Arte Egípcia

. sexta-feira, 11 de novembro de 2011
50 comentários



Agora já sabes responder:
1. Identifica os tipos de túmulos que foram desenvolvidos pelos egípcios (resposta do Luís Toste, nº 22 do 7º 2ª).
Os tipos de túmulos desenvolvidos pelos egípcios foram a mastaba que era um bloco rectangular de "lama seca" que por baixo era escavado o poço de acesso e mais abaixo a câmara funerária que continha o sarcófago(caixa feita de madeira que tinha as dimensões de um humano que era o faraó).
A pirâmide de degraus que é uma sobreposição de mastabas, a estrutura é toda em pedra e tinha um poço de acesso e a câmara funerária debaixo dos blocos.
A pirâmide de faces lisas tinha dois poços de acesso um na parte de cima da pirâmide que ia dar acesso a câmara onde o faraó jazia e outra mais abaixo onde a rainha príncipes e pessoas da corte jaziam.
E os hipogeus que eram cavados em montanhas e eram feitos para a corte e família do faraó.


2. Indica as dimensões das pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos (resposta do Afonso Venes Rocha, nº 18 do 7º 2ª).
Construídas há cerca de 4500 anos, aproximadamente entre 2650 e 2550 a.C., as pirâmides de Gisé foram feitas para três reis da IV dinastia do Egipto: Quéops, Quéfren e Miquerinos, que eram respectivamente pai, filho e neto.
A Pirâmide de Quéops, conhecida como a Grande Pirâmide, é o monumento mais pesado que já foi construído pelo homem. A sua altura original era de 146 m. de altura Cada lado da base quadrada tinha cerca de 230 m. de comprimento
A altura original da pirâmide de Quéfren era de 143,5 m., tendo cada lado da sua base quadrada 215 m. de comprimento.
A pirâmide de Miquerinos é a mais pequena das três pirâmides em termos de tamanho, pois tem apenas 66,5 m. de altura, e cada lado da sua base quadrada mede 108.5 m. de comprimento.


3. Caracteriza a pintura egípcia (resposta do Pedro Esteves, nº 26 do 7º 2ª).
Nas pinturas decorativas das paredes dos túmulos encontram-se,essencialmente,episódios da via quotidiana e cenas religiosas que procuram assegurar ao defunto,no mundo dos mortos,uma existência semelhante à vida terrena.A representação da figura humana obedecia a uma lei chamada a lei da frontalidade e também ainda à lei da hierarquia.A lei da frontalidade era a lei que obrigava os egípcios a desenhar as figuras de frente e de perfil.A lei da hierarquia obrigava os egípcios a representar as figuras de diferentes escalas(as figuras mais importantes eram representadas com um tamanho maior).

4. Caracteriza a escultura egípcia (resposta do João Lameiras, nº 10 do 7º 8ª).
A escultura também obedecia à lei da frontalidade e à lei da hierarquia. Os matérias utilizados eram pedra ou madeira. Quando a figura era representada de pé, a ideia de movimento era representada pelo avanço de uma das pernas. As estátuas das classes inferiores eram representadas com algum realismo, enquanto o faraó era representado de forma idealizado, pois sendo um rei-deus as suas imperfeições humanas eram ignoradas.




On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue