Mumificação e Hieroglifos

. sexta-feira, 28 de outubro de 2011


Agora já sabes reponder:
1. Explica porque motivos os egípcios mumificavam os corpos (resposta do Afonso Venes Rocha, nº18 do 7º2ª).
Os Egípcios acreditavam na vida depois da morte e por isso havia a necessidade de conservar os corpos para esta segunda vida. Por isso mumificavam os mortos, ou seja embalsamavam os corpos.
Envolviam-nos em finas tiras de linho e guardavam-nos em sarcófagos de madeira e ouro. Colocavam rolos de papiro com fórmulas mágicas no interior dos sarcófagos. Depois enterravam os sarcófagos em túmulos, a residência dos mortos, eram enterrados juntamente com tesouros e com tudo o que mais os Egípcios consideravam necessário para a nova vida: alimentos, móveis, jóias, carros, barcos e estatuetas que representavam escravos e soldados.


2. Explica qual era o segredo da "mumificação natural" (resposta da Sabina Neto, nº 25 do 7º 8ª)..
O segredo da mumificação natural era a secagem do corpo, pois a areia (um elemento natural) que era quente funcionava como a secagem pois não "desfazia" o corpo e funcionava também como uma maneira de preservar o mesmo.

3. Refere no que consistia o Julgamento dos Mortos (resposta do João Lameiras, nº 10 do 7º 8ª).
O julgamento dos mortos ou tribunal de Osíris, era uma cerimónia realizada pelos Deuses Anúbis (pesava o coração dos mortos) e Tot (Deus da sabedoria). Nesse tribunal o morto era julgado da seguinte forma: o seu coração era pesado e se fosse mais leve do que uma pena de avestruz significava que tinha sido uma boa pessoa durante a vida e assim tinha direito a uma nova vida, se isso não acontecesse o coração era devorado por um monstro com cabeça de crocodilo.

4. Identifica o tipo de escrita que era utilizado pelos egípcios (Resposta do Rafael Ramires, nº27 do 7º 2ª).
A escrita egípcia foi inventada no 4º milénio a.C. e continha mais de 700 sinais. Esta escrita era um sistema complexo apenas dominada pelos escribas e inspirava-se em quatro principais sentidos: sentido ideográfico (representação de uma ideia), sentido fonético (som), sentido silábico (sílaba) e um sentido figurativo (figuras).
Esta escrita é conhecida como escrita hieroglífica mas divide-se em outros dois tipos de escrita: escrita hierática (utilizada nos documentos oficiais) e escrita demótica (tipo de escrita mais simples baseada em abreviaturas).


5. Refere quais eram os sentidos que elas tinham (resposta do João Serrano, nº 20 do 7º 2ª).
Os quatros sentidos que elas tinham eram: o sentido Fonético, o sentido Figurativo (ou) sentido Representativo, o sentido Ideográfico e o sentido Silábico.
Pede ao escriba para escrever o teu nome.

48 comentários:

tomas bento disse...

1-Os egipcios acreditavam na existência de um mundo dos mortos.
2-Para preservar os corpos.
3-Consistia em saber se a pessoa tinha direito a entrar no mundo dos mortos ou a ser comida por um mostro com cabeça de crocodilo.
4-Hierática e demótica.
5-Sentido figurativo,silábico,fonético e ideográfico.

sabina neto nº25 7º8ª disse...

1-os egípcios mumificavão os corpos porque acreditavam que as pessoas ao morrerem, cujo a pesagem do coração fosse mais leve do que o de uma pena estes regressariam a um corpo e a mumificação consistia na preservação desse mesmo corpo.
2- o segredo da mumificação natural era a secagem do corpo, pois a areia (um elemento natural) que era quente funcionava como a secagem pois não "desfazia" o corpo e funcionava também como uma maneira de preservar o mesmo.
3-o julgamento dos mortos consistia na pesagem do coração dos mortos para saber se este era mais leve que uma pena.
4- o tipo de escrita utilizada pelos egípcios eram a hierática, usada para documentos oficiais e a demótica, que era a escrita mais simples.
5-os sentidos da escrita eram figurativa, fonética, idiográfica e silábica.

Mariana Melo Nº17 7º8 disse...

1-Os motivos porque os egípcios mumificavão os corpos eram porque os egípcios acreditavam na existencia de um mundo dos mortos, agradável e parecido com o mundo terreno.
2-O segredo da "mumificação natural" era um processo de desidratação rápida, e a ocorrência do fenômeno depende das condições climáticas do ambiente, que deve possuir:
— baixa humidade, em torno de 6% de humidade relativa do ar;
— temperatura elevada (a partir de 40°C);
— E ventilação abundante.
3-O Julgamento dos Mortos consistia no Anúbis, deus dos embalsamamentos, pesava o coração do morto, enquanto Tot, deus da sabedoria, registava o resultado da pesagem.Se o coração pesasse menos do que uma pena de avesruz, a alma regressava ao corpo do morto e este teria direito à vida eterna.
4-O tipo de escrita que era utilizado pelos egípcios era a Hieroglífica.
5-Os sentidos que elas tinham eram o sentido silábico ,o figurativo, o ideográfico e o fonético.

Rodrigo Narciso nº24 7º 8ª disse...

1-Os Egípcios mumificavão os corpos, porque acreditavam que um dia as pessoas que eram mumificadas ressuscitavam e para ressuscitarem tinham que preservar o seu corpo.

2-O segredo da mumificação é o enterro.

3-o Julgamento dos Mortos consistia em o morto ir até ao tribunal de Osíris e lá pesavam o seu coração, se o coração pesa-se menos que uma pena de avestruz, iriam para o céu, se não eram comidos por um monstro com cabeça de crocodilo.

4-O tipo de escrita utilizados pelos egípcios é os hieroglífos.

Tomás Noronha disse...

1 - Os egípcios mumificvrão os corpos porque as Múmias são cadáveres que são embalsamados por algumas sociedades que acreditam no retorno ao corpo de uma entidade analogamente a um espírito. Tal processo, chamado de mumificação, tem como fim de preservar o corpo para a recepção do "espírito".

2 - A mumificação natural ocorre, quase sempre, em locais onde o clima é seco e a terra árida. Em certos casos, a mumificação natural permite que a ciência entenda como eram as condições de vida a milhares de anos atrás.

3 - Consistia no morto que chegaria a uma grande sala de justiça, onde para além de Deus Osíris, estavam quarenta e dois juízes com cabeça de animal e uma faca na mão. O morto fazia então a chamada "confissão negativa" através da qual proclamava não ter roubado, matado, cometido adultério, etc.

4 - Os tipos de escrita utilizados pelos egípcios era a hierática e a demótica.

catia fortes 7º 8ª disse...

1.A mumificação é uma técnica que os egípcios utilizavam para preservar o corpo do faraó e de seus parentes. Isso porque, segundo a crença deles, o faraó e sua família eram descendentes do deus Rá (Sol). Portanto, sendo filhos de deuses, eles não poderiam morrer. Diziam que eles apenas entravam em um sono profundo por muito tempo e que um dia acordariam.

2.O ventre era enchido com uma mistura de mirra e canela, sendo cozido. O cadáver era depois mergulhado num banho de natrão (silicato de soda e alumínio), onde permanecia durante setenta dias.

3.Pesagem das almas no Livro dos Mortos. O coração é pesado contra a pluma da verdade, enquanto o monstro Ammut espera para devorar o coração se necessário.

4.Existiam duas formas de escrita: a demótica (mais simples) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos).

5. os sentidos eram ; silabico , ideografico, fonetico e figurativo.

mariana farinha 7º8º disse...

1.- os egpicios mumuficavam os mortos porque acreditavam na vida depois da morte. assim elesqueriam preservar os seus corpos.
2.- o segredo da mumificação era secar o corpo. este processo e mais facil num terreno arido.
3.- o julgamento dos mortos consistia na pesagem do coração contra uma pena de avestruz. se este pesasse menos o defundo tinha direito a vida eterna.
4.- a escrita utilizada pelos egipcios era hierogrifica.
5.- aguia\braço|boca\ervas\braço\onda\braço

Maria Santos disse...

1.Os egípcios praticavam a Mumificação, porque acreditavam na vida depois da morte e ira-se precisar do corpo.
2. O segredo da “mumificação natural” era enterrar os corpos na areia a pouca profundidade, para que o calor do sol os desidrata-se
3. O julgamento dos mortos consiste na pesassem do coração pelo Anúbis, deus dos embalsamentos e o registo do resultado pelo Tot, deus da sabedoria. Se a pesagem for inferior ao peso de uma pena de avestruz, a alma regressava ao corpo do morto e tinha direito a vida interna.
4. O tipo de escrita utilizado pelos estípticos é a escrita hieroglífica.
5. O sentido que elas tinham era: sentido figurativo, ideográfico (representação de uma ideia), fonético (som), e silábico (sílaba).

Maria Santos Nº15 7º8ª

Patrícia F disse...

Patrícia Fonseca, 7º8ª, nº20
1. Os egípcios mumificavam os corpos pois acreditavam na imortalidade e que a alma e o corpo eram um só, por isso preservavam o corpo.
2. O segredo da mumificação natural era o corpo ser exposto a condições específicas da natureza (como por exemplo: temperaturas muito frias que levam ao congelamento).
3. O Julgamento dos Mortos consistia em pesar o coração do morto e registar o resultado dessa pesagem. Se o coração pesasse menos que uma pena de avestruz a alma regressava ao corpo do morto e este teria direito à vida eterna.
4. Os egípcios usavam os hieróglifos, que são um conjunto de símbolos com vários sentidos. Essa escrita era dominada pelos escribas.
5. Os hieróglifos tinham um sentido figurativo, ideográfico, fonético e silábico.

João Lameiras disse...

1. Os Egípcios acreditavam na vida depois da morte, então tinham necessidade de preservar o corpo recorrendo assim à técnica do embalsamamento em que o corpo era mumificado. Desta forma o corpo encontrava-se em bom estado para que a alma o pudesse reencarnar. A múmia era colocada num sarcófago juntamente com os seus pertences e o vaso canopo, onde se depositavam as vísceras.


2. Os mortos levavam uma preparação para os conservar. Era-lhes retirado o cérebro pelas narinas, uma parte por meio de um ferro curvo e outra parte por meio de drogas que introduziam pela cabeça. Em seguida faziam-lhes um corte na barriga onde lhes tiravam os intestinos e outros orgãos de forma a preservar o corpo. Os orgãos eram passados por vinho de palmeira e colocados no vaso canopo. Enchiam o ventre com mirra, canela e ervas aromáticas. No fim de tudo o corpo era salgado e coberto de natrão durante setenta dias. Ao fim dos setenta dias cobriam o corpo com tiras de pano de algodão (enfaixamento). Colocavam a múmia no sarcófago juntamente com os seus pertences.

3. O julgamento dos mortos ou tribunal de Osíris, era uma cerimónia realizada pelos Deuses Anúbis (pesava o coração dos mortos) e Tot (Deus da sabedoria). Nesse tribunal o morto era julgado da seguinte forma: o seu coração era pesado e se fosse mais leve do que uma pena de avestruz significava que tinha sido uma boa pessoa durante a vida e assim tinha direito a uma nova vida, se isso não acontecesse o coração era devorado por um monstro com cabeça de crocodilo.

4. As escrita utilizada pelos Egípcios era a escrita hieroglífica, inventada na Suméria, no quarto milénio a.c. Os símbolos usados inspiravam-se na fauna e na flora do país. Era apenas dominada pelos escribas, um grupo previligiado.

5. A escrita tinha vários sentidos: figurativo, ideográfico, fonético e silábico. Eram usados mais de setecentos sinais. Haviam ainda mais dois tipos de escrita: a hierática, uasada nos documentos oficiais, e a demóticca, uma forma simples baseada em abreviaturas.

João Lameiras
7º8º
nº10

Gonçalo Monteiro disse...

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª

1-Os egiptos mumificavam os corpos porque acreditavam que um mundo dos mortos.

2-Tiravam o cérbero pelas narinas;fazem uma incisão na ilharga com uma pedra da Etiópia bem cortante;pela abertura feita tiram os intestinos; enchem o ventre com mirra pura e moída,com canela e outros perfumes excepto incenso e tornam a coser.
Salgam o corpo cobrindo de natrão durante 70 dias.

3-O julgsmento dos mortos consistia em Anúbis, deus dos embalsamentos,pesava o coração do morto, enquanto Tot, deus da sabedoria, registava a pesagem.Se o coração pesasse menos que uma pena de avestruz , a alma regressava ao corpo do morto e esse tinha direito à vida eterna.

4-O tipo de escrita era a escrita hieroglifica.

5-Os sentidos que eles tinham era:
Sentido figurativo; sentido ideográfico; sentido fonético e sentido silábico.

Anónimo disse...

1. Porque os Egípcios acreditavam na vida após a morte, mas para o defunto ter acesso a esse mundo, além de ser necessário passar o julgamento de Osíris, seria também necessário que o seu corpo fosse conservado, pois acreditavam que a alma (Ka) e corpo eram um só, e que necessitaria de um corpo para continuar a viver, sendo então embalsamado, passando a múmia.
2. O segredo da mumuficação natural consistia em salgar o corpo do defunto, cobrindo-o de natrão durante 70 dias.Depois sesses 70 dias, o corpo seria lavado e completamente envolvido em tiras de pano de algodão cobertas com uma goma.
3. O Julgamento dos Mortos consistia em pesar o coração dos mortos para saber se teriam sido boas ou más pessoas durante a sua vida, sendo a lógica que se o coração pesasse menos do que uma pena de avestruz, a alma regressava ao corpo do morto e este teria direito à vida eterna; se pelo contrário, pesasse mais do que a dita pena, o defunto era condenado a sofrer, sendo engolido por um monstro com cabeça de crocodilo.
4. O tipo de escrita utilizado pelos egípcios era a escrita hieroglífica que era composta por mais de 700 sinais, que seria um desenho que, além do sentido figurativo, tinha também um sentido ideográfico (representação de uma ideia), um sentido fonético (som) e um sentido silábico (sílaba).
5. Seria um desenho que, além do sentido figurativo, tinha também um sentido ideográfico (representação de uma ideia), um sentido fonético (som) e um sentido silábico (sílaba).
Maria Grenho, nº14, 7º8ª

Glória Mvemba, nº7 7º8 disse...

1)Os egípcios acreditavam que,tal como os deuses habitavam as estátuas que os representavam,a alma do morto precisava de um corpo para continuar a viver.Por isso era,então,o defunto mumificado.

2)A mumificação natural ocorre, quase sempre, em locais onde o clima é seco e a terra árida.

3)O Julgamento dos Mortos consistia em pesar o coração do morto.

4)O tipo de escrita que era utilizado pelos egípcios eram a hierática,o hieroglífos e a demótica.

5)Os seus sentidos eram figurativos,ideográficos fonéticos e silábicos.

Lara Alexandra Nº11 Turma- 7º8ª disse...

1- Os motivos em que os egípcios mumificavam os corpos, é que eles acreditavam na existência da vida depois da morte, e por isso o seu corpo devia ser conservado.
2- O segredo da "mumificação natural" era devido ás baixas temperaturas e à humidade.
3- O que consistia no julgamento dos mortos, pesava-se o coração do morto e se este pesasse menos que uma pena de avestruz a alma voltava outra vez ao corpo do morto e ele tinha o direito à vida eterna.
4- O tipo de escrita que era utilizado pelos egípcios era a escrita hieroglífica, (símbolos).
5- Tinham sentidos de figuras, sons e sílabas.

tiago disse...

1-Os egipcios mumificavam os corpos para para o processo de conservar o corpo.

2-

3-O julgamento dos mortos consistia em julgar o morto para saber se o morto tinha direito em rechuchitar ou nao.

4-O tipo de escrita era escriba.

5-Os sentidos eram:figurativo,idográfico,fonético e silábico

patricia ruivo nº 19 7º8º disse...

1-Os Egípcios mumificavam os corpos porque achavam que se devia conservar a alma para uma vida depois da morte.

2-o segredo da mumificação natural era em vez de deixar o corpo a secar em agua com sal seria deixa-lo a secar na areia do deserto.

3- o julgamento dos mortos consistia na pesagem do coração.

4-o tipo de escrita usada pelos egípcios eram os hieróglifos.

Rita Pereira Nº20 7º9º disse...

1.- De acordo com a religião egípcia, a alma da pessoa necessitava de um corpo para a vida após a morte. Portanto, devia-se preservar este corpo para que ele recebesse de forma adequada a alma. Preocupados com esta questão, os egípcios desenvolveram um complexo sistema de mumificação.

2.- A mumificação natural ocorre, quase sempre, em locais onde o clima é seco e a terra árida. Em certos casos, a mumificação natural permite que a ciência entenda como eram as condições de vida a milhares de anos atrás.

3.- O morto chegaria a uma grande sala de justiça, onde para além de Deus Osíris, estavam quarenta e dois juízes com cabeça de animal e uma faca na mão. O morto fazia então a chamada "confissão negativa" através da qual proclamava não ter roubado, matado, cometido adultério, etc. O seu coração era colocado sobre uma balança e pesado contra uma pena, o símbolo de Maet. Se tivesse o mesmo peso era considerado inocente; em caso contrário seria lançado a Ammut, um monstro que era parte humano, e parte crocodilo, que devorava o coração. A alma justa entrava num local idílico; para os habitantes do Delta esse local eram os Campos Elíseos (Sekhet-hetepet), onde a Primavera era eterna. Os mortos teriam uma vida agradável, desempenhando a mesma função que tinham na terra.


4. os sistemas de escrita utilizados no Antigo Egipto, podemos destacar:
• Os hieróglifos egípcios
• Hieróglifos cursivos
• Hierático, incluindo o "Hierático anormal"
• Demótico
• o Alfabeto copta

5. Os sentidos que elas tinham era da direita para a esquerda.

Sofia 7º9ª nº26 disse...

1- Os egípcios mumificavam os mortos porque assim conservando o corpo eles pensavam que os mortos voltariam à vida.

2- O segredo da mumificação natural era desidratar o corpo.

3- O Julgamento dos Mortos consistia em julgar o morto,Anúbis o deus dos embalsamentos pesava o coração do defunto,assim Tot o deus da sabedoria registava o resultado.Se o coração pesasse menos do que uma pena de avestruz a alma regressaria ao corpo.

4- O tipo de escrita era a escrita hieróglífica.

5- Os sentidos eram: o sentido figurativo,Iderográfico,Fornético e Silábico.

Alexandre Aires Duarte disse...

1-Os egípcios mumificavam os corpos

Alexandre Aires Duarte disse...

1-Os egípcios mumificavam os corpos por pensarem que depois da mumificação do corpo haveria o Julgamento dos Mortos que lhe daria a possibilidade da vida eterna.

2-O segredo da "mumificação natural" consistia na desidratação provocada por uma combinação de sol e areia em contacto com pele.

3-O Julgamento dos Mortos consistia em que depois da mumificação
o coração seria pesado por Anúbis (Deus do Embalsamento) e registado os resultados por Tot (Deus da Sabedoria) e que se pesa-se menos que uma pena de avestruz a sua alma regressaria ao corpo e teria o direito à vida eterna.

4-O tipo de escrita utilizada pelos egípcios era os Hieróglifos.
Alexandre Duarte
Nº1 7º 9ª

Francisco.t7º2ªNº13 disse...

3-O julgamento dos morto consistia em acreditar no mundo dos mortos e o morto é presente ao tribunal de Osíris=>o coração éra pesado com penas de avestruzes:o mais leve(podia entrar no mundo dos mortos e o mais pesado(éra destruido ou de vora do pelo monstro com cabeça de corcudilo);E ainda era embalsamado(secar)=>mumia.

4-O tipo de escrita feita pelos egípcios era o Hieroglifos.


5-Os vários sentidos era dominádo pelos escribas-> tinham 4 sentidos o fonético, o silábico, ofigurativo e o idiográfico,mas tinham 700sinais.
havia ainda mais tipos de escritas -> o Hieratica(utilizada pelos oficiasis) e os Demótica(formas mais simples de utilizar aberviaturas).

Rodrigo Esteves 7º 9ª nº25 disse...

1-Os egípcios mumificavão os corpos porque acreditavam numa vida depois da morte.

2-A mumificação natural consistia em retirar os órgãos vitais e as vísceras do corpo para um vaso.Depois os mortos eram embalsamados e cobertos numa ligadura.

3-O Julgamento dos Mortos consistia em que o defunto ultrapassasse o Julgamento de Osíris e que o seu corpo fosse conservado.Eles acreditavam que se as pessoas fizessem boas acções durante a sua vida, teriam direito a entrar no mundo dos mortos.Se as pessoas fossem más durante a sua vida seriam condenadas.

4-Os egípcios utilizavam a escrita hierática e a demética.

5-A escrita hierática era utilizada em documentos ofíciais.
A escrita demética era uma maneira mais simples de escrever com abreviaturas.

5-

Anónimo disse...

1-A mumificação é uma técnica que os egípcios utilizavam para preservar o corpo do faraó e de seus parentes.Porque,segundo a crença deles, o faraó e sua família eram descendentes do deus Rá (Sol).Portanto, sendo filhos de deuses, eles não poderiam morrer.

2-O segredo da mumificação natural era que nas zonas mais secas da Europa a acidez da água fazia com que os corpos se mumificassem onde eram mais bem preservados.Este tipo de mumificação era muito rara.

3-O julgamento dos mortos consiste em comparar o peso do coração de quem morria com uma pena de avestruz.Se o coração pesasse menos que a pena teria direito a paz iterna.

4-A escrita egípcia era feita com sinais ou caracteres hieróglifos, que representavam imagens de pássaros, insetos, objetos etc..

5-A escrita era utilizda para fazer cálculos,no julgamento dos mortos...


Daniela Mouro Nº9 7º9ª

Anónimo disse...

1-A mumificação é uma técnica que os egípcios utilizavam para preservar o corpo do faraó e de seus parentes.Porque,segundo a crença deles, o faraó e sua família eram descendentes do deus Rá (Sol).Portanto, sendo filhos de deuses, eles não poderiam morrer.

2-O segredo da mumificação natural era que nas zonas mais secas da Europa a acidez da água fazia com que os corpos se mumificassem onde eram mais bem preservados.Este tipo de mumificação era muito rara.

3-O julgamento dos mortos consiste em comparar o peso do coração de quem morria com uma pena de avestruz.Se o coração pesasse menos que a pena teria direito a paz iterna.

4-A escrita egípcia era feita com sinais ou caracteres hieróglifos, que representavam imagens de pássaros, insetos, objetos etc..

5-A escrita era utilizda para fazer cálculos,no julgamento dos mortos...


Daniela Mouro Nº9 7º9ª

Anónimo disse...

1-A mumificação é uma técnica que os egípcios utilizavam para preservar o corpo do faraó e de seus parentes.Porque,segundo a crença deles, o faraó e sua família eram descendentes do deus Rá (Sol).Portanto, sendo filhos de deuses, eles não poderiam morrer.

2-O segredo da mumificação natural era que nas zonas mais secas da Europa a acidez da água fazia com que os corpos se mumificassem onde eram mais bem preservados.Este tipo de mumificação era muito rara.

3-O julgamento dos mortos consiste em comparar o peso do coração de quem morria com uma pena de avestruz.Se o coração pesasse menos que a pena teria direito a paz iterna.

4-A escrita egípcia era feita com sinais ou caracteres hieróglifos, que representavam imagens de pássaros, insetos, objetos etc..

5-A escrita era utilizda para fazer cálculos,no julgamento dos mortos...


Daniela Mouro Nº9 7º9ª

Ana Afonso N:1 7ª8 disse...

1. Explica porque motivos os egípcios mumificavão os corpos.

R:A munificação é uma técnica que os egípcios utilizavão para presevar o corpo.

2. Explica qual era o segredo da "mumificação natural".

R:O segredu da mumificação natural é que ocorre, quase sempre, em locais onde o clima é seco e a terra árida


3. Refere no que consistia o Julgamento dos Mortos.

R:O julgamento da alma e a vida eterna a religião egípcia, consestia em pesar o coração.

4. Identifica o tipo de escrita que era utilizado pelos egípcios.

R:os tipos de escrita utilizados nesse tempo pelos egípcios eram:a heratica e a demónica.


5. Refere quais eram os sentidos que elas tinham.

R:os sentidos eram:figurativos, ideográfico, fonéticos e silabicos.

João Miguel Félix Serrano Nº 20 Tª 7º 2ª disse...

1. Os egípcios mumificavam os corpos, porque acreditavam na vida depois da morte, em que a alma reencarnava o corpo através da mumificação. O corpo tinha de estar em bom estado para que a alma o pudesse reencarnar.

2. A "mumificação natural" consistia em colocar o corpo na areia (durante 70 dias), de modo a que este ia secando lentamente, porque a areia é permeável, deixando passar assim o ar e o sol. O corpo era depois retirado e enfaixado com tiras de pano de algodão. A outra maneira de mumificar os corpos é recorrendo à limpeza do corpo, retirando o cérebro pelo nariz, retirando todos os órgãos e passá-los por vinho de palmeira e colocá-los num vaso chamado canopo. Em seguida enchiam o ventre de mirra e canela (e outros perfumes) e depois fechavam o ventre. Depois o corpo é passado por óleo e enfaixado com faixas de algodão e colocado no sarcófago.

3. O julgamento dos mortos era feito no tribunal presidido por Osíris e o embalsamento era feito por Anúbis. No tribunal era colocado na balança uma pena de avesrtuz e o coração do morto. Se o coração fosse mais pesado que a pena, o corpo era devorado por um mostro com cabeça de crocodilo, caso contrário o coração fosse mais leve que a pena, a pessoa tinha direito entrar no mundo dos mortos e tinha direito a que a sua alma reencarnasse o seu corpo, ou seja, tinha sido boa pessoa durante a sua vida.

4. A escrita foi inventada na Soméria no ano de 4 mil anos a.C.. Este tipo de escrita tinha a representação de uma ideia com quatro sentidos: Fonético, Figurativo, Ideográfico e Silábico. Esta escrita é conhecida como escrita Hieroglífica, composta por mais de 700 sinais. Havia ainda mais dois tipos de escrita: a escrita Hierática, utilizada nos documentos oficiais e a escrita Demótica, era uma escrita mais simples, baseada em abreviaturas.
Os Egípcios foram os primeiros povos a deixarem-nos fontes escritas. A escrita era feita numa pasta de papel feita com papiro.

5. Os quatros sentidos que elas tinham eram: o sentido Fonético, o sentido Figurativo (ou) sentido Representativo, o sentido Ideográfico e o sentido Silábico.

Joana Frazao7º2ª disse...

1.Porque eles acreditavam na vida depois da morte.
2.O segredo da "mumificação natural" era a desidratação provocada por uma combinação de sol e areia em contacto com a pele.
3.Consistia em conservar o corpo dos mortos ,pois eles acreditavam que o corpo e a alma eram um só.
4.O tipo de escrita utilizada pelos egípcios era a Hieroglífica.
5.Os sentidos eram:figurativo,ideográfico,fonético e silábico.

Matilde Mendes disse...

1. Os Egípcios mumificavam os corpos para garantir que depois de mortos a sua alma voltava ao corpo.

2. O segredo da mumificação natural era dobrar o corpo e enterrá-lo na areia pouco profunda.

3. O Julgamento dos Mortos consistia em pesar o seu coração, se ele pesa-se menos do que uma pena de avestruz a alma voltaria ao corpo.

4. O tipo de escrita que eles utilizavam eram Hieroglifos.

5. Tinham os sentidos: -figurativo;
-Ideográfico;
-Fonético;
-Silábico.

Anónimo disse...

1- Os egiptos embalsamavam/mumificavam o corpo do morto para conservar, porque os egipcios acreditavam na vida depois da morte.

2-

3-O Julgamento dos mortos consistia em pesar o coração do morte para medir o nivel de bondade. Essa pessagem era feita por Anubis(o deus da morte);o valor era registado por Tot(o deus da sabedoria)e morto era levado por Horús(o deus do sol poente). Se o coração pessase menos que a pena de avestruz o morto podia regressar ao mundo dos vivos e com vida enterna,se o coração pessase mais que a pena de avestruz,o coração era devorado pelo o mosntro e nunca mais voltava ao mundo dos vivos.*

4- Os egipcios usavam figuras em vez de palavras quando escreviam.O desenho tam um sentido figurativo, ideográfic,fonético e silabico.Esta escrita,foi conhecida por escrita hieroglífica.

5-o D era representado como uma mão,o A era representado como um braço,o N era representado como o rio nilo,o I era representado como três folhas,o L era representado como um leão e o O era representado como uma corda.

*Desculpe lá a resposta ser tão grande.

ASS:Danilo Tavares

david matos 7º8 disse...

1-os egípcios mumificavão os mortos por objectivo preserar o corpo , 2 objectos : mumia , vaso canapo , sarcopalo : "caixão".

2-


3- o julgamentos dos mortos consiste no tribunal de osiris e tambem pesam os corações .

4-a escrita utilizada pelos egipcios é: hieratica ( decumentos oficiais ) e demotica ( escrita mais simples ).

5-hieratica - decumentos oficiais .
demotica -escrita mais simples .

Alda Teixeira 7º2ª nº1 disse...

1- Os motivos que levavam os egipcios a mumificarem os corpos era poruqe eles acreditavam no mundo dos mortos e se o corpo fosse conservado ,pois acreditavam que a alma e o corpo eram um só, se a pessoa tivesse sido boa durante a sua vida tinham o direito de entrar no mundo dos mortos caso isso nao tivesse acontecido eram condenados a sofrer,sendo engolidos por um mostro com cabeça de corcodilo.
2- O segredo da mumificação natural era a entrada direta ao mundo dos mortos .
3-O julgamento dos mortos consiste no tribunal de Osíres onde o corpo era presente ao tribunal.
O coração era pesado com uma pena de avestruz :
O mais leve podia entrar directamente no mundo dos mortos e o mais pesado era devorado por um mostro com cabeça de corcodilo.
O corpo era embalçamado (secar)que dava origem a uma mumia.
4-O Tipo de escrita que era utilizado pelos egípcios era escrita Hieroglifos.
5- Os sentidos que elas tinham eram :
. Sentido Figurativo;
. Sentido Fonético;
. Sentido Idogarfico;
. Sentido Silábico ;

Mariana Dragão 7º 9ª disse...

1)O motivo dos egípcios mumificarem os mortos eram que eles acreditavam na vida depois da morte.

2)O segredo da mumificação natural é a desidratação provocada por uma combinação do sol e a areia.

3)O que consistia o Julgamento dos Mortos era que os egípcias acreditavam na vida depois da morte.

4)O tipo de escrita que era utilizado era o Hieroglífis.

5)os sentidos que tinham efigurativos, ideográficos, fonéticos e silábicos.

Pedro Esteves nº26 7º 2ª disse...

1-Os corpos eram mumificaddos,pois era necesário que o corpo se conservasse incorrupto,para que a alma pudesse voltar a habitá-lo.A múmia era metida dentro de um sarcófago e colocado no túmulo,juntamente com alimentos utensílios etc.

2-Mumificação é o nome do processo aprimorado pelos egípcios em que retiram-se os principais órgãos, dificultando assim a sua decomposição. Geralmente, os corpos são colocados em sarcófagos de pedra e envoltos por faixas de algodão ou linho. Após o processo ser concluído são chamadas de múmias. O processo de mumificação durava cerca de 70 dias.
A mumificação era um processo bastante complexo e demorado. O sacerdote (embalsamador) começava por retirar o cérebro do morto, com um gancho, por meio das narinas. Depois, faziam um corte no lado esquerdo do corpo, retirando os órgãos, que eram colocados em vasos próprios e guardados no túmulo, há exceção do coração, que, por ser necessário na outra vida, era recolocado no seu lugar.
Então, o corpo era coberto com natrão (cristais de sal) e deixado a secar durante 70 dias.

3-O Julgamento Mortos consistia em:
quando alguém morria era levado ao tribunal de Osíris.Aí o coração do morto era pesado em comparação com uma pena.Se o coração pesasse menos do que a pena a pessoa tinha direito á vida eterna.

4- O tipo de escrita utilizado era os Hiéroglifos.

5-Os sentidos eram o sentido figurativo,o sentido fonético,o sentido ideográfico e o sentido silábico.

Rafael Ramires nº27 7º2ª disse...

1.-O motivo pelo qual os egípcios mumificavam os corpos é porque eles acreditavam na vida depois da morte em que a alma reencarnava o corpo, mas para isso acontecer o corpo tinha de se encontrar em bom estado, por esse motivo os egípcios preservavam o corpo através da mumificação.

2.-O segredo da mumificação natural é que esta consiste em colocar o corpo da pessoa depois de morta debaixo da areia a secar pois a areia é permeável e deixa o calor do sol passar, depois de seco os egípcios retiravam-no da areia e enfaixavam-no com tiras de pano de algodão. Também havia outra maneira de mumificar os corpos, através da seguintes etapas retirar o cérebro e os órgãos da barriga banha-los em vinho de palmeira e colocá-los em vasos(vasos canopos), de seguida encher o seu ventre com mirra, canela e outros perfumes(excepto o incenso), fechar o ventre, depois passa-se o corpo por óleo, enfaixam-no e colocam-no no sarcófago.

3.-O julgamento dos mortos consistia em as almas dos mortos irem a um julgamento presidido por Osíris no seu tribunal, onde se colocava a pesar o coração do morto e comparava-se o seu peso com uma pena de avestruz. Se o coração fosse mais pesado que a pena a alma do morto era devorada por um monstro com cabeça de crocodilo, mas se pelo contrário fosse mais leve que a pena significava que essa pessoa tinha sido bondosa na vida e poderia entrar no mundo dos mortos e assim a alma reencarnasse o seu corpo.

4.-A escrita egípcia foi inventada no 4º milénio a.C. e continha mais de 700 sinais. Esta escrita era um sistema complexo apenas dominada pelos escribas e inspirava-se em quatro principais sentidos: sentido ideográfico (representação de uma ideia), sentido fonético (som), sentido silábico (sílaba) e um sentido figurativo (figuras).
Esta escrita é conhecida como escrita hieroglífica mas divide-se em outros dois tipos de escrita: escrita hierática (utilizada nos documentos oficiais) e escrita demótica (tipo de escrita mais simples baseada em abreviaturas).

5.-Os quatro sentidos que a escrita egípcia tinha eram o sentido figurativo (figura), o sentido fonético (som), o sentido ideográfico (representação de uma ideia) e sentido silábico (sílabas).

Catarina Amaro nº9 7º2ª disse...

1 . Os Egípcios mumificavam os corpos porque acreditavam que esse corpo podia continuar a viver.

2 . O segredo da mumificação natural era os corpos serem conservados a baixas temperaturas, em lugares muitos secos.

3 . O Julgamento dos Mortos consistia no morto ser presente a tribunal , na pesagem do seu coração e se este fosse pesado, o morto era devorado por um monstro e se fosse leve, poderia entrar no mundo dos mortos , sendo o corpo embalsamado.

4 . O tipo de escrita que era utilizado pelos Egípcios era a Escrita Hieroglífica.

5 . Os sentidos que elas tinham eram o sentido figurativo , o sentido fonético , o sentido ideográfico e o sentido silábico.

Joana Fernandes Nº 17 7º2ª disse...

1. Os egípcios mumificavão os corpos porque acreditavam na vida depois da morte.
2.
3. Como os egípicos acreditavam na vida depois da morte, o coração do morto era pesado com uma pena de avestruz e o morto era presente ao tribunal de Osiris. se o seu coração fosse pesado o morto era devorado por um monstro, mas se o seu coração fosse leve, podia entrar para o mundo dos mortos.
4. O tipo de escrita utilizado pelos egípcios era os Hieroglifos.
5. Os sentidos que eles tinham eram: -o sentido figurativo, o sentido fonético, o sentido idiográfico e o sentido silábico

Joana Fernandes Nº 17 7º2ª disse...

1. Os egípcios mumificavão os corpos porque acreditavam na vida depois da morte.
2.
3. Como os egípicos acreditavam na vida depois da morte, o coração do morto era pesado com uma pena de avestruz e o morto era presente ao tribunal de Osiris. se o seu coração fosse pesado o morto era devorado por um monstro, mas se o seu coração fosse leve, podia entrar para o mundo dos mortos.
4. O tipo de escrita utilizado pelos egípcios era os Hieroglifos.
5. Os sentidos que eles tinham eram: -o sentido figurativo, o sentido fonético, o sentido idiográfico e o sentido silábico

Joana Fernandes Nº17 7º2ª disse...

2. O segredo da mumificação natural é wsecar o sorpo dos mortos.

Catarina Valente , nº7 , 7º2ª disse...

1.Os egípcios mumificavão os corpos porque acreditavam que eles podiam voltar a viver.


3. O julgamento dos mortos era quando se pesava o coração deles, se o coração fosse pesado ,eram devorados , mas se o coração fosse leve ,entravam no mundondos mortos.

4. O tipo de escrita dos Egípcios era a escrita hieroglífica.

5.Eles tinham o sentido do Silábico, Fonético, Ideográfico e Figurativo.

Ana Margarida Mataloto disse...

1)As múmias são cadáveres que são embalsamados por algumas sociedades que acreditam no retorno ao corpo de uma entidade.

2)Nos primeiros tempos, os Egípcios praticaram uma mumificação "natural": os cadáveres eram envoltos em peles de animais e enterrados no deserto.

3)Os Egípcios acreditavam que, depois da morte, a alma seria julgada no tribunal de Osíris.Anúbis pesa o coração do morto, enquanto o deus Tat anota o resultado da pesagem. Se o coração pesasse mais do que uma pena de avestruz,se a "vida" dele tivesse sido má, seria devorado pelo monstro com cabeça de crocodilo, que espera junto da balança. Se, pelo contrário, fosse bom, viveria para sempre e poderia regressar ao corpo.

4)O tipo de escrita que os egípcios utilizavam eram os HIEROGLIFOS.

Ana Margarida Mataloto

Nº2
7º2ª

PatríciaCorreia nº25 7º2ª disse...

1. Os egípcios mumifica-vão os corpos para poderem retirar órgãos como o coração e levarem-nos ao tribunal de Osíris.
2. O segredo da "mumificação natural" era embalsamar o corpo, passando a múmia.
3. Consistia em pesar o coração do morto no tribunal de Osíris
4. O tipo de escrita que era utilizado pelos egípcios era a escrita Hieroglífica, apesar de existirem mais dois tipos de escrita.
5. Os sentidos que a escrita tinham eram o sentido figurativo, o sentido fonético, o sentido ideográfico e o sentido silábico.

Ana Margarida Mataloto disse...

1) As múmias são cadáveres que são embalsamados por algumas sociedades que acreditam no retorno ao corpo de uma entidade por isso ´q que os mumificavam.

2)Nos primeiros tempos, os Egípcios praticaram uma mumificação "natural": os cadáveres eram envoltos em peles de animais e enterrados no deserto, onde a secura os conservava.

3)Os Egípcios acreditavam que, depois da morte, a alma seria julgada no tribunal de Osíris. Anúbis pesa o coração do morto, enquanto o deus Tat anota o resultado da pesagem. Se o coração pesasse mais do que uma pena de avestruz,significava que ia ser devorado pelo monstro com cabeça de corcodilo,se fosse mais leve podia entrar no mundo dos mortos.

4) O sistema de escrita utilizada pelos egípcios era os HIEROGLIFOS.

5) Os sentidos que os egípcios tinham eram quatro:

-Sentido Figurativo;
-Sentido Fonético;
-Sentido Iddeográfico;
-Sentido Silábico;

Ana Margarida Mataloto
7º2ª
Nº2

Afonso Venes Rocha, 7º2ª, nº18 disse...

1.Explica porque motivos os egípcios mumificavam os corpos.
Os Egípcios acreditavam na vida depois da morte e por isso havia a necessidade de conservar os corpos para esta segunda vida. Por isso mumificavam os mortos, ou seja embalsamavam os corpos.
Envolviam-nos em finas tiras de linho e guardavam-nos em sarcófagos de madeira e ouro. Colocavam rolos de papiro com fórmulas mágicas no interior dos sarcófagos. Depois enterravam os sarcófagos em túmulos, a residência dos mortos, eram enterrados juntamente com tesouros e com tudo o que mais os Egípcios consideravam necessário para a nova vida: alimentos, móveis, jóias, carros, barcos e estatuetas que representavam escravos e soldados.

2. Explica qual era o segredo da "mumificação natural".
A mumificação "natural": consistia em envolver os cadáveres em peles de animais e de seguida eram enterrados no deserto, onde a secura os conservava.

3. Refere no que consistia o Julgamento dos Mortos.
A alma passa primeiro pela sala das duas justiças, onde está o tribunal de Osíris. Anúbis, deus dos embalsamamentos, acolhia o morto à chegada e levava-o para a sala., onde ao centro se encontrava a balança da justiça. Num prato era colocado o coração do morto e no outro prato era colocada uma pena, símbolo de Maat.
O morto fazia então a chamada "confissão negativa" através da qual proclamava não ter roubado, matado, cometido adultério, entre outras confissões. Se as suas palavras fossem verdadeiras, o coração que não mente, permanecia em equilíbrio com a pena da justiça., sendo considerado inocente, caso contrário seria lançado a Ammut, um monstro que era parte leão, com cabeça de crocodilo e traseira de hipopótamo, que devorava o coração.
Ao não mentir na sua confissão, o morto é “justo de voz” e Osíris presenteia-o com a entrada no Paraíso, onde a Primavera era eterna. Os mortos teriam uma vida agradável, desempenhando a mesma função que tinham na terra.

4. Identifica o tipo de escrita que era utilizado pelos egípcios.
A escrita utilizada pelos egípcios era a escrita hieroglífica, composta por 700 sinais. Para além desta, existia também a escrita hierática que era utilizada nos documentos oficiais e a escrita demótica que era mais simples e baseada em abreviaturas.

5. Refere quais eram os sentidos que elas tinham.
A escrita hieroglífica era um sistema bastante complexo, apenas dominado pelos escribas, que foram os grandes privilegiados da civilização egípcia pelos conhecimentos que tinham.
Os símbolos adoptados inspiravam-se na fauna e na flora do país. Um desenho para além do sentido figurativo, tinha também um sentido ideográfico, isto é representativo de uma ideia, um sentido fonético, como forma de expressar um som e um sentido silábico indicativo de uma sílaba.

Fábio 7º2º n 12 disse...

1-Os egipcios acreditavam que habitavam as estátuas que as representavam e que a alma do morto precisava de um corpo para continuar a viver,por isso embalsemavam os defuntos.
2-Os corpos nao entram em decomposiçao e sao retirados todos os orgaos e o corpo é embalsamado.

3-Os Egipcios acreditam no mundo dos mortos e o morto é presente ao tribunal de Osiris para que o seu coraçao seja pesado com uma pena de avestruz,se o coraçao for pesado o morto é devorado por um monstro,se for leve pode entrar no mundo dos mortos.

4-Escrita Hieroglifica

5-4 sentidos; figurativos,fonético,ideografico,silábico.

Gonçalo Palmeira, 7º 2ª disse...

1. Explica porque motivos os egípcios mumificavão os corpos.
Os Egípcios antigos acreditavam que o mundo dos mortos era muito semelhante ao vale do Nilo . Acreditavam que depois de morrer viajariam para lá e viveriam enternamente felizes , junto dos deuses. A principío essa vida era considerada um privilégio dos faraós , mas no Império Novo também os nobres e o próprio povo já acreditavam que a sua alma poderia viver para sempre.Para que o espirito , ou ka , sobrevivesse depois da mortedo corpo , este tinha, porém , de ser preservado assim tiveram de o mumificar

2. Explica qual era o segredo da "mumificação natural".
O segredo da "mumificação natural" era a desidratação do corpo removendo todosos orgãos do corpo menos o coração ,pois este è consideradoo centro da inteligência, para remover os orgãos um escriba marca o local do corpo quedeve sofrer um golpe de seguida o chamado curtador faz um golpe no corpo, depoisremovem os orgãos húmidos como os rins e o fígado pois a humidade tinha de ser retirada e essa è o segredo da "mumificação natural"

3. Refere no que consistia o Julgamento dos Mortos.
O julgamento dos mortos consistia em julgar almas do mortos, seu coração, símbolo da consciência, era pesado numa balança por Anúbios e o resultado era anutado por Tot deus da sabedoria , se o coração pesasse menos que uma pena de avestruz , a alma voltaria ao seu corpo e este tteria vida enterna se o coração fosse mais pesado a alma teria como econhecida "morte pela 2ª vez" poisum monstro com cabeça de crocodilo devoraria a alma.


4. Identifica o tipo de escrita que era utilizado pelos egípcios.
O sistema de escrita egípcio era a esrita hioroglífica que tinha sido inventada na Suméria no 4º milénio a.C que foi usada pelos egípcios este tipo de escrita inspirava-se na fauna e na flora do País.

5. Refere quais eram os sentidos que elas tinham.
Elas tinham sentido figurativo , fonético , ideográfico e silábico.

Duarte Nascimento 7º 2ª nº11 disse...

1-Porque, visto que o defunto precisaria de um corpo para ressuscitar, o seu corpo original deveria ser conservado. Então este era mumificado para ser preservado.

2-Se encontrarmos um sítio frio e seco o suficiente, o corpo mumifica naturalmente.

3-O coração do morto era pesado por Anúbis, e se fosse mais leve que uma pena de avestruz, o defunto poderia ressuscitar e viver eternamente. Caso contrário, seria devorado por um monstro com cabeça de crocodilo.

4-Os hieróglifos.

5-Os símbolos tinham significado triplo:figurativo, ideográfico e fonético.

Duarte Nascimento 7º 2ª nº11

Mariana Charuto nº 24 do 7º 2ª disse...

1- Os egípcios mumificavam os corpos porque acreditavam que, quando alguém morria, ia para o tribunal de Osíris, onde pesavam o seu coração e uma pena de avestruz, se a pena fosse mais leve o coração era engolido por um monstro com cabeça de crocodilo mas se ao pena fosse mais pesada que o coração essa pessoa tinha direito á vida eterna, como tal os egípcios mumificavam os corpos para os preservar e no caso de alguém voltar á vida ter um corpo onde ficar.
2- O segredo da mumificação natural era a desidratação, uma combinação de sol e areia em contacto com a pele.
3- O julgamento dos mortos era o que iria decidir se essa pessoa iria, ou não viver para sempre. Primeiro o morto era levado para o tribunal de Osíris, onde Anúbis, deus do embalsamamento, pesava o coração do morto juntamente com uma pena de avestruz, enquanto Tot, deus da sabedoria, registava a pesagem. O morto era levado até Osíris e se o coração fosse mais leve do que a pena ele teria direito á vida eterna, caso contrário o coração do morto era engolido por um monstro com cabeça de crocodilo.
4- O tipo de escrita usada pelos egípcios era a escrita hieroglífica, mas também existia a escrita hierática para documentos oficiais e a demótica que era mais simples e baseada em abreviaturas.
5- Os sentidos que elas tinham eram o sentido figurativo e o sentido fonético.


Olá, sou a Mariana Charuto nº 24 do 7º 2ª

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue