Democracia

. quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Lê o documento.

"A nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. O nosso governo chama-se democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria.
De acordo com as nossas leis, somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na sua vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.
No que corresponde à República, pois, governamos livremente e, ainda, nas relações que mantemos diariamente com os nossos aliados e vizinhos, não nos irritamos porque ajam à sua maneira, nem consideramos como uma humilhação os seus prazeres e alegrias que, apesar de não nos produzir danos materiais, nos causam pesar e tristeza, ainda que sempre tratemos de dissimulá-los."

Tucidides, História da Guerra do Peloponeso.

Agora já sabes responder:
1. Define democracia (resposta do Alexandre Duarte, nº1 do 7º 9ª).
A democracia (demo=povo + cracia=poder) é o regime político e social onde a governação (poder) vem do povo, dos cidadãos. A administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria.

2. Explica os motivos pelos quais Tucídides considera este regime político o melhor (Resposta da Joana Fernandes, Nº17, 7º2ª.
Tucidides considera este regime politico o melhor porque são todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na sua vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.

3. Explica porque motivos se considera a democracia ateniense directa e limitada (resposta do Afonso Rocha, nº 18 do 7º 2ª).
A democracia ateniense era considerada uma democracia directa pois os seus cidadãos podiam participar directamente no governo da cidade, no entanto apresentava grandes limitações, por não ser uma sociedade igualitária, onde se verificavam práticas de escravatura e ostracismo. Para além disso, e apesar de defender a igualdade dos cidadãos e a sua intervenção directa no governo da polis, apenas 10% da população era considerada cidadã o que implicava que, uma grande parte da sociedade não pudesse ocupar cargos políticos.
Metecos, escravos e mulheres também não eram considerados cidadãos estando por isso privados, em parte ou totalmente, de direitos. 


4. Caracteriza a Eclésia (resposta da Mariana Charuto, nº 24 do 7º 2ª).
A Eclésia era a Assembleia de todos os cidadãos, era onde se votava as leis, decidia a paz e a guerra e onde se votava o ostracismo (quem não cumprisse as regras da democracia era julgado e podiam ser expulso da cidade por um período de 10 anos).

57 comentários:

Ana Margarida Mataloto nº2 7º2ª disse...

Trabalho de Casa: "Democracia"

1)A Democracia era o regime político que surgiu em Atenas no século V a. C. e que se caracterizava por todos os cidadãos serem iguais perante a lei e terem o direito de eleger e ser eleitos para os diversos órgãos do governo da cidade. Como os cidadãos podem participar pessoalmente na vida politica, não havendo um grupo designado para os representar dizia-se que era uma democracia directa.


2)Tucìdides considera este regime político o melhor porque de acordo com as suas leis, erão todos iguais no que se refere aos negócios privados; quanto à participação na sua vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e o mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence, isto quer dizer que ninguém sente o óbstáculo da sua pobresa ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviço á cidade.

3)Considera-se a democracia ateniense direta porque todos os cidadãos participam na vida política pois podia-se eleger um cidadão a um cargo ou ser eleito; também se considera limitada porque os escravos, os metecos, e as mulheres nãopodiam participar na vida política.

4) A Eclésia é caracterizada por ser uma assembleia de todos os cidadãos, tinha como função cotar as leis, decidir a paz e a guerra e votar o ostrocismo e fescalizavam os magistrados.


Ana Margarida Mataloto nº2 7º2ª

Beatriz Oliveira nº5 7º2ª disse...

1-Democracia define regime político e social,em que o poder de governar vem do povo,dos cidadãos.

3-Os motivos porque se considera a democracia de ateniense directa e limitada é porque:todos os cidadãos participam na vida política(directa),e porque os escravos os metecos e as mulheres não podem participar na vida política(limitada).

4-Eclésia é a Assembleia de todos os cidadões,que tinha como função:Aprovar as leis.
-Decidir da paz e da guerra.
-Votar o ostracismo.

Francisco Torres7º2ªNº13 disse...

1-Democracia (demo=povo+kratos=poder) é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo),direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual.

2-Péricles teve uma influência tão profunda na sociedade ateniense que Tucídides, um historiador contemporâneo seu, o declarou "o primeiro cidadão de Atenas". Péricles transformou a Liga Délia num verdadeiro império ateniense, e liderou seus compatriotas durante os dois primeiros anos da Guerra do Peloponeso.

3-Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões. As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas. O exemplo mais marcante das primeiras democracias diretas é a de Atenas (e de outras cidades gregas), nas quais o Povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas. Na Grécia antiga o "Povo" era composto por pessoas com título de cidadão ateniense. Porém, mulheres, escravos e mestiços não tinham direito a esse título, exclusivo para homens que fossem filhos e netos de atenienses.

4- A Eclésia era a principal assembléia da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era uma assembléia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de dezoito anos que tivessem prestado pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de um pai natural da "polis" (a partir do ano de 452 a.C. também a mãe o teria de ser). Atuava no âmbito da política externa e detinha poderes de governação relativos à legislação, judiciais e executivos, como por exemplo, decidindo a destituição de magistrados. Também fiscalizava todos aqueles que cargos de poder, de modo a que não abusassem do mesmo e desempenhassem as suas incumbências o melhor possível.

João Miguel Félix Serrano Nº20 Tª 7º 2ª disse...

1. A democracia é um sistema político onde o povo tem o poder de governar.

2. O senhor Tucídides defendia a democracia porque era um sistema que não era concebido para as minorias, mas sim para a massa populacional. Defendia a igualdade entre todos os cidadãos independentemente da sua riquesa ou pobreza.

3. A democracia ateniense era uma democracia direta, porque todos os cidadãos podiam exercer cargos políticos e limitada porque nem todos eram considerados cidadãos, (metecos,escravos e mulheres) assim sendo, nãopodiam exercer cargos políticos.

4. A Eclésia é uma assembleia de todos de todos os cidadãos que votam as leis, decidem da paz e da guerra e votam o ostracismo.

Alda Teixeira 7º2ª nº1 disse...

1- A democracia consiste num Regime politico e social , em que o poder de governar vem do povo,dos cidãos.
2- Os motivos pelos Quais os ticidides considerava este regime politico melhor era porque eram todos iguais no que referia aos negócios privados e quanto a sua participação na vida pública, porém, cada qual obtinha a consideração de acordo com os seus méritos e mais importante era o valor pessoal que a classe a que pertencia.
3- A democracia ateniense era considerada uma democracia directa e limitada porque todos os cidadãos participavam na vida política,mas os escravos , metecos e as mulheres não podiam partivipara na vida política.
4- Eclésia era a assembleia de todos os cidadãos e tinha como funções votar a lei, decidir a paz e a guerra , e votar no ostrasismo.

djfhjd jdh disse...

1. fdjvhjshf

Luis King 7º2ª disse...

1.Democracia (dêmos = povo e kratos = poder)era um governo em que era exercido por todos os cidadãos.

2.Tucidides acha melhor este regime político porque todos os cidadão podem dar as suas ideias.

3.A democracia ateniense é directa porque era exercida directamente por todos os cidadãos e era limitada porque as mulheres, os metecos e os escravos não era considerados cidadãos, estando, por isso, impedidos de exercer cargos públicos; e os cidadãos dispunham de tempo livre para desempenhar cargos políticos, graças ao trabalho gratuito dos escravos.

4. A Eclésia é a assembleia de todos os cidadãos, aprova as leis decide da e da guerra e vota o ostracismo

Danilo Tavares disse...

1- Regime político e social onde o poder de governar do povo, dos cidadões.

2- Ele considera esse regime político o melhor porque o povo vota, não há injustiças e toda a gente tem oportunidade de desempenhar um cargo político

3-

4- Eclésia é uma assembleia de todos os cidadões, que decide a paz e a guerra e que vota no ostracismo

patricia ruivo nº19 7º8º disse...

1-Democracia é o regime politico e social onde o poder de governar é do povo(dos cidadaos).

2-Tucidides considera a democracia o melhor regime politico porque establece a igualdade de direitos e leis entre todos os cidadaos.

3-Considera-se a democracia ateniense direta porque todos os cidadaos podiam participar na vida polis e limitada porque os metecos, escravos e mulheres estavam excluidos da vida politica.

4-A Eclésia era uma assembleia de todos os cidadaos que tinha como funções aprovar as leis, decidir a paz e a guerra e votava no otracismo(quem não respeitasse as regras da democracia era expulso da cidade durante 10 anos)

Monique, nº19/turma 7º9 disse...

Respostas:

1-O significado da palavra democracia é demo-povo e cracia-poder.A democracia é o regime político e social onde a governação vem do povo, dos cidadões.
2-
3-Considera-se a democracia ateniense directa e limitada porque na pólis doa Atenienses,as mulheres,os metecos e os escravos não eram considerados cidadões; os cidadões dispunham de tempo livre para desempenhar cargos políticos, graças ao trabalho gratuito dos escravos e a boa situção económica de Atenas resultava,em parte,dos pagamentos que a pólis exigia aos seus aliados da Liga de Delos.
4-A Eclésia é a assembleia de todos os cidadões e as funções eram aprovar as leis, decidia a paz e a guerra e votavam o ostracismo.

Anónimo disse...

Francisco Santos nº11 7º9ª:
1-A democracia é um regime politico e social onde governação (poder) vem do povo, cidadãos.

2-Tucídides diz que o seu regime porque de acordo com as leis toda a gente é igual no que se refere aos negócios privados, mas quanto à suas vidas publicas porem cada qual tem as suas rasões.

3-porque os escravos, os mestecos e as mulheres não eram considerados cidadãos portanto não podiam exercer cargos publicos.

4-Era uma assembeleia onde todos os cidadãos participavam. e tem como funções aprovar as leis , decidia a paz e a guerra e e lutava o ostrascísmo

sabina neto nº25 7º8ª disse...

1-Democracia era o regime político e social onde o poder de governar era do povo, dos cidadãos e onde era reconhecia a igualdade de direitos a todos os cidadãos.

2-Tucídides considera este regime político o melhor pois todos os cidadãos podem prestar serviços à cidade sem serem excluídos.

3-A democracia ateniense era directa, pois todos os cidadãos podiam participar na vida política da pólis e limitada porque os metecos, os escravos e as mulheres estavam excluídos da vida política.

4-Eclésia era a assembleia de todos os cidadãos onde aprovavam as leis, decidiam a paz e a guerra e votavam o ostracismo-(quem não respeitasse as regras da democracia era expulso por 10 anos).

Daniela Teixeira 7º 9ª disse...

1- Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas deve-se aos cidadãos.
2-Tucídides considera este regime politico o melhor pois todos os cidadaos tem a igualdade de direitos.
3-A democracia Ateniense e considerada direta e limitada porque consideravam o governo como sendo uma assembleia que tomava decisões diretas.
4-Eclésia- assembleia de todos os cidadãos que aprovava as leis que decidia a paz e a guerra e votava o ostracismo

Melanie Chantre 7º8ª nº 18 disse...

1. A democracia é um regime político e social onde o poder de governar do povo, dos cidadãos.
2. Tucidides acha este regime político o melhor porque reconhece a igualdade de direitos a todos os cidadãos e porque estabelece o ostracismo.
3. Porque todos os cidadãos podiam participar na vida política (Directa) e porque os metecos, os escravos, e as mulheres estavam excluidas da vida política (Limitada).
4. A Eclésia é uma assembleia de todos os cidadãos, aprovava as leis, decidia a paz e a guerra e votava o ostracismo.

Maria Inês Olívia nº15 7º9ª disse...

1 - A democracia é um regime político e social onde a governação vem do povo,dos cidadãos.
2 - Tucídides considera este regime político o melhor, pelo facto de sermos todos iguais no que se refere aos negócios privados, na vida pública cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos, no valor pessoal ninguém sente obstáculos da sua pobreza, na república, governam livremente e nas relações com os seus vizinhos, nao se irritampq ajam á sua maneira.
3 - A democracia ateniense era directa e limitada porque votavam livremente mas quem nao respeitasse as leis era expulso de Atenas por 10 anos.
4 - Eclésia era o órgão que reunia a assembleia de todos os cidadãos, onde aprovavam as leis, decidia a paz e a guerra e votava o ostracismo.

Sofia nº26 7º9ª disse...

1- A democracia é um regime político e social onde a governação vem do povo.

2- Os Tucidides consideram este regime melhor porque a democracia não segue as leis de outras cidades, são todos iguais e ninguém sente o obstáculo da sua condição social inferior.

3- A democracia ateniense é directa e limitada pois as mulheres,escravos e metecos não eram considerados cidadãos,os cidadãos dispunham de tempo livre para realizar cargos políticos e a boa economia de Atenas resultava em parte dos pagamentos que a pólis exigia aos aliados da Liga de Delos.

4- A Eclésia é uma assembleia de todos os cidadãos, que tem como função aprovar as leis, decidir a paz ou a guerra e respeitar o ostracismo.

Beatriz Pinto nº6 7º2ª disse...

Beatriz Pinto nº6 7º2ª
1-Democracia é o regime politico e social em que o poder de governar vem do povo, dos cidadãos.
2-Os Tucídides consideravam este regime político o melhor porque não seguia as leis.
3-O motivo que se considera a democracia ateniense directa e limitada é que a directa todos os cidadãos participam na vida politica. E limitada é os escravos,os metecos e as mulheres que não podem participar na vida politica.
4-Éclesia é a assembleia de todos os cidadãos e as suas funções é aprovar as leis,decidir a paz e a Guerra.

Maria Santos Nº 15 7º8ª disse...

1.Democracia é um Regime político e social onde o poder de governar é dos cidadãos.
2.Tucídides considera que a democracia é o regime político melhor porque a administração serve os interesses da maioria e não o da minoria.
3.A democracia ateniense é direta porque todos os cidadãos podem participar na vida politica da polis e limitada porque os metecos, os escravos e as mulheres estão excutidos da vida politica.
4.A Eclésia é a assembleia de todos os cidadãos, tem como funções aprovar as leis, decidir a paz e a guerra e votar o ostracismo.

JESSICA disse...

1- A democracia é o regime politico e social onde o governo(poder) vem do povo, dos cidadãos.

2-Tucídides acha que o regime politico é o melhor porque, a sua religião politica não segue as leis de outras cidades, porque a administração serve aos interesses da maioria e não da minoria, e porque acham que são todos iguais.

3- De acordo com as nossas leis, somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na sua vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.

4- A eclésia é a assembleia de todos os cidadãos e as suas funções é aprovar as leis, decidir a paz e a guerra e voltar o ostracismo.

Jéssica Sarmento
Nº12 7º9ª

Anónimo disse...

1- A democracia é o regime politico e social onde o governo(poder) vem do povo, dos cidadãos.

2-Tucídides acha que o regime politico é o melhor porque, a sua religião politica não segue as leis de outras cidades, porque a administração serve aos interesses da maioria e não da minoria, e porque acham que são todos iguais.

3- De acordo com as nossas leis, somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na sua vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.

4- A eclésia é a assembleia de todos os cidadãos e as suas funções é aprovar as leis, decidir a paz e a guerra e voltar o ostracismo.

Jéssica Sarmento
Nº12 7º9ª

João Dias 7º8ª disse...

1.-Democracia vem de duas palavras, essas são:demos=povo e cracia=poder.A palavra singnifica poder do povo,também tem o significado de igualdade entre todas as pessoas, liberdade para partecipar-mos em cargos puliticos ou em publícos.

2.-Tucídides gostava mais deste regime político pelas razões que dei na primeira resposta.

3.-Os motivos para a democracia atenienseser direta e limitada são:as mulhers,os escravos, e os metecos não podião exercer cargos publícos.

4.-A Eclésia é a assembleia de todos os cidadãos, tinha como funcões aprovar leis, decidião a paz e a gerra e ainda votavão o ostracismo.

Ana Catarina, nº3 7º9ª disse...

1.Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos.
2.Tucidides este regime politico melhor porque a administração serve aos interesses da maioria e são todos iguais em relação aos negócios privados.
3.Os motivos porque se considera a democracia ateniense direta e limpa é porque todas as decisões são tomada pelos cidadãos.
4.A Eclésia é a assembleia de todos os cidadãos onde se aprovam as leis,decide a paz e a guerra e vota o ostracismo.

Pedro Esteves nº26 7º 2ª disse...

1.Democracia Quer dizer Demo-Povo Cracia-Poder.

2.Tucidides considera este regime político o melhor porque é a administração serve aos interesses da maioria e não da minoria,porque de acordo com a lei eles são todos iguais,governam livremente,mantêm-se aliados.

3.A Democracia era direta porque todos os cidadãos participavam na vida política e limitadaporque os escravos,as mulheres e os metecos não podiam participar na vida política.

4.A Eclésia é a assembleia de todos os cidadãos e a sua função era votar as leis,decidir a paz e a guerra e ainda votar o ostracismo.

Rafael Ramires nº27 7º 2ª disse...

1. A democracia(Demos=povo+Cracia=poder) é um regime político e social, onde o povo (cidadãos) tem o poder de governar.

2.- Tucídides (historiador grego dos sécs. V-IV a.C.) considerava a democracia o melhor regime político pois era um sistema que era concebido para todos e não apenas para alguns, e também porque defendia a igualdade entre todos os cidadãos independentemente do seu estado estado ecomómico.

3. A democracia ateniense era uma democracia direta, porque todos os
cidadãos podiam participar na vida política, e limitada porque nem todos eram considerados cidadãos, (metecos,escravos e mulheres) assim sendo, não podiam exercer cargos políticos.

4. A Eclésia é uma assembleia de todos de todos os cidadãos que têm a função de votar as leis, decidir se havia paz ou guerra e votar o ostracismo.

Catarina Valente , nº7 , 7º2ª disse...

1.A democracia é a liberdade de expressão .


2.Os motivos pelas quais Tucídides considera este regime polito é porque procura satisfazer o maior número de pessoas .

3.

4.

Mariana Charuto disse...

1- Democracia (Demos= Povo, Cracia= Poder) é um regime político e social em que o poder é do povo, no caso da Grécia Antiga dos cidadãos visto serem os únicos com direito a participar na vida política.
2- Tucídides considera o regime político democrático melhor porque: serve de exemplo a outras cidades; De acordo com as suas leis são todos iguais no que se refere a negócios privados; ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor lhe dá a capacidade de prestar serviços à cidade.
3- A democracia Ateniense considera-se direta porque todos os cidadãos participavam na vida política e limitada porque só os cidadãos é que podiam intervir na vida política, metecos, escravos e mulheres eram impedidos de o fazer.
4- A Eclésia era a Assembleia de todos os cidadãos, era onde se votava as leis, decidia a paz e a guerra e onde se votava o ostracismo (quem não cumprisse as regras da democracia era julgado e podiam ser expulso da cidade por um período de 10 anos).

Mariana Charuto, nº24, 7º2º

Afonso Venes Rocha,7º2ª, Nº18 disse...

1-Define democracia.
Este conceito começou a ser utilizado no século V a.C., em Atenas, cuja palavra deriva dos vocábulos demos (“povo”) e kratós (“poder”, “governo”)
Democracia é um sistema político, em que o conjunto de cidadãos de um país, podem participar na vida política, baseando-se nos princípios da igualdade e liberdade.

2-Explica os motivos pelos quais Tucídides considera este regime político o melhor.
Tucídides considera o sistema político ateniense como um modelo e exemplo para as cidades vizinhas, uma vez que, este regime político, defendia a igualdade e a participação de todos os cidadãos no governo da cidade.

3-Explica porque motivos se considera a democracia ateniense directa e limitada.
A democracia ateniense era considerada uma democracia directa pois os seus cidadãos podiam participar directamente no governo da cidade, no entanto apresentava grandes limitações, por não ser uma sociedade igualitária, onde se verificavam práticas de escravatura e ostracismo. Para além disso, e apesar de defender a igualdade dos cidadãos e a sua intervenção directa no governo da polis, apenas 10% da população era considerada cidadã o que implicava que, uma grande parte da sociedade não pudesse ocupar cargos políticos.
Metecos, escravos e mulheres também não eram considerados cidadãos estando por isso privados, em parte ou totalmente, de direitos.

4-Caracteriza a Eclésia.
A Eclésia consistia na assembleia de todos os cidadãos. Nos estados democráticos era constituida pelos varões adultos, cidadãos de nascimento e, nos estados oligárquicos, os que reuniam condições especiais de nascimento e fortuna.
A Eclésia reunia-se uma a duas vezes por ano, sendo que na maioria das cidades detinha a autoridade suprema em todos os assuntos políticos, administrativos e, legislativos, incluindo por vezes os judiciais. Nomeava os magistrados, ouvindo os seus relatórios e aprovando decretos. Era ela que declarava as guerras, ordenava as decisões militares e decide a paz.
Em Atenas, a lista de assuntos sujeitos a discussão era preparada pelo Conselho, que a afixava quatro dias antes, embora a Assembleia pudesse impor a preparação de uma determinada ordem do dia para a reunião seguinte. A presidência era assumida por um dos prítanes, que apenas podia exercer este direito uma vez na vida.
Qualquer cidadão podia tomar a palavra, embora, por norma, sejam apenas os oradores e os chefes de partido que sobem à tribuna. O orador apresentava-se coroado com um mirto.
As resoluções eram tomadas por maioria de votos, que eram feitos com a mão no ar, excepto em determinados casos como o caso a votação de ostracismo.

Joana Fernandes Nº17 7º2ª disse...

1. A democracia e quando administracção serve aos interesses da maioria e nao da minoria.
2. Tucidides considera este regim politico o melhor porque são todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na sua vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.
3. A democracia é directa porque todos os cidadãos participam na vida política e é limitada porque os escravos e as mulheres não podem participar na vida política.
4. Eclésia é uma assembleia de todos os cidadãos em que a sua função é aprovar as leis decidir a paz e a guerra e votar no ostracismo. O ostracismo é era quando alguém não cumpria as regras da Democracia era expulso por um período de dez anos.

João Bruno 7º 2º nº19 disse...

1-A democracia (demo=poder e cracia=povo)era a vida política em que cada cacidadão podia entrevir.
2-Tucídides achava aquele regime o melhor porque havia a igualdade entre todos os cidadãos.
3-A democracia ateniense era directa porque todos os cidadãos podiam entrevir e limitada porque os meteco,escravos e mulheres não podiam entrar na vida política só os cidadãos.
4-Os Eclésia estabelece a igualdade entre todos,os cidadãos podem entrevir na vida política e queriaram o ostracismo que era quem não cumprir-se as regras da democracia era expulso por dez anos.

Patrícia Correia nº25 7º2ª disse...

1. A democracia era o regime político e social, em que o poder de governar vinha do povo (dos cidadãos).
2.?
3. A democracia ateniense era directa: porque todos os cidadãos participavam na vida política. Limitada: porque os escravos, os metecos e as mulheres não podiam participar na vida política.
4. A Eclésia era a assembleia de todos os cidadãos e tinha como função: votar as leis, era ela que decidia a paz e a guerra e também votava o ostracismo.

Mariana Dragão disse...

1. É o regime político e social onde a governação vem do povo, dos cidadãos.
2. Porque este tipo de regime político serve aos interesses da maioria e não de uma minoria, de acordo com as leis são todos iguais no que se refere a negócios privados, ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor capacite a prestar serviços à cidade e no que corresponde à República governam livremente e ainda nas relações que mantém com os seus aliados e vizinhos não os irritam porque ajam à sua maneira, nem consideram como uma humilhação os seus prazeres e alegrias, apesar de lhes causar pesar e tristeza ainda que tratem de dissimulá-los.
3. Era directa porque os cidadãos é que escolhiam os seus governadores e era limitada porque as mulheres, os metecos e os escravos não podiam votar nem ocupar cargos públicos, havia a existência de escravatura e o imperialismo ateniense em relação às outras cidades gregas.
4. A eclésia é a assembleia de todos os cidadãos, onde se aprovavam as leis, se decidia a paz e a guerra e onde se votava o ostracismo.
Mariana Dragão nº17 7º 9ª

Catarina Amaro nº9 7º2ª disse...

1. Democracia significa poder do povo (Demos= povo , Cracia=poder) , ou seja , era um regime político e social que o poder de governar vinha do povo ou dos cidadãos.
3. A Democracia ateniense era direta , porque todos os cidadãos participavam na vida política , e limitada porque os escravos , os metecos e as mulheres não podiam participar nela.
4. A Eclésia era uma assembleia de todos os cidadãos que tinha como função cotar as leis e o ostracismo , e ainda , decidir a paz e a guerra.

Mariana Melo 7º8ª Nº17 disse...

1- A Democracia (Demos = povo + Cracia = poder) é o regime político e social onde o poder de goverar é do povo, dos cidadãos.
2- Os motivos pelos quais Tucídides considera este regime político o melhor porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria e o seu sistema coloca todas as pessoas em pé de igualdade independentemênte da sua pobrez ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.
3- Os motivos porque considero a democracia ateniense directa e limitada são:
Directa: todos os cidadãos, podiam participar na vida política da pólis.
Limitada: os metecos, os escravos e as mulheres estavam excluídos da vida política.
4- A Eclésia era a assembleia de todos os cidadãos e as funções eram:
- Aprovar as leis;
- Decidia a paz e a guerra;
- Votava o ostracismo.

fábio ferreira 7 2 n 12 disse...

1-Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos,direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista,republicano ou monárquico.
2-foi considerado como o avô do proprio realismo,pelos analistas de relações internacionais permitiu construir uma abordagem do pensamento realista em perspectiva histórica.3-Afirma-se que a Democracia ateniense porque defendia a vontade dos cidadaos e a sua participaçao direta no governo da pólisMulheres, metecos e escravos estavam privados, em parte ou totalmente,de direitos.
4- Era uma assembléia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de 18anos que tivessem pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de um pai natural da polis.

gonçalo 7 2 disse...

1.Democracia è um regime político e social ,em que o poder de governar vem do povo, dos cidadãos.
2.Tucídides considera este regime político o melhor porque a sua constituição (democrática) não se inspira noutras leis doutras polis mas serve de modelo.Este regime serve os interesses da maioria e não de uma minoria, defende a igualdade nos negócios privado, faz pervalecer o mérito pessoal sobre a condição social na participação da vida publica, respeitam a diferença das governações dos aliados e vizinhos.
3.A democracia ateniense era directa pois todos os cidadãos podiam participar na vida política e na tomada de decisões, nomeadamente em reuniões que se concretizavam na praça pública (ágora) com essa finalidade.Era limitada porque os escravos, os metecos e as mulheres não podiam participar na vida política da polis.
4.A Eclésia era a assembleia de todos os cidadãos e que tinha como função a votação das leis e a declaração de paz ou guerra.

Rafael Figueiredo 7º9ª nº 22 disse...

1- é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual.
2-
3-Porque era composto por pessoas com título de cidadão ateniense. Porém, mulheres, escravos e mestiços não tinham direito a esse título, exclusivo para homens que fossem filhos e netos de atenienses.
4-A Eclésiaera a principal assembléia da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era uma assembléia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de dezoito anos que tivessem prestado pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de um pai natural da "polis" (a partir do ano de 452 a.C. também a mãe o teria de ser). Atuava no âmbito da política externa e detinha poderes de governação relativos à legislação, judiciais e executivos, como por exemplo, decidindo a destituição de magistrados. Também fiscalizava todos aqueles que cargos de poder, de modo a que não abusassem do mesmo e desempenhassem as suas incumbências o melhor possível.

andre loureiro 7º 9ª nº5 disse...

1-democracia e a administeracao que serve os intresses da maioria da populacao e nao da minoria e onde o rigeme politico e social onde a governacao vem do pvo (cidadaos)

2-porque de acordo das nossas leis que somos todos iguais no negocios privados.

3-

4-eclesia e a assembleia de todos os cidadaos

andre loureiro 7º 9ª nº5 disse...

1-democracia e a administeracao que serve os intresses da maioria da populacao e nao da minoria e onde o rigeme politico e social onde a governacao vem do pvo (cidadaos)

2-porque de acordo das nossas leis que somos todos iguais no negocios privados.

3-

4-eclesia e a assembleia de todos os cidadaos

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª disse...

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª
1-A democracia é o regime político e social onde o poder de governar do povo, dos cidadãos.
2-os motivos são:porque lhes serve de exemplo, porque a admistração serve aos interesses da maioria.
3-A democracia é directa porque todos os cidadãos,podiam participar na vida política da pólis.
do outro lado pode ser limitada porque os metecos, os escravos e as mulheres estavam excluidos da vida política
4-A Eclésia é a assembleia de todos os cidadãos cujas funções são aprovar as leis e decidia a paz e a guerra; votava no ostracismo.

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª disse...

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª
1-A democracia é o regime político e social onde o poder de governar do povo, dos cidadãos.
2-os motivos são:porque lhes serve de exemplo, porque a admistração serve aos interesses da maioria.
3-A democracia é directa porque todos os cidadãos,podiam participar na vida política da pólis.
do outro lado pode ser limitada porque os metecos, os escravos e as mulheres estavam excluidos da vida política
4-A Eclésia é a assembleia de todos os cidadãos cujas funções são aprovar as leis e decidia a paz e a guerra; votava no ostracismo.

Anónimo disse...

1-Democracia vem do nome demo (povo)e cracia (poder)e regime politico e social onde a governação vem do povo, dos cidadãos(poder).
2-Tucídides considerava que este regime politico era o melhor porque tinha 6 órgãos: éclesia, helieia, bule,arcontes,estrategas,areópago.
3-Os motivos se considera a democracia ateniense directa e limitada porque reconheceu a igualdade de direitos a todos os cidadãos, e estabeleceu o ostracismo :quem não respeitasse as leis era expulso por 10 anos de Atenas
4-Eclesia era a assembleia de todos os cidadãos funções : aprovava leis, decide da paz e da guerra e vota o ostracismo.


JOÃO BRÁS Nº13 7º9ª

Rodrigo Esteves 7º 9ª nº25 disse...

1-A democracia é um regime político e social onde a governação vem do povo/cidadãos.

2-Os motivos pelos quais Tucídides considera aquele regime político o melhor é os cidadãos não sentirem barreiras por serem de classe inferior ou por terem menos bens e eles poderem prestar serviços à cidade.

3-Porque eles condenavam quem não cumprisse as leis com uma pena de 10 anos de expulsão da cidade de Atenas e porque reconheciam a igualdade entre todos.

4-Era a assembleia do povo e as suas funções eram: aprovar as leis, decidir a paz e a guerra e votava o Ostracismo.

Rodrigo Esteves 7º 9ª nº25 disse...

1-A democracia é um regime político e social onde a governação vem do povo/cidadãos.

2-Os motivos pelos quais Tucídides considera aquele regime político o melhor é os cidadãos não sentirem barreiras por serem de classe inferior ou por terem menos bens e eles poderem prestar serviços à cidade.

3-Porque eles condenavam quem não cumprisse as leis com uma pena de 10 anos de expulsão da cidade de Atenas e porque reconheciam a igualdade entre todos.

4-Era a assembleia do povo e as suas funções eram: aprovar as leis, decidir a paz e a guerra e votava o Ostracismo.

Bruno Carvalho 7º9ª Nº5 disse...

Bruno Carvalho 7º9ª Nº5

1 - A Democracia é o governo ao qual o poder e a responsabilidade cívica são feitos por todos os cidadãos.


2- Tucídides considera
este regime politico o melhor porque a constituição politica não segue as leis de outras cidades.


3- A Democracia era limitada porque existiam muitos cidadãos atenienses que não podiam participar no cargos políticos
(as mulheres, os metecos e os escravos ) e então os cargos públicos eram rapidamente ocupados.
Era direta porque era exercida diretamente por todos os cidadãos.


4- A Eclésia era a principal assembléia da democracia ateniense na Grécia Antiga, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de dezoito anos que tivessem prestado pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de um pai natural da "polis".

david matos 7º8 disse...

1- democracia é o regime politico sosial onde o poder de governar do povo , do cidadãos .

2-


3- porque reconhece a igualdade de direitos a todos os cidadãos e quem nao respeitase as rebras da democracia era espulso por 10 anos .

4-eclesia assemblia de todos os cidadaos as funçoes sao a provar as leis e dicidir a paz e a guerra .

Patrícia F disse...

Patrícia Fonseca, 7º 8ª, nº 20
1. Democracia é um regime político e social onde a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria.
2. Tucídides considera este regime político o melhor porque ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, e porque no que corresponde à República governa-se livremente.
3. A democracia ateniense é directa pois todos os cidadãos podiam participar na vida política da pólis, e limitada pois os metecos, os escravos e as mulheres não podiam participar na vida política.
4. A Eclésia era a assembleia de todos os cidadãos. Esta aprovava as leis, decidia a paz e a guerra e votava o ostracismo.

Rita Pereira nº23 7º9ª disse...

1.Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

2. Tucidides acha este regime politico o melhor porque a sua constituiçao nao segue as leis de outras cidades, mas sim serve-lhe de exemplo,porque a admistraçao serve aos interreses da maioria e nao da minoria. de acordo com as leis são todos iguais quando se refere aos negócios privados.

3. Democracia Ateniense (grego: δεμοκρατια) é o nome dado a uma forma de governo adotada na antiga cidade de Atenas. Considerada a matriz da democracia moderna, a democracia ateniense vigorou por muitos anos após a instauração de sua forma primitiva com as reformas de Sólon por volta dos anos 590 a.C. Embora a democracia possa ser definida como "o governo do povo, pelo povo e para o povo", é importante lembrar que o significado de "governo" e "povo" na Atenas Antiga difere daquele das democracias contemporâneas. Enquanto a democracia contemporânea em geral considera o governo um corpo formado por representantes eleitos, e o "povo" (geralmente) como um conjunto de cidadãos próprios de uma nação, homens e mulheres, acima dos 18 anos, os atenienses consideravam o "governo" como sendo a assembleia (ekklesia) que tomava decisões diretamente (sem intermédio de representantes) e o "povo" (geralmente) como os homens atenienses alfabetizados maiores de 20 anos.

4.Enquanto a Boule (βουλη) e o Prutaneis (πρυτανεις) eram instituições responsáveis por organizar o funcionamento da Ekklesia (εκκλησια), esta última era por si só a principal responsável por tomar decisões na Atenas democrática. Ela era uma assembleia formada por todos os cidadãos (homens acima de 18 anos) que quisessem comparecer, na qual temas importantes eram discutidos e colocados em votação. No Pnyx se reuniam os cidadãos atenienses, sendo que no século IV a.C. demandava-se um quórum de 6000 cidadãos para votar temas importantes.


Rita Pereira nº20 7º9ª

Rita Pereira nº23 7º9ª disse...

1.Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

2. Tucidides acha este regime politico o melhor porque a sua constituiçao nao segue as leis de outras cidades, mas sim serve-lhe de exemplo,porque a admistraçao serve aos interreses da maioria e nao da minoria. de acordo com as leis são todos iguais quando se refere aos negócios privados.

3. Democracia Ateniense (grego: δεμοκρατια) é o nome dado a uma forma de governo adotada na antiga cidade de Atenas. Considerada a matriz da democracia moderna, a democracia ateniense vigorou por muitos anos após a instauração de sua forma primitiva com as reformas de Sólon por volta dos anos 590 a.C. Embora a democracia possa ser definida como "o governo do povo, pelo povo e para o povo", é importante lembrar que o significado de "governo" e "povo" na Atenas Antiga difere daquele das democracias contemporâneas. Enquanto a democracia contemporânea em geral considera o governo um corpo formado por representantes eleitos, e o "povo" (geralmente) como um conjunto de cidadãos próprios de uma nação, homens e mulheres, acima dos 18 anos, os atenienses consideravam o "governo" como sendo a assembleia (ekklesia) que tomava decisões diretamente (sem intermédio de representantes) e o "povo" (geralmente) como os homens atenienses alfabetizados maiores de 20 anos.

4.Enquanto a Boule (βουλη) e o Prutaneis (πρυτανεις) eram instituições responsáveis por organizar o funcionamento da Ekklesia (εκκλησια), esta última era por si só a principal responsável por tomar decisões na Atenas democrática. Ela era uma assembleia formada por todos os cidadãos (homens acima de 18 anos) que quisessem comparecer, na qual temas importantes eram discutidos e colocados em votação. No Pnyx se reuniam os cidadãos atenienses, sendo que no século IV a.C. demandava-se um quórum de 6000 cidadãos para votar temas importantes.


Rita Pereira nº20 7º9ª

Rodriga Narciso nº24 7º8ª disse...

1-Democracia é um regime político onde o poder de governar é do povo, dos cidadãos.

2-Os motivos pela qual Tucidídes considera este regime melhor é o facto de sermos todos iguais perante a lei, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e é o valor pessoal que a classe pertence.

3-Era direta, porque todos os cidadãos podiam participar na vida política da Pólis e limitada, porque nem todas as classes sociais podiam participar na vida política da Pólis, como os metecos, escravos e as mulheres.

4-É uma assembleia de todos os cidadãos e tem como funções, aprovar as leis, decidir a paz e a guerra e votar o ostracismo

Rodrigo Narciso nº24 7º8ª disse...

1-Democracia é um regime político onde o poder de governar é do povo, dos cidadãos.

2-Os motivos pela qual Tucidídes considera este regime melhor é o facto de sermos todos iguais perante a lei, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e é o valor pessoal que a classe pertence.

3-Era direta, porque todos os cidadãos podiam participar na vida política da Pólis e limitada, porque nem todas as classes sociais podiam participar na vida política da Pólis, como os metecos, escravos e as mulheres.

4-É uma assembleia de todos os cidadãos e tem como funções, aprovar as leis, decidir a paz e a guerra e votar o ostracismo

Anónimo disse...

1-A democracia (demo=povo + cracia=poder) é o regime político e social onde a governação (poder) vem do povo, dos cidadãos. A administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria.

2-Os motivos para Tucídides considerar este regime político o melhor são de serem todos iguais em relação aos negócios privados,de ninguém sentir o obstáculo da pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite de prestar serviços à cidade, de governarem livremente e de não se irritarem quando os aliados e vizinhos agem à sua maneira.

3-Considera-se a democracia ateniense direta e limitada porque todos cidadãos podem participar diretamente nas decisões políticas.

4-A Eclésia é uma assembleia de todos os cidadãos que aprova as leis decide a paz e a guerra e vota o Ostracismo.
Alexandre Duarte
Nº1 7º9ª

João Lameiras disse...

1. A Democracia (dêmos=povo) (kratos=poder) é um sistema politico e social onde o poder de governar é do povo, dos cidadãos.

2. Tucídides considerava este regime politico o melhor porque este defende os interesses da maioria e nao de uma minoria. De acordo com as leis eram todos iguais, ninguém sentia o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior a que pertence.

3. A democracia ateniense era direta porque o governo da pólis era exercido por todos os cidadãos, e limitada pois nem todos podiam participar na vida politica e cargos publicos, as mulheres, os metecos e os escravos estavam proibios de participar nestes cargos, assim sendo, a democracia ateniense era direta e limitada.

4. A Eclésia é um orgão politico, (assembleia de todos os cidadãos) estes decidiam da paz e da guerra, votavam o ostracismo e aprovavam as leis.

João Lameiras
7º 8º
nº10

Anónimo disse...

1-A Democracia é a administração que serve aos interesses da maioria e não da minoria.
2- Porque somos todos iguais no que se refere aos negócios privados.
3-Porque nem todas as pessoas eram cidadãos.
4-A Eclésia é a assembleia de todos os cidadãos, e que aprova as leis, decide da paz e da guerra e vota no ostracismo.

tomas bento disse...

1-A Democracia é a administração que serve aos interesses da maioria e não da minoria.
2- Porque somos todos iguais no que se refere aos negócios privados.
3-Porque nem todas as pessoas eram cidadãos.
4-A Eclésia é a assembleia de todos os cidadãos, e que aprova as leis, decide da paz e da guerra e vota no ostracismo.

laura florido nº14 7º9ª disse...

1. Democracia vem da palavra grega "demos" que significa povo. Nas democracias, é o
povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.
2. Porque tinham a sua própria constituição.
3. A sociedade ateniense era directa porque: os deputados eram tirados a sorte.
E limitada porque: Só os cidadãos podiam participar na vida da pólis.

4. Eclésia era a principal assembéia popular em Atenas , na Grécia Antiga. Era aberta para todos os cidadãos, homens, maiores de 18 anos.Foi criada por Sólon em 594 a.C. Por ela eram eleitos os magistrados e outros funcionários públicos. No início se reunia uma vez por mês, mais tarde se encontravam de 3 a 4 vezes por mês. Os votos eram contados pelas mãos.

luis toste nº22 7º2ª disse...

1. A democracia é um sistema político onde o povo tem o poder de governar.

2. O senhor Tucídides defendia a democracia porque era um sistema que não era concebido para as minorias, mas sim para a massa populacional. Defendia a igualdade entre todos os cidadãos independentemente da sua riquesa ou pobreza.

3. A democracia ateniense era uma democracia direta, porque todos os cidadãos podiam exercer cargos políticos e limitada porque nem todos eram considerados cidadãos, (metecos,escravos e mulheres) assim sendo, nãopodiam exercer cargos políticos.

4. A Eclésia é uma assembleia de todos de todos os cidadãos que votam as leis, decidem da paz e da guerra e votam o ostracismo.

Andre Veiga Luzia Luzia disse...

1- Demo= povo
= Regime politico e social em que o poder de
governar é do povo, dos cidadãos.
Cracia= poder

2- Tucidides acha que este regime politico o melhor porque vai
estabelecer a igualdade entre todos os cidadãos.


3- Então, directa porque todos os cidadãos participavam na vida
politica e limitada porque os escravos, as mulheres e os metecos não
podem participar na vida politica.


4-A Eclesia era a assembleia de todos os cidadãos e tinha a função de
aprovar as leis, decidia a paz e a guerra e votava o ostracismo.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue