolvimento cultural e económico, uma vez que os monges também se dedicavam, para além do tempo de oração, ao estudo, ao trabalho manual, incluindo trabalho nos campos.
3-Os Mosteiros eram compostos por um conjunto de construções repartidas à volta do claustro. A principal dependência do Mosteiro era a igreja. As outras partes que compunham o Mosteiro eram: o dormitório, o refeitório/cozinha, a enfermaria, a albergaria e a biblioteca.
4- O clero regular é constituído por todos os clérigos consagrados da Igreja Católica. Eles, vulgarmente designados por religiosos, seguem uma regra de uma determinada ordem religiosa, que tem a sua própria hierarquia e títulos específicos. Estes viviam em Mosteiros. Distinguem-se do clero secular, que é composto por sacerdotes que desenvolvem actividades voltadas para o público e que vivem junto das populações.
5- Gregório, o Grande, foi o primeiro monge escolhido como papa no final do século VI. Apoiou o movimento monástico e reorganizou a igreja. A principal alteração foi o desenvolvimento da missionação, tendo sido enviados missionários para as zonas rurais menos cristianizadas e para áreas que continuavam pagãs. Foram assim cristianizadas a Grã-Bretanha e a Irlanda, de onde saíram os monges que evangelizaram as regiões da Germânia situadas a leste do rio Reno.

ines soares nº15 7ºF disse...

ines soares nº15 7ºf:
1- porque sao eles os responsaveis pela cristianizaçao dos barbaros.

2- um mosteiro é comonidades que se dedicam exclusivamente ao serviço de deus e tabem se tornaram inportantes centros de actividade cultural e economica.

3- sao o ocidente europeu e a ordem beneditina.

4- o clero secular eram as pessoas que viviam junto a populaçao (aldeias,cidades) e o clero regular eram aqueles que viviem nos mosteiros.
5-oque gregóri,grande fez e apoio o muvimento monastico, reorganizou a igreja desenvolveu missionasao nas zanas da grã-bretanha e irlanda.

Pedro Santana 7ºF Nº21 disse...

1-Porque maior parte do império romano já era católico e isso ajudava a adquirir grande prestigio para alem das riquezas que recebia em doações.

2-São comunidades que se dedicam exclusivamente ao serviço de Deus.

3-Um mosteiro é uma instituição e edifício de habitação,oração e trabalho de uma comunidade de monges.

4-O clero Secular são aqueles que vivem nos mosteiros e o clero Regular são aqueles que vivem junto das populações.

5-Os seus dois actos foi apoiar o movimento monástico e reorganizou a Igreja.

Pedro Santana 7ºF Nº21

Guilherme Veloso 7ºF disse...

Respostas do Guilherme Veloso 7ºF:
1. A Igreja Católica adquiriu um grande prestígio junto das populações em virtude da defesa das cidades serem muitas vezes organizada pelos Bispos, devido à conversão dos chefes Germânicos e a também a Cristianização dos povos recém-chegados.

2. Mosteiros eram centros de cultura onde funcionavam escolas abertas ao povo, onde os monges dividiam o seu tempo pelo trabalho manual (escreviam crónicas, copiavam os textos sagrados e os manuscritos antigos), os estudos e a oração.

3.

4. Clero Regular era o clero que vivia num mosteiro e Clero Secular era o restante clero, que vivia junto das populações.

5. Gregório o Grande foi um monge que apoiou o movimento monástico e reorganizou a igreja, que desenvolveu a Missionação nas zonas rurais menos Cristianizadas e nas zonas Pagãs. Foi Papa no fim do Séc VI.

Inês Santos nº16 7ºF disse...

Respostas da Inês Santos:

1 - No Império Romano, a partir dos fins do século IV, a maioria da população, sobretudo nas cidades, era já católica. Toda a instabilidade e perigos vividos durante o período das invasões bárbaras e da queda do Império Romano do Ocidente geraram um forte sentimento religioso nas populações, pois a Igreja Católica era a única entidade organizadora, capaz de manter a autoridade e a segurança. A Igreja Católica tinha por isso, grande influência. A sua riqueza era considerável, devido às doações que recebia. Mais tarde foram também os bispos quem conseguiu a cristianização dos povos recém-chegados, quase sempre através da conversão dos seus chefes.


2 - Mosteiro é uma comunidade de homens crentes, os monges, que se dedicavam exclusivamente ao serviço de Deus. Os monges dedicavam-se à oração e a todo o tipo de tarefas (agricultura, artesanato, cópia de manuscritos, construção de pontes e estradas), de modo a produzirem tudo o que era necessário para os que aí habitavam. Os mosteiros não estavam fechados às populações, os mais desfavorecidos encontravam no mosteiro, orientação, ajuda, alimento e abrigo. Assim os monges punham em prática o ensinamento pregado pela religião cristã – AJUDAR OS OUTROS. Os mosteiros acabaram por se tornar importantes centros de desenvolvimento cultural e económico.


3 - Os mosteiros eram grandes edifícios que tinham diferentes espaços onde viviam os monges. A igreja (onde rezavam várias vezes ao dia), a biblioteca (onde liam e estudavam, naquela época praticamente só eles sabiam ler e escrever, e ainda, ensinavam aqueles que viriam a ser monges e alguns filhos de nobres e comerciantes ricos), o escritório (onde copiavam e decoravam livros), o refeitório (onde comiam), a enfermaria (onde tratavam os doentes), o dormitório (onde dormiam), a cozinha (onde cozinhavam para si e para os mais desfavorecidos, pois distribuíam refeições aos órfãos, viúvas e doentes), a albergaria (onde albergavam os viajantes e peregrinos que encontravam no mosteiro alimento e abrigo para passarem a noite) e o claustro (pátio interior do mosteiro). À volta do mosteiro existiam os campos cultivados pelos monges e pelos camponeses que aí viviam, a horta.

4 - Clero Regular eram os membros do clero (Abades, Monges) que viviam nos mosteiros, pertenciam a ordens religiosas e viviam segundo uma regra. O nome “Regular” deriva do latim – regula – que significa regra. A primeira ordem religiosa a ser criada foi a Ordem de S. Bento (Ordem Beneditina), em 529, pelo monge Bento de Núrsia.
Clero Secular era o restante clero (Arcebispos, Bispos, Párocos) que vivia junto das populações. Rezavam as missas, davam os sacramentos do baptismo, casamento, os últimos sacramentos e faziam os funerais.


5 - No fim do séc. VI, foi escolhido como papa, pela primeira vez, um monge. Tratou-se de Gregório, o Grande o qual apoiou o movimento monástico e reorganizou a igreja.
Por sua iniciativa, desenvolveu-se a missionação: foram enviados missionários para zonas rurais menos cristianizadas e para áreas que continuavam totalmente pagãs. Dessa forma foram cristianizadas a Grã-Bretanha e a Irlanda, de onde, no séc. VIII, saíram os monges que evangelizaram as regiões da Germânia situadas a leste do rio Reno.
Foi graças à actuação deste Papa, que o Cristianismo ultrapassou os limites do tradicional mundo romano e se tornou um importante factor de unidade na Europa Ocidental.

Catarina Lopes disse...

1.-A Igreja católica prestava auxílio às populações mais desfavorecidas dando-lhes apoio, comida e bens essenciais.
2.-Mosteiro é um termo derivado da palavra grega "μοναστήριον" monastērion. Indica a habitação e o local de trabalho de uma comunidade de monges ou freiras. Os mosteiros cristãos ocidentais também são chamados de abadia, priorado, convento cartuxo, convento de frades, e preceptoria, enquanto a habitação de freiras também pode ser chamada de convento.
3.-Um mosteiro era constituído pelas seguintes zonas:
-Igreja e dependências
-Sacristia medieval;
-Sala do Capítulo;
-Parlatório;
-Refeitório;
-Lavabo;
-Claustros
-Salas;
-Sacristia;
-Capelas;
-Biblioteca
-Oficinas
-Recepção e hospedaria
-Noviciado
-Agricultura e pecuária
-Enfermaria

4.-O clero regular é constituído por clérigos consagrados da Igreja Católica. Sendo designados por religiosos, seguem as regras de uma determinada ordem religiosa, com hierarquia própria e títulos específicos. Os membros do clero regular eram essencialmente monges e freiras e viviam em mosteiros. O clero secular é composto por sacerdotes, como bispos e arcebispos, que desenvolvem actividades voltadas para o público e que vivem junto ao resto da população. Ambos tinham direitos semelhantes: não pagavam imposto ao rei, recolhiam a dízima (imposto pago pelo povo) e só deviam obediência ao Papa. Viviam em paróquias (padres), dioceses (bispos) e mosteiros ou conventos (monges e freiras).

5.-Gregório, o Grande, foi Papa de 3 de Setembro 590 até sua morte. Enquanto papa, a sua actuação foi marcada pela evangelização de diversos povos como é exemplo o envio dos primeiros missionários para converter os anglo-saxões nas Ilhas Britânicas (tendo enviado para lá um grupo de quarenta monges beneditinos) e também para outros territórios como a Sicília e a Córsega. Gregório foi ainda o responsável pela hierarquização dos membros do clero e também pela criação do conceito de Purgatório.

Carolina Magro disse...

Carolina Magro nº 8


1. A Igreja Católica adquiriu um grande prestígio junto das populações porque conseguiu durante o império romano difundir-se muito rapidamente e por um numero muito elevado de população (todo o império romano no século IV). Por outro lado, quando se deram as invasões barbaras e face ao clima de insegurança, foram os bispos que organizaram a defesa das cidades e conseguiram efectuar a cristianização dos bárbaros, normalmente através dos seus líderes. Pela influência que possuía, a Igreja Católica recebia grandes doações tornando-a cada vez mais poderosa e influente.


2. Um mosteiro é uma comunidade que se dedica exclusivamente ao serviço de Deus. Desde o século IV que muitos crentes se isolavam do mundo e foram viver para os mosteiros para se dedicar ao serviço de Deus. Os mosteiros tornaram-se importantes centros de actividade cultural e económica.



3. Os mosteiros estavam divididos em zonas de acordo com o tipo de actividade que os monges faziam ao longo do dia. Esta organização foi feita por S. Bento de Núrsia através do estabelecimento das regras (conjunto de normas que regiam o dia a dia dos monges). Assim os monges deveriam logo pela manhã e até à quarta hora, exercerem actividade manual (trabalho nos campos ou cópia de livros), da quarta à sexta hora dedicavam-se à leitura. Depois tinham um período para descanso (da sexta hora até à nona). Depois de rezarem a Nona (às 15horas) voltavam ao trabalho do que fosse preciso até ao novo período de orações (as Vésperas), rezadas ao fim da tarde. Estas actividades eram feitas em zonas distintas (campo, biblioteca, dormitório, igreja, carpintarias, etc).



4. O Clero Secular era o nome atribuído aos membros do clero que viviam junto às populações (aldeias, cidades, etc), e o Clero Regular era aquele que vivia nos mosteiros de acordo com as normas impostas que geriam o seu dia a dia.


5. Gregório, o Grande foi o primeiro monge que foi escolhido como papa. Gregório, o Grande apoiou o movimento monástico, reorganizou a igreja e desenvolveu a missionação, isto é foram enviados missionários para as zonas rurais menos cristianizadas e para os locais que continuavam totalmente pagãos (seguidores de outras religiões sem ser o cristianismo). Ajudou na expansão do cristianismo. Duas das zonas em que se desenvolveu a missionação por iniciativa de Gregório o Grande foi a Grã-Bretanha e a Irlanda, de onde partiram mais tarde os monges que evangelizaram as regiões da Germânia, a leste do rio Reno, ultrapassando os limites do antigo Império Romano.

tomas disse...

1- Os motivos foram: -a riqueza

2- Um mosteiro é uma comunidade que se dedica exclusivamente ao serviço de Deus.

3- As que constituem um mosteiro são: a biblioteca, a horta, a enfermeiria,o dormitório, o claustro, a igreja, o refeitório/cozinha e a albergaria.

4- Clero regular- são aqueles que vivem nos mosteiros.
Clero secular- são aqueles que vivem junto á população.

5- A acção do Gregório o grande foi o movimento monástico e reorganizou a igreja e por sua iniciativa desenvolveu a missionação.

Trabalho realizado por Tomás nº 14

António Lobo nº5 7ºF disse...

1- A igreja católica teve grande prestígio pelo:
- clima de insegurança;
- os bispos que organizavam a defesa das cidades;
- etc;

2- São comunidades que se dedicavam exclusivamente ao serviço de deus.

3- O dormitório, o refeitório, a horta, o claustro, a biblioteca, a igreja, a abergaria.

4- O clero secular eram aqueles que viviam no mosteiro e o clero regular eram aqueles que viviam junto da população.

5- Gregório, apoiava o movimento monástico e reorganizava a igreja.

Ana Gabriela nº3 7ºF disse...

1-Adquiriu um grande prestigio por causa das riquesas, que vinham devido as doações.
2-Os mosteiros eram comunidades que se dedicavam exclusivamente ao serviço de Deus.
3-As zonas que constituiam o mosteiro eram as zonas do Oriente da Europa.
4- O Clero Secular viviam junto das populações, e o Clero Regular eram os que viviam nos mosteiros.
5-Gregório, o Grande apoiou o movimento monástico e reorganizou a Igreja.

Ana Deac, 7º F. disse...

1 - Grande prestígio, porque são os Bispos que organizam a defesa das cidades.

2 - Mosteiro é uma comunidade que se dedica exclusivamente aos serviços de Deus.

3 - Horta, enfermaria, Albergaria, Biblioteca, Igreja, Claustro, Dormitório, Refeitório e Cozinha.

4 - Clero Secular - Aqueles que vivem junto à população (aldeias e cidades);
- Clero Regular - Aqueles que vivem nos mosteiros.

5 - Apoiou o movimento monástico; reorganizou a Igreja e desenvolveu a missionação (Grã-Bretanha e Irlanda).

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue