A formação do Império Romano.

. quinta-feira, 6 de janeiro de 2011


Lê o documento:

Os romanos são bandidos que cobiçam o mundo inteiro. Depois de conquistarem as terras vão pilhar os próprios mares (...).
São os único de entre os mortais a cobiçar com o mesmo furor as riquezas e a miséria. Roubar, massacrar, pilhar, eis o que os romanos chama, na sua falsa linguagem, civilizar.
Os nossos bens e rendimentos são consumidos pelos impostos (...); os nosso braços são usados a derrubar florestas,sob o jugo do chicote.

Tácito, Vida de Júlio Agrícola
(governador da Bretanha)

Agora já sabes responder:
1. Indica onde é que se localiza a Península Itálica. (Resposta da Ana Rodrigues)
A península Itálica localiza-se a sul da Europa,na zona central do mar Mediterrâneo e é banhada por outros três mares, o Jónio, o Tirreno e o Adriático.

2. Explica os motivos que levaram os romanos a chamar ao mar Mediterrâneo, Mare Nostrum. (Resposta do Miguel Fernandes)
O Mar Mediterrâneo foi chamado, pelos romanos, de Mare Nostrum (que significava o mar é nosso) porque todos os territórios à volta foram conquistados pelos romanos e também porque todo o comércio marítimo era controlado pelos romanos.

3. Refere quais foram os elementos que contribuíram para a unidade do Império. (Resposta da Rafaela Moutinho)
Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram:
- a mesma língua (latim);
- a mesma religião (Politeístas);
- os mesmos costumes;
- Legionários- "Pax Romana"- Paz Armada (As legiões são o garante da segurança);
- rede viária (estradas);
- cidades (vida urbana);
- Imperador (o primeiro Imperador é Octávio César Augusto);
- moeda;
- Direito Romano (leis);
- Administração Pública.

4. Refere qual era a opinião do autor do texto sobre a acção dos romanos nos territórios conquistados.
(resposta do Pedro Lopes)
A opinião de Tácito é que a civilização para os Romanos resumia-se em três palavras:
Roubar( "os bens são consumidos por impostos"), massacrar ("os seus braços são usados a derrubar florestas, sob o jugo do chicote") e pilhar(derrubar as florestas).

(Resposta da Beatriz Cabarrão)
O autor acha que a acção dos romanos nos territórios conquistados é uma acção de roubo e cobiça pois estes acham que roubar, massacrar e pilhar é o mesmo que civilizar. Os romanos utilizam muitas das pessoas que os rodeiam que não têm tanta riqueza, como utensílio de trabalho obrigando-os a trabalhar e a pagar impostos.

(Resposta da Ana Caldeireiro)
O autor Tácito, era um historiador romano e sogro de Julio Agrícola ( governador da Bretanha cujo território foi também conquistado pelos romanos) com o qual trocou cartas e assim lhe permitiu escrever o livro "A vida de Julio Agrícola", de onde foi retirado este exerto.Com conhecimento de causa, o que o autor nos diz, é que os romanos, sob uma falsa aparência, procuraram conquistar um maior número de territórios possíveis com o objectivo de alcançar a sua propia paz e segurança.
O autor do texto achava que os romanos eram maus porque roubavam os outros povos, na terra e no mar e ainda diziam que estavam a civilizar.
Obrigavam-os a trabalhar sob as ordens deles senão torturavam-os e ainda que subjugados tinham que pagar tributações e impostos.
A ambição dos romanos não conhecia limites.

23 comentários:

Ana Catarina R. 7º G disse...

1- A península Itálica localiza-se a sul da Europa,na zona central do mar Mediterrâneo e é banhada por outros três mares, o Jónio, o Tirreno e o Adriático.

2-Os motivos que levaram os romanos a chamar ao mar Mediterrâneo, Mare Nostrum, foi porque os romanos controlavam todo o comercio que passava pelo mar Mediterrâneo e porque os romanos conquistaram todas a terras á volta do mediterrâneo.

3- Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram terem a mesma língua ou seja o Latim (que mais tarde vai dar origem a cinco línguas ,ao português, ao romeno, ao francês, ao castelhano e ao italiano), os mesmos costumes, legionários (as legiões são o garante da segurança do Império), estradas(rede rodoviária), cidades (vida urbana), Imperador (o primeiro imperador foi Octávio César Augusto), moeda, leis (direito romano) e admistraçao publica.

4- A opinião do autor do texto sobre a acção dos romanos nos territórios conquistados é que o autor diz que os romanos eram bandidos por roubavam sem ter misericórdia de minguem e também diz que os romanos pensavam que roubar e massacrar e que era civilização.

Tomás Santos disse...

1-A Península Itálica citua-se a Sul da Europa na zona central do Mar Mediterrâneo.

2-Os motivos que levaram os romanos a chamar ao Mar Mediterrâneo,foi porque todos os territórios são conquistados pelos romanos.

3-Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram:o Latim, Religião-politeísta, os costumes e os Legionários.

4-A opinião do autor texto sobre a acção dos romanos nos territórios conquistados era que os romanos eram ladrões e bandidos.

Anónimo disse...

1.A Península Itálica é uma das maiores penínsulas da Europa.Localiza-se na zona central e esta junto ao rio Tibre. A região do centro da Itália onde os Latinos se fixaram passou a chamar-se Lácio.

2.Os motivos pela qual os romanos passaram a chamar ao mar Mediterrâneo, Mare Nostrum eram porque achavam que o mar lhes pertencia pois todos os territórios á volta tinham sido conquistados por eles e tambem porque todo o comércio marítimo era controlado por eles.

3.Para a unidade do Império contribuiram a língua (O Latim), a mesma religião (Politeístas), os costumes, a pax romana (Ou seja,o exército garantia a paz das regiões), a vasta rede de estradas, o direito romano (As leis), a moeda, as cidades (Vida urbana) e um poder central forte (Ou seja, o poder do Imperador).

4.Segundo o autor os romanos eram bandidos que após conquistarem as terras iam roubar os mares.Eram muito ambiciosos e cobiçavam tanto a riqueza como a pobreza.Obrigavam os povos conquistados a trabalhar e a pagar impostos.

MIGUEL FERNANDES disse...

1- A Península Itálica localiza-se na zona central do Mar Mediterrâneo e a sul da Europa.

2- O Mar Mediterrâneo foi chamado, pelos romanos, de Mare Nostrum (que significava o mar é nosso) porque todos os territórios à volta foram conquistados pelos romanos e também porque todo o comércio marítimo era controlado pelos romanos.

3- Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram a mesma língua (o latim), a mesma religião, os mesmos costumes, os legionários, a rede viária, as cidades, o imperador, a moeda, os direitos humanos e a administração pública.

4- A opinião do autor sobre a acção dos romanos era de que eles eram bandidos porque cobiçavam o mundo inteiro; conquistavam as terras e pilhavam os mares; roubavam, massacravam, cobravam impostos e usavam o povo para os seus trabalhos. Por estas razões o autor tem uma opinião negativa.

Pedro L. disse...

1 - A Península Itálica localiza-se na zona central do Mar Mediterrâneoe a Sul da Europa.

2 - "Mare Nostrum" significa "O Mar é nosso" e os motivos que os levaram a chamar o Mar Mediterrâneo, Mare Nostrum foram porque todos os territórios à sua volta eram conquistados pelo Império Romano, sendo assim o comércio marítimo foi controlado pelos Romanos.

3 - Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram a língua (Latim), a mesma religião( politeístas), os mesmos costumes, os Legionários (são a garante da segurança), a Rede Viária (estradas) ,as cidades (a vida urbana) ,o Imperador (Octávio César Augusto), a moeda, o Direito Romano (leis) ,e a Administração Pública.

4 - A opinião de Tácito é que a civilização para os Romanos resumia-se em três palavras:
Roubar( "os bens são consumidos por impostos"), massacrar ("os seus braços são usados a derrubar florestas, sob o jugo do chicote") e pilhar(derrubar as florestas).

Rafaela Moutinho disse...

1. A Península Itálica tem a forma de uma bota, longa costa recortada e território montanhoso recortado por imensos rios. Localiza-se no Sul da Europa e na zona central do Mar Mediterrâneo.

2. Os motivos que levaram os Romanos a chamar ao Mar Mediterrâneo, Mare Nostrum (Mar Nosso)foram os seguintes:
- Terem conquistado todos os territórios à volta do Mar Mediterrâneo;
- Controlarem todo o comércio marítimo.

3. Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram:
- a mesma língua (latim);
- a mesma religião (Politeístas);
- os mesmos costumes;
- Legionários- "Pax Romana"- Paz Armada (As legiões são o garante da segurança);
- rede viária (estradas);
- cidades (vida urbana);
- Imperador (o primeiro Imperador é Octávio César Augusto);
- moeda;
- Direito Romano (leis);
- Administração Pública.

4. Na opinião do autor do texto os romanos eram bandidos, porque roubavam, massacravam, pilhavam, aumentavam os impostos e usavam as pessoas para derrubar florestas, sob o jugo do chicote nas terras que foram conquistando ao longo dos tempos.

Rafaela Moutinho 7ºG / Nº25

Bianca nº 9 disse...

1-A penínula italica localiza-se a sul da Europa no centro do mar mediterrâneo.

2-Porque controlavam todo o comércio do mediterrânio.

3-A mesma lingua, os mesmos costumes a mesma religiao, um imperador e legionarios.

4-A opiniao do autor é que os romanos eram ladroes perante os seus territorios.

Beatriz Cabarrão nº8 7ºG disse...

1-A Península Itálica localiza-se na zona central do Mediterrâneo, no Sul da Europa. Esta Península tem a forma de uma "bota", tem uma longa costa recortada e é um território montanhoso recortado por vários rios.

2-O motivo que levou os romanos a chamar ao Mar Mediterrâneo, Mare Nostrum (o Nosso Mar) foi o facto de estes terem um grande império à volta do Mar Mediterrâneo tendo assim o controlo de todo o Comércio Marítimo feito neste.

3-Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram a língua (Latim, falado em quase todo o mundo romano), a religião (politeístas), os costumes, os legionários ("Pax Romana", que tinha o garante da segurança), rede viária (muitas estradas espalhadas por todo o império romano), cidades (vida urbana), um Imperador (primeiro imperador, Octávio César Augusto), uma moeda, o direito romano (leis romanas) e os municípios (seguiam o modelo administrativo da cidade de Roma).

4-O autor acha que a acção dos romanos nos territórios conquistados é uma acção de roubo e cobiça pois estes acham que roubar, massacrar e pilhar é o mesmo que civilizar. Os romanos utilizam muitas das pessoas que os rodeiam que não têm tanta riqueza, como utensílio de trabalho obrigando-os a trabalhar e a pagar impostos.

Inês Rosa disse...

1) A Península Itálica localiza-se no centro do mar Mediterrâneo.

2) Os motivos que levaram os romanos a chamar ao mar Mediterrâneo, Mare Nostrum foi a conquista de todos os territórios à costa e de todo o comércio marítimo que era controlado pelos Romanos.

3) Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram:
- Latim
- Religião
- Costumes
- Legionário
- Rede viária
- Cidade
- Imperador
- Moeda
- Direito Romano
- Administração pública.

4) A opinião do autor sobre o texto é a ganância dos Romanos quererem todos os territórios para eles.

Inês Rosa nº 14 7ºG

Marta laureano 7ºG Nº21 disse...

1.A Península Itálica localizava-se na zona central do mar Mediterrâneo, no Sul da Europa.
2.Os romanos chamavam ao mar Mediterrâneo Mare Nostrom, porque todos os territórios á volta estam conquistados pelos romanos.
3. Os elementes que contribuiram para a unidade do Império foram a mesma lingua(latim), a mesma religião, mesmos costumes, legionários(ganrantem a segurança), rede viária(estradas), cidades(vida urbana), Imperador, moeda, Leis, e a adminastração pública.
4.A opinão de Tácito em
relação ás acções dos romanos nos territórios conquistados era que os romanos eram interesseiros e tinham uma enorme vontade de governar o mundo.Cobuçavam riquezas, e enchiam toda a Roma com impostos.
Marta laureano 7ºG Nº21

Miguel César disse...

1- A penisula Itálica localiza-se a sul da Europa.

2- Os motivos que levaram os romanos a levar a chamar Mar Nostrum ao Mar Mediterrâneo é que todos os território eram deles e todo o comércio marítimo era controlado por eles.

3-Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram:
Latim;religião;legionarios;redes viarias;cidades;imperador;moeda;direito romano;admistrâo pública.

4-A opinião do autor do texto sobre a acção dos romanos nos territórios conquistados era que os romanos ream bandidos que cobiçavam o mundo.

Francisco disse...

1-A península itálica situa-se junto do mar Mediterrâneo no sul da Europa.

2-Eles chamavam ao mar mediterrâneo "Mare Nostrum" porque só circulavam na aquele mar quem ele queriam.

3-

4-A opiniao do autor e que eles eram quem dominavam a Europa

Márcia Silva Nº17 7ºG disse...

1- A Península Itálica localiza-se na zona central do Mar Mediterrâneo.


2- Os motivos que levaram os romanos a chamar ao Mar Mediterrâneo Mare Nostrum foi que os romanos quando conquistam as Terras querem conquistar também os mares. Os romanos passaram a chamar ao Mar Mediterrâneo Mare Nostrum porque a Península Itálica ( península que os romanos conquistaram) é banhada pelo Mar Mediterrâneo e Mare Nostrum significa “o mar é nosso”.


3- Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram : a língua, a religião, os mesmos costumes, os legionários, uma rede viária, as cidades, um imperador, a moeda, o direito romano e a administração pública.


4- A opinião do autor do texto sobre a acção dos romanos nos territórios conquistados é que considera os romanos cobradores , porque no texto leva a querer que os romanos cobiçavam por tudo e por nada.

Márcia Silva Nº17 7ºG

margarida ramos nº 19 disse...

1 – A Península Itálica localiza-se na zona central do mar Mediterrâneo, no sul do Continente Europeu, na zona central de Itália, onde se situa Roma actualmente e também se localiza na zona do Lácio.

2 – Os motivos que levaram aos romanos a chamar ao mar Mediterrâneo “Mar Nostrum”, ou seja Mar nosso foram: todos os territórios dos à sua volta foram conquistados pelos romanos e também todo o comércio marítimo é controlado por romanos.

3 – Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram: a língua latina; a religião, pois eles eram politeístas; os costumes; os legionários; as estradas; as cidades; o imperador, o primeiro foi Octávio César Augusto; a moeda, as leis e a administração pública.

4 – A opinião do autor do texto sobre a acção dos romanos nos territórios conquistados acha mal eles roubarem, pilharem e massacrarem.

Margarida Ramos

João Morgado disse...

Agora já sabes responder:
1. Indica onde é que se localiza a Península Itálica.


A península Itálica localiza-se a sul da Europa,banhada pelo mar Mediterrâneo a sul.




2. Explica os motivos que levaram os romanos a chamar ao mar Mediterrâneo, Mare Nostrum.


Os romanos chamavam Mare Nostrum ao mar Mediterrâneo porque este transformou-se num autêntico "lago romano" e o centro do seu Império.




3. Refere quais foram os elementos que contribuíram para a unidade do Império.



Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram o poderoso e organizado exército romano sujeito a uma rigorosa disciplina.



4. Refere qual era a opinião do autor do texto sobre a acção dos romanos nos territórios conquistados.



A opinião do autor do texto é que os romanos conquistavam as terras depois iam "roubar" tudo dos próprios mares.Eram bandidos que roubavam e massacravam e chamavam a isso de civilização.

João Fernandes disse...

1-A Península Itálica localiza-se na zona central do Mar Mediterrâneo, no sul da Europa.

2-Os Romanos chamavam ao mar "Maré Nostrum", porque todos os territórios á volta do mar são conquistados por eles e porque todo o comércio maritimo era controlado por eles.

3-Os elementos que contribuíram para a unidade o império Romano foram o latim, a moeda, as leis, a administração pública, a vida urbana e a rede viária.

4-A opinião do autor em relação aos Romanos é que são uns bandidos que só roubam, pilham, massacram e que consomem outras pessoas e as obrigam a trabalhar sob o jugo do chicote.

Mariana Barrento disse...

1.A península Itálica localiza-se no sul da Europa, na zona central do mar mediterrâneo.

2. Os motivos que levaram os romanos a chamar ao mar Mediterrâneo, Mare Nostrum são porque todos os territórios à volta do mar mediterrâneo foram conquistados pelos romanos, sendo este transformado num autêntico lago romano, uma vez que era onde estava concentrado todo o império romano.
Era nesta área geográfica que se desenvolvia o comércio marítimo controlado pelos romanos.

3. Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram:
- a língua latim (deu origem ao português, romeno, francês, castelhano e Italiano);
- a religião politeístas (tinham vários deuses);
- costumes;
- legionários (pax romana – paz armada, as legiões são o garante da segurança);
- rede viária (estradas);
- cidades (a vida urbana);
- Imperador (o primeiro imperador foi Otávio César Augusto);
- Moeda;
- direito romano (leis);
- Administração pública.

4. A opinião do autor do texto sobre a acção dos romanos nos territórios conquistados é de que este povo era inimigo dos restantes povos.Segundo o autor, eram bandidos que invejavam a riqueza alheia, obrigavam o povo a trabalhar e ainda cobravam impostos.

afonso nsunda disse...

1- A Península Itálica localiza-se na zona central do mar mediterrâneo, a sul da Europa.

2- Os romanos chamavam "Mare Noustrum", ao mar mediterrâneo, porque todos os territórios a volta tinham sido conquistados pelos romanos.

3- Os elementos que contribuíram para a unidade do Império, que aqui vou referir, são:
.a lingua(latim)
.a vasta rede de estrada
.o dirito romano
.os municipios
.um poder central forte

ass: afonso nsunda Nº1
7ºg

alexandre correia disse...

1-A Península Itálica localiza-se a Sul da Europa,na zona central do Mar Mediterrâneo.

2-Os motivos que levaram os romanos a chamar ao mar Mediterâneo,Mare Nostrum foi devido á expansão dos mesmos ao longo do mediterrâneo através da conquista de terras e assim dominaram todos os territórios á volta do mar mediterrâneo.

3-Os elementos que contribuíram para a unidade do Império foram:
a língua(o Latim),o exército(os Legionários),o direito romano,as redes viárias(estradas),a moeda,a religião,os mesmos costumes e o imperador.

4-A opinião do autor do texto sobre a acção dos romanos nos territórios conquistados eram que eles eram crueis,poderosos,sem ressentimentos,exploradores e não olhavam a meios para atingir certos fins.

Filipe Nº12 disse...

1-Localiza-se a sul da Europa.

2-Pois todo o seu território ficava á volta do Mar Mediterrâneo.

3-

4-A opinião do autor diz que os romanos foram como bandidos que conquistaram várias terras.

Ana Catarina Guerreiro nº 4 disse...

1. R: A Península Itálica localiza- se na zona central do mar Mediterrâneo , no sul da Europa.

2. R: Os motivos pelos quais levaram os romanos a chamar ao Mar Mediterrâmeo, Mare Nostrum era devido a todos os territórios á volta serem conquistados pelos romanos e todo o comércio marítimo ser controlado por eles também, daí a chamarem –lhe Mare Nostrum (mar nosso ).


3. R: Os elementos principais que contribuíram para a unidade do Império Romano foram : a mesma Língua falada (latim) , a mesma Religião, os mesmos costumes , a segurança em todo o Império ( Legionários “ Pax Romana” ), a mesma Moeda , as mesmas leis – Direito Romano , o mesmo Imperador , uma vasta rede de estradas e o mesmo modelo administrativo em todas as cidades do Império.


4. R: A opinião do autor do texto sobre a acção dos romanos nos terrirórios conquistados é que os romanos eram um povo conquistador sem olharem aos meios que utilizavam para essas conquistas.O autor indica tambem que os romanos apesar de civilizar faziam-no atraves da exploração do povo .Em resumo os romanos eram "bandidos autorizados".

André Gonçalves nº 7 disse...

1. A Península Itálica localiza-se no centro do mar Mediterrâneo e situa-se também no sul de Europa.

2. Os motivos que levaram os romanos a chamarem ao mar Mediterrâneo, de mar Nostrum eram: todos os territórios à volta do mar Mediterrâneo pertenciam ao Império romano, o outro motivo era que todo o comércio maritimo era controlado pelos romanos. mar Nostrum quer significa "nosso mar".

3. Os elementos que contribuíram para a unidade de império foram: a língua "LATIM", a religião "POLITEÍSTAS", os costumes, e os legionários que faziam a paz romana.

4. A opinião do autor do texto é que os romanos eram, bandidos, e que eles eram os únicos a cobiçar as riqueza, as misérias, eles também roubavam, massacravam e pilhavam.

Ana Carolina C. disse...

1-A península Itálica localiza-se a Sul da Europa, na zona central do mar Mediterrâneo, e tem a forma de uma bota.

2-Os romanos chamavam ao Mar mediterrâneo "maré Nostrum " ( que significa mar nosso) porque todos os territórios á volta foram conquistados pelos romanos e porque todo o comércio marítimo era controlado por eles.

3-Os elementos que contribuíram para a unidade do império foram:
-o latim ( dele derivaram 5 línguas : o português, o romeno, o francês, o castelhano e o italiano)
-A religião (eram politeístas)
-Os costumes
-Legionários (pax romana-paz armada, as legiões garantiam a segurança)
-A rede viária (as estradas)
-Cidades (vida urbana)
-Imperador ( o 1º imperador foi Octávio César Augusto)
-A moeda
-O direit romano (as leis)
-A administração publica

4-O autor Tácito, era um historiador romano e sogro de Julio Agrícola ( governador da Bretanha cujo território foi também conquistado pelos romanos) com o qual trocou cartas e assim lhe permitiu escrever o livro "A vida de Julio Agrícola", de onde foi retirado este exerto.Com conhecimento de causa, o que o autor nos diz, é que os romanos, sob uma falsa aparência, procuraram conquistar um maior número de territórios possíveis com o objectivo de alcançar a sua propia paz e segurança.
O autor do texto achava que os romanos eram maus porque roubavam os outros povos, na terra e no mar e ainda diziam que estavam a civilizar.
Obrigavam-os a trabalhar sob as ordens deles senão torturavam-os e ainda que subjugados tinham que pagar tributações e impostos.
A ambição dos romanos não conhecia limites.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue