Economia e Mitos

. sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Todas as turmas

Agora já sabes responder.
1. Explica no que consistia a economia recolectora (Resposta do Rafael Ramires, nº27 do 7º 2ª).
A economia recolectora consiste em aproveitar tudo o que o que a Natureza tem para dar como plantas, sementes, frutos silvestres, raízes e pequenos animais como algumas aves, répteis e roedores. A economia recolectora também levava os Homo Sapiens e os Homo Sapiens Sapiens a serem nómadas pois quando a comida escasseava ou acabava eles tinham que se deslocar para outras regiões em busca de alimentos.

2. Distingue Arte Móvel de Arte Rupestre (resposta da Sabina Neto, nº 25 do 7º 8ª).
Arte móvel era a "arte" que se podia transportar, consistia em pequenos objetos ou estatuetas que normalmente representavam a fertilidade da mulher ou figuras de animais que podiam ser em pedra, osso ou marfim. a arte rupestre era a "arte" que não se podia transportar porque era desenhada ao ar livre ou nas paredes das cavernas, consistia normalmente em desenhos de animais, figuras humanas ou mais raramente mãos.



3. Explica no que consistia os Ritos Mágicos (Resposta do Afonso Venes Rocha, nº18 do 7º2ª).
Embora o Homem fabricasse instrumentos e dominasse as técnicas do fogo, sentia-se impotente face a certos fenómenos naturais, como a chuva, o Sol, as tempestades, as erupções vulcânicas, o nascimento, a doença e a morte.
Estes acontecimentos para os quais não encontrava justificação, alguns dos quais colocavam a sua vida em perigo faziam com que estes homens recorressem a cerimónias ou rituais como a dança e o canto e ao uso de objectos simbólicos como máscaras e peles de animais. Estes rituais eram, muitas vezes realizados por feiticeiros e tinham um carácter mágico e com poderes de destruir essas forças desconhecidas que tanto os atormentava.

60 comentários:

Patrícia Ruivo Nº19 7º8º disse...

1-economia recolectora é quando o homem vive daquilo que a natureza lhe dá.

2-a arte movél eram estatuetas que podem ser transportadas e arte rupestre eram gravuras normalmente de animais , figuras humanas e mãos,gravadas nas rochas/paredes

3-os ritos mágicos consistiam em danças,cantares sacrificio de animais.

Patrícia Ruivo Nº 19 7º8º

Melanie Chantre 7º8ª Nº18 disse...

1.A economia recolectora é quando o homem vive daquilo que a natureza lhe dá (plantas, raízes, frutas, vegetais, pequenos animais).

2.A arte móvel consiste em estatuetas que podem ser transportadas e a arte rupestre consiste em gravuras feitas ao ar livre e pinturas feitas nas cavernas.

3.Os Ritos Mágicos consistiam para a compreensão da natureza

tomas bento disse...

1-A economia recolectora consistia em o homem viver do que a natureza lhes dava.
2-A arte rupestre era feita nas paredes e tectos das cavernas e a arte móvel eram estatuetas que podiam ser transportadas.
3-Os ritos mágicos consistiam na compreensão da natureza

Tomás Bento nº28 7º8ª

Rodrigo Narciso nº24 7º 8ª disse...

1-Economia recoletora consistia em alimentar-se e sobreviver com aquilo que a natureza lhe dá.

2-Arte móvel é arte que se pode transportar, como por exemplo estatuetas.
Arte rupestre é arte que não se pode transportar e que é feita nas paredes de grutas ou ao ar livre.

3-Ritos mágicos serviam para afastar os males que a natureza provoca como por exemplo as tempestades e também serviam para tentar perceber porque aconteciam as doenças ou outras coisas que na altura eram desconhecidas

Tomás Noronha disse...

1 - A economia recoletora era quando os homens limitaram-se a utilizar os recursos naturais: da terra obtinham sementes, frutos, vegetais e pequenos animais que pudessem apanhar á mão.

2 - Arte móvel: estatuetas ( figuras femininas ou de animais ) que podem ser transportadas ou material tal como : marfim, osso, pedra, ...

Arte rupestre: são pinturas gravadas nas cavernas ( Alta mira,Espanha ou LasCaux,França ) ou ao ar livre (Foz Coa,Portugal).

3 - Para tentar dominar as forças da natureza começaram a praticar os ritos mágicos como danças, gestos e sacrifícios de animais.

Tomás Noronha, nº 28, 7º 8ª.

sabina neto nº25 7º8ª disse...

1-a economia recoletora consistia em recolher alimentos vindos da natureza como: vegetais, frutos, mel, entre outros.
2-arte móvel era a "arte" que se podia transportar, consistia em pequenos objetos ou estatuetas que normalmente representavam a fertilidade da mulher ou figuras de animais que podiam ser em pedra, osso ou marfim. a arte rupestre era a "arte" que nao se podia transportar porque era desenhada ao ar livre ou nas paredes das cavernas, consistia normalmente em desenhos de animais, figuras humanas ou mais raramente mãos.
3-os ritos mágicos consistiam em compreender a natureza e para isto se proceder necessitavam de feiticeiros.

Mariana Dragão disse...

1)A economia recolectora
consistia na recolha de alimentos (plantas, raízes, frutos...)e também na captura de animais (aves, roedores, repteis)mas pro vezes os quando acabavam os recursos os homens tinham de abandonar por algum tempo o grupo.

2)A Arte Móvel consiste em pequenos objectos transportáveis como numa forma de uma mulher gravida feita em pedra, osso ou marfim;
e a Arte Rupestre são figuras sendo feitas nas rochas, ao ar livres ou nas paredes das cavernas representando animais, as suas próprias mãos ou desenhando figuras
humanas.

3)Os Ritos Mágicos consistiam em em tentativas de domínio das forças da natureza e ai surgem os primeiro feiticeiros.

DE: Mariana Dragão Nº17 7º9ª

Sofia, Nº- 26, 7º9ª disse...

1- A economia recolectora consistia em recolher alimentos, e quando os recursos de um sitio acabavam iam para outra zona à procura de alimentos.

2- A Arte Móvel podia-se transportar, enquanto que na Arte Rupestre não se podia transportar.

3- Os Ritos Mágicos consistiam em tentar dominar as forças da natureza.

Mar disse...

1. A economia recolectora é quando o Homem vive daquilo que a Natureza lhes dá com por exemplo: plantas e frutos.
2. Arte Móvel: é a arte que é feita em marfim, osso ou pedras que se pode ser transportadas de um lado para o outro.Arte Rupeste:
pode ser feita no ar livre(graviras) ou no interior das grutas(pinturas)
Exempolos onde se pode ercontrar Gravuras: Foz do Côa, Portugal
Pinturas: Altamina, Espanha
3. Os ritos mágicos consiste em danças, canticos e sagrificios de animais, com o objectivo de contrualarem os fenonomos naturais para os quais não tinham explicação(tespestades, erupções vulcânicas, cheias etc.

Maria Santos Nº15 7º8ª

Maria Santos disse...

1. A economia recolectora baseava-se na recolha dos alimentos que a Natureza dá, por exemplo: plantas, raízes e frutos. Esta economia obrigava ao Nomabismo.
2. A arte Móvel era a arte constituída por pequenos objectos de pedra, osso ou marfim que era facilmente transportáveis. Arte Rupestre e a arte que pode ser ao ar livre (gravuras) ou nas parardes das grutas(pinturas). Era representado nestas pinturas, figuras de animais e por vez misturadas com figuras humanas.
3. Os ritos mágicos eram constituídos por danças, cantos, sacrifícios de animais em que, normalmente usariam mascaras peles de animais e tintas muitas vezes eram praticados por um feiticeiro. Estes ritos mágicos eram usados na tentativa de controlar fenómenos para os quais não tinham explicação, exemplos: tempestades, erupções vulcânicas cheias…
Maria Santos Nº15 7º8ª

Matilde Mendes disse...

1. A Economia Recolectora consistia na recolha de alimentos - plantas, sementes frutos silvestres, raízes e na captura de animais, como aves, roedores e répteis.

2. A Arte Móvel, era assim chamada por ser constituída por pequenos objectos transportáveis, ex. estatuetas femininas em pedra, osso ou marfim; a Arte Rupestre, era assim chamada por ser feita nas rochas, ao ar livre ou nas paredes das cavernas, tratava-se mais de representações de animais, com figuras humanas e mais raramente mãos.

3. Os Ritos Mágicos eram utilizados para tentar dominar forças misteriosas e desconhecidas, exemplo disso eram as tempestades as erupções vulcânicas, as cheias, o nascimento, a reprodução, a doença e a morte.

Anónimo disse...

1- A economia recoletora consistia em recolha de alimentos (raizes,frutos,vegetais)da natureza
2-A arte movel consistia em objetos que se podem transportar (estatuas femeninas).arte rupreste consistia em gravuras (ar livre)pinturas,figuras(animais,pessoas ,mãos).
3-os ritos magicos consistiam emterrar os mortos e preocupação com a vida apartir da morte



joão bras nº13 7º9

Patrícia F disse...

Patrícia Fonseca, 7º8ª, nº 20.
1. A economia recolectora consistia em viver do que a Natureza dá.
2. A arte móvel pode ser transportada, e as estatuetas eram normalmente feitas com marfim, osso ou pedra. Essas estatuetas representavam figuras femininas e figuras animais. A arte rupestre consistia em gravuras feitas ao ar livre e em pinturas feitas em cavernas. Essas pinturas e gravuras representavam animais, figuras humanas, mãos, ...
3. Os Ritos Mágicos consistiam em danças, cantares, sacrifício de animais, etc. Nesses Ritos Mágicos o Homem primitivo utilizava, normalmente, máscaras e cobria-se de tintas ou peles de animais. Esses rituais eram muitas vezes conduzidos por um feiticeiro.

ricardo 7º 8ª nº23 disse...

1º- consistia em apanhar o que a terra dava por si própria(selvagem)
2º- a arte móvel era leve para para os guerreiros e outras pessoas o levarem sempre com elas e a arte rupreste está sempre em gruta ou ar livre em pedras grandes
3º-é para a compreensão da natureza.

mariana Frinha disse...

1.A economia recolectora consistia na recolha de o que a natureza nos dá:raízes. plantas, frutos, sementes, ...
2.A diferença entre a arte móvel e a arte rupestre é que arte rupestre é feita nas paredes das cavernas e representava as calçadas, etc, e arte móvel concistia no fabrico de pequenas estatuetas que, normalmente, eram figuras femininas, o que representava a fertilidade.
3. Os ritos mágicos eram pequenas cerimóniasque o homem fazia para tentar compreender fenómenos da natureza, que na altura, não compreendia.
Mariana Farinha nº 16 7º8ª

Pedro Farinha nº21 7º8ª disse...

1- A economia recolectora consistia em recolher aquilo que natureza lhes dá (frutos, alimentos,raízes etc ).

2- Na arte móvel são os objectos, estatuetas, que se podem transportar como por exemplo o Vénus de Willendorf. E a arte Rupestre são os desenhos feitos nas cavernas, representando as caçadas etc

3- Os Ritos Mágicos consistiam em tentar dominar o Mundo através dos convívios, dançase também sacrivicar animais.

Bruno Carvalho disse...

1- Os primeiros homens recolhiam quase tudo o que a natureza lhes fornecia(plantas,sementes, raízes,etc)e na captura dos animais.

2- Chama-se arte móvel aos objetos que são transportáveis, nomeadamente, estatuas femininas e figuras de animais esculpidas. A arte rupestre é aquela que é representada nas paredes das cavernas ou em rochas em formas de animais e por vezes formas humanas.

3- Tentavam dominar forças misteriosas e desconhecidas através de rituais mágicos (danças,cantares, sacrifício de animais).

Bruno Carvalho
7º 9ª Nº 5

Rodrigo Esteves 7º 9ª nº25 disse...

1- A economia recolectora consistia em recolher tudo o que aparecia à frente desde plantas e raízes até animais mortes, quando os recursos escasseavam tinham de mudar de local levando-os assim a praticar o nomadismo.
2- Arte Móvel é aquela que nós conseguimos deslocar(ex:pequenas estátuas femininas representando a fertilidade feminina e tambem algumas peças esculpidas de animais).
Arte Rupestre ou parietal, é aquela que se produz maioritariamente em rochas daí o nome Rupestre, tambem feitas em cavernas que representam animais que se pretendiam caçar e os próprios homens.Ainda havia outra coisa que eram mãos humanas cobertas de sangue de animal.
3- Os Ritos Mágicos consistiam em tentar dominar os fenómenos misteriosos que naquela altura não sabiam o que era e tambem de doenças e malícias.

Ana Catarina nº3 7º9ª disse...

1.A economia recolectora consiste na recoleção de frutos,vegetais,sementes,raízes e mel.
2.A Arte móvel são objectos de pouca dimensão que podem ser transportadas pelo ser humano;A Arte Rupestre são pinturas/gravuras feitos nas paredes de grutas/cavernas em rochas ou ao ar livre e que não se podem transportar.
3.A magia era utilizada para tentar dominar as forças da Natureza.

ana francisca -7º 8ª nº2 disse...

1-a economia recolectora consistia na recolha de alimentos dados pela natureza
2-a arte móvel consiste nos pequenos objecto que pode ser transportadas .a arte rupestre consiste em desenhos nos interior das cavernas e ao ar livre
3-os ritos mágicos consistia a compreençao da natureza

Anónimo disse...

1-era quando a comida escassava onde viviam tinham que ir para outro lugar

2-a arte movel são estatuetas que se podiam transportar para todo o lado e a arte rupestre eram pinturas de paredes.

3-os ritmos mágicos serviam para lhes dar sorte quando iam á caça

Daniela Mouro nº9 7º9ª

gonçalo monteiro Nº8 7º8ª disse...

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª

1-A economia recolectora consistia na recolha de: plantas, sementes, frutos silvestres e raízes e na captura de aves, roedores e répteis.

2- Arte móvel- objectos transportáveis femininos, em osso ou marfim.
Arte rupestre- feitas nas rochas ao ar livre ou nas paredes das cavernas.

3-Tentando dorminar forças misteriosas e desconhecidas, o homem praticava danças, cantares, sacrificio de animais; utilizava máscaras ou cobria-se tintas ou peles animais.

Alexandre Rafael 7º9 disse...

1.Consistia em recolha de alimentos(raízes,frutos,vegetais...)vindos da Natureza.

2.A arte móvel é uma escultura ou pintura que se possa transportar e a arte rupestre faziam-se especialmente nas grutas ou ao ar livre.

3.os Ritos mágicos consistiam na tentativa do domínio da Natureza e surgem os primeiros feiticeiros.

Alexandre Duarte disse...

1-A economia recoletora consistia em recolher alimentos (raízes,frutos,vegetais...)da Natureza.Quando os recursos dessa zona acabavam tinham de se deslocar para outro local em busca de novos recursos.

2-A Arte Móvel eram estatuetas femininas como símbolo de fertilidade ou estatuetas de animais feitas de marfim, osso ou pedra, enquanto a Arte Rupestre eram gravuras, pinturas ou figuras de animais, pessoas e mãos feitas em cavernas.

3-Os Ritos Mágicos consistiam em tentativas de domínio das forças da natureza, altura em que surgem os primeiros feiticeiros.
Alexandre Duarte
Nº1 7º9ª

João Dias disse...

1.-A economia recoletora consistia em viver daquilo que a terra lhe dá,com frutos,animais pequenos...

2.-O que distingue a arte movel da arte rupestre é que na arte movel podesse levar para qualquer logar mas a arte rupestre não se pode levar para lado nenhum.

3.-Os ritos magicos consistião para conpreencão da natureza e nessa altera surgem os primeiros feiticeiros.

Catarina Gomes nº 3 7º 8ª disse...

1- A economia recolectora é quando o homem vive com o que a natureza tem.
2- A arte móvel é estatuetas que podem ser transportadas e a arte rupestre é fazerem pinturas nas paredes (gravuras).
3- Os ritos mágicos surgiram para compreenderem a natureza.

Lara Alexandra nº11 7º8ª disse...

1- A economia recoletora consistia em viver da quilo que a terra lhe da
2- e que a arte movel pode se levar para qual quer lado e a arte rupestre nao
3- consistiam para compreençao da natureza.

David matos 7º8 nº6 disse...

1- A economia consestia em viver da quilo que a terra lhe da como plantas,raízes,frutas,vagetais e pequenos animais.

2-o que destingue a arte movel da arte ruprestre é que a arte movel podese levar para qualquer lado e arte rupreste não.

3-os ritos magicos consestiam para conpreenção da natureza e surgem os primeiros feiticeiros.

Pedro Ramos disse...

1-A economia reculetora consiste em racolher tudo o que se emcontra na natureza que deija como alimentos:animais e algumas plantas.

2-A arte movel é constituida por pequenos objetos transportaveis, ex.:Vénus de Willendorf.
A arte rupestre são pinturas feitas nas rochas(rupes= rochas).

3-Os Ritos Mágicos consiste em tentativas de dominar as forças da Natureza.

Anónimo disse...

1-A economia recolectora consistia no nomadismo.

2-A arte móvel tem a ver com estatuetas(símbolos de fertilidade), objectos que se podem transformar e figuras de animais(marfim, pedra e osso mas arte rupestre tem a ver com gravura, ar livre e foz côa.

3-s ritmos mágicos consistiam com a tentativa do domínio das forças da natureza e nos ritmos mágicos também surgem os primeiros feiticeiros.
Jéssica Sarmento Nº12 7º9ª

Monique 7ª9/ nº19 disse...

Respostas:

1-A economia recolectora consistia em plantas, sementes, frutos silvestres e aves.
2-Arte Móvel e a Arte Rupestre, a arte móvel distingue-se por conter pequenos objectos transportáveis para se deslocar para onde eles queriam e a arte rupestre se distingue-se por ser feita nas rochas, ou nas paredes da caverna sendo assim não possível se deslocada.
3-Os Ritos Mágicos consistia em praticar danças, cantares e sacrifício de animais em que se utilizava máscaras e se cobria de tintas ou de peles de animais, estes rituais eram muitas vezes conduzidos por um feiticeiro.

Rafael Alexandre Roberto Figueiredo 7º9ª nº 22 disse...

1-consiste em recolher os alimentos
2-A arte móvel e transportável e a Arte Rupestre não é transportável.
3-consiste em enterrar os mortos e começam a te preocupação com a vida.
Rafael Alexandre Roberto Figueiredo 7º9ª nº22

Daniela Teixeira 7º 9ª disse...

1-A economia recolectora consistia na recolha de alimentos tal como raízes,frutos e vegetais que a natureza lhes fornecia.

2-A arte móvel é constituída por pequenos objectos,como estátuas femininas em pedra,osso ou marfim.
A arte rupestre era feita em rochas ou nas paredes das cavernas representando animais,figuras humanas e algumas vezes também representado por mãos.

3-Os ritos mágicos consistiam em danças e cantares pois não encontravam explicações para o nascimento,reprodução doença e morte.

Glória Mvemba, nº7 7º8 disse...

1)A economia recolectora consistia em viver daquilo que a Natureza lhes dava.

2)Arte móvel são estatuetas que podem ser transportadas,e a arte rupestre são pinturas feitas em cavernas.

3)Os ritos mágicos consistiam em compreender a Natureza.

Sónia Figueiredo disse...

Sónia Figueiredo nº26 7º 8ª

1- A economia recoletora basiava-se
na recolha de alimentos que obrigava os homens ao nomadismo quando a comida escasseava.

2- A arte móvel é constituída por pequenos objetos transportáveis e a arte rupestre ou parietal é feita em rochas,ao ar livre,ou nas paredes das gavernas.

3- Os ritos mágicos consistiam em tentar dominar forças misteriosas e desconhecidas.

andré loureiro 7º 9ª nº 4 disse...

1-a economia reflectora e que os seres humanos recolhião os alimentos,(raizes,frutos,vegetais) da natureza e quandos nessa zona os recursos acabavam iam para outras zonas em busca de alimento a isso chama-me nomadismo.

2-o que distingue a arte movel da arte rupeste e que a arte movel pode se mover os objectos e a arte rupeste e a arte que na se pode transportar.

3-os ritos magicos conssistiam em tentar dominar as forças da natureza e dai vieram os primeiros feiticeiros.

Mariana Melo 7º8 nº17 disse...

1-A economia recolectora é quando o homem vive daquilo que a natureza lhe dá.
2-A Arte Móvel são as estatuetas que podem ser transportadas e a Arte Rupestre são as gravuras.
3-Os Ritos Mágicos são para compreensão da Natureza e surgiram os primeiros feiticeiros.

Melanie Chantre 7º8ª Nº18 disse...

1. A economia Recolectora é quando o homem vive daquilo que a natureza lhe dá (plantas, raízes, frutos, vegetais,pequenos animais,etc).
2. Arte móvel são estatuetas que podem ser transportados figuras femininas e figuras de animais e Arte Rupestre são as gravuras que eram feitas no ar livre e pinturas que eram feitas em cavernas.
3. Consistia para compreensão da natureza.

Francisco Torres7º2ªNº13 disse...

1-A economia recolectora consistia em viver do que a natureza lhe dá.

2-Na arte móvel fazia-se pequenas estatuetas,que podiam ser transportadas para diferentes locais,as figuras representadas eram femininas(culto de fertilidade)e de animais.
E na arte rupestre são gravuras(ao ar livre) e pinturas(em cavernas).

3-Os ritos mágicos servem para explicar os fenómenos da natureza e por isso surgiram os feiticeiros.

Alda Teixeira 7º2ª nº2 disse...

1-Economia recolectora é quando o homem vivia do ea natureza lhe dava como por exemplo : (fruto,pequenos animais, raízes e sementes )
2- As artes móveis podem ser transportadas e normalmente são estatuetas femeninas - culto fertelidade enaquanto a arte rupreste é dividida em duas categorias as gravuras que coniste na imagens gravadas nas pedras ao ar livre e nas pinturas que consiste na pintura de imagens que antigamente os homens faziam dentro de cavernas .
3- Os ritos mágicos consiste em explicar os fenómenos da natureza e é nos ritos mágicos que surgem os primeiros feiticeiros.

Luis King 7º2ª disse...

1.A economia recoletora consiste em viver da recolha que a natureza dá:plantas, sementes, frutos silvestres, raízes, aves, roedores e répteis.

2.A arte móvel, é aquela que é feita de objetos transportáveis(osso, chifre ou marfim).
Definem figuras femininas(Vénus de Willendrof)e figuras de animais.
A arte rupestre, é aquela que é feita nas rochas, ao ar livre ou/e nas paredes das cavernas.
Definem gravuras e pinturas de animais ou humanos.

3.Os ritos mágicos consistiam em explicar os fenomenos da natureza e dominar forças mestriosas e desconhecidas.
Tambem dançavam, cantavam e sacrificavam os animais

Ana Margarida disse...

1. A economia recoletora consistia na obtenção de alimentos através da Natureza tais como frutos, pequenos animais, raizes ou sementes.

2. A Arte Móvel consiste em pequenas estatuetas que podem ser transportadas para diferentes locais, podendo ser figuras femininas(culto de fertilidade)ou de animais enquanto que a Arte Rupestre consiste em pinturas ao ar livre (por exemplo Foz Côa)ou em cavernas(por exemplo a gruta do Escoural).

3. Os ritos mágicos consistiam na tentativa de obter maior controlo dos fenómenos da natureza.

Ana Margarida Mataloto
7º2ª
Nº2

Beatriz Pinto nº6 7º2ª disse...

1- A economia recolectora consistia em viver daquilo que a Natureza dava como pequenos animais,raizes e sementes.
2-A arte Móvel era pequenas estatuetas,e era transportada para diferentes locais,eram figuras femininas e tambem figuras de animais, a arte Repestre eram gravuras ao ar livre.
3- Os ritos Mágicos consistia em explicar os fenomenos da natureza e surgem os primeiros feiticeiros.

Beatriz Pinto nº6 7º2ª

João Miguel Félix Serrano Nº 20 Tª 7º 4ª disse...

1. A economia recoletora consistia em aproveitar tudo o que a Natureza nos dá. (ex: frutos, pequenos animais, raízes, sementes...).

2. A Arte Móvel consiste em transportar pequenas estruturas para lugares diferentes e a Arte Rupestre consiste em esculpir gravuras ao ar livre e pintar em cavernas.

3. Os ritos mágicos consistiam em explicar os fenómenos da natureza pelos feiticeiros.

Rafael Ramires nº27 7º 2ª disse...

1.-A economia recolectora consite em aproveitar tudo o que o que a Natureza tem para dar como plantas, sementes, frutos silvestres, raizes e pequenos animais como algumas aves, répteis e roedores. A economia recolectora também levava os Homo Sapiens e os Homo Sapiens Sapiens a serem nomadas pois quando a comida escasseava ou acabava eles tinham que se deslocar para outras regiões em busca de alimentos.

2.-A arte pré-histórica apareceu no final do Paleolítico pois o Homo Sapiens Sapiens interessou-se pela representação do que faziam no seu dia a dia.
A arte do Paleolítico divide-se em dois tipos: Arte rupestre ou parietal (assim chamada por ser nas rochas, ao ar livre ou na parede de cavernas) e arte móvel (assim chamada por ser constituida por objectos transportaveis, como estatuetas femeninas que representão o culto de fertelidade e estatuetas de animais). Estes dois tipos de arte diferem no sitio onde se encontrão (enquanto a arte rupestre é feita em cavernas(pinturas) e ao ar livre(gravuras) a arte movél possivel transportar).

3.-Os ritos mágicos consestia em esplicar todos os fenomenos naturais para o quais eles não encontravam explicação (o nascimento, a doença,a morte ...) ou o que punha em perigo a recolha de alimentos (tempestades, erupções, cheias, ...).

Joana Frazão disse...

1.a economia recolectora consistia naquilo que a natureza lhes dava.
2.A arte móvel era feita nas grutas e a arte móvel era feita ao ar livre.
3.Os ritos mágicos consistia em explicar os fenómenos da natureza.

Diogo Sá 7º 2ª disse...

1-A economia recolectora consistia em aproveitar o que a natureza nos dava. Exemplos:
Frutos;pequenos animais ...

2-A arte móvel era especialmente dedicada ás mulheres devido ao milagre que faziam que era dar a luz.Mas também se faziam de animais.
Baseavam-se em pequenas estátuas e a sua vantagem era poder ser transportada para vários locais.

A arte rupestre consistia em gravuras feitas com pedra.
Podiam ser nas cavernas ou ao ar livre.

3-Os ritos mágicos baseavam-se em explicar os fenómenos da natureza como as tempestades;cheias e outros receios que o homem tinha.
E começaram a aparecer os 1ros feiticeiros.

Recursos:
Caderno de história

Pedro Esteves nº26 7º 2ª disse...

1-A economia recolectora é o processo em que o Homem recolhe tudo o que a natureza dá,eles aproveitavam os recursos todos e quando esses acabavam o Homem deslocavam-se para outro sítio para fazerem o mesmo e assim sucessivamente.

2-A Arte Móvel é uma arte em que se constrói objectos parecido como na arte rupestre mas dava para transportar,ao contrário da arte rupestre que é feita nas paredes para ficares "guardada".

Fábio ferreira 7º 2ª nº12 disse...

1-A economia recolectora consistia em recolher tudo o que a natureza oferecia aos nossos antepassados, portanto quando recolhiam e esgotavam os recursos da área em que estavam a habitar tinham que se mover para outra zona onde houvesse mais produtos para recolher.
2-A arte rupestre consiste em pinturas e gravuras efectuadas sobre a rocha.Pelo homem do Paleolítico Superior. Na maior parte das vezes são representados animais em liberdade e cenas de caça. Também são encontradas, muitas vezes, mãos humanas em negativo.O conceito de Arte Móvel assume um papel fundamental no universo artístico paleolítico, em conjunto com duas outras categorias: a arte de tipo parietal e rupestre, ambas posteriores.
A Arte Móvel inclui os adornos de tipo pessoal bem como todos os elementos gravados, pintados ou esculpidos, cujo tamanho reduzido e portabilidade facilitem a movimentação e transporte.
3-Consistia em pinturas e gravuras nas paredes das grutas, ou no exterior, em vastos conjuntos rochosos. Aqui encontramos figu­ras de animais desenhadas, pintadas ou gravadas: mamutes, bisontes, cabri­tos-monteses, cavalos e touros e coisas de caça.

Joana Fernandes Nº17 7º2ª disse...

1- A economia recolectora é quando se vive daquiloque a natureza nos dá (frutos, animais, raizes, sementes, etc).
2- A arte movel são pequenas estatuetas que podem ser transportadas de um lado para o outro enquanto que a arte repestre são gravuras feitas ao ar livre e pinturas feitas nas cavernas.
3- Os ritos mágicos consistiam em explicar os fenomenos da natureza.

mariana vidreiro nº23 7º2ª disse...

mariana vidreiro nº23 7º2ª
1-consistia aproveitar tudo o que a natureza lhes dava.
2-A arte móvel pode se tranportar e a a arte rupestre não,está nas paredes.
3-Os ritos mágicoa consistiam em fazer magia e as pessoas acreditarem nela.

Duarte, nº 11 7º 2ª disse...

1.Viver do que o ambiente dava. Caçar, colher frutas naturais, viver do que se podia encontrar.
2. Arte móvel-Era, como o nome diz, móvel. Consistia principalmente em estatuetas, mas também haviam outras coisas, como tábuas com desenhos ou decalques
3. Eles consistiam normalmente em danças, cantares, sacrifícios de animais...Usavam-se regularmente peles de animais, tintas no corpo, máscaras... Eles eram normalmente conduzidos por um feiticeiro.

Duarte, nº 11 7º 2ª

Catarina Amaro nº9 7º2ª disse...

1 . A economia recoletora consistia em viver daquilo que a natureza nos dava, mais precisamente, frutos , pequenos animais , raízes , sementes , etc.
2 . A arte móvel consistia numas pequenas estatuetas que podiam ser transportadas para diferentes locais, geralmente com figuras femininas ou figuras de animais (culto de fertilidade). Já a arte rupestre consistia em gravuras ao ar livre ou em pinturas em cavernas.
3. Os ritos mágicos consistiam em explicar fenómenos da natureza, fazendo aparecer os primeiros feiticeiros.

Afonso Venes Rocha, 7º2ª, nº18 disse...

1.Explica no que consistia a economia recolectora.

Para assegurar a sua subsistência, os primeiros homens utilizavam apenas os recursos naturais: da terra tiravam as sementes, os vegetais e as raízes, capturavam insectos, répteis e pequenos animais de forma manual; e pescavam nos rios e lagos.
No entanto, as constantes alterações climáticas levaram, muitas vezes, à escassez destes alimentos, o que levou os homens a deslocarem-se para outras regiões em busca dos mesmos. Começaram a caçar animais de grande porte, como por exemplo o mamute, bisonte, rena e cavalo. Utilizavam como técnicas de caça o cerco dos animais, batidas e armadilhas. Eram, por isso, nómadas e a este tipo de economia onde os homens se alimentavam do que a natureza lhe dava chama-se economia recolectora.

2. Distingue Arte Móvel de Arte Rupestre.

A Arte Móvel é constituída por pequenos objectos (estatuetas) que podem ser facilmente transportados.
São especialmente objectos de adorno pessoal, peças gravadas e pequenas esculturas, feitos em seixos, ossos, dentes de animais e pedaços de marfim.
Destacam-se objectos religiosos, utensílios domésticos, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, caracterizadas por seios grandes e ancas largas associadas ao culto da fertilidade, as conhecidas “Vénus”.
A Arte Rupestre ou parietal consiste em pinturas e gravuras feitas em rochas ao ar livre ou, mais frequentemente nas paredes e tectos de grutas.
Na sua maioria descrevem animais em liberdade, misturados com figuras humanas, principalmente mãos e cenas de caça.
Segundo muitos historiadores a Arte Rupestre seria uma forma de manifestação simbólica ou de práticas de magia e feitiçaria: a representação de animais que geralmente eram caçados teriam como objectivo fazer com que as caçadas tivessem sucesso.

3. Explica no que consistia os Ritos Mágicos.

Embora o Homem fabricasse instrumentos e dominasse as técnicas do fogo, sentia-se impotente face a certos fenómenos naturais, como a chuva, o Sol, as tempestades, as erupções vulcânicas, o nascimento, a doença e a morte.
Estes acontecimentos para os quais não encontrava justificação, alguns dos quais colocavam a sua vida em perigo faziam com que estes homens recorressem a cerimónias ou rituais como a dança e o canto e ao uso de objectos simbólicos como máscaras e peles de animais. Estes rituais eram, muitas vezes realizados por feiticeiros e tinham um carácter mágico e com poderes de destruir essas forças desconhecidas que tanto os atormentava.

Afonso Venes Rocha, 7º2ª, nº18 disse...

1.Explica no que consistia a economia recolectora.

Para assegurar a sua subsistência, os primeiros homens utilizavam apenas os recursos naturais: da terra tiravam as sementes, os vegetais e as raízes, capturavam insectos, répteis e pequenos animais de forma manual; e pescavam nos rios e lagos.
No entanto, as constantes alterações climáticas levaram, muitas vezes, à escassez destes alimentos, o que levou os homens a deslocarem-se para outras regiões em busca dos mesmos. Começaram a caçar animais de grande porte, como por exemplo o mamute, bisonte, rena e cavalo. Utilizavam como técnicas de caça o cerco dos animais, batidas e armadilhas. Eram, por isso, nómadas e a este tipo de economia onde os homens se alimentavam do que a natureza lhe dava chama-se economia recolectora.

2. Distingue Arte Móvel de Arte Rupestre.

A Arte Móvel é constituída por pequenos objectos (estatuetas) que podem ser facilmente transportados.
São especialmente objectos de adorno pessoal, peças gravadas e pequenas esculturas, feitos em seixos, ossos, dentes de animais e pedaços de marfim.
Destacam-se objectos religiosos, utensílios domésticos, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, caracterizadas por seios grandes e ancas largas associadas ao culto da fertilidade, as conhecidas “Vénus”.
A Arte Rupestre ou parietal consiste em pinturas e gravuras feitas em rochas ao ar livre ou, mais frequentemente nas paredes e tectos de grutas.
Na sua maioria descrevem animais em liberdade, misturados com figuras humanas, principalmente mãos e cenas de caça.
Segundo muitos historiadores a Arte Rupestre seria uma forma de manifestação simbólica ou de práticas de magia e feitiçaria: a representação de animais que geralmente eram caçados teriam como objectivo fazer com que as caçadas tivessem sucesso.

3. Explica no que consistia os Ritos Mágicos.

Embora o Homem fabricasse instrumentos e dominasse as técnicas do fogo, sentia-se impotente face a certos fenómenos naturais, como a chuva, o Sol, as tempestades, as erupções vulcânicas, o nascimento, a doença e a morte.
Estes acontecimentos para os quais não encontrava justificação, alguns dos quais colocavam a sua vida em perigo faziam com que estes homens recorressem a cerimónias ou rituais como a dança e o canto e ao uso de objectos simbólicos como máscaras e peles de animais. Estes rituais eram, muitas vezes realizados por feiticeiros e tinham um carácter mágico e com poderes de destruir essas forças desconhecidas que tanto os atormentava.

Mariana Charuto disse...

1-A economia recolectora consistia em aproveitar tudo o que provinha da natureza, colhiam os frutos, aproveitavam as peles, os dentes, etc.

2-Arte Móvel – tal como diz o nome, é móvel, pode-se transportar para qualquer lado.
Ex. Pequenas Estatuetas, colares e adornos, etc…
Arte Rupestre – não pode ser transportada, uma vez feita num local, não pode ser movida de lá sem se danificar.
Ex. Pinturas Rupestres e Gravuras.

3-Os ritos mágicos consistiam em pequenos sacrifícios de animais, em danças, em músicas, etc. para explicar fenómenos que eles não entendiam, como o clima (Dança da Chuva), a morte (Ritos fúnebres), entre outros.


Mariana Charuto, nº 24, 7º 2ª

Mariana Charuto disse...

1-A economia recolectora consistia em aproveitar tudo o que provinha da natureza, colhiam os frutos, aproveitavam as peles, os dentes, etc.

2-Arte Móvel – tal como diz o nome, é móvel, pode-se transportar para qualquer lado.
Ex. Pequenas Estatuetas, colares e adornos, etc…
Arte Rupestre – não pode ser transportada, uma vez feita num local, não pode ser movida de lá sem se danificar.
Ex. Pinturas Rupestres e Gravuras.

3-Os ritos mágicos consistiam em pequenos sacrifícios de animais, em danças, em músicas, etc. para explicar fenómenos que eles não entendiam, como o clima (Dança da Chuva), a morte (Ritos fúnebres), entre outros.


Mariana Charuto, nº 24, 7º 2ª

Beatriz Oliveira nº5 7º2ª disse...

1- A economia recolectora é quando se vive daquilo que a Natureza dá

2-Arte Móvel:Pequenas estatuetas,pode ser transportada para diferentes locais,figuras femininas->culto da fertilidade,figuras de animais.
-Arte Rupestre:Gravuras:ao ar livre.

3-Os ritos mágicos são:Fénomenos da Natureza e feiticeiros.

Gonçalo Palmeira 7 2 disse...

1.a economia recolectora consistia em colher ou recolher,aquilo que a Natureza lhes proporcionava (recolha de frutos silvestres, grãos, plantas e raízes, caça, pesca e captura de moluscos).
2.A Arte Móvel inclui os adornos de tipo pessoal, são pequenas esculturas que podem ser transportadas e na maioria das vezes retratavam as mulheres ou seja um culto à vertilidade e animais comoos mamutes ou os rinocerontes lanudos.
3.O homem não entendia muitos factos que o rodeavam no seu meio como a morte, o nascimento, a reprodução,a doença e as degraças naturais como os sismos erupções vulcânicas etc eram por eles temidos tentando dominar essas forças misteriosas faziam ritos mágicos(danças,cantares,sacríficios de animais).

Luis Toste / nº22 / 7º2ª disse...

1-A economia recoletora e quando se vive do que a natureza nos da:

Os frutos da árvores, as bagas dos arbustos, as raízes, pequenos animais, sementes.

Quando estes recursos escasseavam os povos nómadas deslocavam-se para outro local onde houvessem mais frutos, bagas, pequenos animais, raízes, sementes e hás vezes deslocavam-se para onde os animais deslocavam-se para os caçar e obterem carne que servia de alimento, peles para fazer roupa e cabanas, dos mamutes e derivados dele extraiam o marfim e o osso que servia para afiar pedra fazer cabanas e instrumentos, as gorduras que serviam para passar na pele para lhe dar impermeabilidade, o sangue que servia para dissipar o cheiros dos caçadores para poderem aproximar-se dos animais que iam caçar e os músculos faziam cordas.

estas actividades fizeram que alguns homens fossem ganhando uma posição na sociedade.




2-A maior distinção entre a arte móvel e a arte rupestre é que a arte móvel são pequenas estatuetas feitas a marfim, pedra ou osso pensa-se que simbolizavam a fertilidade de uma mulher também faziam pequenas estátuas de animais com chifre e marfim.

A arte rupestre divide-se em duas artes:

-As gravuras que eram feitas em rochas ao ar livre por isso e que gravam na rocha para não desaparecer com o tempo e os agentes erosivos.

Podem-se encontrar gravuras da época paleolítica na foz Côa.

-As pinturas eram feitas em cavernas por isso tem desenhos e algumas cores como o vermelho do sangue, o preto do carvão.




3- os ritos mágicos são ritos que se repetem como danças, invocações , gestos e sacrifícios de animais para que a sociedade ficasse com poderes sagrados pensando que evitavam cheias, erupções vulcânicas, tempestades.

Os rituais costumavam ser seguidos por um feiticeiro e as pessoas costumavam usar máscaras e cobriam--se com peles ou tinta.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue