Os cultos na Grécia Antiga

. quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Agora já sabes responder.
1. Identifica os tipos de culto que os gregos praticavam (resposta da Sabina Neto, nº 25 do 7º 8ª).
Os gregos praticavam três tipos de culto, nomeadamente o culto público, o culto cívico e o culto privado.

2. Distingue-os (resposta do Afonso Rocha, nº 18 do 7º 2ª).
O culto privado ou doméstico representava um culto em honra dos deuses protectores do lar. Era celebrado em casa, em família, junto de um pequeno altar, presidido pelo chefe de família, sendo realizadas preces, oferendas de vinho, frutos e mel. Para honrar os mortos essa celebração era realizada nos cemitérios.

O culto cívico celebrado em público, era prestado na cidade, nos templos e altares ou em festivais, sendo presidido por sacerdotes e magistrados. Era dedicado aos deuses protectores das cidades, sendo na Grécia Antiga dedicado a Atena, a deusa protectora da cidade de Atenas. Eram feitas orações, sacrifícios, procissões, banquetes e competições teatrais.

O culto público ou pan-helénico era um culto realizado em Santuários e aberto a todos os habitantes da Grécia Antiga. Destacam-se neste tipo de culto o que honrava Zeus, que ocorria em Olímpia e se realizava de 4 em 4 anos onde aconteciam grandes festas religiosas e desportivas, os Jogos Olímpicos. Havia também o Oráculo de Delfos, que tinha lugar no Santuário de Apolo, com o objectivo de saber o futuro pela cor da sacerdotisa Pitonísa.


3. Identifica o Deus ao qual se encontra associado o teatro (resposta da Sofia Rocha, nº 26 do7º9ª).
O Deus a que o teatro está associado é Dionísio.

4. Caracteriza os tipos de representação gregas (resposta do João Serrano, nº 20 do 7º 2ª).
A tragédia era inspirada nas histórias dos heróis Gregos, mostrava o sofrimento do Homem, vítima do seu próprio destino. Este tipo de representação levava o espetador a refletir sobre a sua própria vida. Neste tipo de representação salientaram-se os autores Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
A comédia mostrava com humor assuntos da vida quotidiana, mostrando o absurdo comportamento humano. O autor que se destacou foi Aristófanes.
As peças teatrais eram sempre representadas por homens que usavam máscaras e sapatos muito altos a que lhes dava um aspeto majestoso.


52 comentários:

CNO Escola Secundária de Seomara da Costa Primo disse...

1-

2-

3-Apolo

4-

Francisco Torres7º2ªNº13 disse...

1-Os tipos de culto que os gregos praticavam eram:O Culto Publico,Culto cívico e o Culto Privado.

2-O Culto Publico é um culto aberto a todos os habitantes da Grécia Antiga,o Culto cívico á em cada cidade.

3-...

4-Era a representação por tragédia inspiravam-se nas histórias dos heróis e comédia retratavam com humor da via quotidiana.

Tomás Noronha disse...

1 - O que os gregos praticavam era: o culto cívico e o culto pan-helénico.

2 - O culto cívico era celebrado em casa e o culto pan-helénico era celebrado por todos os gregos.

3 - O Deus era Dioníso, Deus do vinho.

4 - Os gregos acreditavam que os Deuses tinham como representação a forma humana.

Tomás Noronha, nº 28, 7º8ª

João Miguel Félix Serrano Nº 20 Tª 7º 2ª disse...

1. Os tipos de culto que os gregos praticavam eram os seguintes cultos: cívico, público e privado.

2. O culto público era um dever cívico de todos os cidadãos. Era constítuido por procissões, banquetes, sacrifícios de animais, competicões e oráculos e era presidido pelos magistrados (ou arcontes) e praticado junto dos templos da cidade. O oráculo mais importante era o Oráculo de Delfos e era praticado no Santuário de Apolo. Os festivais pan-helénicos realizavam -se de 4 em 4 anos.
O culto cívico era realizado na cidade em homenagem ao deus protetor da cidade e as atividades que realizavam eram: orações, procissões e competições teatrais.
O culto privado realizava-se nos cemitérios para prestar homenagem aos mortos e em casa às divindades protetoras do lar, junto ao altar doméstico.

3. Um dos espetáculos preferidos pelos Gregos era o teatro e estava associado ao deus Dionísio. As festas Dionisíacas eram representadas num espaço semicircular ao ar livre. As representações teatrais eram apresentadas ao público de forma intercalada.

4. Havia dois tipos de representação gregas: A tragédia e a comédia.
A tragédia era inspirada nas histórias dos heróis Gregos, mostrava o sofrimento do Homem, vítima do seu próprio destino. Este tipo de representação levava o espetador a refletir sobre a sua própria vida. Neste tipo de representação salientaram-se os autores Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
A comédia mostrava com humor assuntos da vida quotidiana, mostrando o absurdo comportamento humano. O autor que se destacou foi Aristófanes.
As peças teatrais eram sempre representadas por homens que usavam máscaras e sapatos muito altos a que lhes dava um aspeto majestoso.

Matilde Mendes disse...

1. Os cultos que os Gregos praticavam eram o Culto Público, Cívico e Privado.

2. O culto Público(culto para todos os Gregos)incluí-a o Oráculo de Delfos, onde o local era Delfos, no santuário de Apolo e a sua actividade era perguntar o futuro à sacerdotisa Pitonisa; incluí-a, também, os Jogos Olímpicos, que se realizavam em Olímpia, em honra de Zeus e onde as suas actividades eram desportivas e um concurso de música e de teatro; o Culto Cívico estava localizado em cada pólis, em honra do Deus protector de cada cidade e onde as suas actividades eram os banquetes, as procissões, os sacrifícios de animais, com petições; o Culto Privado, em contrapartida, era localizado em cemitérios(dedicado aos mortos) e no Altar Doméstico(dedicado às divindades protectoras do lar).

3. O teatro encontrava-se associado ao culto do Deus Dionísio.

4. A tragédia, era normalmente inspirada nas histórias dos heróis gregos, onde era retratado o sofrimento do Homem, que chegava a ser vítima do seu próprio destino e levava o espectador a reflectir sobre a sua própria vida; Enquanto que a comédia, era retratada, com humor, eram utilizados os assuntos da vida quotidiana e mostrava os absurdos comportamentos humanos.

tiago disse...

1-Os gregos praticavam o culto público,culto cívico e culto privado.

2-O culto publico era o culto para todos os gregos.

3-o deus que se encontra associado ao teatro era Apolo.

4-

Tiago baiao nº28 7º 9ª

Rodrigo Narciso nº24 7º 8ª disse...

1-Existe o culto civil, o culto público e o culto prvado.

2-O culto civil:
Local:Em cada Pólis
Deus:cada Pólis presta culto ao seu deus
Cerimónia:Procissões, banquetes, competições e sacrifícios de animais

O culto público:
-Pan-Helénico:É um culto para todos os gregos.

-Oráculo de Delfos:
Local:Delfos
Deus:Apolo
Cerimónia:perguntavam qual era o futuro à Sacerdotiza Pitonista

-Jogos Olímpicos:
Local:Olímpia
Deus:Zeus
Cerimónia:Jogos desportivos, concurso de teatro e de música

O culto privado:
Local:Cemitério->Mortos
Em casa->Ás divindades protetoras do lar
Cerimónia:preces e oferendas de vinho e de mel

3-É o Deus Dionísio.

4-Tragédia:É inspirada nas histórias de heróis gregos, retratava o sofrimento do Homem, vítima do seu próprio destino, levando o espectador a refletir sobre a sua própria vida.
Comédia:Retratava, com humor, assuntos da vida quotidiana, mostrando o absurdo do comportamento humano.

Alexandre Rafael nº 2 7º9ª disse...

1.Os tipos de culto que os gregos praticavam eram os cultos públicos, culto cívico e culto privado.
2.O culto público é para todos os gregos em Delfos, o culto cívico é em cada Pólis e o culto privado é nos cemitérios(aos mortos) e no altar doméstico(as divindades do lar).
3.O teatro encontra-se associado ao deus Dionisio.
4.os tipos de representação gregas são a comédia e tragédia.

Beatriz Pinto nº6 7º2ª disse...

Beatriz Pinto nº6 7º2ª
1-Existem dois tipos de cultos que os gregos praticavam o culto público e o culto privado.
2-O culto público é um culto aberto a todos os habitantes da Grécia Antiga.O culto privado é só para os mais importantes.
3-O Deus ao qual se encontra associado o teatro é o Deus Dionísio.
4-Os tipos de representação gregas é a tragédia e a comédia, a trágica era normalmente inspirada nas historias dos heróis gregos,relatava o sofrimento do Homem, vitima do seu próprio destino,levando o espectador a reflectir sobre a sua própria vida,salientaram-se, como autores, Ésquilo,Sófocles e Eurípedes. A cómica que retratava com humor assuntos da vida quotidiana mostrando o absurdo do comportamento humano.Neste género,destacou-se o autor Aristófanes.

Danilo Tavares disse...

1- O tipo de culto que os Gregos praticavam era o culto público, culto,civico e o culto privado.

2-

3- Zeus é o deus que se encratava associado ao teatro, também estava associado a concursos de musica e jogos de desportivos.

4- Os Gregos usavam mascaras para representa: para a tregédia e a comédia.

João Bruno 7º 2º nº19 disse...

1-Os tipos de cultos que os gregos praticavam eram os cultos públicos,os cultos cicico e os cultos privados.
2-Os cultos públicos eram para todos os habitantes helenos,faziam competições desportivas e concursos de música e de teatro mas a mais importante era os jogos olimpicos que realizavam em honra de Zeus ,os cultos cicicos eram realizados em cada cidade,eles honravam os deuses proctetores de cada cidade e para festejar faziam orações,sacrifícios,procissões,banquetes e competições de teatro e os cultos privados podiam ser nos cemiterios a prestar culto aos mortos ou em casa a prestar cultos aos deuses proctetores da cidade oferecendo-lhe preces,fruta,mel e oferendas de vinho.
3-o deus a que se encontra associado o teatro e o deus Dionísio.
4-Os tipos de representação grega era a tragédia que consistia nas histórias dos heróis e do sofrimento do Homem e a comédia que consistia retratar com humor a vida do quatidiano.

Maria Inês Olívia,nº15 7º9ª disse...

1- Os cultos que os gregos praticavam eram : culto público, culto Pan-Helénico, culto Cívico e culto Privado.
2 - O culto público, era o culto para todos os gregos, os mais famosos eram o oráculo de delfos e os Jogos Olímpicos, o culto Cívico, em cada pólis havia um culto cívico onde cada cidade tinha o seu deus protector e o culto Privado era prestado aos mortos nos cemitérios e ás divindades protectoras do lar , no altar doméstico, fazendo preces e oferendas de vinho, frutos e mel.
3 - O Deus é Zeus.
4 - Havia 2 tipos de representação graga, a tragédia e a comédia. A tragédia era inspirada nas histórias dos heróis gregos, retratava o sofrimento do Homem ,levando o espectador a reflecitr sobre a sua própria vida. A comédia retratava com humor, assuntos da vida quotidiana,mostrando alguns comportamentos humanos.

patricia ruivo nº19 7º8º disse...

1-os Gregos praticavam o culto público,o culto civico e o culto privado.

2-o culto publico-é um culto para todos os Gregos.oráculo de delfos em delfos os gregos perguntavam qual era o futuro á sacerdetiza e o seu deus era Apolo(deus do oraculo de delfos).Tambem existia os jogos olimpicos situados em olimpia que consistia em jogos desportivos,concursos de teatro e de musica.

culto civico-faziam-se banquetes, procissoes, sacrificios de animais e competições em cada polis prestando culto ao deus respetivo.

culto privado-consistia em preces e oferendas de vinho, frutos e mel,podiam ser feitos no cemitério(mortos)ou em casa(ás divindades protetoras do lar.

3- o Deus associado ao teatro era o Deus Dionísio.

4-existiam dois tipos de representação.A tragedia e a comédia.
A tragédia baseava-se nas histórias dos heróis gregos,retratava o sofrimento do homem,vitima do seu próprio destino.

A comédia retratava com humor assuntos da vida quotidiana,mostrando o absurdo comportamento humano.

Cada um destes estilos teatrais tinha a sua mascara.

Anónimo disse...

1-Os gregos praticavam cultos públicos, privados e cívicos.

2-Culto público (pan-helénico) é um culto para todos os gregos;
Culto cívico praticava-se em cada polis, cada cidade tem o seu Deus.
Actividades praticadas:banquetes, procissões e competições;
Culto privado praticava-se em cemitérios em homenagem aos mortos, em altares domésticos através de imagens.
Actividades praticadas:orações, oferendas de bens alimentares.

3-O Deus associado ao teatro era Zeus.

4- Os tipos de representação grega é jogos olímpicos, concursos de música e teatro.

Jéssica Gonçalves
Nº12 7º9ª

Monique 7ª9/ nº19 disse...

Respostas:

1-Os gregos praticavam o culto publico, culto privado e o culto cívico.
2-No culto publico existe o Pan-Helénico que é o culto para todos os gregos o Oráculo de Delfos é feito em Delfos o seu Deus é o Apolo e as suas atividades eram perguntar o futuro à Sacerdotisa Pitonisa e os Jogos Olímpicos eram feitos na Olímpia o seu Deus era Zeus e as suas atividades eram desportivas e concursos de música e teatro. O culto privado é feito em cemitérios para os mortos e no altar doméstico às divindades do lar e as suas atividades são preces e oferendas de vinho,fruto e mel.O culto cívico é feito em cada pólis, cada cidade tem o seu Deus protector e as suas atividades são banquetes,procissões,sacrifícios de animais e competições.
3-O Deus que se encontra associado ao teatro é Dionísio.
4-A Tragédia normalmente inspirada nas histórias dos heróis gregos, e a comédia que retratava com humor assuntos da vida quotidiana.

Ana Margarida Mataloto disse...

Trabalho de casa: 11/Dezembro

1)Os gregos praticavam cinco tipos de culto, são eles:

- Culto público- Pan- Helénicos- é um culto aberto a todos os abitantes da Grécia Antiga.

- Culto Cívico-
-realizado em cada cidade,
-o deus era o protetor da cidade respectiva,
-as actividades são: orações, sacrefícios, procissões, banquetes, e competições teatrais.

- Jogos Olímpicos:

-realizado:em Olímpia,
-deus: é Zeus,
-atividaes: competições desportivas com música e teatro.

- Óraculo de Dellfos:

-Realizava-se em Delfos;
-O deus é Apolo;
-O objectivo era saber o futuro pela voz da sacerdotiza pitoníza.

- Culto privado:

- realizado nos semitérios( mortos),ou em casa ( família, e aos Deuses protectores do lar)
- actividades: oferendas de vinho, frutos e mel.



2)
- Culto público- Pan- Helénicos- é um culto aberto a todos os abitantes da Grécia Antiga.

- Culto Cívico-
-realizado em cada cidade,
-o deus era o protetor da cidade respectiva,
-as actividades são: orações, sacrefícios, procissões, banquetes, e competições teatrais.

- Jogos Olímpicos:

-realizado:em Olímpia,
-deus: é Zeus,
-atividaes: competições desportivas com música e teatro.

- Óraculo de Dellfos:

-Realizava-se em Delfos;
-O deus é Apolo;
-O objectivo era saber o futuro pela voz da sacerdotiza pitoníza.

- Culto privado:

- realizado nos semitérios( mortos),ou em casa ( família, e aos Deuses protectores do lar)
- actividades: oferendas de vinho, frutos e mel.


3) O Teatro encontra-se associado ao Deus protector da cidade respectiva.

4)A comédia retratada com humor, assuntos de vida quotidiana, mostrando o absurdo de comportamentos humanos, o autore é Aristóteles. A tragédia era inspirada nas histórias dos heróis gregos, retratava o suferimentodo homem, vítima do seu próorio destino levando o espectador a pensar na sua própria vida, os autores eram Euripedes, Sófodes, ésquilo.

Trabalho Realizado por: Ana Margarida Mataloto Nº1 7º2ª

Rodrigo Esteves 7º 9ª nº25 disse...

1-Os cultos que os gregos praticavam eram:o culto público, o culto cívico, e o culto prívado.

2-O Culto Público era o culto de todos os gregos(Pan-Helénico).

O Culto Cívico era o culto que se praticava em cada pólis, o seu Deus protetor variava de pólis para pólis e o que se fazia era:banquetes, procições e sacrificios de animais.

O Culto Privado era o culto que se pratica nos cemitérios(aos mortos), o altar doméstico(às divindades protetoras do lar, e o que se fazia era: presses/orações e oferendas de alguns produtos alimentares.

3-O Deus que se encotrava associado ao teatro era Dionísio.

4- Tragédia- era inspirada na história dos heróis, representava o sofrimento do Homem, os autores que se destacaram foram: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

Comédia- representava os assuntos da vida quotidiana com humor, apresentado-o como um absurdo humano, o autor que se destacou foi: Aristófanes.

Alda Teixeira 7º2ª nº1 disse...

1-Os tipos de Cultos que os gregos praticavam são :
-Culto Publico;
-Culto Privado;
-Culto Cívico;
2- Culto privado localiza-se nos cemitérios e em casas , as atividades são os perces,oferendas de vinho , fruto e mel.
Culto Cívico localiza-se em cada cidade .
O deus protector da cidade e as atividades são as orações, sacrifícios, Procicões,Banquetes e Competições Teatrais.
Culto publico pan-helênico : é um culto aberto a todos os habitantes da Grécia antiga.
3-O deus que se encontra associado ao teatro é zeus.
4-

Sofia nº 26 7º9ª disse...

1- Os tipos de culto eram o culto público,privado e cívico.

2- O culto público era para todos,tinha como Deus Apolo e as pessoas perguntavam o futuro à sacerdotiza Pitonista. O culto cívico era em todas as pólis e faziam-se banquetes,procissões,sacrifícios de animais e competições. O culto privado era realizado em cemitérios ou em altares domésticos e faziam-se preces e oferendas de vinho, mel e frutos.

3- O Deus a que o teatro está associado é Dionísio.

4- Os tipos de representação grega eram a tragédia e a comédia, a tragédia representava o sofrimento do Homem, os autores que se sobressaíram-se mais foram Ésquilo,Sófocles e Eurípedes. A comédia retratava com humor assuntos da vida quotidiana, como autor o que mais se sobressaiu foi Aristófanes.

Daniela Teixeira 7º 9ª disse...

1- Os diferentes tipos de culto sao culto privado e culto publico.
2- Culto privado- era constituido por um conjunto de rituais praticados por iniciativa de particulares, não sendo deveres civicos, era prestado aos mortos nos cemitérios e as protectoras do lar junto ao altar fazendo-se orações, oferendas de vinho, frutose mel.
Culto publico- Era um dever civico de todos os cidadãos, era constituido por procissões, banquetes, sacrificios de animais e competições, era praticado junto dos templos da cidade.
3- O Deus Dionísio.
4- A tragédia inspirada nas historias dos heróis gregos, relatava o sofrimento do homem, vitima do seu destino.
A comédia assuntos da vida quotidiana mostrando o absurdo comportamento humano.

Mariana Melo 7º8 nº17 disse...

1-Os tipos de culto que os gregos praticavam eram os cultos público, cívico e privado.
2-Culto público:é um culto para todos os gregos.
Oráculo de Delfos:local-Delfos
Deus-Apolo
Cerimonia-os gregos perguntavam qual era o futuro à Sacerdotisa Pitonisa.
Jogos Olímpicos:local-Olímpia
Deus-Zeus
cerimonias-Jogos desportivos, concursos de teatro e música.
Culto cívico:local-em cada pólis
Deus-cada pólis presta culto ao seu deus.
cerimonias-procissões, banquetes, sacrifícios de animais, competições.
Culto privado:local-cemitério:mortos
casa:às divindades protetoras do lar.
Cerimonias-preces e oferendas de vinho, frutos e mel.
3-O Deus ao qual se encontra associado o teatro é o Deus Dionísio.
4-Os tipos de representação gregas são:
- A tragédia,normalmente inspirada nas histórias dos heróis gregos, retratava o sofrimento do Homem, vítima do deu próprio destino, levando o espetador a refletir sobre a sua própria vida.Salientaram-se, como autores Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
- A comédia, que retratava, com humor, assuntos da vida quotidiana, mostrando o absurdo do comportamento humano.Neste género, destacou-se o autor Aristófanes.

Pedro Esteves nº26 7º 2ª disse...

1.Os tipos de culto são:
-Culto doméstico
-Culto Cívico
-Culto Pan-Helénico.

2.O Culto doméstico era prestado em casa,em família,junto do altar.
O Culto Cívico era prestado na cidade,nos templos ou em festivais.
O Culto Pan-Helénico era prestado nos santuários.

3.O Deus que estava relacionado com o teatro é Dioniso.

4.Os tipos de representação eram a comédia e a tragédia.

Alexandre Aires Duarte disse...

1-Os tipos de culto que os gregos praticavam eram o culto público, o culto cívico e o culto privado.

2-Tipos de culto:
-Culto público: (Pan-Helénico-culto para todos os gregos)
Oráculo de Delfos:
local:Delfos;
Deus: Apolo;
Atividades: as pessoas perguntavam à Sacerdotisa Pitonisa.
Jogos Olímpicos:
Local: Olímpia;
Deus: Zeus;
Atividades: desportivas, concursos de música e teatro.
-Culto Cívico:
Local: em cada pólis;
Deus: cada cidade tem o seu Deus protetor;
Atividades: banquetes, procissões, sacrifícios de animais e competições.
-Culto Privado
Local: Cemitério- aos mortos;
Altar Doméstico- às divindades protetoras do lar;
Atividades: preces (orações) e oferendas de vinho, mel e frutas.

3-O teatro encontra-se associado ao Deus Dionísio.

4-Tipos de representação grega:
-Tragédia: normalmente inspirada nas histórias dos heróis gregos, retratava o sofrimento do Homem, vítima do seu próprio destino, levando o espectador a refletir sobre a sua própria vida. Destacaram-se como autores, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
-Comédia: retratava com humor, assuntos da vida quotidiana, mostrando o absurdo do comportamento humano. Neste género destacou-se o autor Aristófanes.

Alexandre Duarte
Nº1 7º9ª

Anónimo disse...

1- Os gregos praticavam 2 tipos de culto. O culto público e o culto privado.

2-O culto público era um dever cívico de todos os cidadãos. Era contituido por procissões, banquetes, sacrificios de animais, competições e oráculos. Um dos mais famosos era o oráculo de Delfos.Este culto era praticado em Delfos(Jogos Píticos) e em olimpia (Jogos Olimpicos).
O culto privado era um conjunto de rituais parecidos com o culto público mas era por iniciativa privada; deste modo não eram como o culto público ou seja não eram considerados deveres civicos. Este culto era prestado aos mortos nos cemitérios e ás divindades protetoras do lar perto do altar domestico.

3-O Deus ao qual se encontra associado o teatro era o Sócrates.

4-Os tipos de representações gregas era a tragédia e a comédia,





Daniela Mouro Nº9 7º9ª

Anónimo disse...

francisco santos nº11 7º9ª

1-Os tipos de Culto que os gregos praticavam eram o Culto Publico, o Oráculo de Delfos, os Jogos Olímpicos, o Culto Cívico e Privado.
2 Culto Publico era o culto para todos os Gregos, o Oraculo de Delfos era onde perguntavam o futuro sacerdotiza Pitonisa, os Jogos Olímpicos, onde havia provas desportivas, teatros e concursos de musica, o Culto Cívico era onde havia banquetes, prossições, sacrificios de animais e competições, o Culto Privado tinha orações oferendas de vinho, mel e frutos.
3-Odeus associado ao teatro era Zeus.
4-Eram a trajedia inspirada nas historias dos herois gregos, o sofrimento do homem . a Comédia retratava com humor assuntos da vida cotidiana.

Andre Veiga Luzia Luzia disse...

1-Culto privado; Culto publico e Culto civico.


2- Culto publico: este culto esta aberto a todos os habitantes. Culto
civico: este culto er formado por todos os deuses. Culto privdo:quando
alguem morria este culto oferecia á familia vinho,frutos e mel.


3- Zeus.


4- Representação dramatica e humoristica.

Rita Pereira disse...

1. os gregos praticavam o culto privado e o culto público.

2.Embora em toda a Grécia se adorassem as mesmas divindades, cada pólis tinha os seus cultos privados, venerando, em especial, os deuses protectores da cidade, caso da deusa Atena, Atena Polias, “Atena, a protectora da cidade”. As Pan-Ateneias eram festividades celebradas, no século V a. C., com um luxo extraordinário, custeado pelos cidadãos mais ricos. lnicialmente confinadas à cidade, as festas em honra da deusa Atena foram, a partir de 566 a. C., abertas a todos os Gregos, o que lhes conferiu um carácter pan-helénico. Intercaladas com festividades mais modestas, as Grandes Pan-Ateneias realizavam-se de quatro em quatro anos, no Verão, e duravam mais de duas semanas. Durante esse tempo, a deusa era honrada com concursos musicais, danças e provas desportivas que culminavam numa enorme procissão, em que a cidade presenteava a deusa Atena com um novo peplo, tecido e bordado pelas donzelas das melhores famílias.

3. O culto a que o teatro estava associado era o culto do Dioniso.







4.Os dois tipos de representação que existiam eram:
-Tragédias-> inspiradas em antigas lendas, tinham um elevado sentido moral. As desgraçadas que sofriam as personagens, vitimas das suas paixões a do Destino, suscitavam nos espectadores o terror e a piedade. Os maiores trágicos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
-Comédias-> satirizavam figuras típicas da época. Eram peças de critica social que provocam o riso. Os maiores celebre comediógrafo foi Aristofanes.

Catarina Amaro nº9 7º2ª disse...

1. Os tipos de culto que os gregos praticavam eram o culto público , o culto cívico e o culto privado.
2 . O culto público era aberto a todos os habitantes da Grécia antiga , eram os Jogos Olímpicos , que se realizavam na Olimpia , em honra de Zeus , onde se realizavam competições desportivas , concursos de música e de teatro ; e o oráculo de Delfos que se realizava em Delfos , em honra de Zeus , em que o objetivo era saber o futuro pela voz da Sacerdotira Pitonisa. O culto cívico que se realizava em cada cidade (pólis) , em honra do Deus protetor da cidade , em que as actividades eram orações , sacrifícios , procissões , banquetes e competições teatrais. Por fim , o culto privado que se realizava em cemitérios (aos mortos) ou em casa (à família e ao protetor do lar) em que as actividades eram preces , oferendas de vinho , fruto e mel.
3. O Deus ao qual se encontra associado o teatro era o Deus Dionísio.
4. Os tipos de representação gregas eram a tragédia , que normalmente era inspirada nas histórias dos heróis gregos , retratava o sofrimento do Homem , vítima do seu próprio destino , levando o espectador a refletir sobre a sua própria vida (destacaram-se como autores : Ésquilo , Sófococles e Eurípedes). A Comédia retratava , com humor , assuntos da vida quotidiana , mostrando o absurdo do comportamento humano (destacou-se como autor , Aristófanes).

Mariana Charuto disse...

1-Os tipos de culto que os gregos praticavam eram o Culto Cívico(cidade), o Culto Público e o Culto privado.
2-Culto público: culto Pan-Helénico aberto a todos os habitantes da Grécia Antiga, os mais conhecidos eram os jogos olímpicos em Olímpia, em homenagem a Zeus, tinham competições desportivas, concursos de música e de teatro e o oráculo de Delfos, em Delfos, em homenagem a Apolo, com o objetivo de saber o futuro pela voz da sacerdotisa Pitonisa Culto Privado: era praticado em cemitérios como homenagem aos mortos e/ou em casa em homenagem à família e aos deuses do lar, rezavam preces e ofereciam vinho, fruta e mel. Culto Cívico: era praticado em todas as cidades Helénicas, cada uma fazia uma homenagem ao seu deus protetor, faziam orações, sacrifícios, procissões, banquetes, competições teatrais,etc.
3- O Deus Grego associado ao teatro era o Deus Dionísio.
4-Os tipo de representação grega eram a tragédia, que era normalmente inspirada nas histórias dos heróis gregos, retratava o sofrimento do Homem, vitima do próprio destino, levando o espectador a refletir sobre a sua própria vida, e a comédia retratava com humor, assuntos da vida quotidiana, mostrando o absurdo do comportamento humano.

Mariana Charuto,nº 24,7º2ª

Mariana Charuto disse...

1-Os tipos de culto que os gregos praticavam eram o Culto Cívico(cidade), o Culto Público e o Culto privado.
2-Culto público: culto Pan-Helénico aberto a todos os habitantes da Grécia Antiga, os mais conhecidos eram os jogos olímpicos em Olímpia, em homenagem a Zeus, tinham competições desportivas, concursos de música e de teatro e o oráculo de Delfos, em Delfos, em homenagem a Apolo, com o objetivo de saber o futuro pela voz da sacerdotisa Pitonisa Culto Privado: era praticado em cemitérios como homenagem aos mortos e/ou em casa em homenagem à família e aos deuses do lar, rezavam preces e ofereciam vinho, fruta e mel. Culto Cívico: era praticado em todas as cidades Helénicas, cada uma fazia uma homenagem ao seu deus protetor, faziam orações, sacrifícios, procissões, banquetes, competições teatrais,etc.
3- O Deus Grego associado ao teatro era o Deus Dionísio.
4-Os tipo de representação grega eram a tragédia, que era normalmente inspirada nas histórias dos heróis gregos, retratava o sofrimento do Homem, vitima do próprio destino, levando o espectador a refletir sobre a sua própria vida, e a comédia retratava com humor, assuntos da vida quotidiana, mostrando o absurdo do comportamento humano.

Mariana Charuto,nº 24,7º2ª

gonçalo palmeira 72 disse...

1.Os cultos eram o culto público, o culto cívico e o culto privado.
2.O culto público era um dever cívico de todos os cidadãos era constituido por porcissões, banquetes, sacríficios, competições e oráculos os mais importantes como o Oráculo Delfos, os festivais pan-helénicos e os jogos olímpicos atraiam habitantes de todo o mundo helénico.Os culto público era praticado na cidade em homenagem ao deus da cidade era constituido por orações, sacríficios, procições, banquetes e competições teatrais.O culto privado eram praticados em cemitérios dedicados aos mortos e em casa os quais dedicavam à família e aos deuzes protetores do lar consistiam em preses e em ofrendas de vinho,frutos e mel.
3.O deus associado ao teatro è Dionísio.
4.As representções gregas podiam ser de tragédia que era inspiradanas histórias dos heroís gregos,retratva o sofrimento do homem e a comédia que retratava, com humor assuntos da vida quotidiana

Joana Frazao7º2ª disse...

1.Os gregos praticavam o culto público, culto cívico e culto privado.
2.O culto público é um dever cívico de todos os cidadãos, o culto privado era constituido por rituais parecidos com os cultos publicos por iniciativa de particulares fazendo-se preces ou oferendas, e o culto cívico tal como as outras religiões previa os rituais necessarios aos cultos para manter a boa relação com os deuses como era concretizada no culto público e no culto privado.
3.é o deus Dionísio.
4.A tragédia e a comédia.

Mariana Vidreiro nº23 7º2ª disse...

Mariana Vidreiro Nº23 7º2ª
1-Culto civico,culto privado e culto publico.
2-O culto civico era localizado em cada cidade, o seu deus era o deus protector da cidade e as suas actividades era orações,sacreficios,procissões,banquetes,competições teatrais.O culto privado era localizado em cemitérios e as suas actividades eram preces.O culto publico é um culto aberto a todos os habitantes da Grécia antiga.
3-Deus protector da cidade.

Joana Fernandes 7º2ª disse...

1. Os gregos praticavam o culto publico, privado e civico.
2. O culto público era um dever cívico de todos os cidadãos constituido por procissões, banquetes, sacrificios de animais, competições e oraculos.
O culto privado era constituido por um conjunto de rituais semelhantes aos dos cultos publicos, mas praticamente por iniciativa de particulares, não sendo considerados deveres civicos.
O culto civico é constituido por orações, sacrificios, procissões,banquetes e competições teatrais.
3. O teatro era associado a Zeus.
4. Os tipos de representações gregas eram o teatro e o pensamento.

Afonso Venes Rocha,7º2ª, Nº18 disse...

1. Identifica os tipos de culto que os gregos praticavam.

Tal como outros povos da Antiguidade, os gregos adoravam vários deuses, eram politeístas. Esses deuses eram imaginados à semelhança dos homens, com os mesmos rostos, comportamentos e atitudes. Participavam na vida dos humanos, recebiam oferendas e sacrifícios, e prestavam favores. Porém, eram diferentes dos humanos, pois tinham poderes e eram imortais.
Cada cidade tinha os seus deuses locais e os respectivos templos e oráculos para prestar culto e fazer sacrifícios. Havia três tipos de cultos aos deuses:
-o culto privado ou doméstico;
-o culto cívico;
-o culto público ou pan-helénico.
Cada deus tinha as suas qualidades, vícios e virtudes e era adorado no seu templo.

2. Distingue-os.

O culto privado ou doméstico representava um culto em honra dos deuses protectores do lar. Era celebrado em casa, em família, junto de um pequeno altar, presidido pelo chefe de família, sendo realizadas preces, oferendas de vinho, frutos e mel. Para honrar os mortos essa celebração era realizada nos cemitérios.

O culto cívico celebrado em público, era prestado na cidade, nos templos e altares ou em festivais, sendo presidido por sacerdotes e magistrados. Era dedicado aos deuses protectores das cidades, sendo na Grécia Antiga dedicado a Atena, a deusa protectora da cidade de Atenas. Eram feitas orações, sacrifícios, procissões, banquetes e competições teatrais.

O culto público ou pan-helénico era um culto realizado em Santuários e aberto a todos os habitantes da Grécia Antiga. Destacam-se neste tipo de culto o que honrava Zeus, que ocorria em Olímpia e se realizava de 4 em 4 anos onde aconteciam grandes festas religiosas e desportivas, os Jogos Olímpicos. Havia também o Oráculo de Delfos, que tinha lugar no Santuário de Apolo, com o objectivo de saber o futuro pela cor da sacerdotisa Pitonísa.

3. Identifica o Deus ao qual se encontra associado o teatro.

O desenvolvimento da representação teatral grega teve origem no culto prestado ao deus Dionísio, em Atenas. As festas dionisíacas, realizavam-se no inicio da Primavera e incluíam para além das peças teatrais espectáculos de mímica, dança, música, poesia, desfiles e procissões.

4. Caracteriza os tipos de representação grega.

As peças de teatro na Grécia Antiga descreviam histórias dos mitos gregos, onde os deuses eram muito importantes. Eram representadas em espaços semelhantes aos teatros de hoje. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com bancos idênticos a arquibancadas, chamados teatros de arena.
Apenas os homens podiam representar, uma vez que as mulheres não eram consideradas cidadãs. As peças gregas eram encenadas com grandes máscaras e sapatos muito altos, os “coturnos”, que lhes aumentava a estatura e dava um ar majestoso
Existiam dois tipos de peças que durante as festas dionisíacas eram apresentadas ao público de forma alternada. Eram elas a tragédia e a comédia.
A tragédia retratava histórias dramáticas, e mostrava homens que, por não aceitarem a vontade Divina, estavam sujeitos a grandes sofrimentos. Este tipo de representação levava a assistência a reflectir sobre a sua própria vida Os mais famosos autores de tragédia grega foram Ésquilo, Sófocles e Eurípides.
A comédia era uma sátira, que descrevia com humor, assuntos da vida quotidiana, mostrando o disparatado comportamento humano. A importância da comédia era a possibilidade de todos poderem ser alvo de críticas da comédia, governantes, nobres e até mesmo os próprios deuses. Um grande autor de comédia grega foi Aristófanes.

Patrícia Correia nº25 7º2ª disse...

1. O tipo de culto que os Gregos praticavam era o culto aberto a todos os habitantes da Grécia Antiga.
2. O Culto Cívico, o Culto Privado, Jogos Olimpicos e o Oráculos de Delfos.
3. O Deus ao qual se encontra associado o teatro era Zeus.
4. Os tipos de representações Gregas eram: a tragédia e a comédia.

Patrícia F disse...

Patrícia Fonseca, 7º 8ª, nº 20.
1. Os gregos praticavam o culto público e o culto privado.
2. O culto público era um dever cívico de todos os cidadãos, constituído por procissões, banquetes, sacrifícios de animais, competições e oráculos, era presidido pelos Magistrados e praticado junto dos templos da cidade. O culto privado era constituído por um conjunto de rituais, semelhantes aos dos cultos públicos, mas praticados por iniciativa de particulares, não sendo considerados deveres cívicos, e era prestado aos mortos, nos cemitérios, e às divindades protetoras do lar, junto ao altar doméstico, fazendo-se preces e oferendas de vinho, frutos e mel.
4. A tragédia era normalmente inspirada nas histórias dos heróis gregos. Retratava o sofrimento do Homem, vítima do seu próprio destino, levando o espectador a reflectir sobre a sua própria vida. A comédia retratava com humor assuntos da vida quotidiana, mostrando o absurdo do comportamento humano.

fábio ferreira 7 2 n 12 disse...

1-culto publico
culto privado
culto civico
2-culto publico-pan-helenio-é um culto abrto para todos os habitantes da grecia antiga.
culto privado-era nos cemitérios a actividade preces oferendas de vinho, fruto e mel.
culto civico-em cada cidade actividade era oraçoes sacrificios procissoes banquetes competiçoes teatrais.
3-deus dionisio
4-representavam teatro com a comédia e teatro com a tragédia.

sabina neto nº25 7º8ª disse...

1- Os gregos praticavam três tipos de culto, nomeadamente o culto público, o culto cívico e o culto privado.

2-Os gregos praticavam três tipos de culto. Assim o culto público era um culto para todos os gregos, incluía o Oráculo de Delfos que tinha lugar em Delfos, o Deus era Apolo e era onde os gregos perguntavam o seu futuro à sacerdotisa Pitonisa, incluía também os jogos Olímpicos que se realizavam em Olímpia, o Deus era Zeus e eram onde decorriam jogos desportivos e concursos de teatro e música.Outro culto era o culto cívico que existia em cada pólis, cada pólis tinha o seu Deus e decorriam procissões, banquetes, sacrifícios de animais e competições. Por fim o terceiro culto era o culto privado que se realizava no cemitério (mortos), em casa (às divindades protectoras do lar) e onde decorriam preces e oferendas de vinho, frutos e mel.

3-O teatro encontra-se associado ao Deus Dionísio.

4-No teatro os gregos representavam-no como tragédia que eram inspirados em histórias de heróis gregos e retratavam o sofrimento do homem ou então representavam-no como comédia que era assuntos da vida quotidiana, mostrando o absurdo do comportamento humano, isto representado com grande humor.

andre loureiro nº 4 7º 9ª disse...

1-culto publico,culto civico e culto privado.

2-cada um tem um local diferente um deus diferente e actividades diferentes

3-era o deus :ZEUS

RafaelAlex 7ª9ª N 22 disse...

1-Os tipos de cultos que os gregos praticavam e o culto publico, culto cívico, culto privado
2-O culto publico é para todos os cargos,o culto cívico tem um Deus protector, Culto privado era aos mortos
3- E o deu Dionísio
Era a tragedia e a comedia

Rafael Ramires nº27 7º 2ª disse...

1. Os tipos de culto que os gregos praticavam eram os cultos público, cívico e privado.
2. Os cultos:
-Público era um dever cívico de todos os cidadãos. Era constituído por procissões, banquetes, sacrifícios de animais, competições e oráculos, dos quais os mais famosos eram os jogos Olímpicos e o Oráculo de Delfos, eram presididos pelos magistrados e praticados junto dos templos da cidade.
-Cívico era realizado em cada cidade em homenagem ao deus protector da mesma onde realizavam orações, procissões e competições teatrais.
-Privado realizava-se nos cemitérios para prestar homenagem aos mortos, e em casa às para homenagear os deuses protectores do lar, e realizado junto ao altar doméstico.

3. Um dos espectáculos preferidos pelos Gregos era o teatro e estava associado ao deus Dionísio. As festas Dionisíacas eram representadas num espaço semicircular ao ar livre. As representações teatrais eram apresentadas ao público de forma intercalada.

4. Havia dois tipos de representação grega: A tragédia e a comédia.
A tragédia era inspirada nas histórias dos heróis Gregos, mostrava o sofrimento do Homem, vítima do seu próprio destino. Este tipo de representação levava o espetador a reflectir sobre a sua própria vida. Neste tipo de representação salientaram-se os autores Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
A comédia mostrava com humor assuntos da vida quotidiana, mostrando o absurdo comportamento humano. O autor que se destacou foi Aristófanes.
As peças teatrais eram sempre representadas por homens que usavam máscaras e sapatos muito altos a que lhes dava um aspecto majestoso.

Anónimo disse...

1-os tipos de cultos que os gregos utilizavam eram: culto publico ; culto cívico ; culto privado
2-culto publico: Oráculo de Delfos local:Delfos
Deus: Apolo
actividades:as pessoas perguntavam o futuro a sacerdotisa
jogos olímpicos
local: Olímpia
Deus: Zeus
actividades: desporto, concurso de musica e teatro
culto cívico: local: em cada polis
Deus: cada cidade tem o seu Deus protector
actividades: banquete , procissões, sacrifícios de animais, competições
culto privado: local: cemitérios, altar domestico
actividades: preces e oferenda de vinho e mel
3-o Deus ao qual se encontra associado ao teatro é Apolo
4-os tipos de representação grega é
a comédia e a tragédia






JOÃO BRÁS Nº13 7º9ª

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª disse...

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª
1-os tipos de culto que os gregos praticavam são:O culto público,o culto cívico e o culto privado.
2-O culto público é um culto Pan-helénico, o culto cívico cada um presta culto ao seu Deus e no culto público preces,oferendas de vinho,frutas e mel.
3-O Deus que se encontra associado ao teatro é Zeus.
4-Os tipos de representação gregas são,a tragédia e a comédia.

Mariana Dragão nº17 7º9ª disse...

1. Os tipos de cultos são:
.culto publico
.culto cívico
.culto privado

2.O culto publico é constituido por Pan-Helérico, Oráculo de Delfos e Jogos Olímpicos; o culto cívico o local é em todas as polís, o deus protector em cada cidade e as actividades são: banquetes, procissões, scrificios de animais, competições; o culto privado local é nos camitério e também no Altar Doméstico, as actividades são orações e oferendas de linho , mel e frutos.

3.O Deus ao qual se encontra associado ao teatro é o Sócrates.

4.Os tipos sao comédia e tragédia. A comédia retratava,com humor , assuntos da vida quotidiana , mostrando a absurdo do comportamento humano e a tragédia normalmente inspirava nas histórias dos heróis gregos, retratava o sofrimento do homem , vítima do seu próprio destino levando o espectador a refletir sobre a sua vida.

Mariana Dragão nº17 7º9ª

Lara Alexandra 7º8ª disse...

1-Os cultos que os Gregos praticavam os cultos públicos, os cultos cívicos e os cultos privados.
2-Os cultos públicos: Todos os gregos poderiam assistir, Os cultos cívicos: era onde se praticavam as procissões, banquetes, sacrifícios de animais, competições,...,Os cultos privados: era onde se faziam preces, ...
3-O Deus que se encontra associado ao teatro e Zeus.
4-Os tipos de representação era a comédia e a tristeza.

Lara Alexandra 7º8ª disse...

1-Os cultos que os Gregos praticavam os cultos públicos, os cultos cívicos e os cultos privados.
2-Os cultos públicos: Todos os gregos poderiam assistir, Os cultos cívicos: era onde se praticavam as procissões, banquetes, sacrifícios de animais, competições,...,Os cultos privados: era onde se faziam preces, ...
3-O Deus que se encontra associado ao teatro e Zeus.
4-Os tipos de representação era a comédia e a tristeza.

david 7 8 disse...

1. culto publico .
culto civico .
culto privado.

2.

3.o deus que se encontra associado ao teatro e zeus .

4.

Maria Santos Nº 15 7º8ª disse...

1.Os tipos de cultos são Culto público; Culto cívico; Culto privado.
2. Culto público – é um culto para todos os gregos
Oráculos dos Delfos
Local: Delfos
Deus: Apolo
Cerimónia: os gregos perguntavam qual era o futuro à sacerdotisa Pitonsa.
Jogos olímpicos
Local: Olímpia
Deus: Zeus
Cerimónia: Jogos desportivos, concursos de teatro e música.

Culto cívico
Local: em cada polis.
Deus: em cada polis presta culto ao seu Deus.
Cerimónia: precessões, banquetes, sacrifício de animais, competições.

Culto privado
Local: Cemitério – mortos
Casa- aos Deus protectores do lar
Cerimonia : procissões e oferendas de vinho, frutos e mel.

3. O deus que se encontrava associado ao teatro é o Dionísio.
4. Os tipos de representação grega são:
A tragédia, era normalmente inspirada nos heróis gregos. Os autores mais famosos eram : Ésquilo, Sófocles e Eurípedes;
A comédia, relatava a vida quotidiana dos gregos, com humor. O autor mais famoso é Aristófanes.

João Lameiras disse...

1. Os tipos de culto que os gregos praticavam eram o culto público, o culto cívico e o culto privado.

2. O culto público (pan-helénico - culto para todos os helenos) era um dever cívico de todos os cidadãos, constituído por procissões, sacrifícios de animais, banquetes, competições e oráculos, presidido pelos Magistrados e praticado junto dos templos da cidade.
Entre eles, destacavam-se o oráculo de Delfos que era um dos mais famosos e tinha lugar junto do santuário de Apolo. E também os jogos olímpicos que se realizavam de 4 em 4 anos e incluiam competições desportivas,concursos de música e de teatro. Estes tinham lugar em Olímpia cujo deus adorado era Zeus.
O culto cívico é um dever cívico praticado em cada pólis com o respectivo deus.
O culto privado é semelhante ao culto público mas praticado no particular. Era prestado aos mortos, nos cemitérios e às divindades protectoras do lar, junto ao altar doméstico. Realizavam-se preces e oferendas de vinho, frutos e mel.

3. O teatro era o espectáculo preferido dos Gregos e nasceu associado ao culto do Deus Dionisio. As festas Dionísicas realizavam-se no início da Primavera e incluíam exibições teatrais, desfiles, procissões e sacrifícios de animais. As peças eram representadas no teatro, espaço semicircular ao ar livre.

4. No teatro grego havia dois géneros de representações teatrais (tragédia e comédia) que, durante os festivais eram apresentados ao público de forma intercalada.
A tragédia era inspirada nas histórias dos heróis gregos. Esta retratava o sofrimento do homem, vítima do seu próprio destino, levando o espectador a refletir sobre a sua própria vida. Os autores deste género de peças foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
A comédia retratava com humor assuntos da vida quotidiana mostrando o absurdo do comportamento humano. O autor deste género foi Aristófanes. Os papéis eram representados por homens que usavam máscaras e calçavam sapatos muito altos dando-lhes assim um aspeto majestoso.


João Lameiras, 7º8º, Nº 10

João Dias 7º8ª disse...

1.-Os gregos praticavam 3 tipos diferentes de culto esses são: o publico, o civico e ainda o privado.

2.-O publico tinha os jogos olimpicos, o civico tinha procissõe..., o privado era em casa ou nos cemitérios.

3.- O deus que era assosiado ao teatro é Apolo.

4.- Os tipos de representação são a tragédia e a comédia.

ricardo 7º 8ª disse...

1.os tipos de culto que os gregos utilizavam são publico,civico e o culto privado.
2.
3.o deus que representa o teatro é o dionísio
4.da tragédia,normalmete inspirada no herois gregos, retratava o sofrimento do homem, vítima do seu próprio destino,levando espectadores a reflectir sobre a sua própria vida. comedia, retratava, com humor, assuntos da vida quotidana,mostrando do absurdo do comportamento humano

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue