O cultivo da terra

. quinta-feira, 26 de maio de 2011


Lê com atenção o documento.

Para assegurar que o terreno arável cumpria a sua função produtiva, era essencial manter a sua fertilidade, deixando-o descansar de vez em quando, estrumá-la e ará-lo. O rendimento do cultivo de cereais dependia da eficiência com o conjunto destas tarefas. Mas a eficiência deste processo estava intimamente ligada à qualidade da criação de animais. A frequência do cultivo podia ser maior e era mais rendosa, consoante o número e a força dos animais dos animais de tracção. Quando maior era a manada a pastar no pousio, melhor era a fertilização natural. A interdependência entre as actividades de cultivo e de pastoreio é a chave do sistema agrícola tradicional da Europa.

Georges Duby, Guerreiros e camponeses, Ed. Estampa, 1980.

Agora já sabes responder:
1. Refere quais foram as novas invenções que foram introduzidas na agrícultura. (Resposta da Ana Rodrigues).
As novas invenções que foram introduzidas na agricultura foram a charrua ( que é um tipo de arado mas aperfeiçoado,era mais fácil de manobrar e permitia lavrar as terras mais pesadas e a maior profundidade), a utilização do ferro ( o ferro servia para fabricar instrumentos agrícolas o que os tornava mais sólidos e eficazes)e os moinhos de vento e de água (que eram utilizados para moer os cereais).

2. Explica no que consistia o sistema de Afolhamento Trienal. (Resposta da Miguel Fernandes)
O sistema de Afolhamento Trienal consistia em existir uma divisão das terras em três terrenos ou folhas que eram alternadamente cultivadas com cereais diferentes, sendo menores as extensões de terra que ficavam em pousio. Num primeiro ano plantava-se aveia num terreno e trigo noutro terreno, enquanto que o outro terreno fica em pousio; no ano a seguir rodava e no terreno que estava em pousio plantava-se e num terreno plantado o ano anterior deixava-se-o em repouso e era sempre assim sempre a rodar todos os anos. Nas regiões do Norte da Europa começou a utilizar-se a rotação trienal das culturas.




3. Comenta a seguinte frase: "Quando maior era a manada a pastar no pousio, melhor era a fertilização natural". (resposta da Beatriz Cabarrão)
Quanto maior fosse a manada a pastar no pousio, melhor era a fertilização natural pois um dos melhoramentos dos processos de cultivo feitos nesta altura foi o melhoramento da adubação dos campos através do estrume dos animais.

25 comentários:

Rafaela Moutinho nº 25 disse...

1. As novas invenções introduzidas na agricultura foram:
- utilização da charrua;
- utilização do ferro;
- utilização do moinho de vento/água.

2. O sistema de Afolhamento Trienal consistia numa divisão de campos em folhas que eram, alternadamente, cultivadas com cereais diferentes, sendo menores as extensões de terra que ficavam em pousio (período em que as terras ficam em descanso, sem serem cultivadas).

3. Quando maior era a manada a pastar no pousio, melhor era a fertilização natural, porque com o estrume dos animais fazia-se uma melhor adubação dos campos.

João Morgado disse...

1. Refere quais foram as novas invenções que foram introduzidas na agrícultura.


As novas invenções que foram introduzidas na agrícultura desigam-se de:
- Novo sistema de atrelagem-coelheira
-Utilização de ferraduras em ferro
-Charrua
-Moinhas de água e de vento


2. Explica no que consistia o sistema de Afolhamento Trienal.


O sistema de Afolhamento Trienal consistia na divisão dos campos em 3,em folhas,que eram cultivados alternadamente com cereais diferentes em que 1 dos campos estava sempre em pousio.


3. Comenta a seguinte frase: "Quando maior era a manada a pastar no pousio, melhor era a fertilização natural".


Quanto mais eram os animais que andavam a pastar no pousio mais estrume produziam,fertilizando mais as terras para depois cultivar.

André Nunes disse...

1- As invenções que foram introduzidas na agricultura foram: utilização de charrua, utilização de ferro e utilização do moinho de vento/água.

2-O sistema de Afolhamento Trienal consistia em divisão de campos em folhas que eram, alternadamente, cultivadas com cereais diferentes, sendo menores extensões de terra que ficavam em pousio.

3-A seguinte frase quer dizer que quanto maior era a manada a pastar no pousio, melhor era a fertilização natural pois com as fezes dos animais serviam de estrume e começaram a utilizá-lo como adubo.

Pedro L. disse...

1) As novas invenções que foram introduzidas na agricultura foram a utilização da charrua, a utilização do ferro, a utilização do moinho de vento e utilizaram uma nova técnica de cultivo: a rotação trienal.

2) O Sistema do Afolheamento trienal consistia em dividir os campos em folhas, que eram, alternadamente, cultivadas diferentes cereais, sendo menores as extensões de terra que ficava em "descanso".

3) Sendo as necessidades dos animais utilizadas para a fertilização dos terrenos, quantos mais animais tivessem, mais fertilizado ficava o terreno.

Marta Laureano 7ºG Nº21 disse...

1.As novoas invensções introdusidas na agrícultura foram a charrua, a utilização do ferro, a utilização do moinho de água e o moinho de vento e a ulização da coelheira.
2.O Sistema de Afolhamento Trienal consistia em dividir os campos em folhas que eram, alternadamente, cultivadas com cereais diferentes, sendo menores as extensões de terra que ficavam em pousio. Pousio é o período em que as terras ficam em descanso, sem serem cultivadas.
3. A manada (por exemplo: vacas, cabras, ovelhas,...) ou deixar excrementos dos campos, a ao revirar a terra enquanto andavam, faziam com que as terras tivessem um fertelizante natural.

joao fernandes disse...

1-Utilização da charrua, ferro e o moinho de vento e àgua.

2-Os campos eram alteradamente cultivadas enquanto 1 dos campos estava em pousio.

3-Com as fezes do gado eles faziam adubo para fertelizar a terra e então quanto mais gado tinham no pousio mais fertelizavam a terra pronta para ser cultivada.

a disse...

1. As novas invenções na agricultura, foram:- utilização da charrua, utilização do ferro, utilização do moinho de vento e de água.

2. O afolhamento trienal, consistia na divisão dos terrenos em três folhas ou parcelas que recebiam culturas diferentes, substituindo o afolhamento bienal.
A rotação de culturas permitiu reduzir a extensão de terra em pousio (sem culturas,
para descanso do solo)
o afolhamento trienal era constituído pelo, pousio, cultura de Inverno e cultura de primavera.

3. A fertilização era melhor, porque como eram mais animais fertilizavam, mais rápido e em maior número.

André Gonçalves nº 7 disse...

1. As novas invenções na agricultura, foram:- utilização da charrua, utilização do ferro, utilização do moinho de vento e de água.

2. O afolhamento trienal, consistia na divisão dos terrenos em três folhas ou parcelas que recebiam culturas diferentes, substituindo o afolhamento bienal.
A rotação de culturas permitiu reduzir a extensão de terra em pousio (sem culturas,
para descanso do solo)
o afolhamento trienal era constituído pelo, pousio, cultura de Inverno e cultura de primavera.

3. A fertilização era melhor, porque como eram mais animais fertilizavam, mais rápido e em maior número.

bianca disse...

1.As novas invenções que foram introduzidas na agricultura foram : utilização da charrua, utilização do ferro e utilização do moinho de vento\água.

2. Este sistema consistia na divisão dos campos em folhas que eram , alternadamente , cultivadas com cereais diferentes , sendo menores as extensões de terra que ficavam em pousio.


3. Como as necessidades dos animais eram utilizadas como fertelizante para o terreno , quanto maior é o número de animais mais férteis são os terrenos .

Beatriz Cabarrão disse...

1- As novas invenções introduzidas na agricultura foram: a utilização do ferro, que tornava os instrumentos agrícolas mais sólidos e eficazes, a utilização da charrua, que era um tipo de arado mais fácil de manobrar e permitia lavrar terras mais pesadas e a maior profundidade e a utilização do moinho de água e mais tarde do moinho de vento que era utilizado para moer os cereais.
Também aperfeiçoaram-se os métodos de rega e melhorou-se a adubação dos campos através de cinzas ou do estrume de animais. Para além destes melhoramentos surgiu também um novo sistema de afolhamento das terras: divisão dos campos em três folhas em que em cada uma dessas folhas eram cultivados diferentes tipos de cereais, sendo menosres as extensões de terras que fucavam em pousio (tempo em que as terras ficam em descanso, ou seja, sem serem cultivadas). Este novo sistema de afolhamento das terras designa-se por Rotação Trienal.

2- O sistema de afolhamento trienal consistia na divisão dos campos em três folhas em que numa dessas folhas era cultivado cereal no Inverno, de seguida o cereal era colhido e o terreno ficava em pousio (tempo em que as terras ficavam em descanso, ou seja, estas não eram cultivadas) depois mais tarde voltava-se a cultivar cereais no Verão até serem colhidos no Inverno e assim sucesivamente. Assim as terras eram bem aproveitadas pois enquanto uma terra estava em pousio, o outro terreno estava a ser cultivado com cereais e no terceiro terreno os cereais estavam prontos para ser colhidos.

3- Quanto maior fosse a manada a pastar no pousio, melhor era a fertilização natural pois um dos melhoramentos dos processos de cultivo feitos nesta altura foi o melhoramento da adubação dos campos através do estrume dos animais.

Ana Catarina nº5 disse...

1- As novas invenções que foram introduzidas na agricultura foram a charrua ( que é um tipo de arado mas aperfeiçoado,era mais fácil de manobrar e permitia lavrar as terras mais pesadas e a maior profundidade), a utilização do ferro ( o ferro servia para fabricar instrumentos agrícolas o que os tornava mais sólidos e eficazes)e os moinhos de vento e de água (que eram utilizados para moer os cereais).

2- O sistema de Afolhamento Trienal consistia em dividir os campos em três folhas que, alternadamente, cultivadas com cereais diferentes,havendo uma das três que ficava em pousio ou seja ficava em descanso e sem ser cultivada.

3- Esta "técnica" era utilizada porque os animais comiam a erva que existia naquele terreno, sendo as suas necessidades utilizadas para para fazer adubo natural que servia para deixar aquela terra mais fértil.

Bianca Félix nº9 disse...

1- As novas invenções que foram introduzidas na agricultura foram a charrua, a utilização do ferro ( que servia para fabricar instrumentos )e os moinhos de vento e de água.

2- O sistema de Afolhamento Trienal consistia em dividir os campos em três folhas que, onde eram cultivados com cereais diferentes, uma delas ficava em pousio .

3- Era utilizado este método para aproveitar as necessidades dos animais. Com as suas necessidades fazia-se adubo natural que servia para deixar a terra mais fértil.

Margarida Ramos disse...

1 – As inovações introduzidas na agricultura foram: a charrua, o ferro, o moinho de vento e o moinho de água. Também foi introduzida uma nova técnica de cultivo: a rotação trienal de culturas, ou seja, os terrenos eram divididos em três folhas.

2 - O sistema de Afolhamento Trienal consistia em dividir os campos de cultivo em três folhas. As três folhas eram aproveitadas para melhorar o aproveitamento do solo e para fazer maior produção.
As três folhas são o cereal de Inverno, o pousio e o cereal de Primavera.
Estas três folhas iam rodando de ano em ano.
O pousio era o período em que as terras ficavam em descanso, ou seja, sem serem cultivadas.

3 - Quando maior era a manada a pastar no pousio, melhor era a fertilização natural, pois o estrume, lavrar a terra e o seu descanso contribuía para um maior fertilização natural.

Margarida Ramos Nº19

Márcia Silva Nº17 7ºG disse...

1-As novas invenções que foram introduzidas na agricultura foram: a utilização da charrua, a utilização do ferro, a utilização do moinho de vento/água e uma nova técnica de cultivo onde os terrenos são divididos em três partes, utilizando a Rotação Trienal.


2-O sistema de Afolhamento Trienal consiste em dividir o terreno em três partes. Num ano uma das partes está em repouso, enquanto que as outras duas estão a produzir, num segundo ano trocava-se pela ordem, ou seja , a parte em repouso vai produzir com a primeira que estava a produzir e a terceira vai ficar em repouso , no terceiro ano a primeira vai continuar a produzir,a segunda vai para repouso e a terceira vai produzir.


3- Sim, é uma afirmação correcta porque quantos mais animais estavam a pastar na parte dividida para repouso, mais fertilização esta ia ter para o seguinte ano poder realizar mais facilmente a sua produção.


Márcia Silva Nº17 7ºG

francisco disse...

1-As novas invenções foram:o sistema da coelheira rígida; a charrua;o sistema da rotação trienal de culturas e o moinho de vento.

2-O sistema de Afolhamento trienal consistia na divisão de campos de cultivo em 3 partes,alternadamente,cultivada com cereais diferentes,sendo os menores terrenos que ficavam no Pousio.

3-A fertilização era mais natural porque os adubos eram o estrume dos animais.

Inês Rosa disse...

1) As novas invenções introduzidas na agricultura foram: a utilização da charrua, a utilização do ferro e a utilização do moinho de vento/água.

2) O sistema se Afolhamento Trienal é um terreno dividido em três partes, que durante um ano, em duas dessas partes do terreno tem cultivo enquanto a outra parte está em pousio. No pousio utilizavam fertilizante (estrume) para preparar o terreno para no próximo ano estar muito bom para um cultivo, com isso tinham que ter criação de animais para ser mais fácil e eficaz.

3) “ Quanto maior era a manada a pastar no pousio, melhor era a fertilização natural”, porque ao ter maior quantidade de animais mais lavravam a terra e mais fertilizante natural obtêm.

Inês Rosa nº 14 7ºG

Filipe C. Nº12 disse...

1-As novas invenções foram as seguintes:
-Novo sistema de atrelagem - coelheira;
-Utilização de ferraduras em ferro;
-Navio com leme fixo à popa;
-Novos instrumentos de navegante:
-Bussula;
-Astrolábio;

2-O sistema de afolhamento trienal consistia em ter três terrenos para cultivar mas em vez de cultivar os três cultivar só dois para um ficar a descansar, para depois as terras serem cultivas com maior facilidade.

3-A verdade era que quanto maior a manada maior seria o estrume e todo esse adubo natural que melhorava os cultivos.

Miguel César disse...

1- As novas invenções que foram introduzidas na agricultura foram utilização de charruas,do ferro e do moinho de vento/água.

2-O sistema de Afolhamento Trienal consistia em fabricar cultivo de cereais.

3-Porque assim havia mais animais para comer as folhas de deixar espaço para as pessoas cultivarem.

Alexandre Correia disse...

1-As novas invenções que foram introduzidas na agricultura foram:O uso do ferro no fabrico dos instrumentos agricolas,o que os tornava mais sólidos e eficazes.Surgiu a charrua que era um tipo de arado mais aperfeiçoado,e mais fácil de manobrar e que permitia lavrar terras mais pesadas e a maior profundidade.Outra inovação foi a divulgação dos moinhos de água e mais tarde os moinhos de ventoque foram utilizados para moer os cereais.

2-O sistema de afolhamento Trienal consistia:Na divisão dos campos em folhas que eram alternadamente cultivadas com cereais diferentes sendo menores as extensões de terra que ficavam em pousio.Nalgumas regiões do norte da europa começou mesmo a utilizar-se a chamada rotação trienal das culturas.

3-Quantos mais animais havia a pastar no pousio melhor era a fertilização natural da terra,a frequencia do cultivo podia ser maior e era mais produtiva.A interdependencia entre as actividades de cultivo e de pastoreio é a chave do sistema agricola tradicional da Europa.

carolina caldeira nº10 disse...

1.As novas invenções introduzidas na agricula foram a utilização da charrua (tipo de arado mais aprefeiçoado, era mais fácil de
manubrar e permitia lavra as terras a maior profundidade), a utilização do ferro (tornava mais sólido e eficazes os instrumentos agrículas)
e a utilização dos moinhos de vento/água (utilizados para moer os cereais).

2.O sistema de Afolhamento Trienal consistia em dividir os campos em folhas que eram, alternadamente, cultiv
adas com cereais diferentes, sendo menores as extensões de terra que ficavam em pousio (período em que as terras ficam em descanso,
sem serem cultivadas).

3.Quantos mais animais ouvessem a pastar nos campos mais estrume havia tornando a terras mais férteis.

Ana Carolina disse...

1- As novas invenções introduzidas na agricultura foram a charrua(acompanhada por um novo sistema de atrelagem: a coelheira), o ferro, o moinho de vento ou agua, o afolhamento trineal e a fertilização natural.

2- O afolheamento trineal consistia em dividir o terreno em três folhas, duas das folhas eram cultivadas, alternadamente, com diferentes cereais ficando outra folha em pousio.

3- Quanto maior era a manada a pastar no pousio melhor era a fertilização natural pois naquela altura as fazes dos animais ( vacas, cavalos...) eram utilizadas como adubo natural e isso era uma maneira de enriquecer a produção agrícola.

Nota: Na pergunta 1- eu pus não só o que estava no caderno mas também completei a questão com o assunto do texto.

MIGUEL FERNANDES disse...

1 - As novas invenções que foram introduzidas na agricultura foram a utilização da charrua de ferro, a utilização do ferro e a utilização dos moinhos movidos a água e a vento, como novas técnicas; em termos de cultivo também desenvolveram novas técnicas como a divisão dos terrenos em 3 folhas (afolhamento), a rotação trienal dos campos, entre outras.

2 - O sistema de Afolhamento Trienal consistia em existir uma divisão das terras em três terrenos ou folhas que eram alternadamente cultivadas com cereais diferentes, sendo menores as extensões de terra que ficavam em pousio. Num primeiro ano plantava-se aveia num terreno e trigo noutro terreno, enquanto que o outro terreno fica em pousio; no ano a seguir rodava e no terreno que estava em pousio plantava-se e num terreno plantado o ano anterior deixava-se-o em repouso e era sempre assim sempre a rodar todos os anos. Nas regiões do Norte da Europa começou a utilizar-se a rotação trienal das culturas.

3 - Esta frase quer dizer que quanto maior a quantidade de gado a pastar num campo em pousio, maior a fertilização natural porque o gado ao fazer as suas "necessidades" produz o estrume natural que ao ser pisado fortalecia os campos, tornando-os, assim, mais férteis.

Tomás Santos disse...

1-As novas invenções que foram introduzidas na agricultura foi o estrume, a charrua,o moinho e o ferro.

2-O sistema de Afolhamento Trienal consistia no descanso das terras para estrumá-la e ará-la.

3-Esta frase significa que quanto maior o número de animais mais é o estrume para adubar a terra.

Mariana Barrento disse...

1.As novas invenções introduzidas na agricultura, foram:
-Melhoria nas técnicas agrícolas – no seguimento do que vinha a acontecer desde o sec.X, surgiram novas técnicas agrícolas como o uso do ferro para a fabricação dos instrumentos agrícolas, como a charrua e do arado aperfeiçoado, permitindo manobrar mais facilmente e permitia lavrar terras mais pesadas e a maior profundidade. Outro processo era a divulgação dos moinhos de água.

-Novos processos de cultivo – Com os avanços significativos nos processos de cultivo, aperfeiçoaram-se os processos de rega o que permitiu fazer uma melhor adubação dos campos, através de cinzas e do estrume dos animais. Generalizou-se o sistema de afolhamento das terras.

-Inovação nos transportes - O principal progresso, neste domínio, deu-se no sistema de atrelagem dosa animais, para melhor aproveitar a sua força de tracção. A resistência dos cavalos foi aumentada pela utilização das ferraduras que permitia aos animais suportar melhor os pisos mais irregulares. Nos transportes marítimos os grandes avanços foram o uso do leme fixo à popa, que permitia manobrar mais facilmente o navio do que no processo tradicional, em que o uso do remo era utilizado como leme. A bússola, o astrolábio e as cartas marítimas, contribuíram também para uma melhoria da orientação no mar alto.

2. O sistema de Afolhamento Trienal consistia na divisão dos campos em folhas que eram alternadamente cultivadas com cereias diferentes, sendo menores as extensões de terra que ficavam em pousio. _No norte da Europa começou a utilizar-se a rotação trienal das culturas ou seja variava entre cereal de inverno – pousio – cereal de primavera.

3. Desta forma obtinha-se uma melhor qualidade do terreno, por intermédio do estrume produzido pelos animais. Logo, quantos mais animais houvessem no terreno, melhor e maior seria a fertilização do mesmo.

Ana Catarina Guerreiro nº4 disse...

1- As novas invenções que foram introduzidas na agrícultura foram : a utilização da charrua, a utilização do ferro , a utilização dos moinhos de vento e de água que ajudaram a que a agricultura se tornasse um processo mais rápido e eficaz.

2- O sistema de Afolhamento Trienal consiste numa técnica de cultivo em que os terrenos estão divididos em três folhas(partes), assim rentabilizavam ao máximo os terrenos. Deste modo coneguiam fertelizar os terrenos com a pastagem dos animais e com o pousio de um terreno por ano. Esta era uma técnica rotativa.

3- Sim a afirmação é verdadeira pois um dos modos naturais de fertelização dos terrenos em, pousio é atravéz do adubo (fezes dos animas) que por lá iam ficando depsitados.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue