Reino de Portugal

. sábado, 14 de maio de 2011



"A formação do reino de Portugal foi um processo longo e complicado"

Agora já sabes responder:
1. Com base no que aprendemos nas aulas, comenta a afirmação. (resposta da Ana Catarina Rodrigues)

A formação do reino de Portugal foi um processo longo, porque havia pouca resistência por parte dos cristãos. 
A formação do reino de Portugal começou em 1096 quando foi oferecido o Condado Portucalense a D. Henrique de Borgonha por ter prestado serviços a D. Afonso VI de Leão e Castela. D. Henrique de Borgonha casou-se com a filha ilegítima do rei D.Afonso VI de Leão e Castela. D. Teresa.
Em 1009 D. Afonso Henriques nasceu. Passados 3 anos, em 1112, o seu pai, D.Henrique de Borgonha morre, deixando o seu filho D.Afonso Henriques ainda pequeno com apenas 3 anos de idade. Por D. Afonso Henriques ser tão pequeno, sucede a D.Henrique de Borgonha a sua mulher D. Teresa. As intenções de D.Teresa eram juntar o condado Portucalense à Galiza. Por causa das intenções de D.Teresa muitos nobres portucalenses ficaram descontentes. D. Afonso Henriques ao completar 14 anos resolveu armar-se cavaleiro a si próprio, este gesto agradou a alguns nobres descontentes, que se colocaram imediatamente ao seu serviço. 
A 24 de Junho de 1128 dá-se a batalha de São Mamede onde D.Afonso Henriques sai vitorioso vencendo a sua mãe D.Teresa, assumindo assim o governo do Condado Portucalense. Em 1139 com a vitória de D.Afonso Henriques na batalha de Ourique contra os muçulmanos, D.Afonso Henriques passou-se a intitular de rex (rei). 
Após as vitórias portucalenses de Cerneja e de Arcos de Valdez, D.Afonso VII de Leão e Castela é obrigado a assinar o tratado de Zamora, em 1143, concedendo assim a independência ao Condado Portucalense. Nasceu assim o reino de Portugal e D.Afonso Henriques era o seu primeiro rei. D.Afonso Henriques começou assim a reconquistar terras cristãs. Em 1145 D. Afonso Henriques consegue conquistar a cidade de Leiria aos muçulmanos abrindo assim caminho para conquistar Santarém e Lisboa. 
Em 1146 (ou 1145) D.Afonso Henriques casou-se com D.Matilde, filha do conde Amadeu II da Sabóia e Piemonte. D.Matilde é a mãe de D.Sancho I. Em 1147 com a ajuda de um pequeno grupo de homens D.Afonso Henriques conquista Santarém. Nesse mesmo ano D.Afonso Henriques com a ajuda de Cruzados D.Afonso Henriques cercou a cidade de Lisboa obrigando os muçulmanos a renderem-se ao fim de 4 meses. A seguir á conquista de Lisboa seguiram-se a conquista de Óbidos, Sintra e Alenquer. Para consolidar a independência, D.Afonso Henriques procurou o apoio da igreja católica, e depois de muitas negociações com o papado (corte de Roma), 
D.Afonso Henriques consegue em 1179 através da Bula Manifestis Probatum o reconhecimento do reino de Portugal e o seu reconhecimento como o primeiro rei de Portugal. 
D.Afonso Henriques morre em 1185 em Coimbra, sucedendo-lhe o seu filho Sancho I. Nesse mesmo ano nasce D.Afonso II, neto de D.Afonso Henriques. A mãe de D.Afonso II é D. Dulce, infanta de Aragão. D.Sancho I continuo-o a reconquistar as terras perdidas para os muçulmanos, conseguindo conquistar Alvor e Silves que serão reconquistadas pelos muçulmanos mais tarde. D.Sancho I morre em 1211 e sucede-lhe então o seu filho D.Afonso II que ira governar 12 anos conseguindo conquistar apenas Alcácer do Sal.
D.Afonso II tem um filho com D.Urraca de Castela, Sancho II. D.Sancho II nasce a 1207. D.Sancho II sucede ao pai em 1223 governando 25 anos ( o dobro do pai) conquistando, Moura , Aljustrel, Beja, Mertola, Alvor e Tavira. O reinado de D.Sancho II termina em 1248 sucedendo-lhe D. Afonso III. D.Afonso III nasce a 1210 ( ESTE NÃO É FILHO DE SANCHO II, MAS SIM DE D.AFONSO II). Este rei ficou conhecido por conquistar o Algarve ou seja ,Faro e Silves ( como podem reparar demorou quase 50 anos a recuperar Silves). 
Em 1297 é assinado o Tratado de Alcanises entre D.Dinis e D. Fernando rei de Leão e Castela, ficando praticamente establecidos os limites de Portugal Continental actual. Bem e com a morte de D.Afonso III acabamos o testamento sobre a formação do reino de Portugal, e como podem reparar demorou 3 séculos de guerras e lutas mas finalmente em 1297 com o tratado de Alcanises Portugal esta praticamente formado. 
Também da para perceber que foi complicado, tiveram que recuperar Alvor e Silves pela 2 vez ou seja foram re-reconquistadas.

21 comentários:

João Morgado disse...

"A formação do reino de Portugal foi um processo longo e complicado"


Agora já sabes responder:

1. Com base no que aprendemos nas aulas, comenta a afirmação.


A formação do reino de Portugal foi um processo longo e complicado,pois demorou muitos anos e englobou algumas guerras.

Tudo começou quando D.Afonso VI,rei de Leão e Castela deu o Condado Portucalense e uma das suas filhas em casamento(D.Teresa) a D.Henrique,em 1096.Depois com o nascimento de D.Afonso Henriques(filho de D.Teresa e D.Henrique),este passou a governar o condado,em 1128 quando se deu a Batalha de S.Mamede.
Em 1139 com a a vitória de D.Afonso Henriques na Batalha de Ourique,passa a intitular-se de rei mas só em 1143,com o tratado de Zamora é que é reconhecido como tal por D.Afonso VII,rei de Leão e Castela(seu primo).
Depois de inúmeras conquistas,em 1179 com a Bula Manifestis Probatum,o Papa Alexandre III reconhece Portugal como reino independente e D.Afonso Henriques como rei De Portugal.
D.Afonso Henriques morre a 1185 e finalmente em 1297,com o Tratado de Alcanises as fronteiras entre Portugal e Castela são estabelecidas.

Pedro L. 7º G disse...

A formação do Reino de Portugal foi
um processo lento e difícil pois só foram delimitadas as fronteiras no reinado de D.Dinis, em 1297, no Tratado de Alcanises. Com a doação do Condado Portucalense a D.Henrique, em 1096 deu-se o início da formação do Reino de Portugal que demorou 201 anos a conquistar, pois os exércitos dos muçulmanos eram poderosos o que dificultou a rápida conquista de terras.

Rafaela Moutinho disse...

1. Durante a reconquista cristã foi formado o Condado Portucalense, primeiro como parte do Reino da Galiza e depois integrado no Reino de Leão. Afonso VI (rei de Leão e Castela) concedeu a D. Henrique (um nobre da família dos duques de Borgonha) D. Teresa em casamento e doou-lhe o Condado Portucalense em 1096.
O conde D. Henrique durante a sua vida procurou ganhar uma autonomia cada vez maior e o mesmo fez sua mulher, D. Teresa, que lhe sucedeu em 1112. Alguns anos depois D. Teresa começou a aliar-se com a nobreza da Galiza, o que provocou o descontentamento de muitos nobres portucalenses e de D. Afonso Henriques (filho de D. Henrique e D. Teresa). Iniciou-se, por isso, um período de guerra civil que veio a terminar em 1128 com a vitória de Afonso Henriques na Batalha de S. Mamede.
Uma vez à frente do Condado, D. Afonso Henriques em 1139, depois de se ter revelado um grande chefe militar e um político notável, obteve na Batalha de Ourique, uma grande vitória contra os Muçulmanos, sentindo-se fortalecido, passou a usar no mesmo ano o título de rei, o que constituía a independência de Portugal.
Em 1179 o papa Alexandre III reconhece Portugal como reino independente e D. Afonso Henriques como rei de Portugal através da Bula Manifestis Probatum.
Em 1185, morreu o primeiro rei de Portugal e só em 1249, no reinado de D. Afonso III, foi finalmente conquistada a última parte do território algarvio, incluindo Silves e Faro.
Finalmente em 1297 com o Tratado de Alcanises, as fronteiras entre os reinos de Portugal e Catela são estabelecidas, desta forma, Portugal tem desde há mais de setecentos anos, praticamente a mesma fronteira.
E assim conclui-se que a formação do reino de Portugal foi um processo longo e complicado, tal como a afirmação indica.

Rafaela Moutinho Nº25

Ana Catarina Rodrigues nº5 disse...

1- A formação do reino de Portugal foi um processo longo, porque havia pouca resistência por parte dos cristãos. A formação do reino de Portugal começou em 1096 quando foi oferecido o Condado Portucalense a D. Henrique de Borgonha por ter prestado serviços a D. Afonso VI de Leão e Castela. D. Henrique de Borgonha casou-se com a filha ilegítima do rei D.Afonso VI de Leão e Castela. D. Teresa. Em 1009 D. Afonso Henriques nasceu. Passados 3 anos, em 1112, o seu pai, D.Henrique de Borgonha morre, deixando o seu filho D.Afonso Henriques ainda pequeno com apenas 3 anos de idade. Por D. Afonso Henriques ser tão pequeno, sucede a D.Henrique de Borgonha a sua mulher D. Teresa. As intenções de D.Teresa eram juntar o condado Portucalense á Galiza. Por causa das intenções de D.Teresa muitos nobres portucalenses ficaram descontentes. D. Afonso Henriques ao completar 14 anos resolveu armar-se cavaleiro a si próprio, este gesto agradou a alguns nobres descontentes, que se colocaram imediatamente ao seu serviço. A 24 de Junho de 1128 dá-se a batalha de São Mamede onde D.Afonso Henriques sai vitorioso vencendo a sua mãe D.Teresa, assumindo assim o governo do Condado Portucalense. Em 1139 com a vitória de D.Afonso Henriques na batalha de Ourique contra os muçulmanos, D.Afonso Henriques passou-se a intitular de rex (rei). Após as vitórias portucalenses de Cerneja e de Arcos de Valdez, D.Afonso VII de Leão e Castela é obrigado a assinar o tratado de Zamora, em 1143, concedendo assim a independência ao Condado Portucalense. Nasceu assim o reino de Portugal e D.Afonso Henriques era o seu primeiro rei. D.Afonso Henriques começou assim a reconquistar terras cristãs. Em 1145 D. Afonso Henriques consegue conquistar a cidade de Leiria aos muçulmanos abrindo assim caminho para conquistar Santarém e Lisboa. Em 1146 (ou 1145) D.Afonso Henriques casou-se com D.Matilde, filha do conde Amadeu II da Sabóia e Piemonte. D.Matilde é a mãe de D.Sancho I. Em 1147 com a ajuda de um pequeno grupo de homens D.Afonso Henriques conquista Santarém. Nesse mesmo ano D.Afonso Henriques com a ajuda de Cruzados D.Afonso Henriques cercou a cidade de Lisboa obrigando os muçulmanos a renderem-se ao fim de 4 meses. A seguir á conquista de Lisboa seguiram-se a conquista de Óbidos, Sintra e Alenquer. Para consolidar a independência, D.Afonso Henriques procurou o apoio da igreja católica, e depois de muitas negociações com o papado (corte de Roma), D.Afonso Henriques consegue em 1179 através da Bula Manifestis Probatum o reconhecimento do reino de Portugal e o seu reconhecimento como o primeiro rei de Portugal. D.Afonso Henriques morre em 1185 em Coimbra, sucedendo-lhe o seu filho Sancho I. Nesse mesmo ano nasce D.Afonso II, neto de D.Afonso Henriques. A mãe de D.Afonso II é D. Dulce, infanta de Aragão. D.Sancho I continuo-o a reconquistar as terras perdidas para os muçulmanos, conseguindo conquistar Alvor e Silves que serão reconquistadas pelos muçulmanos mais tarde. D.Sancho I morre em 1211 e sucede-lhe então o seu filho D.Afonso II que ira governar 12 anos conseguindo conquistar apenas Alcácer do Sal.

Ana Catarina Rodrigues nº5 disse...

Continuação...

D.Afonso II tem um filho com D.Urraca de Castela, Sancho II. D.Sancho II nasce a 1207. D.Sancho II sucede ao pai em 1223 governando 25 anos ( o dobro do pai) conquistando, Moura , Aljustrel, Beja, Mertola, Alvor e Tavira. O reinado de D.Sancho II termina em 1248 sucedendo-lhe D. Afonso III. D.Afonso III nasce a 1210 ( ESTE NÃO É FILHO DE SANCHO II, MAS SIM DE D.AFONSO II). Este rei ficou conhecido por conquistar o Algarve ou seja ,Faro e Silves ( como podem reparar demorou quase 50 anos a recuperar Silves). Em 1297é assinado o Tratado de Alcanises entre D.Dinis e D. Fernando rei de Leão e Castela, ficando praticamente establecidos os limites de Portugal Continental actual. Bem e com a morte de D.Afonso III acabamos o testamento sobre a formação do reino de Portugal, e como podem reparar demorou 3 seculos de guerras e lutas mas finalmente em 1297 com o tratado de Alcanises Portugal esta praticamente formado. Tambem da para perceber que foi complicado, tiveram que recuperar Alvor e Silves pela 2 vez ou seja foram re-reconquistadas ( não sei se esta palavra existe mas pronto). Fim PS : Este texto tem 714 palavras não é muito.

Marta Laureano 7ºG Nº21 disse...

1.Desde que D.Henrique recebeu o condado portugalense, até1297, quando ocorre o tratado de Alcanises que estable-se as fronteiras entre Portugal e Castela, que o portuguese teve de infrentar muitas dificuldades, tas como batalhas: Batalha de S.Mamede(1128), Batalha de Ourique (1139), com estas batalhas perderam-se muitas vidas, mas mesmo assim consegui conquistar este belo pais que é: PORTUGAL!

joao fernandes disse...

1-Portugal naquela altura era um Reino pequeno a maior parte estava conquistada pelos Muçulmanos os Portugueses travavam guerras contra os Muçulmanos para irem reconquistando o Reino mas os Muçulmanos eram muito resistentes, mas Portugal também não tinham muitos recursos nessa altura o fez com que a formação do Reino de Portugal foi um Prossesso longo e complicado.

André Nunes disse...

1- "A formação do reino de Portugal foi um processo longo e complicado" pois tivemos longos tempos de batalhas a reconquistar os nossos territórios que tinham sido conquistados pelos Muçulmanos.
Tivemos periodos de guerra e paz, fomos conquistando os nosso territórios "passo a passo". D.Afonso VI Rei de Leão e Castela deu o Condado de Portucalense a D.Teresa e D.Henrique que expandiram o território que lhes tinha sido oferecido expandiu-o para a zona do sul.

Márcia Silva Nº17 7ºG disse...

1- Sim, a formação do reino de Portugal foi um processo longo e complicado porque antes de haver o Reino de Portugal existiram outros reinos(reino de Leão e Castela, reino de Navarra, reino de Aragão e os condados catalães), que tiveram de ser conquistados por batalhas(cristãos contra os muçulmanos) e tiveram de dividir Portugal.Houve periodos entre os cristãos e os muçulmanos de paz e guerra, o que levava ao "desiqulibrio". E tiveram de receber uma Bula (Manifestis Probatum)


Márcia Silva Nº17 7ºG

Francisco disse...

1-Sim foi um processo longo pois demorou muito tempo na conquista total de portugal:
Em 1096 D.Henrique recebe o condado portucalense,e em 1109 nasce o futuro rei de Portugal D.Afonso Henriques.Passados 3 anos morre D.Henrique.Passado alguns anos em 1128 D.Afonso Henriques passa a governar o condado portucalense depois de ter ganho a batalha de S.Mamede.Em 1139 D.Afonso Henriques obtém uma grande vitoria contra os muçulmanos na batalha de Ourique,e no mesmo ano d.Afonso Henriques intitula-se como rei de Portugal, e em 1143 Portugal é reconhecido como um reino independente,que no mesmo ano Portugal e Castela assinam um acordo de paz(tratado de Zamora).Passados dois anos,em 1145,O reino de Portugal conquista a cidade de Leiria e em 1147 conquista a cidade de Santarem e Lisboa.Em 1179 O Papa Alexandre III reconhece Portugal como reino independente e D.Afonso Henriques como rei.Em 1185 Morre o 1º rei de Portugal.Em 1249 é conquistado o território algarvio,e em 1297 Portugal e Castela assinam o tratado de Alcaninses.

MIGUEL FERNANDES disse...

A formação do reino de Portugal foi um processo longo e difícil.

Um dos cavaleiros franceses que tinha vindo participar na luta contra os Almorávidas, na Península Ibérica, D. Henrique, nobre pertencente à família dos duques de Borgonha, recebeu do rei de Leão e Castela, em troca dos seus serviços, a filha e um feudo hereditário.

Em 1096, depois de D. Henrique ter casado com D. Teresa, D. Afonso VI, o rei de Leão e Castela, oferece o Condado Portucalense a D. Henrique. Este território era extenso: do rio Minho até ao sul de Coimbra. Contudo, devia ainda continuar a reconquista para sul, impedindo o avanço dos Almorávidas.

O Conde D. Henrique mantinha deveres de vassalagem para com o rei de Leão e Castela mas procurou sempre ganhar autonomia. Anos depois nasce Afonso Henriques, filho deles. Três anos após o seu nascimento, seu pai, D. Henrique morre. A sua mulher, que lhe sucedeu em 1112, manteve a mesma vontade de autonomia.
Nesse mesmo ano, D. Teresa sucede no governo civil. Começou a aliar-se com a nobreza da Galiza, o que punha em causa a autonomia do Condado. Isto provocou o descontentamento de muitos nobres portucalenses que se colocaram do lado do seu filho, Afonso Henriques.
Iniciou-se então um período de guerra civil. A 24 de Junho de 1128, D. Afonso Henriques e as tropas de sua mãe, D. Teresa, tentavam apoderaram-se do governo do Condado Portucalense - Batalha de São Mamede (Guimarães), ganha pelo filho.

D. Afonso Henriques era um bom chefe militar e político. Foi avançando para sul, pretendendo a total independência do Condado. Isto levava à quebra da vassalagem com Afonso VII, seu primo.
Em 1139, obteve uma grande vitória contra aos muçulmanos na Batalha de Ourique. A partir desse ano passou a intitular-se rei, o que significava a declaração da independência de Portugal. O rei de Leão e Castela não aceitou isto. Assim, houve mais conflitos até ao acordo de paz em 1143.
O Tratado de Zamora foi um diploma resultante da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII rei de Leão e Castela, que reconheceu o primeiro como rei. Celebrado a 5 de Outubro de 1143, esta é considerada como a data da independência de Portugal e o início da dinastia afonsina. O novo rei procurou o apoio da Igreja Católica e, assim, prometeu vassalagem ao Papa.

A conquista continuou: em 1145, a cidade de Leiria foi conquistada; em 1147, as cidades de Lisboa (com ajuda dos Cruzados) e Santarém foram conquistadas.
O Papa Alexandre III, em 1179, após várias negociações, através da Bula Manifestis Probatum, declarou o Condado Portucalense independente do Reino de Leão e D. Afonso Henriques, o seu soberano. Era o reconhecimento internacional da independência política de Portugal.
A partir de então, Afonso Henriques consegue várias vitórias contra os muçulmanos.


Em 1185 D. Afonso Henriques morreu, tendo a reconquista já atingido o Baixo Alentejo. Contudo, sucederam-se, nos reinados seguintes, avanços e ataques constantes. Só no reinado de D. Afonso III se conquistou a última parte do território algarvio, inclusive Faro e Silves. Nas zonas mais a sul, as ordens religiosas militares (Ordem dos Hospitalários, Ordem de Santiago, Ordem dos Templários) deram uma grande ajuda, lutando contra os adversários; em troca recebiam grandes domínios senhoriais.
Depois de conquistado o Algarve, ficaram fixadas as fronteiras portuguesas a sul. No reinado de D. Dinis delimitaram-se as fronteiras a leste, com o Tratado de Alcanises, em 1297, entre Portugal e Castela.

As fronteiras portuguesas mantém-se desde aí, há mais de 700 anos.

Inês Rosa disse...

1. Um dos cavaleiros franceses que vieram participar na batalha contra os Almorávida foi D.Henrique (um nobre da família dos duques da Borgonha). Em 1096 D. Afonso VI, Rei de Leão e Castela, doa a filha (D.Teresa) em casamento e doa-lhe também o Condado Portucalense. D.Henrique tinha obrigações: conquistar terras aos mouros e expandir o condado e deveres: servir sempre o rei, ir às suas cortes e seus chamamentos.
Em 1109 nasceu D. Afonso Henriques, filho de D.Henrique e de D.Teresa, passado 3 anos foi a morte de seu pai e ai D.Teresa sucedeu no governo do condado. A Batalha de S.Mamede ocorreu em 1128 e D.Afonso Henriques passa a governar o condado, nesse ano ele revelou-se um grande chefe militar e um político notável.
D.Afonso Henriques intitula-se rei em 1939, em 1143 D.Afonso VI (o seu avô), de Leão e Castela reconheceu D.Afonso Henriques como rei de Portugal e ainda em 1179 o papa Alexandre III, através da bula Manfestis Probatum, aceitou reconhecer Portugal como reino independente e ainda D.Afonso Henriques como rei. A morte do 1º rei de Portugal (D.Afonso Henriques) decorreu em 1185 juntamente com a Reconquista do Baixo Alentejo.

Inês Rosa nº14 7ºG

MIGUEL CÉSAR disse...

1- É verdade porque Portugal só consegui formar uma formação passados 153 anos isso é muito tempo e com ajudo das ordens militares que participaram na reconquista-

Mariana Barrento disse...

A formação do Reino de Portugal não foi fácil, uma vez que os Cristãos foram, muitas vezes, obrigados a recuar. Só houve avanços eficazes, no início do séc.XI, quando os Muçulmanos se dividiram em pequenos reinos independentes (os reinos de taifas) que, pelo facto de estarem divididos se tornaram mais fracos combatendo, inclusive, entre si. Por consequência desta situação, deu-se a reconquista Cristã, que permitiu a formação de diversos reinos na península ibérica: o Reino das Astúrias (mais tarde Reinos de Leão e Castela), o Reino de Navarra e o Reino de Aragão.

Beatriz Cabarrão disse...

1- A reconquista cristã não foi fácil pois o Al-Andalus unificado constituia o califado de Córdova. Tornou-se mais fácil no século XI, quando o califado se desfez formando-se pequenos reinos independentes, os reinos de taifas que tinham exércitos fracos e que combatiam entre si frequentemente. Assim formaram-se diversos reinos cristãos na Península Ibérica: o reino das Astúrias, que deu origem os reinos Leão e de Castela, o reino de Navarra e o Reino de Aragão.
No final do século XI os muçulmanos pediram auxílio ao poderoso Império do Norte de áfrica, os Almorávidas que infligiram pesadas derrotas aos exércitos cristãos voltando a conquistar-lhes muitos territórios.
De seguida a Igreja católica, sobretudo a ordem de Cluny apelou para a necessidade de combater contra os muçulmanos. E assim vieram muitos cavaleiros europeus, principalmente francos combater na Península Ibérica. Estes cavaleiros eram elementos da Nobreza Feudal que para além das motivações religiosas, esperavam obter terras ou condados.
Um dos cavaleiros franceses que veio combater contra os muçulmanos foi D.Henrique, nobre da fanília dos duques de Borgonha. Rei de Leão e Castela em troca do seu auxílio no combate contra os muçulanos concedeu-lhe, em 1096, a filha, D. Teresa, em casamento e doou-lhe o Condado de Portucalense. D. Henrique tinha como obrigações: conquistar terras aos mouros e expandir o Condado; e tinha como deveres: servir sempre o Rei e ir às suas cortes e seus chamamentos.
Em 1112 morre D. Henrique e D. Teresa lhe sucede no Governo do Condado de Portucalense. Mais tarde, D. Teresa começou a aliar-se com a Nobreza de Galiza pondo em causa a autonomia do Condado e provocando o descontentamento dos nobres portucalenses que se uniram juntamente com o seu filho, Afonso Henriques. Assim, iniciou-se uma guerra civil que veio a terminar em 1128 com a vitória de Afonso Henriques na Batalha de S. Mamede.
D. Afonso Henriques tornou-se um bom chefe militar que ambicionava a total independêdncia do Condado.
Em 1139, na batalha de Ourique deu-se uma grande vitória contra os muçulmanos. D. Afonso Henriques intitula-se rei de Portugal.
O rei de Leão e Castela não aceita as intenções de independência. Depois de alguns conflitos, em 1143chega-se a um acordo de paz em Zamora em que afonso VII reconheceu D. Afonso Henriques como rei de Portugal, no entanto, exigiu que este continuasse seu vassalo. Para conseguir a independência, D. Afonso Henriques, procurou apoio católico, prometendo vassalegem ao Papa.
Mais tarde em 1179, o papa Aexandre III, através da bula Manifestis probatum aceitou reconhecer Portugal como reino independente e d. Afonso Henriques como rei. d. Afonso Henriques conseguiu grandes vitórias aos Muçulmanos. Em 1145 dá-se a conquista de Leiria e mais tarde em 1147 dá-se a conquista de Santarém e Lisboa com o apoio de uma armada de cruzados. assim consegue-se o domínio do vale do tejo, uma linha estratégica fundamental que foi fortificada por vários castelos. Em 1185 morre o primeiro rei de Portugal e a reconquista atinge o Baixo Alentejo. Em 1249, no reinado de D. Afonso III foi finalmente conquistada a última parte do território Algarvio.Na reconquista, as ordens religiosas tiveram uma acção fundamental. Como recompensa da sua actividade militar receberam em quase todo o país domnínios senhoriais.
Em 1297, no reinado de D. Dinis dá-se o tratado de Alcanises entre Portugal e Castela para delimitar as Fronteiras a Leste.

Filipe C. Nº12 disse...

A formação do reino de Portugal é verdade que foi um processo longo e difícil pois mesmo após D. Afonso Henriques ter-se intitulado rei de Portugal (1139) ainda não o era reconhecido pelos outros...
Após 4 anos (1143) Portugal é reconhecido finalmente como um reino independente, se bem que só passados 36 anos é que o Papa Alexandre III através da Bula Manifestis Probatum aceitou reconhecer Portugal como reino independente.

Margarida Ramos disse...

1 – A formação do reino de Portugal foi um processo longo e complicado.
Tudo começou quando D. Afonso VI, rei de Leão e Castela doa a D. Henrique, em troca dos seus serviços, a sua filha D. Teresa e o Condado Portucalense, mas D. Henrique tinha obrigações, como conquistar terras aos Mouros e expandir o Condado, mas também tinha deveres como servir sempre o rei e ir sempre às suas corte s e seus chamamentos.
Em 1109, nasce o filho de D. Henrique e D. Teresa, D. Afonso Henriques, e a partir dai este começa a travar várias batalhas para conseguir conquistar Portugal aos Mouros.
Em 1112, D. Henriques morre e D. Teresa sucedo o governo do condado ao seu filho.
Em 1143, dá-se o contrato de Zamora, onde D. Afonso VII, rei de Leão e Castela, reconhece D. Afonso Henriques como rei de Portugal. A partir daí, D. Afonso Henriques conquista Leiria, Santarém e Lisboa, e tenta conquistar a cidade de Badajoz.
Em 1179, o Papa Alexandre III reconhece Portugal com reino independente e D. Afonso Henriques como rei de Portugal. Passado 70 anos, deu-se a conquista definitiva de Algarve.
Em 1297, no Tratado de Alcanises, as fronteiras entre os reinos de Portugal e Castela são estabelecidas.
Demorou 201 anos a formar o Reino de Portugal!

Margarida Ramos

Alexandre Correia disse...

- Depois da invasão árabe, a reconquista cristã foi mais lenta. Este processo gradual originou o nascimento de pequenos reinos que iam sendo alargados à medida que a Reconquista era bem sucedida. Primeiro, o Reino das Astúrias, que viria a dividir-se entre os filhos de Afonso III das Astúrias quando morreu. Assim nasciam os reinos de Leão e, mais tarde, de Navarra e Aragão e Castela.

Mais tarde Afonso VI de Leão e Castela (autodenominado Imperador de toda a Espanha), entregou, por mérito, ao seu genro D. Henrique de Borgonha, o governo dos territórios meridionais, o Condado Portucalense, entre os rios Minho e Douro e o Condado de Coimbra, entre os rios Douro e Mondego. Destes condados, que faziam ainda parte do reino de Leão, mas que dele tinha grande independência, nasceria o reino de Portugal.

D. Henrique governou no sentido de conseguir uma completa autonomia para o seu condado e deixou uma terra portucalense muito mais livre do que aquela que recebera. Por morte de D. Henrique (1112), sucede-lhe, D. Teresa, no governo do condado durante a menoridade do seu filho Afonso Henriques. O pensamento de D. Teresa foi idêntico ao do seu marido: fortalecer a vida portucalense e conseguir a independência para o condado. D. Teresa começou (1121) a intitular-se «Rainha», mas os muitos conflitos diplomáticos e a influência que concedeu a alguns nobres galegos (principalmente a Fernão Peres) na gerência dos negócios públicos prejudicou o seu esforço. Aos catorze anos de idade (1125), o jovem Afonso Henriques arma-se a si próprio cavaleiro – segundo o costume dos reis – tornando-se assim guerreiro independente, e passando a viver em Coimbra a partir de 1130. A posição de favoritismo em relação aos nobres galegos e a indiferença para com os fidalgos e eclesiásticos portucalenses originou a revolta destes, sob chefia do seu filho, D. Afonso Henriques.

A luta entre Afonso Henriques e sua mãe desenrola-se, até que em 1128 se trava a Batalha de São Mamede (Guimarães) e D. Teresa é expulsa da terra que dirigira durante quinze anos. Uma vez vencida, D. Afonso Henriques toma conta do condado, declarando-o principado independente.

Continuou, no entanto, a lutar contra as forças de Afonso VII de Leão e Castela (inconformado com a perda das terras portuguesas), enquanto paralelamente travava lutas contra os muçulmanos. Em 1139, Afonso Henriques conseguiu uma importante vitória contra os Mouros na Batalha de Ourique, tendo declarado a independência com o apoio dos chefes portugueses, que o aclamaram como soberano.

Nascia, pois, em 1139, o Reino de Portugal e sua primeira dinastia, com o Rei Afonso I de Portugal (D. Afonso Henriques), e a cidade de Coimbra como a primeira capital.

Só em 1143 é reconhecida independência de Portugal pelo rei de Castela, no Tratado de Zamora, assinando-se a paz definitiva. D. Afonso Henriques dirigiu-se ao papa Inocêncio II e declarou Portugal tributário da Santa Sé, tendo reclamado para a nova monarquia a protecção pontifícia. Durante o período que se segue, as atenções seguiam, sempre que possível, em assegurar essa soberania (que ficou dificultada durante a crise dinástica de 1383) e prolongar o território para Sul.Terminada a Reconquista do território português em 1249, a independência do novo reino viria a ser posta em causa várias vezes por Castela. Primeiro, na sequência da crise de sucessão de D. Fernando I, que culminou na Batalha de Aljubarrota, em 1385.

Carolina Caldeira nº10 disse...

A formação do reino de Portugal foi um processo dificil pois ouve muitos avanços e recuos.Inicialmente foram formados diversos reinos cristãos: o reino das astúrias dando depois origem aos reinos de leão e castela, o reino de Navarra e o reino de Aragão. Os Muçulmanos pediram ajuda a um poderoso exército do norte de África e voltaram a reconquistar muitos territórios aos cristãos. Os cristãos desesperados pediram ajuda.Muitos cavaleiros Europeus, principalmente francos vieram ajudar os cristãos na reconquista da peninsula.Em 1906 e como recompensa na ajuda prestada aos cristãos, o rei de Leão e Castela doou a um dos cavaleiros franceses D.Henrique, o condado Portucalense e a sua filha em casamento. Em 1112, após a morte de D.Henrique, D.Teresa sucedeu o seu condado.Em 1128 o seu filho D.Afonso Henriques ganhou a batalha de S.Mamede.D.Afonso Henriques revelou-se um grande chefe militar e politíco e continuou com o objectivo da independência do condado.Em 1139 ganhou a batalha de Ourique que foi uma grande vitória contra os Muçulmanos.E institula-se rei de Portugal.Em 1143 e após alguns conflitos com o rei de Leão e Castela conseguio um acordo de paz, o tratado de zamora, e foi reconhecido como rei de Portugal.Em 1145 D.Afonso Henriques conquistou a cidade de Leiria.Em 1147 foi conquistada a cidade de Santarém e de Lisboa.Em 1169 tentou conquistar a cidade de Badajoz.Em 1179 o papa Alexandre III aceitou reconhecer Portugal como reino independente e D.Afonso Henriques como rei de Portugal. Em 1185 D.Afonso Henriques morre em Coimbra.No reinado de D.Afonso III foi finalmente conquistado o território Algarvio(1249) e finalmente em 1297 foi assinado o tratado de Alcanises.

Ana Carolina disse...

No meu comentário começo por dizer que é uma afirmação verdadeira e passo a explicar o porquê da mesma:

• Enquanto decorriam as lutas da reconquista cristã crescia o sonho de independência de um pequeno território que deu origem a um país.

• Como aconteceu noutros reinos cristãos - reino de Leão e Castela, reino de navarra e reino de Aragão - também o reino de Portugal se formou no processo das lutas pela reconquista de território aos muçulmanos. Este longo e difícil processo durou centenas de anos devido aos constantes avanços e recuos (reconquistas dos mouros, políticas, sucessões, guerras civis).

• Tornou-se mais rápida quando se desfez o califado de Córdova no inicio do século XI, mas, no final deste mesmo século, os muçulmanos que tinham perdido extensas terras pedem apoio aos Almorávidas que além de “fanáticos” religiosos eram também guerreiros temíveis, tendo derrotado D. Afonso VI na batalha de Zalaca, em 1086.

• Esta derrota transformou a reconquista numa verdadeira cruzada, com o apelo dado pela Igreja Católica para se lutar contra “os infiéis “. Para além deste alerta vindo do papa, também a ordem religiosa de Cluny apoiava este movimento (vinda de nobres, cavaleiros, monges, clérigos e peregrinos para a península ibérica) porque existiam as boas relações familiares (casamentos) e apoio e doações dos reis peninsulares à abadia que esperava com este apoio conseguir lugares de destaque na corte Leonesa.

Ana Carolina disse...

• Assim entre os muitos nobres franceses que vieram para a península ibérica, contavam-se os borgonheses, D. Raimundo e D. Henrique que tiveram um papel decisivo na formação de Portugal.

• Em 1096, foi concedido a D. Henrique, por D. Afonso VI, a mão da sua filha D. Teresa. Após o casamento, e dada a fraca capacidade militar demonstrada por D. Raimundo, D. Afonso VI de Leão separou o condado Portucalense e Coimbra da Galiza e atribuiu o seu governo a D. Henrique que embora mantendo os deveres de vassalagem para com Rei Leão foi procurando ganhar uma autonomia cada vez maior.

• Com a morte de D. Henrique em 1112, e, sem conseguir ver o seu sonho realizado (um reino independente), é o seu filho, D. Afonso Henriques que ao atingir a idade de governar e que entretanto já fora armado cavaleiro vai assumir o governo do Condado Portucalense rebelando-se contra a sua mãe que se tinha aliado à nobreza de Galiza para descontentamento dos nobres portucalenses.

• É em 1128 na Batalha de S. Mamede, em Guimarães que D. Afonso Henriques derrota a sua mãe e passa a estar à frente do condado.

• Sendo um excelente chefe militar e político notável, ao mesmo tempo que conquistava terras a sul ambicionava a total independência. Em 1139, quando na batalha de Ourique alcança uma grande vitória sobre os muçulmanos, passa a intitular-se rei.

• D. Afonso VII não aceitava esta declaração de independência e após alguns conflitos, D. Afonso Henriques em 1143 aproveita a passagem do cardeal (legado do papa) pela península ibérica, para prometer vassalagem à Santa Sé, a autoridade do papa sobrepunha-se à dos monarcas, deixando assim de estar sujeito ao seu primo.

• E é a 4 e 5 de Outubro desse ano que Afonso Henriques e D. Afonso VII reúnem em Zamora, na presença do Cardeal Guido de Vico para acordarem as condições definitivas de paz. Este encontro ficou conhecido pelo Tratado de Zamora.

• Como as negociações eram demoradas só em 1179, o papa Alexandre III, através de bula Manifestis Probatum reconheceu a independência política do novo reino português. Era o reconhecimento internacional.

• Além da independência, D. Afonso Henriques continuava a assegurar a defesa do seu território, conquistando a Cidade de Leiria em 1145 e Santarém e Lisboa em 1147, onde contou com uma armada de Cruzados.

• Quando o primeiro Rei de Portugal morreu em 1185 já a reconquista chegara ao Baixo Alentejo onde tinham conseguido povoações como Alcácer do Sal, Évora e Beja.

• Após a conquista do Algarve em 1249, é delimitado pelo Tratado de Alcanises por as fronteiras a leste no reinado de D.Dinis.

E é assim que nasce o nosso país. Passaram-se quase 200 anos ...........

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue