Animação sobre a conquista da Hispania

. sexta-feira, 16 de março de 2012
0 comentários

O Gonçalo Palmeira do 7º 2ª enviou-me esta animação, bastante interessante, sobre a conquista da Hispania.

Hispania

. sexta-feira, 2 de março de 2012
51 comentários




Agora já sabes responder:
1. Localiza no tempo a chegada dos Romanos à Península Ibérica. (resposta do Afonso Venes Rocha, nº 18 do 7º 2ª).
Atraídos pelas riquezas existentes na Península Ibérica e com o objectivo de aumentar os seus territórios, os Romanos chegaram à Península Ibérica no século III a.C, mais precisamente no ano 218 a.C.. Foram confrontados com a forte oposição dos Lusitanos, que no entanto acabaram derrotados ao fim de 199 anos.
Só no ano 19 a.C é que Augusto conseguiu subjugar toda a Península Ibérica.


2. Refere o nome dos assassínios do líder Lusitano, Viriato (investiga). (resposta do Afonso Venes Rocha, nº 18 do 7º 2ª).
Viriato foi assassinado em 139 a.C., durante o sono na sua tenda, por três embaixadores enviados por si para negociar a paz com o general romano Servílio Cipião. Estes embaixadores de seu nome Audax, Ditalco e Minuro foram subornados pelos romanos que lhes prometeram uma importante soma, a troco do assassinato do chefe lusitano
No entanto, ao reclamar o seu dinheiro acabaram por ser executados por ordem do general romano, tendo ficado os três expostos em praça pública com os dizeres “Roma não paga a traidores”.


3. Identifica as três províncias romanas da Península Ibérica e a respectiva capital. (resposta da Sabina Neto, nº 25 do 7º 8ª).
As três províncias romanas da Península Ibérica são a Lusitania (com capital, a actual Mérida ou Emerita Augusta), a Bética (com a capital, Córdoba, mas mais tarde foi renomeada pelos Mouros para Al Andalus, "terra dos vândalos") e a Tarraconense (com capital, a actual Tarragona ou Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco).

4. Refere qual é a designação completa de Olisipo (investiga). (resposta da Maria Grenho, nº14, do 7º 8ª).
A designação completa de Olisipo é Felicitas Iulia Olisipo.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue