A Arte do Paleolítico e o Início do Neolítico

. quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Visualiza o filme


Agora já sabes responder:
1. Distingue Arte Rupestre de Arte Móvel. (Resposta da Carolina Caldeira).
A arte móvel é aquela que pode ser transportada. É formada por pequenas esculturas e estatuetas, a mais conhecidas das quais é a "Vénus de Willendorf". Estão associadas ao culto da fertilidade e ao tema da mulher. A arte rupestre são as pinturas e as gravuras nas paredes de muitas cavernas, especialmente em França (Lascaux) e em Espanha (Altamira) ou em rochas ao ar livre como em Portugal (Vale do Côa).

2. Explica porque motivo se afirma que as pinturas rupestres eram muito naturalistas. (Resposta do Miguel Fernandes).
As pinturas rupestres eram muito naturalistas porque pretendiam fazer uma representação fiel da realidade. Representavam animais, caçadas, entre outros. Nestas pinturas eram utilizados materiais vindos da natureza, como por exemplo os obtidos de pigmentos minerais misturados com gordura animal.

3. Indica o motivo porque se chama à zona do Médio Oriente "Crescente Fértil". (Resposta do Miguel Fernandes).
A zona do Crescente Fértil tem este nome por duas razões:
"Crescente" devido à forma da fase da lua, do seu desenho no mapa;
"Fértil" devido à riqueza dos seus solos agrícolas, implantados em vales banhados por rios de grande caudal e cheias abundantes. É o caso do rio Tigre, Eufrates, Jordão e Nilo.

4. Indica quais eram os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região. (Resposta do Tomás Santos).
Os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região foi o Tigre e o Eufrates na Mesopotâmia, o Jordão na Palestina e o Nilo no Egipto.

5. Indica quais foram as novas actividades que surgiram nessa época. (Resposta da Ana Guerreiro).
As novas actividades que surgiram naquela época foram a agricultura , a criação de gado e a pastorícia, passando a produzir os seus próprios alimentos de subsistência .

6. Identifica o animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo protector dos povoamentos e dos rebanhos. (Resposta do João Morgado).
O animal que depois de domesticado se tornou num fiel protector dos povoamentos e rebanhos, foi o cão, que servia de guarda e dava sinal quando avistava um animal perigoso ou outros povoamentos que viessem na direcção deste.

21 comentários:

Ana Catarina R. 7º G disse...

1- A diferença entre a arte rupestre e a arte móvel é que a arte rupestre é uma pintura feita com ocre vermelho ou preto e não se conseguia levar para qualquer pois estava pintada nas paredes da gruta na lado mas pelo contrario a arte móvel como era pequena podia se levar para qualquer lado.

2-Afirma-se que as pinturas eram muito naturalistas porque os homens daquela altura tentavam representar os animais o mais parecido possível.

3-O motivo porque se chama à zona do Médio Oriente "Crescente fértil" é porque crescente significa que aquela zona tem a forma de uma crescente lunar e fértil porque tem 4 rios(o rio Tigre, o rio Eufrates, o rio Jordão e o rio Nilo) a volta logo ser um terreno bastante fértil.

4-Os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região foram o rio Tigre, o rio Eufrates, o rio Jordão e o rio Nilo.

5-As novas actividades que surgiram nessa época foi a agricultura(actividade que tornou muitos dos homens daquela altura sedentários),a criação de gado, e a pastorícia.

6-O animal que se tornou fiel amigo protector dos povoamentos e dos rebanhos foi o lobo que depois de domesticado deu origem ao cão.

Margarida Ramos Nº19 7ºG disse...

1 – A arte rupestre é as pinturas e gravuras que ficam milhares de anos pintadas e gravadas nas paredes das grutas e em pedras ao ar livre. A arte móvel representa animais e figuras femininas feitas com marfim, chifre e pedra, que se podem levar para todo o sítio. Esta é a diferença entre as duas: a arte rupestre fica milhares de anos fixa nas paredes das grutas e nas pedras ao ar livre, ao contrário da arte móvel que podemos levar para qualquer lado.

2 – O motivo que se afirma que as pinturas rupestres eram muito naturalísticas porque elas eram bastante parecido com a forma real dos animais e dos humanos.

3 - O motivo ao qual se chama “crescente fértil” à zona do Médio Oriente é por existirem rios, novas cidades e principalmente graças à invenção da agricultura.

4 – Os rios fundamentais para o desenvolvimento dessa região são: o Tigre e o Eufrates que ficam em Mesopotâmia, o Jordão na Palestina e o Nilo no Egipto.

5 – As novas actividades que surgiram nessa época são: a agricultura, a invenção do gado, a pastorícia e a economia de produção que era diferente da economia de recolecção.

6 - O animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo protector dos povoamentos e dos rebanhos foi o cão, ou melhor, o lobo.

Margarida Ramos Nº19 7ºG

Filipe Cardoso Nº12 disse...

1- A Arte Rupestre era feita em Grutas utilizando a técnica de Pintura que por exemplo pudesse encontrar nas Grutas de Lascaux(França),Altamira(Espanha)... Mas tambem na Arte Rupestre se pode fazer Gravuras normalmente ao ar livre por exemplo no Vale do Côa(Portugual). A Arte Movel era como o nome indica movel, ou seja podia--se transportar de um sitio para outro. Normalmente eram feitas figuras de Animais e figuras Femininas(Venus).Estas imagem normalmente eram feitas em materiais como Marfim e Pedra.

2-Afirma-se que as pinturas Rupestres eram muito naturalistas, pois na altura só os melhores "pintores" e ccaçadores é que eram escolhidos para este trabalho.

3-O nome dado a esta zona deriva de ter uma forma semelhante à do crescente lunar.

4-Os rios fundamentais para o desenvolvimente desta região foram:
Tigre;Jordão;Eufrates;Nilo.

5-As novas actividades que furgiram nesta época foram a Criação de Gado e a Pastorícia.

6-O animal que depois da domesticado foi o lobo.

Inês Rosa disse...

1)Arte Rupestre é feita no interior das grutas em que pintavam animais e não é móvel (não podem andar param onde eles iam), a arte móvel representam animais e figuras femininas feitas de marfim, chifre e pedra (é móvel como o nome diz).

2)Afirma-se que as pinturas rupestres são muito naturais porque eles nas caçadas viam mais ou menos como os animais eram e depois desenhavam-nos com acre vermelho ou preto.

3) À zona do Médio Oriente chama-se Crescente Fértil porque o homem começa a produzir os seus meios de subsistência e onde existem rios o que,é bom para a cultivação dos seus alimentos.

4)
Os rios fundamentais para o desenvolvimento da região eram:

•Tigre e Eufrates em Mesapotânia
•Jordão em Palestina e
•Nilo em Egipto

5)As novas actividades que surgiram nessa época foram:

•Agricultura
•Criação de gado
•Pastorícia

6)O animal depois de domesticado se tornou fiel, amigo, protector dos povoamentos e dos rebanhos foi o cão.

Inês Rosa Nº 14 7º G

João Morgado disse...

Agora já sabes responder:
1. Distingue Arte Rupestre de Arte Móvel.



A Arte Rupestre era feita nas cavernas ou grutas(pinturas)através de ocre vermelho e preto, ou ao ar livre(gravuras).Como as gravuras de Vale do Côa,Portugal ou como as pinturas nas grutas de Lascaux,França e ALtamira,Espanha enquanto que a Arte Móvel,como o nome indica,era feita em diversos locais e representavam animais e figuras femininas,como as de Vénus,que são consideradas símbolos de fecundidade.




2. Explica porque motivo se afirma que as pinturas rupestres eram muito naturalistas.



As figuras rupestres,essensialmente só animais, eram muito naturalistas porque eram feitas como se na realidade.




3. Indica o motivo porque se chama à zona do Médio Oriente "Crescente Fértil"



Chama-se "Crescente Fértil" à zona do Médio Oriente porque tem uma forma semelhante à do crestente lunar e porque é uma região com muitos rios,daí o "Fértil".





4. Indica quais eram os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região.



Os rios que foram fundamentais para o desenvolvimneto dessa região foram o Tigre e o Eufrates(na Mesopotâmia),o Nilo(no Egipto) e o Jordão(na Palestina).




5. Indica quais foram as novas actividades que surgiram nessa época.




As novas actividades que surgiram nessa época foram a agricultura,a criação de gado e a pastorícia.A criação de gado e a domesticação forneciam sempre alimentos e matérias-primas com abundância assim como a agricultura...com isto tudo,teve de se começar a pastoriar os animais.




6. Identifica o animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo protector dos povoamentos e dos rebanhos.



O animal que depois de domesticado se tornou num fiel protector dos povoamentos e rabanhos, foi o cão, que servia de guarda e dava sinal quando avistava um animal perigoso ou outros povoamentos que viessem na direção deste.

Ana Catarina G. nº4 disse...

1: As características que distinguem a Arte Rupestre da Arte Móvel baseiam –se na diferença do acto do movimento em que na Arte Rupestre tinha um local fixo ( cavernas e grutas a pintura e ao ar livre as gravuras ) e na Arte Móvel representavam animais e figuras femininas utilizando materiais que se podiam transportar ( marfim , pedra , chifre ).


2: O motivo pelo qual se afirma que as pinturas rupestres eram muito naturalistas era porque basicamente pintavam animais que tinham visto na caça ( bisontes , cavalos , touros , veados ...).


3:O motivo pelo qual se chama à zona do Médio Oriente “Crescente Fértil” é devido há existência de rios e terrenos férteis para a fixação de “comunidades “.


4: Os rios que eram fundamentais para o desenvolvimento da região eram o Rio Nilo, Rio Jordão, Rio Tigre e o Rio Eufrates.


5: As novas actividades que surgiram naquela época foram a agricultura , a criação de gado e a pastorícia, passando a produzir os seua próprios alimentos de subsistência .


6:O animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo protector dos povoamentos e dos rebanhos foi o cão.

Mariana Barrento disse...

1- A arte rupestre é do período Paleolitico e representa sobretudo animais de uma forma que muito se assemelha à realidade (naturalismo)embora algumas vezes estejam representadas figuras humanas.
Situa-se no interior das cavernas e é feita com as cores ocre, vermelho e preto,que são obtidas a partir da mistura de pigmentos naturais e gordura animal.
A arte móvel é feita a partir de pequenas pedras trabalhadas que dão origem a uma "mini estátua".

2-Diz-se que as pinturas rupestres eram muito naturalistas porque se caracterizavam pela representação fiel da realidade.

3-A zona do Oriente era chamada de "crescente fértil" (O trigo e a cevada) porque era onde se cultivavam os cereais.

4-Os rios fundamentais para o desenvolvimento dessa região foram o rio Nilo, o rio Jordão,o rio Tigre e o rio Eufrates.

5-As novas actividades que surgiram nessa época foram a agricultura e a criação de gado(o porco, o carneiro, a cabra e o boi).

6-O animal que o homen domesticou foi o lobo que depois de domesticado se tornou no cão.

Tomás Santos disse...

1-A Arte Rupestre é feita com pintura, nas cavernas e a Arte Móvel representa animais e figuras femininas(Vénus, são consideradas como símbolos de fecundidade).

2-O motivo que se afirma que as pinturas rupestres eram muito naturalistas porque faziam desenhos de Bisontes, Cavalos, Touros e Veados(com ocre vermelho e preto).

3-O motivo que se chama à zona do Médio Oriente "Crescente Fértil" porque havia água.

4-Os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região foi o Tigre e o Eufrates na Mesopotânia, o Jordão na Palestina e o Nilo no Egipto.

5-As novas actividades que surgiram nessa época foi a agricultura, a criação de gado e a pastorícia.

6-O animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo protector dos povoamentos e dos rebanhos foi o cão.

Rafaela Moutinho disse...

1. Dentro da Arte Rupestre (arte fixa) existia a pintura que era feita em cavernas e a gravura (faziam animais), a qual era elaborada ao ar livre. O material utilizado eram ocre vermelho e preto.
A Arte Móvel utilizava a escultura (onde faziam animais e figuras femininas) e a cerâmica (onde elaboravam peças de cerâmica com interessantes motivos geométricos); o material utilizado eram o marfim, chifre e pedra.

2. Afirma-se que as pinturas rupestres eram muito naturalistas, porque utilizavam como tema os animais, por exemplo: bisontes, cavalos, touros e veados.

3. Existia uma zona no Médio Oriente semelhante ao crescente lunar e por esse motivo chamou-se de Crescente Fértil.

4. Os rios Tigre e Eufrades na Mesopotânia, Jordão na Palestina e o Nilo no Egipto foram fundamentais para o desenvolvimento do Crescente Fértil.

5. Nessa época surgiram as seguintes novas actividades:
- Agricultura
- Criação de gado
- Pastorícia
- Economia de Produção

6. O cão (descendente do lobo) foi o primeiro animal que depois de domesticado se tornou fiel amigo do Homem e o ajudou a proteger os rebanhos e povoamentos.

Rafaela Moutinho 7ºG / Nº25

MIGUEL FERNANDES disse...

1-A Arte Rupestre é feita essencialmente de pinturas e gravuras (as pinturas sao feitas nas cavernas e as gravuras ao ar livre); a Arte Móvel realiza-se com objectos de dimensões pequenas e manejáveis, que podem ser deslocados ou transportados pelo Homem (Homo Sapiens Sapiens).

2- As pinturas rupestres eram muito naturalistas porque pretendiam fazer uma representação fiel da realidade. Representavam animais, caçadas, entre outros. Nestas pinturas eram utilizados materiais vindos da natureza, como por exemplo os obtidos de pigmentos minerais misturados com gordura animal.

3- A zona do Crescente Fértil tem este nome por duas razões:
"Crescente" devido à forma da fase da lua, do seu desenho no mapa;
"Fértil" devido à riqueza dos seus solos agrícolas, implantados em vales banhados por rios de grande caudal e cheias abundantes. É o caso do rio Tigre, Eufrates, Jordão e Nilo.


4-Os rios fundamentais para o desenvolvimento do "Crescente Fértil" foram:
- rio Tigre
- rio Eufrates
- rio Jordão
- rio Nilo.

5 - As novas actividades que surgiram nessa altura foram a aqricultura, a criação de gado e a pastorícia.

6 - O animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo protector dos povoamentos e dos rebanhos foi o cão.

Beariz Cabarrão nº8 7ºG disse...

1-A Arte Rupestre era feita em paredes de cavernas (pintura) ou em rochas ao ar livre (gravura), a Arte Móvel eram esculturas e pinturas que eram feitas em pedaços de pedra, chifre ou marfim que davam para ser transportadas.

2-As pinturas rupestres eram muito naturalistas porque o homem pintava cenas da vida real como animais e cenas de caça.

3-Deu-se o nome de "Crescente Fértil" à zona do Médio Oriente porque foi aí que se cultivaram vegetais e foi aí que se domesticaram animais que podiam fornecer matérias-primas e alimentos.

4-Os rios fundamentais para o desenvolvimento do "Crescente Fértil" foram o rio: Tigre,Eufrates,Lordas e Nilo.

5-As novas actividades que surgiram naquela época foram a Criação de Gado e a Agricultura.

6-O cão depois de domesticado tornou-se um fiel amigo protector dos rebanhos e povoamentos.

Pedro Lopes nº 24 7º G disse...

1 - O que distingue a Arte Rupestre da Arte Móvel é que a arte rupestre aparece nas paredes das cavernas e esses lugares eram santuários. A arte móvel representava animais e figuras femininas, podendo ser transportadas.
2 - O motivo poque se afirma que as pinturas rupestres eram muito naturalistas, é que esta arte representa animais ( veados, cavalos, touros etc) e raramente o homem.
3 - O motivo porque se chama à zona do Médio Oriente de "Crescente Fértil" é por ter uma forma à do crescente lunar.
4 - Os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região são o Tigre e o Eufrates (Masopotânia) ,o Jordão (Palestina)e o Nilo (Egipto).
5 - As novas actividades que surgiram nessa época foram a Agricultura, a Criação de Gado, e a Pastorícia.
6 - O animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo protector foi o cão.

Francisco nº13 disse...

1-A arte rupestre eram desenhos(gravuras)desenhadas nos intriores das grutas e a arte movel eram mulduras de marfim que eles constru-iam para andarem com elas.

2-Eram muito naturalistas porque eram os grandes caçadores que desenhavam as caçadas.

3-Era uma zona que tinha muita plantaçao por estar junto aos rios.

4-O rio Nilo(egipto)Tigre (Iraque, Síria, Turquia), Eufrates (Iraque e Síria) e o rio Jordão (Israel e Jordânia).

5-Deixaram de ser nomados para sedentarios,porque ja tinham maneirias para cultivar.

6-O Lobo foi o 1º animal a ser domesticado pelo homem que deu origem ao cão.

André Gonçalves nº 7 disse...

1-A distinção entre a arte movél da arte rupestre, é que a arte rupestre é feita dentro das grutas (cavernas) e a arte móvel é feita ao ar livre (rochas).

2-O motivo porque se afirma que as pinturas rupestres eram muito naturalistas é que quem desenhou presenciou aquilo na caça.

3-O motivo pelo qual se chama ao médio oriente crescente fértil éporque está junto ao rio.

4-Os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região são: o rio nilo, o rio tigre, rio jordão e o rio eufrates.

5-As novas actividades que surgiram nessa época foram: a agricultura, tecelagem, criação de gado e a domesticação de animais.

6-O animal que depois de domesticado se tornou um fiel amigo e protector dos povoamentos e dos rebanhos foi o cão.

Marta Laureano disse...

1.A Arte Rupestre é feita na parte interior das cavesnas e a Arte Móvel é feita ao ar livre.
2.Eram muito naturalistas porque representavam a realidade.
3.Tinha esse nome porque existiam muitos rios e foi onde surgiram as primeiras cidades.
4.Os rios chama-se Tigre, Eufrates, Nilo, Jordão.
5.Surgiram novos instrumentos.
6.O animal que depois de domesticado foi fiel ao homem foi o lobo que por sua vez de origem ao cão.
Marta Laureano nº21 7ºG.

Márcia Silva Nº 17 7º G disse...

1- A diferença é que a Arte Rupestre eram pinturas ou gravuras que tinham como tema os animais e a Arte Móvel representava animais e figuras femininas por ex. Vénus. Estes símbolos eram considerados símbolos de fecundidade).

2- O motivo porque se afirma que as pinturas rupestres eram muitos naturalistas era porque os desenhos eram muito reais. Eram desenhos muito semelhantes (com muito pouca diferença do real para o desenho). Também porque a cor era feita de produtos naturais.

3- Á zona do Médio Oriente era chamada de “Crescente Fértil” porque foi nessa zona que surgiram as primeiras cidades e culturas. Também porque foi nessa zona que se deu o desenvolvimento da agricultura.

4- Os rios fundamentais para o desenvolvimento dessa região eram: Tigre e Eufrates (situados na Mesopo tâmia), Jordão ( situado na Palestina) e Nilo ( situado no Egipto ).

5- As novas actividades que surgiram nessa época foram: a agricultura, a criação de gado e a pastorícia.

6- O animal que depois de domesticado se tornou um fiel amigo protector dos povoamentos e dos rebanhos foi o lobo (era lobo mas depois de domesticado passou a ter o nome de cão.)


Márcia Silva Nº 17 7º G

André Nunes disse...

1-Arte Rupestre:
Pintura:Era feito dentro das cavernas.
Gravura:Era feita ao ar livre.

Arte Móvel:
Representava animais e figuras femininas(realizada sobre um objeto de dimensões limitadas e manejáveis, que podem ser deslocadas pelo ser humano.

Ou seja a Arte Rupestre era feita no interior das cavernas(pintura)e ao ar livre(gravura) e a Arte Móvel representava animais ou figuras femininas feito num material(marfim,chifre,pedra) que podia ser transportado pelo ser humano.

2-Afirma-se que as pinturas Rupestres eram muito naturalistas porque o homem tentava desenhar o mais parecido possível, o que pintava.

3-Chama-se "Crescente Fértil" a zona do Médio Oriente porque a sua forma é semelhante á do crescente lunar.

4-Os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região foram: o rio Tigre, o rio Eufrades, o rio Jordão e o rio Nilo

5-As actividades que surgiram nessa época foram: o gado, a pastorícia e a agricultura.

6-O animal que depois de domesticado se tornou um fiel amigo proctetor dos povoamentos e dos rebanhos foi o cão(descendente do lobo).

Ana Carolina disse...

1-A arte rupestre era feita em cavernas e ao ar livre, mas se os Homo sapiens e os Homo sapiens sapiens se tivessem que mudar de lugar não podiam levar o que tinham pintado ou gravado mas, com a arte móvel, podiam levar as suas esculturas (que representavam animais e figuras femininas mais conhecidas como Vénus) com eles.

2-As pinturas rupestres eram muito naturalistas porque os homens representavam os animais pelas suas principais características.

3-À zona do Médio Oriente chama-se “Crescente Fértil” porque os homens descobriram que lançando as sementes à terra, se podia provocar o nascimento das plantas; ou seja a zona do médio oriente chama-se crescente fértil porque tem condições para plantar e tem rios para fornecerem água.

4-Os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região foram os rios: Tigre, Eufrates, Jordão e Nilo.

5-As novas actividades que surgiram nessa época foram: a agricultura, a criação de gado e a pastorícia.

6-O animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo, protector dos povoamentos e dos rebanhos foi o cão.

Ana Carolina nº3 7ºG

Alexandre Correia Nº2 7º G disse...

1-A Arte Rupestre era feita nas paredes das cavernas e em rochas ao ar livre e a arte representava animais e raramente figuras humanas que eram pintados de vermelho,preto e ocre e a Arte Móvel era feita em esculturas e gravuras em pedra,chifre e marfim que eram mnejaveis e podiam ser tranportadas pelo homem. Representavam animais eram feitos com muita perfeição.E outras são figuras de mulheres chamadas Vénus.

2-As pinturas rupestres eram muito naturalistas porque representavam fielmente a realidade.

3-Chama-se á zona do Médio Oriente "Crescente Fértil" porque tinha uma forma semelhante á do crescente lunar.

4-Os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região foram o rio Nilo,Jordão´Tigre e Eufrates.

5-As novas actividades que surgiram nessa época são a invenção da agricultura e a domesticação e a criação de gado.

6-O animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo protector dos povoamentos e dos rebanhos é o cão.

Miguel C disse...

1-A arte rupestre é feita nas cavernas ou ao ar livre e é feita com pedras e a arte móvel e feita só nas grutas e é feita com marfim,chipre ou pedras.

2-As pinturas rupestres eram naturais porque reproduziam formas de animais com extraordinário naturalismo.

3- O Médio Oriente chamava-se Crescente Fértil porque nessa zona começou a haver agricultura.

4-Rios Tigre,Eufrate,Lordas e Nilo.

5-As novas actividades que surgiram nessa época foram agricultura e pastorização.

6-O animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo do homem foi o cão.

carolina caldeira nº10 disse...

1- A arte móvel é aquela que pode ser transportada. É formada por pequenas esculturas e estatuetas, a mais conhecidas das quais é a "Vénus de Willendorf". Estão associadas ao culto da fertilidade e ao tema da mulher. A arte rupestre são as pinturas e as gravuras nas paredes de muitas cavernas, especialmente em França (Lascaux) e em Espanha (Altamira) ou em rochas ao ar livre como em Portugal (Vale do Côa).

2- As pinturas rupestres eram muito naturalistas porque representavam as formas dos animais, -(bisontes, cavalos, touros, veados...), com muito rigor. Também utilizavam cores(ocre,vermelho,preto). Estas pinturas eram representações fieis da realidade.

3- A zona do médio oriente é chamada "Crescente Fértil" por ter uma forma semelhante á do crescente lunar.

4- Os rios que foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região foram o rio Nilo, o rio Jordão, o rio Tigre e o rio Eufrates.

5- As novas actividades foram a agricultura, a criação de gado e a pastorícia.

6- O animal que depois de domesticado se tornou num fiel amigo e protector, foi o cão.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue