Liga de Delos e Religião

. quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mapa 1

Doc. 1

Nós somos três irmãos, filho de Cronos e gerados por reis: Zeus e eu; o terceiro é Hades, que governa os mortos.
Tudo se dividiu em três partes, cada um teve a sua honra.
Assim, coube-me habitar para sempre o mar cinzento, depois que tirei a sorte; as trevas bolorentas (os infernos) saíram a Hades e a Zeus o vasto céu no éter e nas nuvens. A Terra é comum a todos, bem com o enorme Olímpo.

Ilíada, XV, 168-201

Agora já sabes responder.
1. Explica os motivos que levam os historiadores a afirmar que a Economia Ateniense era comercial, marítima e monetária. (resposta da Ana Caldeireiro)
Os motivos que levaram os historiadores a tal informação são baseados em vários factos:
- As barreiras montanhosas levaram as populações a concentrarem-se mais junto ao mar;
- A cidade de Atenas ao mesmo tempo localizada numa península tinha um território maior logo mais recursos em relação às outras cidades gregas;
- Passou a ser uma cidade aberta ao mar permitindo a estimulação do comércio marítimo.
- O crescimento de diversas actividades como a metalurgia e a construção de navios e a crescente procura deste pólo comercial por parte de mercadores quer de outras cidades-estados quer de países estrangeiros;
- Toda esta actividade mercantil era paga em grande parte com moedas.
Concluindo, foi com base nesta economia marítima e mercantil que se construiu a riqueza de Atenas.

2. Indica quais foram os motivos que levaram à constituição da Liga de Delos. (Resposta da Beatriz Cabarrão)
Os Persas, senhores de um grande Império que se estendia desde Ásia Menor até à Índia, como ambicionavam dominar as cidades gregas e o Mar Egeu, decidiram invadir a Grécia. Devido a esta invasão todas as cidades uniram-se para fazer frente aos invasores, estes perderam na Batalha de Termópilas (terrestre) mas venceram na Batalha de Salamina (naval) devido à superioridade dos navios. Assim as várias cidades-estado uniram-se e deram uma contribuição em dinheiro para protecção contra outro ataque dos Persas ou de outros inimigos-Liga Delos.

3. Identifica o Deus grego que está a falar no documento. (Resposta da Beatriz Cabarrão)
-O Deus grego que está a falar no documento é Poseidon, Deus dos Mares, que como diz no Documento é filho de Cronos e tem dois irmãos, Zeus, Deus do céu e das tempestades e Hades, Deus dos infernos, tendo também duas irmãs, Hera, Deusa do casamento;lar e Demeter, Deusa das colheitas.

4. Refere como os gregos imaginavam os Deuses. (Resposta da Rafaela Moutinho)
Os gregos imaginavam que os Deuses eram semelhantes aos Homens, porque tinham a mesma forma física, sentimentos, qualidades e defeitos. Os Deuses apenas eram diferentes pois eram imortais e tinham poderes sobrenaturais, viviam no cimo do Olímpo e constituíam uma grande família.

5. Distingue culto cívico de culto pan-helénico. (Resposta do Pedro Lopes).
O Culto Cívico era prestado na cidade, em templos, em festivais como por exemplo em Atena , celebravam a Procissão das Panateneias, em Honra de Atena, e as Grandes Dionísias, festivais de música e teatro dedicados a Dioniso.
O Culto Pan-helénico era em grandes santuários, cujo culto atraía pessoas de toda a Grécia. Os santuários mais visitados eram o de Zeus ,em Olímpia, e o de Apolo, em Delfos.

6. Indica quais eram os dois santuários mais importante do mundo grego. (Resposta da Margarida Ramos)
Os dois santuários mais importantes do mundo Grego são o Zeus e o Apolo.
- O santuário Zeus que se situa em Olímpia, tinha lugar de quatro em quatro anos os Jogos Olímpicos, onde os gregos de todo o mundo exibiam as suas proezas atléticas, em honra do Deus Zeus.
- O santuário Apolo que se situa em Delfos, os crentes ocorriam para consultar o oráculo de Apolo pela boca de sacerdotisa Pítia lhes revelava o futuro.

23 comentários:

João Morgado disse...

Agora já sabes responder.
1. Explica os motivos que levam os historiadores a afirmar que a Economia Ateniense era comercial, marítima e monetária.



A economia Ateniense era comercial,marítima e monetária porque dedicavam-se ao comércio marítimo e utilizavam a moeda para as trocas comerciais.


2. Indica quais foram os motivos que levaram à constituição da Liga de Delos.




Os motivos que levaram à constituição da Liga de Delos foram:
-A protecção contra os inimigos comuns,assim cada cidade-estado grega dava uma contribuição em dinheiro.



3. Identifica o Deus grego que está a falar no documento.



O Deus grego de que o documento fala é Poseidon,Deus dos mares e ocenaos.



4. Refere como os gregos imaginavam os Deuses.



Os gregos imaginavam os Deuses semelhantes aos homens,com a mesma forma física,com os mesmos sentimentos e com qualidades e defeitos,apesar destes serem imortais e terem poderes sobrenaturais.



5. Distingue culto cívico de culto pan-helénico.




Culto cívico era só para essa mesma cidade,ao contrário do culto pan-helénico que era para todos os gregos.
Pan-todos
Helénico-gregos


6. Indica quais eram os dois santuários mais importante do mundo grego.



Os dois santuários mais importantes do mundo grego eram:

- O de Apolo(Deus do Sol e das Artes)em Delfos.As pessoas iam lá para consultar o oráculo.
- O de Zeus(Deus do céu e tempestades)em Olímpia.De 4 em 4 anos ralizavam Jogos Olímpicos,em que gregos de todo o mundo mostravam as suas capacidades atléticas em honra de Zeus.

André Nunes disse...

1-Os motivos que levam os historiadores afirmar que a economia Ateniense era comercial, marítima e comercial porque Atenas estava perto do mar e assim faziam comércio marítimo atravéz do portos.

2-Os motivos que levaram á constituição da Liga de Delos foi a protecção do inimigos.

3-O Deus Grego é o Deus Poseidon.

4-Os gregos imaginavam os Deuses semelhantes aos deuses, com a mesma forma física e com o mesmo tipo de sentimentos, qualidades e defeitos.

5-O culto cívico era celebrado em cada cidade e o culto pan-helénico atraia pessoas de todo o mundo.

6-Santuário de Zeus, em Olímpia e santuário de Apolo, em Delfos.

Pedro L. Nr 24 disse...

1 - Era comercial porque vivia do comércio. Era marítima porque era uma cidade aberta ao mar e realizava trocas através do mar. Era monetária porque utilizavam a moeda para as trocas comerciais.

2 - Os motivos pelos quais levaram à constituição da Liga de Delos foram para a preparação para futuras ameaças de inimigos ,ou seja, para a protecção da Grécia.

3 - O Deus Grego que está a falar no documento 1 é o Poseidon.

4 - Os Gregos imaginavam que os Deuses eram semelhantes aos homens, com os mesmos sentimentos qualidades e defeitos, e com a mesma forma física.

5 - O Culto Cívico era prestado na cidade, em templos, em festivais como por exemplo em Atena , celebravam a Procissão das Panateneias, em Honra de Atena, e as Grandes Dionísias, festivais de música e teatro dedicados a Dioniso.
O Culto Pan-helénico era em grandes santuários, cujo culto atraía pessoas de toda a Grécia. Os santuários mais visitados eram o de Zeus ,em Olímpia, e o de Apolo, em Delfos.

6 - Os santuários mais visitados eram o de Zeus ,em Olímpia, e o de Apolo, em Delfos.

Rafaela Moutinho disse...

1. Os historiadores afirmavam que a Economia Ateniense era comercial, marítima e monetária pelo motivo da principal actividade económica ser o comércio, e esse comércio ser feito pelo mar, sendo utilizada a moeda nessas trocas comerciais.

2. A Liga de Delos foi a união de várias cidades-estado sob a liderança de Atenas, que tinha como objectivo a protecção contra os inimigos comuns (invasões persas e piratas do mar Egeu).

3. O Deus grego que está a falar no documento é Poseidon(Deus dos Mares e Oceanos).

4. Os gregos imaginavam que os Deuses eram semelhantes aos Homens, porque tinham a mesma forma física, sentimentos, qualidades e defeitos. Os Deuses apenas eram diferentes pois eram imortais e tinham poderes sobrenaturais, viviam no cimo do Olímpo e constituíam uma grande familía.

5. O culto cívico era prestado na cidade, nos templos ou em festivais e era dedicado a Atena, a deusa da sabedoria e da arte da guerra.
Por sua vez no culto pan-helénico toda a população Grega podia participar e era prestado nos santuários.

6. Os dois santuários mais importantes do mundo grego era o Zeus em Olímpia e o Apolo em Delfos.
No Zeus tinham lugar de quatro em quatro anos os famosos jogos Olímpicos, onde os gregos de todo o mundo exibiam em honra de Zeus as suas proezas atléticas.
No Apolo os crentes acorriam para consultar o oráculo de Apolo, acreditando que esse Deus, pela boca da sacerdotista Pítia, lhes desvendava o futuro.

Rafaela Moutinho 7ºG / Nº25

André Gonçalves nº 7 disse...

1. Os motivos que levam os historiadores a afirmar que a economia Ateniense era comercial, marítima e monetária é a sua localização geográfica e os produtos que tinha.


2.Os motivos que levaram à constituição da Liga de Delos foram: prepararem-se contra futuras ameaças dos Persas.

3.O Deus grego que o documento está a falar é: na mitologia grega Posìdon também conhecido por Poseidon, Possêidon ou Posidão

4.Os gregos imaginavam os Deuses semelhantes ao Homem.

5. A diferença entre o culto cívico e o culto pan-helénico, o culto cívico era um culto celebrado em cada cidade, e o culto pan-helénico era um culto que atraía pessoas de toda a Grécia.

6. Os santuários eram: o santuário de Zeus, em Olímpia, e o santuário de Apolo, em Delfos.

Maragarida Ramos Nº19 7ºG disse...

1 – Os motivos que levam os historiadores a afirmar que a Economia Ateniense era comercial, marítima e monetária são: os atenienses obtinham bons excedentes de vinho, mel, e azeite, e também tiravam prata das minas do Láurio, assim podiam fazer comércio marítimo com as regiões do mar Egeu; faziam as trocas com a moeda de prata ateniense.

2 – A Liga de Delos é a união de várias cidade-estados gregas. Os motivos que levaram à constituição da Liga de Delos foram: preparação para a protecção de futuras ameaças contra o Império Persa (persas).

3 – O Deus Grego que está a falar no documento é a deusa Hera, deusa doo casamento e do lar.

4 – Para os Gregos os Deuses eram semelhantes aos homens, com a mesma forma física, e com o mesmo tipo de sentimentos, qualidades e defeitos. As únicas diferenças eram ser imortais e ter poderes sobrenaturais. Os principais deuses constituíam uma grande família e que habitavam no cimo do Olimpo, o maior monte da Grécia, coberto por misteriosas brumas.

5 – O culto pan-helénico era o culto que atraia as pessoas de todo o mundo Grego, onde existiam enormes santuários. O culto cívico era o culto que era dado em cada cidade, nos templos ou em festivais, e era dedicado a Atena, a deusa protectora da “Pólis”.

6 – Os dois santuários mais importantes do mundo Grego são o Zeus e o Apolo. O santuário Zeus que se situa em Olímpia, tinha lugar de quatro em quatro anos os Jogos Olímpicos, onde os gregos de todo o mundo exibiam as suas proezas atléticas, em honra do Deus Zeus. O santuário Apolo que se situa em Delfos, os crentes ocorriam para consultar o oráculo de Apolo pela boca de sacerdotisa Pítia lhes revelava o futuro.

Margarida Ramos Nº19 7ºG

Filipe Nº12 disse...

1- Porque era uma economia baseada no comercio, em trocas de produtos, e tudo isto através do Mar Mediterrâneo. Na maioria das trocas já utilizavam a Moeda.

2- O objectivo era proteger as Cidades-Estado contra inimigos comuns.

3- O Deus Grego que está a falar no texto é Poseidon.

4- O povo Grego imaginava que os Deuses eram figuras parecidas com humanos que tinham poderes mágicos.

5- O Culto Cívico era celebrado em cada cidade de um modo diferente como por exemplo, com orações, oferendas e sacrifícios de animais.
O culto Pan-Helénico era celebrado por todos os Gregos.

6- Os templos mais importantes eram o de Zeus em Olímpia e o de Apolo em Delfos.

Marta Laureano 7ºG nº21 disse...

1.Os motivos foram, como é que como estavam rodeados por agua era mais fácil o comercio maritimo.
2.A liga de delos foi constituida para os povos se defenderem dos seus inimigos.
3.O Deus é o Posidon.
4.Os gregos imaginavam os Deuses semelhantes á sui imagem.
5.Culto cívico é o culto celebrado numa cidade e o culto pan-helenico, é o culto que junta várias pesssoas de todo o mundo grego.
6.Os dois santuarios mais importantes eram o santuario de Zeus, em Olímpia e o santuario de Apolo, em Delfos.

Ana Catarina R. 7º G disse...

1- Os motivos que levaram os historiadores a afirmar que a Economia Ateniense era comercial e monetária porque foram encontradas moedas gregas que tinha uma coruja no verso, e porque como tinham bons portos era natural que os Atenienses fizessem um comercio marítimo.

2-O motivo que levou à constituição da Liga de Delos foi porque os outros povos como tinham inveja de Atenas ser tão rica começaram a atacar os Atenienses. Então as cidades-estado de toda a Grécia juntaram se e deram uma contribuição em dinheiro para guardar na ilha de Delos para quando os outros povos atacassem eles terem dinheiro para comprar armas para poderem lutar.

3- O Deus grego que esta a falar no documento é Posêidon.

4- Os gregos imaginavam que os deuses eram heróis que se aventuravam pelo mundo fora vivendo aventuras extraordinárias(os gregos também acreditavam que os deuses viviam no monte Olimpo).

Stor desculpe mas ninguém ainda me emprestou o resto da aula portanto amanha eu ponho o resto do tpc.

Carolina Caldeira 7ºG nº10 disse...

1-Como eles estavam mais perto do mar era muito mais fácil terem, comercio marítimo.
2-Os motivos foram a protecção contra os inimigos comuns.
3-O Deus grego que está a falar no documento é o Poseidon.
4-Os gregos imaginavam os Deuses semelhantes´aos homens, pois tinham a mesma forma física, o mesmo tipo de sentimentos, qualidades e defeitos.Eram imortais e tinham poderes sobrenaturais.
5-O culto cívico era um culto que era celebrado em cada cidade, e o culto pan-helénico era um culto que atraía pessoas de todo o mundo grego.
6-Os dois santuarios mais importantes do mundo grego eram o Zeus( em Olímpia )e o Apolo( em Delfos ). No santuario de Zeus tinham lugar de 4 em 4 anos os famosos Jogos Olímpicos, onde os gregos de todo o mundo exibiam, em honra de Zeus as suas proezas atlécticas. E no santuario de Apolo, os crentes acorriam para consultar o oráculo de Apolo, acreditando que este Deus, pela boca da sacerdotisa Pítia, lhes desvendava o futuro.

joao fernandes disse...

2-Os motivos que levaram á constituição da Liga de Delos foi para se protegerem de futuras ameaças dos Persas.

3- O Deus Grego de que fala o documento é o Poseidon.

4-Os Gregos imaginavam que os deuses tinham formas humanas mas com a imortalidade e poderes.

5-O culto Cívico so atrai as pessoas de uma cidade e o culto pan-helénico atraia todos os gregos para grande santuários.

6- Os dois santuários mais importantes do mundo Grego eram o de Zeus em Olímpia e o de Aplo em Delfos.

francisco disse...

1-A marítima era porque estavam muito juntos ao mar e monetária era porque havia moedas.

2-Era uma aliança em que varias cidades-estado para se defenderem dos inimigos.

3-Poseidon.

4-Que eram com a mesma forma que os humanos mas com poderes sobrenaturais.

5-o culto cívico e um culto celebrado nas cidades.o culto pan-helénico é um culto em que pessoas de todo o lado iam venerar os deuses.

6-O santuário de Zeus e o santuário de Apolo.

Tomás Santos disse...

1- Os motivos que levam os historiadores a afirmar que a economia Ateniense era comercial, marítima e monetária porque tinham estavam junto ao mar e tinham moedas.

2-Os motivos que levaram à constituição da Liga de Delos foi para guardar todo o dinheiro para quando houver guerra terem dinheiro
para comprarem armas.

3-O Deus grego que está a falar no documento é o Poseidon.

4-Os gregos imaginavam os Deuses com a mesma estrutura que os homens, só que tinham poderes sobrenaturais.

5-O culto cívico era celebrado em cada Cidade e o culto pan-helénico
tinham grandes santuários, cujo culto atraía pessoas de todo o mundo grego.

6-Os dois santuários mais importante do mundo grego era o santuário de Zeus em Olimpia o santuário de Apolo em Delfos.

Miguel César disse...

1-Os historiadores afirmavam que a economia Ateniense era comercial, marítima e monetária porque as trevas saíram a Hades e Zeus.

2-Os motivos que levaram a constituição da Liga de Delos foi que os gregos todos queriam vencer os inimigos comuns.

3-o deus que fala no documento é o deus Poseidon.

4-Os gregos imaginavam que os deuses eram semelhantes ao homem.

5-No culto cívico prestavam cultos aos deuses a fim de obterem a sua protecção e o culto pan-helénico celebrado em cada cidade existiam grandes santuários cujo culto atraía pessoas de todo o mundo grego.

6-Os dois santuários mais importantes do mundo grego eram os santuários de Zeus e Apolo.

Inês Rosa disse...

1.Atenas era o centro do comércio da Grécia. Exportavam vinho, cerâmica, e azeite e importava trigo, papiro e escravos, pagos com moedas de prata.

2. Com a riqueza de Atenas formou uma aliança com outras Cidades-estado marítimas para se prepararem para as invasões dos inimigos.

3. O Deus Grego que se trata no documento é o Deus Poseidon (Deus dos Mares).

4.Os Gregos imaginavam que os Deus eram semelhantes aos homens pois tinham a mesma forma física, os mesmo sentimentos e as mesmas qualidades e defeitos.

5.Culto cívico é so usado para cidades e culto pan-helénico era um culto que atraia pessoas de todo o mundo.

6.Os dois santuários mais importantes do mundo grego são:
Zeus em Olímpia e Apolo em Delfos.

Inês Rosa nº14 7ºG

Beatriz Cabarrão 7ºG nº8 disse...

1-Os historiadores afirmam que a Economia Ateniense é comercial, marítima e monetária porque Atenas era o centro de Comércio mais activo da Grécia pois o porto do Pireu atraía mercadores de vários países estarngeiros e do próprio mundo helénico (exportava-se vinho, azeite e cerâmica e importava-se trigo, papiro, minérios e escravos) e assim Atenas enriqueceu devido ao comércio marítimo.

2-Os Persas, senhores de um grande Império que se estendia desda Ásia Menor até à Ìndia, como ambicionavam dominar as cidades gregas e o Mar Egeu, decidiram invadir a Grécia. Devido a esta invasão todas as cidades uniram-se para fazer frente aos invasores, estes perderam na Batalha de Tarmópilas (terrestre) mas venceram na Batalha de Salamina (naval) devido à superioridade dos navios. Assim as várias cidades-estado uniram-se e deram uma contribuição em dinheiro para protecção contra outro ataque dos Persas ou de outros inimigos-Liga Delos.

3-O Deus grego que está a falar no documento é Poseidon, Deus dos Mares, que como diz no Documento é filho de Cronos e tem dois irmãos, Zeus, Deus do céu e das tempestades e Hades, Deus dos infernos, tendo também duas irmãs, Hera, Deusa do casamento;lar e Demeter, Deusa das colheitas.

4-Os gregos imaginavam os deuses semelhantes aos homens, com a mesma forma física e com o mesmo tipo de sentimentos, qualidades e defeitos. Estes apenas se destinguiam por serem imortais e por terem poderes subrenaturais, constituíam uma grande família e viviam no cimo do Olimpo.

5-O culto Cívico era um culto que os gregos prestavam aos deuses para obterem a sua protecção dirigindo-lhes orações e fazendo-lhes oferendas e sacrifícios de animais nos altares das suas casas e junto dos templos. O culto pan-helénico realizava-se em grandes santuários que atraíam pessoas de todo o mundo grego.

6- Os dois santuários mais importantes de todo o mundo grego eram o de Zeus, em Olímpia (os famosos jogos Olímpicos onde gregos de todo o mundo exibiam proezas atléticas em honra de Zeus) e de Apolo, em Delfos (gregos consultavam o oráculo de Apolo acreditando que este Deus lhes desvendaria o Futuro).

Mariana Barrento disse...

1-Antiga moeda ateniense do século V a.C., representando a cabeça da deusa Atena e São muitas as causas apontadas pelos historiadores para explicar essa expansão e era composta essencialmente por estados marítimos que encontravam-se próximos. Com a ajuda monetária dos Persas, Esparta construiu uma frota.


2-Os motivos que levaram á constituição da Liga de Delos foram a aliança com muitas cidades-estado com o objectivo de se prepararem contra futuras ameaças dos persas.

3- O deus grego que está a falar no texto é o deus Poseidon ( deus dos mares ).

4-Os gregos imaginavam os Deuses semelhantes aos homens pois tinham a mesma forma física, o mesmo tipo de sentimentos e qualidades.


5-O culto cívico– era prestado na cidade, nos templos ou em festivais e era
dedicado a Atena, a deusa protectora da “pólis”.
O culto pan-helénico- todos os Gregos podiam participar e era prestado
nos santuários

6-Os dois santuários mais importantes do mundo grego eram o de Zeus, em Olímpia (onde tinha lugar de 4 em 4 anos os famosos jogos olímpicos ) e o de Apolo, em Delfos que ocorriam para consultar o oráculo de Apolo acreditamdo que este deus pêla boca da saçadoretista, pítia lhe desvendaria o futuro.

Márcia Silva Nº17 7ºG disse...

1- Os motivos que levaram os historiadores a afirmar que a Economia Ateniense era comercial, marítima e monetária era porque “havia” economia graças ao comércio e este pode ser marítimo e porque nessa altura já se usava a moeda.

2- Os motivos que levaram á constituição da Liga de Delos foram a preparação das cidades gregas para o caso de uma nova invasão do Império Persa.

3-O Deus grego que está a falar no documento é o Deus Poseidon .

4-Os gregos imaginavam os deuses semelhantes aos homens, com a mesma forma física e com o mesmo tipo de sentimentos, qualidades e defeitos. Apenas se distinguiam por gozarem da imortalidade e dos poderes sobrenaturais.

5- A diferença entre o culto cívico e o culto pan-helénico é que o culto cívico era celebrado em cada Cidade, no culto pan- helénico existiam grandes santuários cujo culto atraia pessoas de todo mundo grego.Esse era o culto pan-helénico.

6- Os santuários mais importantes do mundo grego eram os de Zeus, no Olimpo e o de Apolo, em Delfos.


Márcia Silva Nº 17 7ºG

MIGUEL FERNANDES disse...

1. Os historiadores afirmam que a Economia Ateniense era comercial, marítima e monetária porque era feita através do comércio (compra e venda de produtos), pelo mar (Atenas era o centro de comércio mais activo atraindo mercadores ao Porto do Pireu) e utilizava-se a moeda (de prata); por isso era um comércio marítimo e monetário, com o qual se construí uma economia marítima e mercantil, base da riqueza de Atenas.

2- Os motivos que levaram à constituição da Liga de Delos estavam ligados à protecção contra os inimigos comuns – contra futuras ameaças dos Persas; cada cidade estado dava uma contribuição em dinheiro (tesouro da Liga) que utilizavam também para fazer obras grandiosas na cidade. Com o poder militar e naval que tinham, dominavam os aliados e impunham o pagamento de tributos – exerciam o imperialismo.

3- O deus grego era Poseidon.

4- Os gregos imaginavam os Deuses como semelhantes aos homens pois tinham a mesma forma física que eles, com os mesmos tipos de sentimentos, qualidades e defeitos. Imaginavam-nos imortais, com poderes sobrenaturais, vivendo no Olimpo e com uma família. Eram como uns heróis, capazes de grandes proezas, com origem semi-divina.

5- O culto cívico realizava-se em cada cidade enquanto o culto pan-helénico podia realizar-se com a participação de todos os grego, atraindo pessoas de todo o mundo grego. Os exemplos deste tipo de culto foram o Oráculo de Delfos e os Jogos Olímpicos.
Entre os gregos havia templos dedicados aos vários deuses, e em alguns deles existiam oráculos.

6- Os santuários mais importantes do mundo grego eram o de Zeus, em Olímpia e o de Apolo, em Delfos.

Ana Catarina G. nº 4 disse...

1.Os motivos que levam os historiadores a afirmar que a Economia Ateniense era comercial, marítima e monetária é devido á principal actividade dos Atenienses ser derivada dos recursos que o mar lhes fornecia como também ao seu poder de deslocação entre colónias que lhes permitia a activade comercial maritima. Nesta actividade comercial utilizavam como principal meio de venda e compra a sua moeda.


2.Os motivos que levaram á constituição da Liga de Delos foram a cobiça de outros povos sobre Atenas (em especial dos Persas o que originou 2 batalhas) ; A Liga de Delos veio unir várias cidades – estados gregas em que assim tinham maios protecção contra inimigos comuns.

3.O Deus grego que está a falar no documento é o Poseidon.

4.Os gregos imaginavam os Deuses como semelhantes aos homens pois pela mesma forma física, mesmo tipo de sentimentos e pelas mesmas qualidades e defeitos .

5. Distingue culto cívico de culto pan-helénico.
A grane distinção entre o culto cívico de culto pan-helénico é que o culto cívico dirigia- se a cada cidade enquanto que o culto pan-helénico dirigia-se a todo o mundo grego atraíndo assim aos Grandes Santuários os Gregos.


6.Os dois Santuátios mais importante no mundo grego são o Zeus em Olímpia e o Apolos em Delfos.

Ana Carolina disse...

1-Os motivos que levaram os historiadores a tal informação são baseados em varios factos:
- As barreiras montanhosas levaram as populações a concentrarem-se mais junto ao mar;
- A cidade de Atenas ao mesmo tempo localizada numa peninsula tinha um território maior logo mais recursos em relação às outras cidades gregas;
- Passou a ser uma cidade aberta ao mar permitindo a estimulação do comércio maritimo.
- O crescimento de diversas actividas como a metalurgia e a construção de navios e a crescente procura deste polo comercial por parte de mercadores quer de outras cidades-estados quer de países estrangeiros;
- Toda esta actividade mercantil era paga em grande parte com moedas.
Concluindo, foi com base nesta economia marítima e mercantil que se construi a riqueza de Atenas.

2- Os motivos que levaram à constituição dessa aliança foram as crescentes tentativas invasivas por parte dos Persas. Após alcançado o grande poderio economico e militar, Atenas com esta união passou a exercer um verdadeiro dominio sobre todos os outros territorios em toda a area do Mar Egeu.

3- O Deus grego que esta a falar no documento é Poseidon ( o que me leva a dar esta resposta é o facto de Poseidon diser que lhe calhou habitar o mar cizento, e , de todos os irmãos, Poseidon é o único que na "árvore geneológica" dos deuses esta legendado como deus dos mares).

4- Os gregos imaginavam os deuses semelhantes a homens, com a mesma forma física, com os mesmos sentimentos, com qualidades e defeitos só eram diferentes porque tinham poderes sobrenaturais e eram imortais.

5- O culto civico era praticado em cada cidade em honra do seu deus protector ou seja dizia respeito só aquela cidade já o culto pan-helénico que por definição dizia respeito a todos os gregos, pan em grego queria dizer todo. Exemplo disso eram os famosos Jogos Olimpicos que até hoje perduram, celebrados de 4 em 4 anos, onde veneravam o deus Zeus, em Olimpia.

6- Os dois santuários mais importantes do mundo grego eram o santuário de Zeus, em Olímpia, onde, de 4 em 4 anos têm lugar os famosos jogos Olimpicos, onde gregos de todo o mundo exibiam, em honra de Zeus, as suas proezas atléticas; e outro santuário muito importante era o de Apolo, em Delfos, onde os crentes acorria para consultar o Oráculo de Apolo, acreditando que este deus, pela boca da sacerdotisa Pítia, lhes desvendava o futuro.

Ana Carolina disse...

1-Os motivos que levaram os historiadores a tal informação são baseados em varios factos:
- As barreiras montanhosas levaram as populações a concentrarem-se mais junto ao mar;
- A cidade de Atenas ao mesmo tempo localizada numa peninsula tinha um território maior logo mais recursos em relação às outras cidades gregas;
- Passou a ser uma cidade aberta ao mar permitindo a estimulação do comércio maritimo.
- O crescimento de diversas actividas como a metalurgia e a construção de navios e a crescente procura deste polo comercial por parte de mercadores quer de outras cidades-estados quer de países estrangeiros;
- Toda esta actividade mercantil era paga em grande parte com moedas.
Concluindo, foi com base nesta economia marítima e mercantil que se construi a riqueza de Atenas.

2- Os motivos que levaram à constituição dessa aliança foram as crescentes tentativas invasivas por parte dos Persas. Após alcançado o grande poderio economico e militar, Atenas com esta união passou a exercer um verdadeiro dominio sobre todos os outros territorios em toda a area do Mar Egeu.

3- O Deus grego que esta a falar no documento é Poseidon ( o que me leva a dar esta resposta é o facto de Poseidon diser que lhe calhou habitar o mar cizento, e , de todos os irmãos, Poseidon é o único que na "árvore geneológica" dos deuses esta legendado como deus dos mares).

4- Os gregos imaginavam os deuses semelhantes a homens, com a mesma forma física, com os mesmos sentimentos, com qualidades e defeitos só eram diferentes porque tinham poderes sobrenaturais e eram imortais.

5- O culto civico era praticado em cada cidade em honra do seu deus protector ou seja dizia respeito só aquela cidade já o culto pan-helénico que por definição dizia respeito a todos os gregos, pan em grego queria dizer todo. Exemplo disso eram os famosos Jogos Olimpicos que até hoje perduram, celebrados de 4 em 4 anos, onde veneravam o deus Zeus, em Olimpia.

6- Os dois santuários mais importantes do mundo grego eram o santuário de Zeus, em Olímpia, onde, de 4 em 4 anos têm lugar os famosos jogos Olimpicos, onde gregos de todo o mundo exibiam, em honra de Zeus, as suas proezas atléticas; e outro santuário muito importante era o de Apolo, em Delfos, onde os crentes acorria para consultar o Oráculo de Apolo, acreditando que este deus, pela boca da sacerdotisa Pítia, lhes desvendava o futuro.

Alexandre Correia disse...

1-Os motivos que levaram os historiadores a afirmar que a ecónomia Ateniense era comercial porque naquela altura a principal actividade era o comércio de produtos,era tambem considerado maritimo porque maior parte do comércio era feito pelo mar e era monetária porque a moeda era utilizada nas trocas comerciais.

2-Os motivos que levaram á constituição da Liga de Delos foram a protecção dos inimigos comuns(Persas).

3-O deus a que se refere o texto é o deus dos mares Poseidon.

4-Os gregos imaginavam os deuses semelhantes aos homens pois tinham a mesma forma física,os mesmos sentimentos e qualidades e defeitos.

5-As diferenças entre o culto cívico e o culto pan-helénico eram que o culto cívico era celebrado em cada cidade e cada uma venerava os seus deuses protectores realizando festas,procissões etc. E o culto pan-helénico era celebrado em grandes santuários que atraíam pessoas de todo o mundo grego como os Jogos olimpicos
e era onde os crentes podiam consultar o oráculo.

6-Os dois santuários mais importantes eram o de Zeus,em Olimpia e o de Apolo,em Delfos.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue