Domínio Senhorial

. quinta-feira, 28 de abril de 2011

Agora já sabes responder.
1. Refere quais eram as actividades que os nobres se dedicavam. (Resposta da Beatriz Cabarrão)
Os nobres dedicavam-se à caça, ao combate, participavam em torneios, em Justas e organizavam banquetes nos seus castelos. Estes também possuíam exércitos próprios, praticavam a justiça e faziam cobrar impostos passando a população a estar sujeita ao poder senhorial. 

2. Refere como era constituído o domínio senhorial. (Resposta do Miguel Fernandes)
O domínio senhorial era constituído por duas partes a reserva e o manso: a reserva era uma parte explorada directamente pelo senhor e o manso (casal, em Portugal) eram pequenas extensões de terra exploradas por uma família de camponeses

3. Distingue Servo de Colono. (Resposta da Ana Caldeireiro)
Servo era a condição de camponeses não livres, eram aqueles que não podiam sair/abandonar o domínio senhorial, nem casar fora dele sem a autorização do senhor; e o colono era a condição de um camponês livre. Mas ambos tinham obrigações como pagamentos em dinheiro ou em géneros e prestação de trabalho gratuito (corveias) na reserva.

4. Explica no que consistia o contrato de vassalagem. (Resposta da Margarida Ramos)
Através do contrato de vassalagem, estabeleciam-se as relações de vassalagem que eram as relações de dependência. O contrato de vassalagem era celebrado através de várias cerimónias por intermédio das quais dois nobres comprometiam-se a obrigações mútuas.
Em primeiro lugar, o vassalo (nobre) declarava desejar ficar na dependência do suserano, o mais poderoso, esta era a cerimónia de homenagem. Em seguida, o vassalo jurava ao suserano obediência e fidelidade, esta era a cerimónia de juramento de fidelidade. Por fim, seguia-se a cerimónia da investidura. Nesta cerimónia o suserano entregava ao vassalo um objecto que representava o benefício ou feudo, assim o vassalo era recompensado. O benefício ou feudo era uma importância em dinheiro, um cargo ou uma terra mais ou menos extensa. Assim, consistia o contrato de vassalagem.



24 comentários:

Rafaela Moutinho disse...

1. Os nobres dedicavam-se:
- à caça;
- aos combates;
- aos torneios;
- às justas;
- aos banquetes.

2. O domínio senhorial era constituído pela reserva (parte explorada pelo senhor) e pelos Mansos (partes exploradas pelos camponeses). Nos domínios senhoriais viviam e trabalhavam camponeses colonos (livres) e os servos (não livres).

3. Os Servos não eram livres, ou seja, não podiam abandonar o domínio senhorial, nem casar fora dele sem autorização do senhor e os Colonos eram livres.

4. O contrato de vassalagem consistia em dois nobres (ou membros do clero) comprometerem-se a obrigações mútuas. O nobre que prestava vassalagem (o vassalo) desejava ficar na dependência do mais poderoso (o suserano), na cerimónia da homenagem jurava-lhe obediência e fidelidade (o juramento de fidelidade), finalmente na cerimónia da investidura o suserano entregava ao vassalo um objecto que representava o benefício (mais tarde chamado feudo).

Rafaela Moutinho Nº25

Mariana Barrento disse...

1. As actividades a que os nobres se dedicavam eram:
-à caça;
-o combate;
-os torneios ;
-as justas;
-os banquetes.
2. o domínio senhorial era constituído pela reserva (a parte explorada pêlo senhorio) e pelo manso (as partes exploradas pêlos camponeses).
3. Os colonos eram camponeses livres, que cultivam por sua conta uma porção de terra.
Os servos eram camponeses não-livres, que não podiam, sem autorização do senhor , abandonar o domínio senhorial nem casar fora dele.
4. O contrato de vassalagem consistia em que dois nobres (ou membros do alto clero) se comprometessem a obrigações mútuas.

MIGUEL FERNANDES disse...

1 - Os nobres dedicavam-se à caça, ao combate, aos torneios, às justas e aos banquetes.

2 – O domínio senhorial era constituído por duas partes a reserva e o manso: a reserva era uma parte explorada directamente pelo senhor e o manso (casal, em Portugal) eram pequenas extensões de terra exploradas por uma família de camponeses.

3 - Um servo era um camponês não livre que não podia, sem autorização do senhor, abandonar o domínio senhorial, enquanto que um colono era um camponês livre, que cultivava uma porção de terra, em troca das obrigações estabelecidas com o proprietário.

4 - O contrato de vassalagem era um acordo realizado entre um senhor (nobre ou membro do alto clero) mais poderoso - o suserano - e outro menos importante - o vassalo - que voluntariamente se colocava na sua dependência. Com o contrato de vassalagem (celebrado através de várias cerimónias) desenvolviam-se as relações de vassalagem.

João Morgado disse...

1. Refere quais eram as actividades que os nobres se dedicavam.

Os nobres dedicavam-se à caça,ao combate e ao treino(justas e torneios).E como actividade lúdica faziam muitos banquetes nos seus castelos.


2. Refere como era constituído o domínio senhorial.


O domínio senhorial era constituído pela reserva(parte explorada pelo senhor) e pelo manso(partes exploradas pelos camponeses).

O domínio senhorial era constituído por

3. Distingue Servo de Colono.

Tanto o Servo como o Colono são camponeses que trabalham nos domínios senhoriais mas enquanto que os Colonos são camponeses livres os Servos são camponeses não-livres.


4. Explica no que consistia o contrato de vassalagem.

O contrato de vassalagem consistia em que o conde e o futuro vassalo juntassem as mãos e se aliassem com um beijo.Depois aquele que presta homenagem jura fidelidade com palavras de fé e de seguida jura o mesmo sobre as relíquias dos santos.Por último o conde dá-lhe a investidura com uma varinha que segura na mão.

Pedro L. disse...

1 - As actividades que os nobres se dedicavam eram a caça, aos combates, a torneios, às Justas e faziam banquetes.

2 - O Domínio Senhorial era constituído por pela Reserva (parte explorada pelo senhor) e pelos Mansos (partes exploradas pelos camponeses.

3 - Nos Domínios Senhoriais, viviam e trabalhavam os camponeses livres (colonos), e camponeses não-livres (servos), que não podiam, sem a autorização do seu senhor, abandonar o domínio senhorial ou casar fora dele.

4 - As relações de vassalagem estabeleciam-se através de um contrato de vassalagem, que era celebrado através de cerimónias. Primeiro o nobre (vassalo) que prestava a vassalagem declarava que queria ficar na dependência do mais poderoso(suserano). Jurava-lhe obediência e fidelidade. Finalmente o suserano entrega ao vassalo o benefício, com que o vassalo era recompensado .

Marta Laureano 7ºG Nº21 disse...

1.As as actividades a que a nobreza se dedicava eram a caça, o combate, os torneios, as justas e os banquetes.
2.O dominiu senhorial era constituido por uma parte explorada pelo senhor chamada de reserva e terras exploradas pelos camponeses chamadas de mansos.
Por um lado existiam os Colonos que eram Homens livres, e por outro lado existiam os Servos que eram Homens não-livres.
O contrato de vassalagem consistia no nobre que prestava vassalagem declarava desejar ficar na dependencia do mais poderoso (o suserano), depois jurava-lhe obediência e fidelidade.

Marta Laureano 7ºG Nº21

Marta Laureano 7ºG Nº21 disse...

1.As actividades a que os nobres se dedicavam eram a caça, os torneios, os banquetes, as justas e os combates.
2.O dominiu senhorial rea constituido por terras exploradas pelo senhor (chamadas de Reservas) e por terras exploradas pelos componeses (chamadas de Mansos).
3.Por um lado o Colona era uma Homem livre, mas por outro o Servo era um Homem não-livre.
4. O contrato de vassalagem consistia no vassalo declarar desejar ficar na dependencia de um nobre mais poderoso (o suserano, depois o vassalo jura-lhe obediência e fidelidade eterna.

Marta Laureano 7ºG Nº21

Filipe C. Nº12 disse...

1-Actividades a que os Nobres se dedicavam:
-Caça
-Combate
-Torneios
-Justas
-Banquetes

2-O Domínio senhorial era constituído por:
-Reserva- A parte explorada pelo senhor.
-Manso- A parte explorada pelos camponeses.

3-A distinção de Servo e de Colono é que os Servos não são livres e os Colonos são.

4-Os contratos de vassalagem consistiam num nobre que prestava vassalagem, desejava ficar na dependência do mais poderoso.

Margarida Ramos disse...

1 – Os nobres dedicavam-se às seguintes actividades: caça, combate, torneios e justas. Assim, os nobres possuíam exércitos, praticavam a justiça e faziam cobrar impostos.

2 - O Domínio Senhorial ou Senhorio é o território onde se exercia o poder senhorial. O domínio senhorial estava dividido em 2 partes distintas: a reserva e os mansos. A reserva era a parte explorada pelo senhor e os mansos eram a parte explorada por uma família de camponeses.
Nos domínios senhoriais viviam e trabalhavam camponeses livres e não-livres, os livres eram os colonos e os não-livres eram os servos. Os camponeses também tinham as suas obrigações que eram: o trabalho nos campos e a prestação de trabalho gratuito (corveias) nas reservas.

3 – O servo era o camponês não-livre que não podia abandonar o domínio senhorial e nem casar fora dele, sem pedir autorização ao senhor. O colono era o camponês livre que cultivava por sua conta uma porção de terra, em troca das obrigações determinadas com o proprietário ou senhor.

4 – Através do contrato de vassalagem, estabeleciam-se as relações de vassalagem que eram as relações de dependência. O contrato de vassalagem era celebrado através de várias cerimónias por intermédio das quais dois nobres comprometiam-se a obrigações mútuas.
Em primeiro lugar, o vassalo (nobre) declarava desejar ficar na dependência do suserano, o mais poderoso, esta era a cerimónia de homenagem. Em seguida, o vassalo jurava ao suserano obediência e fidelidade, esta era a cerimónia de juramento de fidelidade. Por fim, seguia-se a cerimónia da investidura. Nesta cerimónia o suserano entregava ao vassalo um objecto que representava o benefício ou feudo, assim o vassalo era recompensado. O benefício ou feudo era uma importância em dinheiro, um cargo ou uma terra mais ou menos extensa. Assim, consistia o contrato de vassalagem.

Margarida Ramos Nº19

Beatriz Cabarrão disse...

1-Os nobres dedicavam-se à caça, ao combate, participavam em torneios, em Justas e organizavam banquetes nos seus castelos. Estes também possuiam exércitos próprios, praticavam a justiça e faziam cobrar impostos passando a população a estar sujeita ao poder senhorial.

2- O domínio senhorial, ou seja, o território sobre o qual se exercia o poder senhorial, era dividido em duas partes: a reserva e os mansos.
A reserva era a parte do domínio explorada pelo senohor. Os mansos eram pequenas extensões de terra cada uma explorada por uma família de camponeses.

3-Nos domínios senhoriais trabalhavam camponeses livres, os colonos, e uma maioria de camponeses não-livres, os servos, que não podiam abandonar o domínio senhorial sem a autorização dos senhores nem casar fora dele. Em troca do manso que era atribuído aos camponeses, estes fossem colonos ou servos estavam sujeitos a uma série de obrigações: pagamentos em dinheiro e em géneros e prestações de trabalho gratuito (corveias) na reserva.

4- Os nobres mais poderosos procuravam que outros membros da nobreza menos poderosos se colassem na sua dependência pondo ao seu serviço os homens de armas que dispunham. O mesmo acontecia com os nobres menos poderosos que esperavam também obter vantagens através da dependência dos mais fortes ganhando direito à sua protecção e sendo recompensados com terras e outros bens. Estas relações de dependência chamavam-se relações de vassalagem e estabeleciam -se através de um acordo designado por contrato de Vassalagem celebrado através de várias cerimónias onde dois nobres ou membros do alto Clero se comprometiam a várias obrigações. O nobre tinha que prestar vassalegem (o vassalo) declarando que desejaria de ficar na dependência do mais poderoso (o suserano). Esta era a cerimónia de homenagem. Jurava-lhe, em seguida, obediência e fidelidade. Esta cerimónia designava-se por Juramento de Fidelidade. Por fim, havia a cerimónia da investidura, durante a qual o suserano entrega ao vassalo um objecto que representava o benefício, com que o vassalo era recompensado. O benefício ou feudo consistia numa importância em dinheiro num cargo ou na maioria das vezes numa terra mais ou menos extensa.

Miguel César disse...

1- Os nobres dedicavam-se a caça; combate; torneios; justas e banquetes.

2- O domínio senhorial era constituído por reservas e mansos.

3- Os servos eram não livres e os colonos eram livres.

4- Auxílio militar ou monetário e fidelidade e conselho

francisco nº13 disse...

1-Os nobres dedicavam-se a varias actividades:a caça,ao combate,aos torneios,as justas e aos banquetes.

2-O domínio senhorial era contituido pela reserva e pelos mansos.

3-O Servo é um habitante não livre e o Colono é um habitante livre.

4-

Márcia Silva Nº17 7ºG disse...

1- As actividades a que os nobres se dedicavam eram a caçar, combater, participar em torneios, em justas e em banquetes.


2- O domínio senhorial era constituído pela Reserva(a parte que era explorada pelo Senhor) e os Mansos(a parte explorada pelos camponeses ).


3- Servo é um camponês não-livre ( não podiam sem a autorização do Senhor, abandonar o domínio senhorial, sem casar fora dele ) e Colono é um camponês livre.


4- O contracto de vassalagem consiste em estabelecer as relações de vassalagem ( relações d dependência).


Márcia Silva Nº17 7ºG

joao fernandes disse...

1-Os nobres dedicavam-se á caça, combate, torneios, justas e banquetes.

2-O dominio era constituido pelas reserva e pelo manso.

3-Os Colonos são livres e os Servos são não livres.

4-Os Vassalos prestavam auxilio militar ou monetário e tinham fidelidade e conselho.

Tomás Santos disse...

1-As actividades que os nobres se dedicavam-se era à caça e as actividades militares.

2-O domínio senhorial era constituído por pagamento de impostos há população dos seus territórios.

3-O Servo Colono era a maioria dos camponeses não-livres.

4-O contrato de vassalagem consistia das varias cerimónias por intermédio das quais dois nobres se comprometiam a obrigações mútuas.

Ana carolina disse...

 
1- Os nobres dedicavam-se á caça, ao combate, a fazer torneios, justas e banquetes.

2- O domínio senhorial era constituído pelo um território onde estava exercido o poder senhorial. Esse território  estava dividido em duas partes para exploração: as reservas -parte explorada pelo senhor, e os mansos - parte explorada pelos camponeses. 

3- Servo era a condição de camponeses não livres, , eram aqueles que não podiam sair/abandonar o domínio senhorial, nem casar fora dele sem a autorização do senhor; e o colone era a condição de um camponês livre. Mas ambos tinham obrigações como pagamentos em dinheiro ou em géneros e prestação de trabalho gratuito (corveias ) na reserva.

4- O contrato de vassalagem era um acordo onde as relações de dependência (também chamadas de relações de vassalagem) se estabeleciam. Esse contrato era celebrado através de varias cerimonias ( a homenagem e o juramento de fidelidade ). A homenagem era quando um nobre fazia a vassalagem e desejava ficar na dependência do mais poderoso (o suserano) e o juramento de fidelidade era quando, depois da homenagem, jurava ao mais poderoso obediência e fidelidade.

carolina caldeira nº10 disse...

1.As actividades a que os nobres se dedicavam eram:caça,combate,torneios,justas e banquetes.

2.O domínio senhorial eram constituídos por duas partes distintas: a reserva e os mansos.
A reserva era explorada directamente pelo senhor.
Os mansos eram pequenas extensões de terra, cada uma delas explorada por uma família de camponeses.

3.Os servos eram camponeses não-livres que não podiam, sem a autorização do senhor, abandonar o domínio senhorial, nem casar fora dele. Os colonos eram camponeses livres.

4.O contrato de vassalagem era um contrato celebrado através de várias cerimónias, e em que dois nobres (ou membros do alto clero) se comprometiam a obrigações mútuas. O nobre que prestava vassalagem comprometia-se a ficar na dependência do mais poderoso e jurava-lhe obediência e fidelidade.O vassalo era recompensado com um benefício que podia ser uma importância em dinheiro, um cargo ou uma terra.

Ana Catarina Guerreiro nº4 disse...

1- As actividades as quais os nobres se dedicavam era : á caça, ás justas , aos combates, a torneios, a banquetes e as grandes festas.


2- O domínio senhorial era constituído/divido em duas partes: reserva(parte explorada pelo directamente senhor) e os mansos (pequenas extensões de terra , cada uma explorada por uma família de camponeses).


3- A diferença entre Servo e Colono é que um servo é um camponês não-livre que sem autorização do senhor nao podia sair do domínio senhorial ou casar fora dele ; um colono é um camponês livre trabalham e vivem nos domínios senhoriais .


4- O contrato de vassalagem consiste num acordo celebrado através de várias cerimónias as quais dois nobres se compremetiam a obrigações.

Alexandre Correia disse...

1-Os nobres dedicavam-se ao combate,aos torneios,as Justas,aos banquetes e á caça.

2-O dominio senhorial era constituido pela reserva e pelos mansos.

3-Os Colonos eram camponeses livres que viviam e trabalhavam nos dominios senhoriais e os Servos eram camponeses não-livres e não podiam abandonar o dominio senhorial e casar fora dele sem a autorização do senhor.

4-O contrato de vassalagem consistia em que 2 nobres ou membros do alto clero se comprometiam a obrigações mutuas.
O vassalo deseja ficar na dependencia do mais poderoso(suserano) jurando-lhe obdiencia e fidelidade em troca o suserano entregava-lhe um objecto que representava o benefico.

André Nunes disse...

1- Os nobres dedicavam-se a caça, combate, torneios, justas e banquetes.

2-O Dominio senhorial era constituido por:

Reservas - parte explorada pelo senhor.
Mansas - terras exploradas pelos camponeses.

3-Nos domínios senhoriais viviam e trabalhavam camponeses livres, os colonos, e uma maioria de camponeses não-livres, os servos, que não podiam, sem autorização do senhor, abandonar o domínio senhorial, nem casar fora dele.

4-O contrato de vassalagem consistia em relações de independência, chamavam-se relações de vassalagem e estabeleciam-se através de um acordo chamado contrato de vassalagem, celebrado através de várias cerimónias por intermédio das quais dois nobres (ou membros do alto clero) se comprometiam a obrigações mútuas.

André Nunes disse...

1- Os nobres dedicavam-se a caça, combate, torneios, justas e banquetes.

2-O Dominio senhorial era constituido por:

Reservas - parte explorada pelo senhor.
Mansas - terras exploradas pelos camponeses.

3-Nos domínios senhoriais viviam e trabalhavam camponeses livres, os colonos, e uma maioria de camponeses não-livres, os servos, que não podiam, sem autorização do senhor, abandonar o domínio senhorial, nem casar fora dele.

4-O contrato de vassalagem consistia em relações de independência, chamavam-se relações de vassalagem e estabeleciam-se através de um acordo chamado contrato de vassalagem, celebrado através de várias cerimónias por intermédio das quais dois nobres (ou membros do alto clero) se comprometiam a obrigações mútuas.

André Gonçalves nº 7 disse...

1.As actividades a quais os nobres se dedicavam eram: a caça, o combate, os torneios, as Justas e os banquetes.

2. O domínio senhorial era constituído pelas reservas (parte explorada pelo o senhor) e os mansos (parte explorada pelos camponeses.

3. A diferença entre servo e colono é que: o servo é livre e o colono não é livre.

4. O Tratado era um meio de apoio aos nobres, mantendo um vínculo de lealdade. Necessário ser cristão, laços de amizade, colocando o outro acima de tudo. Através do juramento, os senhores garantiam o cumprimento das obrigações vassálicas.

Bianca Félix, nº 9, 7º G disse...

1- As actividades que os nobres se dedicavam era à caça, combate, torneios, justas e banquetes.

2- Reserva que é uma parte explorada pelo Senhor; Manso é uma parte explorada pelos camponeses.

3- Os servos não são livres e os colonos são livres.

Inês Rosa, nº 14, 7º G. disse...

1- Os nobres dedicavam-se à caça, ao combate, aos torneios, às justas e faziam banquetes.

2- O domínio senhorial era constituído pela reserva, a parte explorada pelo senhor e também era constituído pelo manso, a partes exploradas pelos camponeses.

3- O colono cultiva uma porção de terra por sua conta e são livres.
O servo é o contrário e são não livres.

4- Contrato de Vassalagem consistia em várias cerimónias por dois nobres ou membros do alto clero se comprometia a obrigações.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue