1.Identifica os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos. (Resposta da Catarina Lopes, nº 10 do 7º F).
Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos que se destacaram foram o arco de volta perfeita, a abóbada de berço e a cúpula. Foram aplicados nos templos, resultado de uma combinação de elementos gregos e etruscos; nos teatros e anfiteatros, situados em declives naturais, construídos sobre uma estrutura de pilares e abóbadas que por isso puderam ser instalados no centro das cidades. Destaca-se ainda a sua aplicação na rede de esgotos, pontes e calçadas, que facilitaram a comunicação através de todo o império e ainda nas termas ou banhos públicos e aquedutos.
2. Identifica os monumentos romanos das figuras 1, 2 e 3. (Resposta da Catarina Lopes, nº 10 do 7º F).
Figura 1 - O Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano, localizado no centro de Roma, cujo nome deriva da expressão Colosseum, devido à estátua colossal de Nero que ficava ali perto, iniciou a sua construção em 68 d.C.. O Coliseu era um local onde se realizavam diversos espectáculos: combates de gladiadores, caça de animais, onde eram usados animais selvagens de África, as batalhas navais e recreações de cenas naturais. O coliseu deixou de ser usado no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado para outros fins. É um dos símbolos do Império Romano e um dos melhores exemplos da sua arquitectura.
Figura 2- O Panteão de Agripa, situado em também em Roma, construído em 27 a.C., durante o terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa, foi primeiro usado como templo dedicado aos deuses do panteão romano e, a partir do século VII, como templo cristão. Destaca-se pela sua cúpula.
Figura 3 - O Arco de Constantino é um arco do triunfo. Situa-se em Roma, a pouca distância do Coliseu. Comemora a vitória de Constantino sobre Maxêncio, na Batalha da Ponte Mílvio, em 312 d.C.
A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo.
As origens e a evolução do Cristianismo estão interligadas à evolução do Império Romano. A maior parte dos Judeus (ou Hebreus) nunca aceitou o domínio estrangeiro e acreditavam que um dia chegaria o enviado de Deus para os libertar do domínio dos seus opressores. Quando Jesus Cristo nasceu na Judeia (Palestina), reconheceram nele o Messias ou Salvador. Esta nova crença foi largamente perseguida no Império Romano, até à sua legalização, no reinado de Constantino. Da mesma forma, a definitiva expansão da nova crença fez-se paralelamente ao declínio de Roma.
4. Qual era a mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população. (Resposta da Inês Santos, nº 16 do 7º F).
A mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população era de paz, de tolerância, humildade, fraternidade, caridade e apelava à prática de boas obras semelhantes às praticadas por Jesus Cristo.
Assentava ainda nos princípios de monoteísmo, igualdade entre todos os homens, existência de sete sacramentos, condenação de toda a violência, opressão e injustiça e a promessa da vida eterna. A todos os que amassem os outros como a si mesmos, Jesus Cristo prometia a vida eterna depois da morte. Era uma mensagem de carácter universal, destinava-se a todos, não distinguia povos, extractos sociais, pobres e ricos.
Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo são os Evangelhos.
São um conjunto de textos que narram a vida de Cristo e os seus ensinamentos. Evangelho, significa em Grego "Boa Nova". Isso traduzia que os ensinamentos de Cristo traziam a Boa Nova àqueles que acreditavam no Messias, uma mensagem de esperança na vida eterna. Os Evangelhos são 4, escritos pelos Apóstolos S. Mateus, S. João, S. Lucas e S. Marcos.
Hoje em dia os Cristãos continuam a considerar os Evangelhos como a principal fonte da sua religião.
Os apóstolos (12) encarregaram-se de espalhar a nova doutrina, destacando-se:
Pedro - responsável pela fundação da igreja;
Paulo - deu ao Cristianismo um sentido universal;
André, o primeiro dos doze a ser chamado por Jesus;
João Evangelista - considerado "o discípulo amado” e na crucificação foi designado por Jesus a tomar conta de Maria;
Tiago, o Maior - fazia parte do círculo mais íntimo de Jesus;
Tiago, o Menor - foi conciliador e um pregador fervoroso do ensino de Jesus;
Mateus - Cobrador de impostos. Escreveu o primeiro evangelho;
Felipe - Aparece rapidamente nos Evangelhos;
Tomé - Ficou famoso pelo facto de ter duvidado que Jesus tinha ressuscitado, e disse que só vendo acreditaria;
Judas Iscariotes – Traiu Cristo a troco de 30 moedas;
Judas Tadeu - também chamado Lebeu Tadeu;
Bartolomeu - também chamado de Natanaeel no Evangelho de João
e Simão, o zelote que pertencia a uma seita chamada de "Os Zelotes ou Zeladores".
19 comentários:
1. Os romanos introduziram o arco de volta perfeita, a abóboda de berço e a cúpula, como instrumentos arquitectónicos.
2. Fig.1: Coliseu de Roma.
Fig.2: Panteão.
Fig.3: Arco do Triunfo de Trajano.
3. Foi o Cristianismo.
4. Foi a dar conhecer os evangelhos e a vida de Cristo.
5. Os livros que contam a história da vida de Cristo são a Bíblia.
6. Os apóstolos são: Simão(Pedro), João, Tiago, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus(Levi), Tiago menor, Judas Tadeu, Simão o Zelota e Judas Iscariotes(o famoso "traidor").
1-
2-(1)Uma dama romana de alta condiçao social. (2)Panteao. (3) Coliseu de Roma.
3-A religiao que surgiu durante o reinado de Augusto foi a religiao que estava ligada à vida familiar dos seus antapassados.
4-A mensagem era que prometia a vida depois da morte.
5-Os livros que contam a historia de Jesus Cristo sao chamados de Biblia Sagrada.
Nº9 , 7ºF:
1 - Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos foram: estradas , pontes , aquedutos , teatros , fóruns , circos , anfiteatros , termas , etc .
2 - Fig 1: Coliseu de Roma .
Fig 2: Panteão .
Fig 3: Arco do Triunfo .
3 - A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo .
4 - A mensagem que a nova religião que surgiu era a esperança na vida eterna .
5 - Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo chamam-se Envagelhos , que juntamente com outros textos constituem o Novo Testamento
6 - Os Apóstolos chamavam-se: S. Mateus , S. João , S. Lucas , S. Paulo , S. Pedro , S. André , S. Tomé , S. Bartolomeu , S. Judas , S. Tiago , S. Filipe e S. Matias .
ines soares nº15 7ºF:
1- SAO panteao,coleseu,arco do triunfo.
2- os munomentos sao:1- coliseu
2-panteao
3-arco do
triunfo
3- a religiao que surgiu durante o reinado de augusto era o poleitaista.
4-era a mensegem de cristo.
5- os livros que contam a vida da historia de jesus cristo sao, antigo testamento e novo testamento.
6- os nomes dos apostolos sao: s.mateus,s.joao , s.lucas e sao marcos .
Patrícia Matos Nº20 7º F
1-A arquitectura Romana caracterizava-se pela riqueza dos materiais utilizados, a decoração requintada e imaginativa que lhe davam uma individualidade própria. Era usado o arco de volta perfeita, a abóbada de berço e a cúpula. Assim, embora tivesse recebido influências Gregas, a arquitectura Romana não deixou de ser criativa e inovadora.
Como enriquecimento desta arquitectura, desenvolveram ainda outros domínios da arte como a escultura, a pintura a fresco e o mosaico.
2- O monumento da figura 1 é o Coliseu, o maior anfiteatro do mundo Romano onde cabiam 50000 espectadores. A fgura 2 representa o Panteão, um templo dedicado a "todos os deuses". Foi iniciado no tempo de Augusto e concluído na época do imperador Adriano, quando recebeu uma enorme cúpula com 43 m de diâmetro. Na figura 3 está representado o Arco do Triunfo de Trajano(séc.II d.c.) cujos arcos se destinavam a consagrar os exércitos vitoriosos. Este monumento é constituído por coluna, abóbada de berço, arco de volta perfeita, altos relevos e dedicatória.
3- A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo. Cristo apresentava-se como o Messias vindo à Terra para salvar a Humanidade. Aos que amassem os outros como a si mesmos Jesus Cristo prometia a vida eterna depois da morte. Aos 30 anos Jesus iniciou a sua pregação, percorrendo toda a Judeia, acompanhado por 12 Apóstolos.
4- A mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população era a do amor universal. Surgiu como uma doutrina de paz e de igualdade e condenava a opressão, a injustiça e a violência. Esta mensagem foi o principal motivo de ter atraído muitos seguidores.
5- Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo são os Evangelhos. São um conjunto de textos que narram a vida de Cristo e os seus ensinamentos. Evangelho, significa em Grego "Boa Nova". Isso traduzia que os ensinamentos de Cristo traziam a Boa Nova àqueles que acreditavam no Messias, uma mensagem de esperança na vida eterna. Os Evangelhos são 4, escritos pelos Apóstolos S. Mateus, S. João, S. Lucas e S. Marcos.
Hoje em dia os Cristãos continuam a considerar os Evangelhos como a principal fonte da sua religião.
6- Apóstolo é uma palavra derivada do grego que significa enviado. Inicialmente Jesus escolheu doze apóstolos e enviou-os para diversos lugares para pregarem a chegada da Boa Nova ou do Evangelho. Nos seus doze homens, originalmente um era coletor de impostos, outro carpinteiro e vários outros eram viajantes ou pescadores que exerciam a sua profissão nas águas da Galileia. Quando foram chamados para servir, eles dedicaram-se a ser testemunhas para o mundo daquele que os chamara. Os nomes dos discípulos principais ou apóstolos escolhidos por Jesus Cristo há cerca de dois milénios são:
Simão chamado Pedro, o príncipe dos apóstolos;
André, o primeiro Pescador de Homens, irmão de Pedro;
João, o apóstolo bem-amado;
Tiago, o Maior, irmão de João;
Filipe, o místico helenista;
Bartolomeu, o viajante;
Tomé, o ascético;
Mateus ou Levi, o publicano;
Tiago, o Menor;
Judas Tadeu, o primo de Jesus;
Simão, o Zelota ou o Cananeu e
Judas Iscariotes, o traidor.
1.-Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos que se destacaram foram o arco de volta perfeita, a abóbada de berço e a cúpula. Foram aplicados nos templos, resultado de uma combinação de elementos gregos e etruscos; nos teatros e anfiteatros, situados em declives naturais, construídos sobre uma estrutura de pilares e abóbadas que por isso puderam ser instalados no centro das cidades. Destaca-se ainda a sua aplicação na rede de esgotos, pontes e calçadas, que facilitaram a comunicação através de todo o império e ainda nas termas ou banhos públicos e aquedutos.
2.-Figura 1 - O Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano, localizado no centro de Roma, cujo nome deriva da expressão Colosseum, devido à estátua colossal de Nero que ficava ali perto, iniciou a sua construção em 68 d.C.. O Coliseu era um local onde se realizavam diversos espectáculos: combates de gladiadores, caça de animais, onde eram usados animais selvagens de África, as batalhas navais e recreações de cenas naturais. O coliseu deixou de ser usado no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado para outros fins. É um dos símbolos do Império Romano e um dos melhores exemplos da sua arquitectura.
Figura 2- O Panteão de Agripa, situado em também em Roma, construído em 27 a.C., durante o terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa, foi primeiro usado como templo dedicado aos deuses do panteão romano e, a partir do século VII, como templo cristão. Destaca-se pela sua cúpula.
Figura 3 - O Arco de Constantino é um arco do triunfo. Situa-se em Roma, a pouca distância do Coliseu. Comemora a vitória de Constantino sobre Maxêncio, na Batalha da Ponte Mílvio, em 312 d.C.
3.-O cristianismo tem as suas raízes na Judeia, uma província romana no Oriente, onde facções políticas locais se debatiam em finais do século I a.C. Nesse clima de agitação, durante o governo de Octávio Augusto, nasceu Jesus Cristo. Para os cristãos, Jesus seria o Messias esperado pelos judeus. Segundo os Evangelhos, os Judeus não aceitaram que aquele homem simples seria o Messias que viria salvá-los. Consideraram-no um dissidente, condenando-o à morte por crucificação. Após a sua morte, os apóstolos, espalharam as mensagens de Jesus por todo o império romano. Os cristãos não juravam o culto divino ao imperador, o que fez com que fossem perseguidos. Ao mesmo tempo, cada vez mais pessoas se convertiam ao cristianismo, especialmente pobres e escravos. A partir do momento em que cidadãos ricos do Império se converteram à nova religião, esta deixava de representar um perigo social. Aos poucos, a Igreja Católica institucionalizou-se e o clero organizou-se. Em 313, o imperador Constantino fez publicar o Édito de Milão, que instituía a tolerância religiosa no império, beneficiando os cristãos. O cristianismo manteve-se como religião até aos nossos dias.
4.-O cristianismo tinha como mensagem principal a igualdade entre os homens, o amor ao próximo (amor universal) e também o perdão. A opressão, a violência e a injustiça eram condenáveis. Para Jesus, a moral, como a religião, era essencialmente individual e a virtude não era social, mas de consciência.
5.-Os livros sobre a vida, ensinamentos e a morte de Jesus Cristo denominam-se Evangelhos, cuja palavra significa “A Boa Nova”. No Novo Testamento constam apenas quatro, os Evangelhos segundo Mateus, Marcos, Lucas e João. Este tipo de documentos tem como objectivo estabelecer uma ligação directa à sua fonte – Jesus Cristo – e às testemunhas da época.
6.- Os apóstolos, termo de origem grega, que significa “enviados”, eram homens judeus escolhidos por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos judeus e depois aos restantes povos. Os doze apóstolos foram:
1- Simão, chamado Pedro;
2- André, irmão de Pedro;
3- João, o apóstolo bem-amado;
4- Tiago, o Maior, irmão de João;
5- Filipe, místico helenista;
6- Bartolomeu, o viajante;
7- Tomé, o ascético;
8- Mateus ou Levi;
9- Tiago, o Menor;
10- Judas Tadeu, primo de Jesus;
11- Simão, o Zelote ou Cananeu;
12- Judas Iscariotes, o traidor.
1)Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos são: abóbada de berço, arco de volta perfeita e cúpula.
2)Os monumentos romanos das figuras são:
1-> Coliseu (situa-se em Roma)é um anfiteatro do mundo romano, onde cabiam 50 000 espectadores)
2->Panteão ( é um tempo dedicado a todos os deuses.)
3->Arco do Triunfo( os arcos do triunfo destinavam-se a consagrar os exércitos vitoriosos.)
3)A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo, era uma religião monoteista porque as pessoas acreditavam apenas num só Deus.
4)A mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população era a promessa da vida eterna depois da morte e pregação do amor universal.
5)Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo chamam-se a Antigo Testamento e o Novo Testamento, são partes da Biblia.
6)Os nomes dos 12 Apóstolos eram:
André;
Bartolomeu;
Filipe;
João;
Judas Iscariotes;
Judas Tadeu;
Mateus;
Pedro;
Simão;
Tiago;
Tiago;
Tomé.
Inicialmente havia dois apóstolos com o nome Simão, mas um deles virou Pedro e, para a Igreja Católica, é o primeiro papa. Outros dois nomes se repetem: Tiago e Judas. Após a traição de Judas Iscariotes, Matias foi escolhido pelos demais para ocupar seu lugar.
Carolina Magro Nº 8
1.Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos são a abóbada de berço (que podemos ver no Arco do Triunfo); o arco de volta perfeita (que podemos ver no Coliseu) e a cúpula (que podemos ver no Panteão).
2. Figura 1 - Representa o Coliseu, que era um anfiteatro, um espaço publico para a diversão do povo
Figura 2 – Representa o Panteão, era um templo dedicado a todos os deuses, onde se destaca a sua enorme cúpula.
Figura 3 – Representa o Arco do Triunfo, um monumento que se destinava a homenagear os exércitos vitoriosos de César
3. A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo, que surgiu num dos territórios do Império Romano, a Judeia (Palestina), que era uma religião monoteísta, isto é, que acreditava apenas num só Deus, Jesus Cristo e distinguia-se pela pregação do amor universal. Condenava a opressão, a injustiça e a violência.
4. A mensagem que a nova religião pretendia divulgar por Jesus Cristo era pregação do amor universal e a promessa da vida eterna depois da morte para os que amassem os outros como a si mesmo. Era uma doutrina da paz e da igualdade que condenava a opressão, a injustiça e a violência.
5. Os livros que contam a história de Jesus Cristo são os evangelhos, que eram as principais fontes para o conhecimento da vida e da mensagem de Jesus Cristo. Os evangelhos são quatro e foram escritos no séc. I d.C., pelos Apóstolos: S. Marcos; S. Lucas; S. Mateus; e S. João
6. Os nomes dos Apóstolos que escreveram os evangelhos são:
- S.Marcos,
- S.Mateus,
- S.Lucas,
- S.João.
1-Os elementos introduzidos pelos romanos foram o arco de volta perfeita, a cupula e a abóbada de berço.
2-
1-Coliseu de Roma
2-Panteão
3-Arco do Triunfo de Trajano
3-Foi o Cristianismo.
4-A mensagem era a promessa da vida eterna depois da morte.
5-Sao chamados por Biblia que contem o Novo e o Velho Testamento.
6-Os nomes sao o Marcos, Mateus, Lucas e João.
Comentários do Diogo Rente
1 - A majestade e imponência das construções, a riqueza dos materiais utilizados, a decoração requintada e imaginativa dão à arquitectura romana uma individualidade própria. A estes elementos estava associado a utilização do arco de volta perfeita, da abóbada de berço e da cúpula que marcaram ainda mais a individualidade da arquitectura.
2 - Fig. 1 – Coliseu - também conhecido como Anfiteatro Flaviano. Deve o seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitectónico.
Fig. 2 – Panteão - conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana (iniciado no tempo de Augusto e concluído na época do imperador Adriano) que, actualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. É famoso pela sua cúpula.
Fig. 3 - Arco de Constantino - é um arco triunfal em Roma. Foi erguido para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312 AD. A batalha está representada na banda pouco esculpida sobre o lado direito do arco, na frente oposta ao Coliseu.
3 - A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo. As origens e a evolução do Cristianismo estão interligadas à evolução do Império Romano. A maior parte dos Judeus (ou Hebreus) nunca aceitou o domínio estrangeiro e acreditavam que um dia chegaria o enviado de Deus para os libertar do domínio dos seus opressores. Quando Jesus Cristo nasceu na Judeia (Palestina), reconheceram nele o Messias ou Salvador. Esta nova crença foi largamente perseguida no Império Romano, até à sua legalização, no reinado de Constantino. Da mesma forma, a definitiva expansão da nova crença fez-se paralelamente ao declínio de Roma.
4 - Foi em meio de um clima politicamente tenso que Jesus procurou exprimir uma mensagem baseada no amor ao próximo (pregação do amor universal), no perdão às ofensas e no desapego aos bens materiais. Tal mensagem em nada ameaçava o domínio romano, porque, segundo os Evangelhos, Jesus sempre enfatizou que a sua pregação nada tinha de política, que o reino a que se referia não era um reino terrestre. Esta pregação aparecia como uma doutrina de paz e de igualdade. Condenava a opressão, a injustiça e a violência.
5 - Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo são os Evangelhos (significa “boa nova” em grego). Neste conjunto de textos narra-se a vida e os ensinamentos de Cristo. São 4 os Evangelhos. Foram escritos pelos apóstolos S. Mateus, S. João, S. Lucas e S. Marcos no sec. I d.C. Para além dos Evangelhos, ainda existem as “cartas de Paulo”, epístolas dirigidas às primeiras comunidades de cristãos, os Actos dos Apóstolos e o Apocalipse, que conjuntamente com os 4 evangelhos, formam o Novo Testamento. O Antigo Testamento é composto pela Bíblia hebraica.
6 - Os apóstolos (12) encarregaram-se de espalhar a nova doutrina, destacando-se Pedro - responsável pela fundação da igreja; Paulo - deu ao Cristianismo um sentido universal; André, o primeiro dos doze a ser chamado por Jesus; João Evangelista - considerado "o discípulo amado” e na crucificação foi designado por Jesus a tomar conta de Maria; Tiago, o Maior - fazia parte do círculo mais íntimo de Jesus; - Tiago, o Menor - foi conciliador e um pregador fervoroso do ensino de Jesus; - Mateus - Cobrador de impostos. Escreveu o primeiro evangelho; Felipe - Aparece rapidamente nos Evangelhos; Tomé - Ficou famoso pelo facto de ter duvidado que Jesus tinha ressuscitado, e disse que só vendo acreditaria; Judas Iscariotes – Traiu Cristo a troco de 30 moedas; Judas Tadeu - também chamado Lebeu Tadeu; Bartolomeu - também chamado de Natanaeel no Evangelho de João e Simão, o zelote que pertencia a uma seita chamada de "Os Zelotes ou Zeladores".
Tomás Medley Nº 14 ano:7º turma:F
1-os elementos arquitectónicos introduzidos pelos Romanos foram: a arquitectura e novas técicas sendo essas a abóboda do berço, o arco de volta perfeita e a cupula;
2- Fig.1- Coliseu de Roma
Fig.2- Panteão de Roma
Fig.3- Arco do Triunfo de Tito;
3- Foram os Judeus;
4- A mensagem que eles queria mandar era os envagelhos.
5- Esse livro e designado por Bíblia.
6- É a pregação de Jesus percorrida por toda a Judeia acompanhado por doze discipulos.
1-Os Romanos introduziram: a arquitectura e novas técicas sendo essas a abóboda do berço, o arco de volta perfeita e a cupula;
2- Figura 1- Coliseu de Roma
Figura 2- Panteão de Roma
Figura 3- Arco do Triunfo de Tito
3- Foi o povo Judaico. (Judeus)
4- A mensagem que eles queria mandar era os envagelhos.
5- Esse livro é conhecido por Bíblia.
6- É a pregação de Jesus percorrida por toda a Judeia acompanhado por doze discipulos.
Boa tarde prof., quis fazer o T.P.C. mas vejo que as perguntas estao repetidas, pois ja fiz este trabalho.
Bom fim de semana,Bruno
Respostas do Guilherme Veloso 7ºF:
1. Os elementos arquitectónicos ontroduzidos pelos romanos foram: a abóbada de berço, o arco da volta perfeita e a cúpula.
2. 1- Coliseu (de Roma) 2- Panteão
3- Arco do Triunfo de Trajano
3. Durante o reinado de Augusto a religião que surgiu foi o Cristianismo.
4. A nova religião tinha como príncipios básicos o dever de amar a Deus e amar ao próximo como a nós mesmos (amor universal). Esta religião defendia a igualdade e a paz e condenava a opressão, a injustiça e a violência.
5.Os livros são: o Novo Testamento e o Antigo Testamento que formam a Bíblia.
6. Os 12 apóstolos eram: Pedro, André, João Evangelista, Tiago (o Maior), Tiago (o Menor), Mateus, Filipe, Tomé, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, Bartolomeu e Simão
1. Identifica os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos.
Era o imperador o poder pessoal e o culto imperial.
2. Identifica os monumentos romanos das figuras 1, 2 e 3.
Eram o coliseu o panteão e o arco do triunfo.
3. Refere qual foi a religião que surgiu durante o reinado de Augusto.
Foi o cristianismo.
4. Qual era a mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população.
Era a pregação do amor universal.
5. Como se chamam os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo.
É a biblia e os evangelhos.
6. Indica os nomes dos Apóstolos.
Os apóstolos são o messias o s.mateus o s.joão o s.lucas o s.marcos e o s.paulo.
Pedro Santana 7ºf nº21
Respostas da Inês Santos:
1.Identifica os elementos arquitectónicos introduzidos pelos romanos.
Os elementos arquitectónicos introduzidos pelos Romanos foram o arco de volta perfeita, a abóbada de berço e a cúpula.
2.Identifica os monumentos romanos das figuras 1, 2 e 3.
Os monumentos romanos das figuras são: 1-Coliseu de Roma, 2-Panteão, 3-Arco do Triunfo de Trajano.
3.Refere qual foi a religião que surgiu durante o reinado de Augusto.
A religião que surgiu durante o Reinado de Augusto foi o Cristianismo.
4.Qual era a mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população.
A mensagem que a nova religião pretendia divulgar junto da população era de paz, de tolerância, humildade, fraternidade, caridade e apelava à prática de boas obras semelhantes às praticadas por Jesus Cristo. Assentava ainda nos princípios de monoteísmo, igualdade entre todos os homens, existência de sete sacramentos, condenação de toda a violência, opressão e injustiça e a promessa da vida eterna. A todos os que amassem os outros como a si mesmos, Jesus Cristo prometia a vida eterna depois da morte. Era uma mensagem de carácter universal, destinava-se a todos, não distinguia povos, extractos sociais, pobres e ricos.
5.Como se chamam os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo.
Os livros que contam a história da vida e da mensagem de Jesus Cristo são os Evangelhos. Após a morte de Jesus coube aos apóstolos, discípulos de Jesus, difundirem a mensagem cristã por todo o Império. Foram eles, os autores dos quatro evangelhos que relatam a vida de Jesus. O novo testamento escrito depois do nascimento de Cristo, composto por esses quatro evangelhos, e o antigo testamento escrito antes do nascimento de Cristo, livro sagrado do Judaísmo, formam a Bíblia, livro sagrado dos Cristãos.
6.Indica os nomes dos Apóstolos.
O nome dos discípulos principais ou apóstolos que Jesus Cristo escolheu há cerca de dois milénios foram: - Simão chamado Pedro, o príncipe dos apóstolos; - André, o primeiro Pescador de Homens, irmão de Pedro; - João, o apóstolo bem-amado; - Tiago, o Maior, irmão de João;- Filipe, o místico helenista; - Bartolomeu, o viajante; - Tomé, o ascético; - Mateus ou Levi, o publicano; - Tiago, o Menor; - Judas Tadeu, o primo de Jesus; - Simão, o Zelota ou o Cananeu; - Judas Iscariotes, o traidor
1- Os elementos arquitectónicos que os romanos intodroduziram foram: abóboda de berço, cúpula e arco de volta perfeita.
2- 1- coliseu de Roma 2- Panteão 3- Arco de triunfo.
3-a religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo.
4- Promessa da vida interna após a morte.
5- os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo chamam-se Evangelhos.
6- Marcos, Mateus, Lucas e João
1- Os elementos arquitectónicos que os romanos intodroduziram foram a abóboda de berço, a cúpula e o arco de volta perfeita.
2- 1- Coliseu de Roma
2- Panteão
3- Arco de triunfo.
3-A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo.
4-A mensagem era a Promessa da vida interna após a morte.
5- Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo chamam-se Evangelhos.
6- Os nomes dos Apóstolos eram
Marcos, Mateus, Lucas e João
Bernardo Castanheira
1-Os elementos arquitectónicforamos introduzidos pelos romanos as abobadas de berço , o arco de volta perfeita e a cupela.
2-
1 Coliseu
2 Panteão
3 Arco do triunfo de trajano
3- A religião que surgiu durante o reinado de Augusto foi o Cristianismo
4- Prometia a vida depois da morte e a pergreção do amor univerçal.
5- Os livros que contam a história da vida de Jesus Cristo chamam-se Biblias
6- Marcos,Mateus,Lucas e João
Enviar um comentário