As Instituições Gregas e a Sociedade

. quinta-feira, 25 de novembro de 2010
24 comentários


Doc. 1
Cerca do século V a. C., todos os cidadãos de uma cidade-estado como Atenas comparticipavam no governo do Estado. Tal assemelhava-se a uma moderna Democracia.

Judith Croshe, Os Gregos, Círculo de Leitores, Lisboa, 1975

Agora já sabes responder.
1. Define Democracia. (resposta da Beatriz Cabarrão)
Demo(Povo)+cracia(Poder)=Democracia.
A Democracia é um Regime Social e Político em que o poder de governar pertence ao povo, a todos os cidadãos. Este Sistema Político Ateniense diz que: todos os cidadãos são iguais perante a lei, as pessoas são qualificadas pelo seu mérito, todos os cidadãos podem desempenhar cargos, os cidadãos têm de cumprir as leis e respeitar os magistrados.

2. Refere quais eram as instituições gregas. (resposta do André Gonçalves)
As instituições gregas eram:
- a Eclesia (assembleia dos cidadãos) que votava as leis, decidia a guerra e a paz, votava o ostracismo (mandar para o exilio durante 10 anos), e também elegia os Estrategos;
- Estrategos. Os Estrategos eram outra instituição formados por 10 pessoas, eram eles que chefiavam o exercito, dirigiam a vida politica e Pericles foi o principal estratego Ateniense;
- Boulê. Os Boulê eram formados por 500 elementos, são eles que preparam os projectos de lei e eles eram tirados à sorte pelos cidadãos;
- Helieia: A Helieia eram o tribunal, eram eles que julgavam os crimes, eram formados por 6000 juízes e tal como os Boulê eram tirados à sorte pelos cidadãos.

3. Indica quais eram os grupos sociais que existiam em Atenas. (resposta da Margarida Ramos)
Os grupos sociais que existiam em Atenas eram três:
- cidadãos que eram do sexo masculino, tinham mais de 18 anos, eram filho de pai e mãe ateniense, não pagavam impostos e só eles tinham propriedades na Ática;
- Metecos que eram estrangeiros residentes em Atenas, dedicavam – se ao comércio e ao artesanato, tinham fortunas, pagavam impostos, prestavam serviço militar e não participavam na vida política mas eram responsáveis pelo desenvolvimento económico de Atenas;
- Escravos que eram considerados meros instrumentos de trabalho, podiam ser comprados ou vendidos como uma mercadoria, eram utilizados no trabalho do campo, nas minas e oficinas e no serviço doméstico, eram tratados com relativa humanidade.

4. Transcreve o teu texto sobre o grupo social que trabalhaste na sala.

Somos nós os indivíduos do sexo masculino, maiores de 18 anos , filho de pai e mãe atenienses que podemos participar no governo da Pólis. E também só nós é que possuímos propriedades (terras e casas) na Ática, não estando sujeito a impostos.
As nossas mulheres não só são excluídas da vida política, como gozavam de direitos muito limitados, vivendo da dependência dos pais ou dos maridos. (Resposta da Ana Guerreiro)

"Eu sou um meteco, estrangeiro residente em Atenas.Dedico-me ao artesanato e ao comércio e chego a acumular importantes fortunas. Embora de mim dependa o desenvolvimento económico da cidade, não me é reconhecido direitos políticos. Presto porém, serviço militar e tenho de pagar impostos." (Resposta da Carolina Caldeira)

“Eu sou um escravo e sou considerado meros instrumentos de trabalho. Sou propriedade dos donos que me compram ou vendem como qualquer mercadoria que utilizam em todo o tipo de tarefas: serviço doméstico, trabalho nos campos, nas oficinas ou nas minas. Tratam-nos, todavia, com relativa humanidade.” (Resposta da Márcia Silva)


5. Explica o motivo porque se afirma que a Democracia Grega era uma Democracia limitada. (resposta da Marta Laureano).
Era uma Democracia Limitada, porque as mulheres, os escravos e os metecos não participavam na vida política, e era uma sociedade esclavagista.

Revisões para o Teste.

.


Apresentação de revisões para o teste de Avaliação.

Liga de Delos e Religião

. quinta-feira, 18 de novembro de 2010
23 comentários

Mapa 1

Doc. 1

Nós somos três irmãos, filho de Cronos e gerados por reis: Zeus e eu; o terceiro é Hades, que governa os mortos.
Tudo se dividiu em três partes, cada um teve a sua honra.
Assim, coube-me habitar para sempre o mar cinzento, depois que tirei a sorte; as trevas bolorentas (os infernos) saíram a Hades e a Zeus o vasto céu no éter e nas nuvens. A Terra é comum a todos, bem com o enorme Olímpo.

Ilíada, XV, 168-201

Agora já sabes responder.
1. Explica os motivos que levam os historiadores a afirmar que a Economia Ateniense era comercial, marítima e monetária. (resposta da Ana Caldeireiro)
Os motivos que levaram os historiadores a tal informação são baseados em vários factos:
- As barreiras montanhosas levaram as populações a concentrarem-se mais junto ao mar;
- A cidade de Atenas ao mesmo tempo localizada numa península tinha um território maior logo mais recursos em relação às outras cidades gregas;
- Passou a ser uma cidade aberta ao mar permitindo a estimulação do comércio marítimo.
- O crescimento de diversas actividades como a metalurgia e a construção de navios e a crescente procura deste pólo comercial por parte de mercadores quer de outras cidades-estados quer de países estrangeiros;
- Toda esta actividade mercantil era paga em grande parte com moedas.
Concluindo, foi com base nesta economia marítima e mercantil que se construiu a riqueza de Atenas.

2. Indica quais foram os motivos que levaram à constituição da Liga de Delos. (Resposta da Beatriz Cabarrão)
Os Persas, senhores de um grande Império que se estendia desde Ásia Menor até à Índia, como ambicionavam dominar as cidades gregas e o Mar Egeu, decidiram invadir a Grécia. Devido a esta invasão todas as cidades uniram-se para fazer frente aos invasores, estes perderam na Batalha de Termópilas (terrestre) mas venceram na Batalha de Salamina (naval) devido à superioridade dos navios. Assim as várias cidades-estado uniram-se e deram uma contribuição em dinheiro para protecção contra outro ataque dos Persas ou de outros inimigos-Liga Delos.

3. Identifica o Deus grego que está a falar no documento. (Resposta da Beatriz Cabarrão)
-O Deus grego que está a falar no documento é Poseidon, Deus dos Mares, que como diz no Documento é filho de Cronos e tem dois irmãos, Zeus, Deus do céu e das tempestades e Hades, Deus dos infernos, tendo também duas irmãs, Hera, Deusa do casamento;lar e Demeter, Deusa das colheitas.

4. Refere como os gregos imaginavam os Deuses. (Resposta da Rafaela Moutinho)
Os gregos imaginavam que os Deuses eram semelhantes aos Homens, porque tinham a mesma forma física, sentimentos, qualidades e defeitos. Os Deuses apenas eram diferentes pois eram imortais e tinham poderes sobrenaturais, viviam no cimo do Olímpo e constituíam uma grande família.

5. Distingue culto cívico de culto pan-helénico. (Resposta do Pedro Lopes).
O Culto Cívico era prestado na cidade, em templos, em festivais como por exemplo em Atena , celebravam a Procissão das Panateneias, em Honra de Atena, e as Grandes Dionísias, festivais de música e teatro dedicados a Dioniso.
O Culto Pan-helénico era em grandes santuários, cujo culto atraía pessoas de toda a Grécia. Os santuários mais visitados eram o de Zeus ,em Olímpia, e o de Apolo, em Delfos.

6. Indica quais eram os dois santuários mais importante do mundo grego. (Resposta da Margarida Ramos)
Os dois santuários mais importantes do mundo Grego são o Zeus e o Apolo.
- O santuário Zeus que se situa em Olímpia, tinha lugar de quatro em quatro anos os Jogos Olímpicos, onde os gregos de todo o mundo exibiam as suas proezas atléticas, em honra do Deus Zeus.
- O santuário Apolo que se situa em Delfos, os crentes ocorriam para consultar o oráculo de Apolo pela boca de sacerdotisa Pítia lhes revelava o futuro.

A Grécia

. quinta-feira, 11 de novembro de 2010
21 comentários


Agora já sabes responder.
1. Indica as zonas que constituiriam a Grécia no séc. V a. C. (Resposta do João Morgado).
As zonas que constituíram a Grécia no séc. V a.C. foram a Grécia asiática(situada na ásia),Grécia Continental,Grécia Insular(constituida por muitas ilhas) e Magma Grécia(sul da Itália).

2. Refere as principais características do território Grego. (Resposta da Beatriz Cabarrão).
As principais características do território grego são: territórios montanhosos (eram aproveitados para a pastorícia), planícies na zona litoral (para cultivar cereais, vinha, oliveira e figueira), numerosas ilhas (eram bons pontos de apoio seguro para a navegação), costas muito recortadas, bons portos naturais e existência de golfos e baias.

3. Explica os motivos pelo quais os gregos se consideravam um único povo. (Resposta da Rafaela Moutinho).
Os Gregos consideravam-se um único povo porque tinham a mesma religião, os mesmos costumes e falavam a mesma língua.
E conscientes desta unidade cultural, sentiam-se diferentes dos outros povos, aos quais chamavam bárbaros.

4. Indica as zonas que constituíam uma cidade-estado grega. (Resposta da Maragarida Ramos).
As zonas que constituíam uma cidade-estado grega eram: a acrópole que era a zona mais alta, a zona de protecção e a zona dos templos; a agora que era a zona mais baixa ou praça, zona de comércio, zona de assembleia; a aldeia, e por fim o porto.

5. Refere o nome do rei espartano que ficou famoso por ter defendido o território grego. (Resposta do Miguel Fernandes).
O rei espartano que defendeu os gregos foi Leónidas. O rei de Esparta tomou posição com cerca de 5.000 hoplitas, entre os quais 300 espartanos, escolhidos entre os melhores para combater os persas.

6. Indica o local dessa batalha e quem foram os adversários. (Resposta da Beatriz Cabarrão).
A batalha deu-se no Estreito das Termópilas situado entre a Tessália e a Fócida e os adversários eram os persas, conduzidos pelo rei da Pércia, Xerxes.

Hebreus e Fenícios

. sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Aqui fica a apresentação sobre os Hebreus e os Fenícios como revisão para a nossa ficha de 5ª feira.


Hebreus e Fenícios

. quinta-feira, 4 de novembro de 2010
24 comentários

Lê com atenção o documento.

"Escuta, oh Israel: O Eterno é nosso Deus, o Eterno é Único. Amarás O Eterno, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todos os teus recursos."

Devarim [Deuteronómio], 6,4

Agora já sabes responder.
1. Identifica o povo que fez esta oração. (resposta do João Morgado)
O povo que fez esta oração foi o povo Hebreu (judeu), tribos seminómadas de origem semita,situados inicialmente na Mesopotâmia no 2.º milénio a. C.

2. Transcreve a frase que confirma que eles eram monoteístas. (Resposta da Ana Guerreiro)
A frase do texto que confirma que eles monoteístas é: “ ..... O Eterno é nosso Deus, o Eterno é Único.” Esta frase explica que eles adoravam apenas um único Deus.

3. Define Êxodo. (Resposta da Carolina Caldeira)
Êxodo foi a viagem que os Hebreus realizaram para saírem do Egipto e regressarem à Palestina. Nesta longa e acidentada viagem foram conduzidos por Moisés.

4. Refere a actividade a que se dedicavam os fenícios. (Resposta da Mariana Barrento)
Dedicavam-se à metalurgia (armas de bronze e de ferro, jóias de ouro e de prata, estátuas religiosas),à fabricação de vidros colorido e à produção de tintura de tecidos.
A principal actividade económica dos fenícios era o comércio. Os fenícios desenvolveram técnicas de navegação marítima, tornando-se os maiores navegadores da Antiguidade. Desse modo, comercializavam com grande número de povos e em vários lugares do Mediterrâneo, guardando em segredo as rotas marítimas que descobriam.

5. Refere qual foi a grande inovação introduzida por eles. (Resposta da Ana Caldeireiro)
A grande inovação introduzida por eles foi o alfabeto fenício que continha 22 símbolos , era um alfabeto fonético e era mais fácil de aprender.

6. Explica a sua importância. (Resposta do Miguel Fernandes)
A importância da escrita para os fenícios foi desenvolver a comunicação. Servia para registar, de forma simples e prática, as encomendas as compras e vendas, permitindo que se aprendesse, de forma fácil, a ler e a escrever. Facilitava, assim, a comunicação.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue