Roma - O Início do Império

. terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Fig. 1 Loba Capitolina


Doc. 1 - A situação geográfica de Roma

Não foi sem razão que os deuses e os homens escolheram este lugar para assento de Roma. A extrema salubridade das suas encostas, as grandes vantagens de um rio por onde descem, por um lado, os víveres do continente, e do outro, chegam aprovisionamentos do mar, este mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio, e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas; uma posição no centro da Itália, e que parece prestar-se, por si mesma, ao alargamento do nosso poderio.


Tito Lívio, História Romana

Agora já sabes responder.

1. Com base no documento, explica quais eram as vantagens da localização geográfica de Roma. (resposta da Laura Carvalho do 7º C).
As vantagens da localização geográfica de Roma são:
1º extrema salubridade das suas encostas;
2º as grandes vantagens de um rio por onde descem, por um lado, os víveres do continente, e do outro, chegam aprovisionamentos do mar;
3º este mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio;
4º e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas;
5º uma posição no centro da Itália, e que parece prestar-se, por si mesma, ao alargamento do nosso poderio.


2. Refere o nome do povo que deu origem aos romanos. (resposta da Adriana Domingos do 7º C)
O nome do povo que deu origem aos romanos foram os Latinos.

3. Os Romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo "Mare Nostrum". Explica porquê. (resposta da Zeinab Hanif do 7º B)
Os Romanos chamavam " Mare Nostrum" ao Mar Mediterrâneo porque tudo o que estava a volta deste era território dos romanos e assim só podia navegar por lá quem tivesse autorização. A palavra " Mare Nostrum" vinha de Mar Nosso, ou seja, o mar era deles (romanos).

4. (Investigação) Qual é a lenda da fundação de Roma (Fig. 1)? (resposta da Inês Mateus do 7º C)
Segundo a lenda, haviam nascido dois irmãos gémeos, Rómulo e Remo que eram filhos do deus Marte e de Rhea Silvia. Foram largados no rio Tibre, indo mais tarde parar ás margens do mesmo. Aí foram acolhidos por uma loba. Passado algum tempo foram encontrados por pastores que os levaram e criaram. Passados muitos anos Rómulo e Remo obtêm permissão para criar uma nova cidade no local onde tinham nascido. Rómulo queria chamar Roma á cidade e Remo queria que a cidade se chamasse Remora. Ficaram chateados um com o outro e decidiram dividi-la ao meio com um muro. Rómulo proibiu Remo de passar para o lado dele. Remo desobedeceu, e passou. Rómulo sacou da espada e deu-lhe um golpe na cabeça e matou-o. Assim a cidade ficou a chamar-se Roma e Rómulo ficou conhecido como o primeiro rei de Roma.

32 comentários:

hugo fonseca disse...

1-As vantagens eram: a extrema salubridade das encostas e um rio onde podiam realizar trocas de produtos.

2-Latinos

3-Porque eles mandavam nas regiões á sua volta e quem quisesse lá navegar tinha de lhes pedir autorização.

4-A lenda da função da Roma é :um animal amamentou os gémeos Rômulo e Remo

Anónimo disse...

1- As vantagens são:extrema salubridade das suas encostas, as grandes vantagens de um rio por onde descem, por um lado, os víveres do continente, e do outro, chegam aprovisionamentos do mar, este mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio, e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas; uma posição no centro da Itália, e que parece prestar-se, por si mesma, ao alargamento do nosso poderio.
2- O nome que deu origem aos romanos foi os latinos.
3- Porque todas as saidas em torno do Mar Mediterrâneo pertenciam a Roma.

Anónimo disse...

1-A localição geografica dos romanos fica na PENISULA ITALICA,cidaderoma localiza-se no centro da Penisula,junto ao rio tibre,região do lácio no sul da Europa,junto ao mar mediterrâneo.

2-O nome do povo que deu a origem aos romanos são os Latinos.

3-Sim.Porque todas as regioesque estam em torno do mar mediterranio pertenciam a Roma; quem queria navegar no "MAR NOSTRUN" tinham de pedir autorizaçao aos romanos.

4-A pequena tribo dos latinos ocupava o chamado Latium vetus (Lácio antigo), a parte noroeste do Lácio clássico. O Latium vetus estendia-se por uma zona de planície ondulada com cerca de 2.000 km2. No seu sector sul encontram-se as colinas albanas. Os cursos de água mais importantes eram o Tibre, navegável, que unia o Lácio às regiões interiores, e o Aniene, um seu afluente da margem esquerda. A região tinha por limites: a ocidente, o Mar Tirreno, onde se processava um intenso comércio entre gregos, cartagineses e etruscos; a norte, o Tibre, fazendo a fronteira com os territórios das ricas cidades etruscas; a nordeste, os montes sabinos; a leste, à medida que se avança para o sul, as regiões montanhosas dos équos, dos hérnicos (Hernici) e dos volscos; a sul, mas já para lá do território dos volscos, a fértil e mais civilizada Campânia

Anónimo disse...

1ªpergunta:
As vantagens da localização geográfica de Roma eram que o mar estava muito próximo para as facilidades do comércio, e bastante afastado para se expor a ataques das frotas inimigas, posição no centro da Itália e que parece prestar-se ao alargamento do nosso poderio.

2ªpergunta:
O nome do povo que deu origem aos romanos foram os Latinos.

3ªpergunta:
Os Romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo «Mare Nostrum», porque a tradução era: o nosso mar.

4ªpergunta:
A lenda
Quando Troía caíu, o príncipe Eneias salvou-se, e foi para perto do rio Tibre que se casou com uma rapariga, filha do rei Latino.
Passado alguns dias os descendentes de Eneias já reinavam Alba.
Um dia a sobrinha de Amúlio foi buscar água ao rio Tibre, e foi seduzida por Marte(Deus romano da Guerra), que ficou grávida de gémeos(Rómulo e Remo).
Quando nasceram ela meteu-os num cesto e atiraram-nos ao rio, do outro lado do rio foram criados por uma loba.
Passado algum tempo uns pastores encontraram-nos e criaram-os.
Fundaram uma cidade onde loba os encontrou.
Um dia Remo para demonstrar que as muralhas não valiam nada, subiu à muralha, gosando com a obra do seu irmão, mas Rómulo ficou furioso e matou-o com golpes da sua espada, arrependeu-se e ficou a chorar pela morte do irmão.

Anónimo disse...

Raquel Maia 7ºB Nº24



1- As vantagens da localização geográfica de Roma eram localizar-se no centro da Península Itálica e localizar-se também no sul da Europa, junto ao Mar Mediterrâneo.


2- O nome do povo que deu origem aos romanos foram os Latinos.


3- Os Romanos chamavam o Mar Mediterrâñeo "Mare Nostrum" porque para se navegar no Mar Mediterrâneo era necessário a autorização dos Romanos.

Anónimo disse...

1.as vantavens da localização geográfica de roma são:rio por onde descem,por um lado;os víveres do continente;o mar era suficiente proximo para as facilidades do comercio e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas.
2.o nome que o povo deu origem aos romanos foi:
3.os romonos chamavam ao mar mediterranio mare nostrum porque:
4.a lenda é a seguinte:
-Provavelmente os romanos criaram essa lenda para enaltecer a origem de sua civilização, envolvendo deuses e nobres. Enéias, um príncipe troiano, filho de um mortal (rei de Tróia) e da Deusa Vênus, fugiu de sua cidade durante uma batalha. Acompanhado de alguns homens seguiu para a península itálica, onde seu filho Ascânio iniciou uma nova cidade chamada Alba Longa. Numitor e Amúlio, descendentes de Enéias, estão presentes no relato da lendária fundação de Roma.

Segunda a lenda, Rômulo e Remo, irmãos gêmeos eram filhos do deus grego Ares, ou Marte seu nome latino, e da mortal Réia Sílvia filha de Numitor, rei de Alba Longa.

Amúlio, irmão do rei Numitor, deu um golpe de estado, apoderou-se da coroa e fez de Numitor seu prisioneiro. Réia Sílvia foi confinada à castidade, para que Numitor não viesse a ter descendência. Entretanto Marte desposou Réia que deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Amúlio, rei usurpador, ao saber do nascimento das crianças as jogou no rio Tibre. A correnteza jogou à margem os irmãos que foram encontrados por uma loba, que teria amamentado e cuidado dos dois até que estes foram achados pelo pastor Fáustulo, que junto com sua esposa os criou como filhos.

Quando adulto Remo se indispôs com pastores vizinhos, estes o tomaram e levaram a presença do rei Amúlio que o encarcerou. Fáustulo revelou a Rômulo as circunstâncias de seu nascimento, este foi ao palácio e libertou ao irmão, matou Amúlio e libertou seu avô Numitor. Numitor recompensou os netos dando-lhes direito de fundar uma cidade junto ao rio Tibre. Os dois consultaram os presságios e seguiram até a região destinada a construção da cidade. Remo dirigiu-se ao Aventino e viu seis abutres sobrevoando o monte. Rômulo indo ao Palatino, avistou doze aves, fez então um sulco por volta da colina, demarcando o Pomerium, recinto sagrado da nova cidade. Remo, enciumado por não ser o escolhido, escarneceu do irmão e, num salto, atravessou o sulco sendo morto por Rômulo, que o enterrou no Aventino.

Rômulo, após a fundação da cidade, preocupou-se em povoá-la. Criou o Capitólio um refugio para todos os banidos, devedores e assassinos da redondeza. A notícia da nova cidade se espalhou e os primeiros habitantes foram chegando, principalmente Latinos e Sabinos. Rômulo, após longa batalha com os Sabinos, firmou acordo com Tito Tácio, seu rei e com este reinou sob uma só nação na grande cidade de Roma.

Atribui-se também a Rômulo a instituição do Senado e das Cúrias.

Descartada a lenda, podemos afirmar que a cidade de Roma iniciou sua formação entre os séculos X e VIII a.C., quando sabinos e latinos coligados (Liga dos Sete Montes) uniram várias aldeias e se concentraram em volta do forte construído no monte Palatino. Não há portanto uma data de nascimento para Roma, mas, sim, um longo processo que levou as pequenas aldeias de pastores a se tornarem o maior império da Antigüidade.



Aisha Satar 7ºB ESO

Anónimo disse...

1-A extrema salubridade das suas encostas,as grandes vantagens de um rio por onde descem.

2-Os deuses e os humanos.

3-

4-A loba capitolina.

Anónimo disse...

1º-As vantagens são:A extrema salubridade das suas encostas, as grandes vantagens de um rio por onde descem, por um lado, os víveres do continente, e do outro, chegam aprovisionamentos do mar.

2º-O povo que deu origem aos Romanos foram os Latinos.

3º-Chama-vam pois o mar era deles porque todos os territórios á volta do mediterrâneo pertencia aos Romanos.

4º-É a loba capitolina.

Anónimo disse...

1. As vantagens da localização geográfica de Roma são:
-) Facilidade no comércio marítimo;
-) Bastante afastado para os expor a ataques das frotas inimigas;
-) Uma posição no centro da Itália.
2. O nome do povo que deu origem aos romanos foi o povo Latino.
3. "Mare Nostrum" significa "Mar Nosso" porque eles diziam (achavam) que o mar Mediterrâneo era deles.
4. (Não percebi)

Anónimo disse...

1-As vantagens da localização geográfica de Roma eram que era sufecientemente próximo para as facilidades do comércio, e bastante afastado para se exporem a ataques das frotas inimigas e a outra vantagem é que era numa posição no centro da Itália.
2-O povo que deu origem aos Romanos foram os Latinos.
3-Sim. Porque "Mar Nostrum" queria dizer o Mar é nosso assim o chamavam porque todas as regiões à volta do Mar Mediterrâneo eram dos Romanos e quem quisesse passar pelo Mar Nostrum tinha de pedir autorização aos Romanos.

Marta 7ºc nº21

Anónimo disse...

1- as grandes vantagens sao um rio por onde descem, por um lado, os víveres do continente, e do outro, chegam aprovisionamentos do mar, este mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio, e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas, uma posição no centro da Itália, e que parece prestar-se, por si mesma, ao alargamento do poderio.

2- O nome do povo que deu origem aos romanos foram os Latinos.

3- Os Romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo "Mare Nostrum" porque queria dizer o mar é nosso.

4- A lenda de fundaçao de roma há muitas ex:a lenda de Rómulo e Remo, A lenda de Ulisses, a lenda de Teseu, A Lenda de Santa Úrsula, Lenda de Gaia e D. Ramiro...

Raquel Coutinho 7ºB nº23

Anónimo disse...

1-As vantagens da localização da Roma é que eles desciam por um rio,o mar era perto do comércio,era difícil os inimigos atacarem.


2-foram os latinos que falavam a lingua que hoje em dia nos utilizamos o latim.


3-Porque o mar era deles.


4-cerca do ano 1000 a.c. estabeleceram-se na Itália vários povos ind.europeus e um desse povos eram os latinos e foram eles que fundaram a cidade de Roma em meados do séc.VIII a.c.



Fabio Gama
7B


3-porque o mar era deles

Anónimo disse...

1. As vantagens da localização geográfica de Roma eram: a passagem de um rio (o rio Tibre) por esses lados, o Mar Mediterrâneo suficientemente próximo para o comércio como também bastante afastado para os ataques das tropas inimigas e uma posição no centro da Itália.

2. O nome de povo que deu origem aos romanos foi latinos.

3. Os Romanos chamavam " Mare Nostrum" ao Mar Mediterrâneo porque tudo o que estava a volta deste era território dos romanos e assim só podia navegar por lá quem tivesse autorização. A palavra " Mare Nostrum" vinha de Mar Nosso, ou seja, o mar era deles (romanos).

4. Segundo a lenda Roma foi fundada no ano 753 a.C.
Era uma vez dois gémeos, filhos do deus Ares, também designado como Marte e da mortal Réia Sílvia. Estes dois gémeos foram abandonados junto ao rio Tibre na Itália. Uma loba salvou estes rapazes e amamentou-os e
protegeu-os. Um pastor veio e recolheu estes gémeos dando-lhes o nome de Rómulo e Remo. Mais tarde Romúlo matou seu irmão Remo numa discussão e deu seu nome á cidade. Esta foi a lenda que os romanos criaram para enaltecer a origem da sua civilização.

Anónimo disse...

stor pesso desculpa mas como a outra 4 ta mal eu fiz outra! Raquel Coutinho 7ºB Nº23

4- É lenda da fundaçao de roma que Segunda a lenda, Rômulo e Remo, irmãos gêmeos eram filhos do deus grego Ares, ou Marte seu nome latino, e da mortal Réia Sílvia filha de Numitor, rei de Alba Longa.
Amúlio, irmão do rei Numitor, deu um golpe de estado, apoderou-se da coroa e fez de Numitor seu prisioneiro. Réia Sílvia foi confinada à castidade, para que Numitor não viesse a ter descendência. Entretanto Marte desposou Réia que deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Amúlio, rei usurpador, ao saber do nascimento das crianças as jogou no rio Tibre. A correnteza jogou à margem os irmãos que foram encontrados por uma loba, que teria amamentado e cuidado dos dois até que estes foram achados pelo pastor Fáustulo, que junto com sua esposa os criou como filhos.

Anónimo disse...

1-As vantagens eram:a aproximação com mar MediterrÂneo,cujo facilitava o comércio,e não expunha os Romanos ás tropas inimigas,e estar no centro da Itália,o que alargava o seu poder.

2-Os Latinos

3-Pois os Romanos haviam conquistado toda a zona á volta do MediterrÂneo.

Anónimo disse...

1-Tinha uma extrema qualidade de salubre nas suas costas. O rio era por onde desciam, por uma lado os víveres do continente e, do outro, chegavam aprovisionamentos do mar. Este era suficientemente próximo para o comércio e bastante afastado para não os por em conflitos.
2-O nome do povo que deu origem aos Romanos foi Latinos.
3-Os Romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo "Mare Nostrum", porque eles diziam "O Mar é nosso", que era um "Lago Romano" e que para navegar tinham de pedir autorização aos Romanos.
4-Conta a lenda que o troiano Eneias filho de Afrodite e Anquises, tendo sobrevivido a destruição de Tróia, foge com o seu filho Ascânio. Chegam ás costas do Lácio, onde é recebido por Latino rei das tribos aborígenes, que lhe dá a sua filha por esposa. Após a morte do pai,Ascânio cria uma nova cidade de que foi rei. Gerações mais tarde Numitor era o rei em Albalonga, Amúlio seu irmão destrona-o e torna-se rei. Condena a filha de Nunitor a fazer-se vestal mas ela apesar do voto de castidade teve do deus Marte dois gémeos. Numitor condena-a à morte e ordena que os gémeos sejam atirados ao rio Tibre.
Os servos deixaram-nos dentro de um cesto junto à margem, o choro dos bébes fez acudir uma loba. Mais tarde um pastor encontra-os e juntamente com a sua mulher Laurêntia recolheu-os e deu-lhe o nome de Rómulo e Remo. Mais tarde conhecendo as suas origens matam Amulio e põem no trono o seu avô Numitor. Decidem depois fundar uma cidade no local onde foram encontados, mas quando estavam a delimitar o território da cidade Rómulo e Remo zangaram-se e Rómulo mata o irmão, dando o seu próprio nome à nova cidade.

Anónimo disse...

1- As vantagens da localização geográfica de Roma são:1ºextrema salubridade das suas encostas
2º as grandes vantagens de um rio por onde descem, por um lado, os víveres do continente, e do outro, chegam aprovisionamentos do mar
3ºeste mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio
4ºe bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas
5ºuma posição no centro da Itália, e que parece prestar-se, por si mesma, ao alargamento do nosso poderio
2- O nome do povo que deu origem foi os latinos.
3- Os Romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo "Mare Nostrum", porque todas as saidas em torno do Mar Mediterrâneo pertenciam a Roma, e porque quem queria navegar no "Mar Nostrum" tinha de pedir autorização aos romanos.

Anónimo disse...

1- as vantagens sao os víveres do continente, e do outro, chegam aprovisionamentos do mar, este mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio.

2- O povo que deu origem aos romanos foi os latinos.

3- Chamavam mar mediterraneo porque todos os territorios a sua volta pertencia aos romanos so se podia navegar com a autorizao deles.

4- Loba capitona

Anónimo disse...

1-As grandes vantagens da localização geográfica de Roma é de un rio por onde descem,por un lado,os víveres do continente,e do outro,chegam aprovisionamentos do mar,este mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio,e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas;uma posição no centro da ITÁLIA. 2- O povo que deu origem aos romanos foi os Latinos.
3- Os Romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo "Mar Nostro",porque diziam que o mar era deles e para navegarem tinha que pedir autorização.
4- A lenda da fundação de Roma é A pequena tribo dos latinos ocupava o chamado Latium vetus (Lácio antigo), a parte noroeste do Lácio clássico. O Latium vetus estendia-se por uma zona de planície ondulada com cerca de 2.000 km2. No seu sector sul encontram-se as colinas albanas. Os cursos de água mais importantes eram o Tibre, navegável, que unia o Lácio às regiões interiores, e o Aniene, um seu afluente da margem esquerda.

Anónimo disse...

1-As vantagens da localização geográfica de Roma eram a extrema salubridade das encostas,as grandes vantagens de um rio por onde descem,os víveres do continente,mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio,e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas.

2-O nome do povo que deu origem aos romanos foram latinos.

3-Mare-mar nostrum-nosso

Anónimo disse...

1-As vantagens da localização geográfica de Roma eram a extrema salubridade das encostas,as grandes vantagens de um rio por onde descem,os víveres do continente,mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio,e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas.

2-O nome do povo que deu origem aos romanos foram latinos.

3-Mare-mar nostrum-nosso

Anónimo disse...

Ora viva professor!

1. As vantagens da localização de Roma são as seguintes:

- A salubridade das encostas
- A proximidade do Rio Tibre
- A sua posição no litoral, onde o mar estava próximo o suficiente para permitir uma facilidade de comércio marítimo,
mas ao mesmo tempo afastado o suficiente para previnir os Romanos de frotas hostis.

2. Este povo eram os [b]latinos[/b].

3. O Mar Mediterrâneo assim era denominado porque [i]Mare Nostrum[/i]
em latim significa [i]"O Nosso Mar"[/i], o que podia ser correcto porque [b]todo o Mar Mediterrâneo
estava rodeado de Terras Romanas, e todos os navegantes neste Mar deviam pagar um imposto aos Romanos[/b].

4. A lenda conta que Roma foi criada quando os dois nasceram dois irmãos gémeos, Rómulo e Remo, filhos do Deus Marte e da
Sacerdotisa em voto de castidade, Rhea Silvia. Estes dois gémeos em adultos, assassinaram o rei Amúlio da cidade então chamada Alba Longa. Foi-lhes então dada permissão para nomearem esta nova cidade.
Isto resultou numa disputa entre os dois gémeos, na qual Remo acabou por perder a vida. [b]Roma foi então nomeada assim, e Rómulo foi o primeiro rei de Roma.[/b]
A "Loba Capitalina" associa-se a esta lenda pelo facto de Rómulo e Remo terem sido supostamente largados no rio Tibre depois de o servo encarregado de
os matar (ordenado pelo rei Amúlio). Os gémeos foram a seguir [b]acolhidos por uma Loba[/b], depois de terem ido parar ás margens do rio em Velabro.

Anónimo disse...

1-As vantagens da localização geografica de roma é a extrema salubridade das suas encostas, as grandes vantagens de um rio por onde descem por um lado os víveres do continemte e do outro chegam aprovisionamentos do mar.

2- O nome do povo que deu origem aos romanos foram os latinos.

3- Eles chamavam "Mare nostrum" (Nosso mar) porque para alguem navegar la tinham de ter autorização dos romanos.

4-A lenda da fundação de roma é que a estátua da loba capitolina o animal teria amamentado os gêmeos Rômulo e Remo.
provavelmente os romanos criaram essa lenda para enaltecer a origem da sua civilizção envolvente deuses e nobres

Rafael 7b disse...

1. As vantagens da localização de Roma são as seguintes:

- A salubridade das encostas
- A proximidade do Rio Tibre
- A sua posição no litoral, onde o mar estava próximo o suficiente para permitir uma facilidade de comércio marítimo,
mas ao mesmo tempo afastado o suficiente para expor os Romanos a frotas hostis.

2. Este povo eram os latinos.

3. O Mar Mediterrâneo assim era denominado porque "Mare Nostrum"
em latim significa "O Nosso Mar", o que podia ser correcto porque todo o Mar Mediterrâneo
estava rodeado de Terras Romanas, e todos os navegantes neste Mar deviam pagar um imposto aos Romanos.

4. A lenda conta que Roma foi criada quando os dois nasceram dois irmãos gémeos, Rómulo e Remo, filhos do Deus Marte e da
Sacerdotisa em voto de castidade, Rhea Silvia. Estes dois gémeos em adultos, assassinaram o rei Amúlio da cidade então chamada Alba Longa. Foi-lhes então dada permissão para nomearem esta nova cidade.
Isto resultou numa disputa entre os dois gémeos, na qual Remo acabou por perder a vida. Roma foi então nomeada assim, e Rómulo foi o primeiro rei de Roma.
A "Loba Capitalina" associa-se a esta lenda pelo facto de Rómulo e Remo terem sido supostamente largados no rio Tibre depois de o servo encarregado de
os matar (ordenado pelo rei Amúlio). Os gémeos foram a seguir acolhidos por uma Loba, depois de terem ido parar ás margens do rio em Velabro.

Anónimo disse...

1. As vantagens era que o mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio, e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas.

2. O povo que deu origem aos Romanos foi os Latinos.

3. "Mare Nostrum" que significa o "mar é nosso" porque pertenciam aos romanos e so se podia navegar com autorizaçao dos Romanos.

4. Certo dia, uma anciã foi buscar água no rio Tigre quando foi seduzida por Marte.Ela engravidou, quando foi fazer o seu parto, viu que nasceram gêmeos, e os abandonou os denominou de Rômulo e Remo. Ela os deixou na beira do Rio Tigre e, milagrosamente eles foram achados pela loba Capitolina e, durante seu período de amamentação,foram alimentados pela loba.

Anónimo disse...

1- As vantagens sao extrema salubridade das suas encostas, as grandes vantagens de um rio por onde descem, por um lado, os víveres do continente, e do outro, chegam aprovisionamentos do mar, este mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio, e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas.

2- O povo que deu origem aos romanos foram os latinos

3- Os romanos chamavam mare nnostrum ao mar mediterraneo porque todo territorio em volta dele pertencia-lhes

4- http://www.estudeonline.net/revisao_detalhe.aspx?cod=7


Keila Silva 7ºC

Anónimo disse...

1-A extrema salubridade das suas encostas, as grandes vantagens do rio por onde descem, os víveres do continente e o mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio e bastante afastado para os expor a ataques das frotas inimigas.
2-O povo que deu origem aos romanos foi os latinos.
3-Porque diziam que o mar era deles e porque só eles é que podiam navegar no mar ou quem tivesse autorização dos romanos.
4-A lenda é de Rômulo e Remo.Segundo a lenda uns gêmeos foram estavam no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.

João Nascimento/7ºB/Nº15

Anónimo disse...

Resposta á pergunta 1- as vantagens da localização geográfica de Roma eram: A extrema salubridade das suas encostas, as grandes vantagens de um rio por onde descem, por um lado, os víveres do continente, e do outro chegam aprovisionamentos do mar, mar este suficientemente próximo para as facilidades do comércio, e bastante afastado para os expor a ataques das frotas inimigas.Situada no centro de Itália.

resposta á pergunta 2-o nome do povo que deu origem aos romanos foi os Latinos.

resposta á pergunta 3- Chamavam-lhe "Mare Nostrum" porque a norte, os rios Reno e Danúbio tornaram-se as fronteiras naturais do mundo romano.Por sua vez, o mediterrâneo transformado num autentico "lago Romano",passou a ser o verdadeiro centro do Império. Os romanos chamavam-lhe "Mare Nostrum",ou seja o nosso mar.

resposta á pergunta 4- a lenda da fundação de Roma é que Rômulo e Remo que foram "acolhidos" e amamentados por uma loba chamada loba capitolina, tinham permissão para fundar uma nova cidade, no local onde tinham crescido. Rômulo queria chamá-la Roma e construi-la sobre o Palatino, enquanto Remo a queria batizar como Remora e fundá-la sobre o Aventino. É o próprio Tito Lívio quem se refere às duas mais crediveis versões dos factos.

Anónimo disse...

1. Com base no documento, explica quais eram as vantagens da localização geográfica de Roma.

Roma está localizada no sul da Europa junto ao mar mediterrâneo. Está junto ao rio Tibre e isto facilitava o comércio. Está localizada no centro da peninsula itálica e isso protegia os romanos dos ataques das frotas inimigas.

2. Refere o nome do povo que deu origem aos romanos.

O povo que deu origem aos romanos foi o povo Latino.

3. Os Romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo "Mare Nostrum". Explica porquê.

POrque todos os territórios à volta do mediterrâneo pertenciam aos romanos e só se podia navegar com a autorização dos romanos.

4. (Investigação) Qual é a lenda da fundação de Roma (Fig. 1)?

Esta imagem representa a estátua da loba capitolina. Segundo a lenda sobre a fundação de Roma, o animal amamentou os gémeos Remo e Rômulo.

Anónimo disse...

1- As vantagens da localização geográfica de Roma eram (são): A extrema salubridade das suas encostas, as grandes vantagens de um rio por onde descem, por um lado, os víveres do continente, e do outro, chegam aprovisionamentos do mar, este mar suficientemente próximo para as facilidades do comércio, e bastante afastado para nos expor a ataques das frotas inimigas; uma posição no centro da Itália, e que parece prestar-se, por si mesma, ao alargamento do nosso poderio.

2- O nome do povo que deu origem aos romanos foi os latinos.

3- Os Romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo de "Mare Nostrum" porque as zonas a volta do mar estavam todas controladas (conquistadas) pelos romanos.

Anónimo disse...

1-As vantagens da localização geográfica de Roma eram a salubridade das encostas,uma posição no centro da Itália e um mar próximo(para as facilidades do comércio e afastado da exposição de ataques das frotas inimigas).

2-O Povo que deu origem aos romanos foram os latinos.

3-Os romanos chamavam "Mare nostrum" ao mar Mediterrâneo pois tudo o o que estava em redor deste mar era território romano e quem lá queria navegar tinha que pedir autorização.

4- Segundo a lenda, haviam nascido dois irmãos gémeos, Rómulo e Remo que eram filhos do deus Marte e de Rhea Silvia. Foram largados no rio Tibre, indo mais tarde parar ás margens do mesmo. Aí foram acolhidos por uma loba. Passado algum tempo foram encontrados por pastores que os levaram e criaram. Passados muitos anos Rómulo e Remo obtêm permissão para criar uma nova cidade no local onde tinham nascido. Rómolo queria chamar Roma á cidade e Remo queria que a cidade se chamasse Remora. Ficaram chateados um com o outro e decidiram dividi-la ao meio com um muro. Rómulo proibiu Remo de passar para o lado dele. Remo desobedeceu, e passou. Rómulo sacou da espada e deu-lhe um golpe na cabeça e matou-o. Assim a cidade ficou a chamar-se Roma e Rémulo ficou conhecido como o primeiro rei de Roma.

Anónimo disse...

1-As vantagens da localização geográfica de Roma eram a salubridade das encostas,uma posição no centro da Itália e um mar próximo(para as facilidades do comércio e afastado da exposição de ataques das frotas inimigas).

2-O Povo que deu origem aos romanos foram os latinos.

3-Os romanos chamavam "Mare nostrum" ao mar Mediterrâneo pois tudo o o que estava em redor deste mar era território romano e quem lá queria navegar tinha que pedir autorização.

4- Segundo a lenda, haviam nascido dois irmãos gémeos, Rómulo e Remo que eram filhos do deus Marte e de Rhea Silvia. Foram largados no rio Tibre, indo mais tarde parar ás margens do mesmo. Aí foram acolhidos por uma loba. Passado algum tempo foram encontrados por pastores que os levaram e criaram. Passados muitos anos Rómulo e Remo obtêm permissão para criar uma nova cidade no local onde tinham nascido. Rómolo queria chamar Roma á cidade e Remo queria que a cidade se chamasse Remora. Ficaram chateados um com o outro e decidiram dividi-la ao meio com um muro. Rómulo proibiu Remo de passar para o lado dele. Remo desobedeceu, e passou. Rómulo sacou da espada e deu-lhe um golpe na cabeça e matou-o. Assim a cidade ficou a chamar-se Roma e Rémulo ficou conhecido como o primeiro rei de Roma.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue