Domínio Senhorial

. quinta-feira, 28 de abril de 2011
24 comentários

Agora já sabes responder.
1. Refere quais eram as actividades que os nobres se dedicavam. (Resposta da Beatriz Cabarrão)
Os nobres dedicavam-se à caça, ao combate, participavam em torneios, em Justas e organizavam banquetes nos seus castelos. Estes também possuíam exércitos próprios, praticavam a justiça e faziam cobrar impostos passando a população a estar sujeita ao poder senhorial. 

2. Refere como era constituído o domínio senhorial. (Resposta do Miguel Fernandes)
O domínio senhorial era constituído por duas partes a reserva e o manso: a reserva era uma parte explorada directamente pelo senhor e o manso (casal, em Portugal) eram pequenas extensões de terra exploradas por uma família de camponeses

3. Distingue Servo de Colono. (Resposta da Ana Caldeireiro)
Servo era a condição de camponeses não livres, eram aqueles que não podiam sair/abandonar o domínio senhorial, nem casar fora dele sem a autorização do senhor; e o colono era a condição de um camponês livre. Mas ambos tinham obrigações como pagamentos em dinheiro ou em géneros e prestação de trabalho gratuito (corveias) na reserva.

4. Explica no que consistia o contrato de vassalagem. (Resposta da Margarida Ramos)
Através do contrato de vassalagem, estabeleciam-se as relações de vassalagem que eram as relações de dependência. O contrato de vassalagem era celebrado através de várias cerimónias por intermédio das quais dois nobres comprometiam-se a obrigações mútuas.
Em primeiro lugar, o vassalo (nobre) declarava desejar ficar na dependência do suserano, o mais poderoso, esta era a cerimónia de homenagem. Em seguida, o vassalo jurava ao suserano obediência e fidelidade, esta era a cerimónia de juramento de fidelidade. Por fim, seguia-se a cerimónia da investidura. Nesta cerimónia o suserano entregava ao vassalo um objecto que representava o benefício ou feudo, assim o vassalo era recompensado. O benefício ou feudo era uma importância em dinheiro, um cargo ou uma terra mais ou menos extensa. Assim, consistia o contrato de vassalagem.



On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue