Romanização

. quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012



Agora já sabes responder.
1. Refere quais foram os meios de integração dos povos dominados no Império (resposta da Matilde Mendes, nº 18 do 7º 9ª).
Os meios de integração dos povos dominados foram as legiões, que era o exército Romano, o Direito Romano, que consistia no conjunto de leis aplicadas a todo o Império, a Rede Viária, que permitia a circulação de pessoas, bens e ideias, o Latim (exs. português,italiano, francês, castelhano, romeno...), os Costumes Romanos, a Religião, o Município, que consistia na administração local e o Imperador, que numa 1ª fase eram só considerados os habitantes de Roma, numa 2ª fase eram os habitantes da Península Itálica e numa 3ª fase eram todos os homens livres nascidos no Império (Édito de Caracala).

2. Explica porque motivos se afirma que a economia romana era "urbana, comercial e monetária" (resposta do Luís Toste, nº 22 do 7º 2ª).
Urbana, porque era efectuada na cidade tendo a cidade um centro económico e administrativo. Surgiram numerosas cidades, assim como o aumento populacional, levando assim a um aumento de consumo de produtos, dinamizando, assim, a agricultura, o comércio e o artesanato.
Uma economia comercial, porque o comércio intensificou-se por todo o Império ocorrendo assim inúmeras trocas comerciais. Esta actividade utilizava as vias terrestres, fluviais e marítimas, utilizando essencialmente o Mar Mediterrâneo (Mare Nostrum), circulavam assim grandes quantidades de produtos e matérias primas, das mais diversas regiões do Império.
Uma economia monetária, porque passou a utilizar-se a moeda nas transacções comerciais, facilitando assim o comércio. Com a intensa actividade comercial foi necessária utilizar este sistema de pagamento. A quantidade de moeda de ouro, de prata e de cobre que os Romanos obtinham através do pagamento de impostos, da exploração mineira e quando em guerra do saque.


3. Indica como se organizava a sociedade romana (Resposta do Rafael Ramires, nº27 do 7º 2ª).
A sociedade Romana organizava-se em cidadãos e não cidadãos, consoante o poder, a riqueza e as funções que desempenhavam.
A pessoa mais importante era o Imperador. Depois a ordem senatorial, a ordem equestre e a plebe - Os cidadãos.
Os estrangeiros (os bárbaros), os "libertos" e os escravos - Não cidadãos.
O Imperador era o chefe de todo o Império.
A ordem senatorial era constituída por cidadãos que possuíam grandes propriedades rurais, desempenhavam cargos no senado, eram os únicos com direito ao exército e desempenhavam cargos de grande responsabilidade (políticos, administrativos e religiosos).
A ordem equestre era constituída pelos cidadãos que através do comércio ou do exercício de cargos na administração do império, acumularam grandes fortunas. Estes cidadãos serviam no exército a cavalo.
A plebe era o grupo social mais numeroso constituído por camponeses, artificies e outros homens livres.
Os escravos eram prisioneiros de guerra. Trabalhavam nos campos, nas minas e nas obras públicas e os escravos de origem grega eram mais cultos tornado-se mestres e pedagogos. Os escravos contribuíram assim para o desenvolvimento económico de Roma. Alguns escravos conseguiram obter a sua liberdade (os libertos), podendo mesmo ascender à ordem equestre se tivessem sucesso nos negócios.


4. Transcreve o teu texto sobre o grupo social romano.

(resposta do Rodrigo Narciso, nº24 do 7º 8ª)
Sou um senador e faço parte da ordem senatorial. Sou proprietário de grandes propriedades rurais, também tenho grandes rendimentos. Só nós podemos exercer funções no Senado, desde que já tivéssemos exercido funções políticas e militares. Eu por ser senador tenho o direito de exercer dos mais elevados cargos políticos, religiosos e administrativos do Império.

(Resposta do Gonçalo Palmeira, nº 15 do 7º 2ª)
Nós generais de cavalaria pertencemos à ordem equestre que è constituída por cidadãos que, através do comércio ou do exercício de cargos administrativos do Império, acumulamos grandes fortunas.Somos assim designados pois,tal como os Senadores, nós servimos o exército a cavalo, mas temos menos privilégios.A promoção para a ordem senatorial dos membros da minha ordem despendem do nosso exercício de certos cargos públicos e do abandono das actividades comercial.

(resposta do Diogo Raposo, nº 10 do 7º 9ª)
Eu sou um pobre camponês que pertenço à plebe.Por causa do avanço da conquista romana,a nossa situação acabou por piorar muito.Temos de utilizar cada vez mais mão-de-obra escrava tendo de vendermos produtos mais baratos,ficando ainda mais pobres.Com o aumento dos impostos nós ficámos arruinados e como somos obrigados a vender as nossas terras ficamos sem nada.Muitos de nós partem para Roma à procura de melhores condições de vida, mas mesmo assim a maioria mantém-se cá. Eu gostava de ir para Roma com os outros, mas como sou mesmo muito pobre vai ser difícil ir.

(resposta do Alexandre Duarte, nº1 do 7º 9ª).
Acabei de chegar a Roma com muitos outros como eu, sou um escravo, um misero prisioneiro da guerra. Trabalho em campos,minas e obras públicas, para ajudar o desenvolvimento da economia de Roma. Tenho companheiros que tiveram mais sorte que, por serem de origem grega e muito cultos tornaram mestres e pedagogos dos Romanos. Por agora limito-me trabalhar e a lutar pela liberdade, juntando-me ao grupo equestre se conseguir um bom desempenho nos negócios.

55 comentários:

Anónimo disse...

1- Os meios de integração dos povos dominados no império foram o latim, a rede viária (as estradas), o direito romano (as leis) e a administração.

2-

3- Organizava-se da seguinte forma legiões, direitos romanos, rede viária, latim, costumes romanos, religião, municipio, imperador e direito de cidadania.

Jéssica Sarmento nº12 7º9ª

Rodrigo Narciso nº24 7º 8ª disse...

1-Os meios de integração dos povos dominados no império foi a Romanização que incluía: Legiões, direito romano, rede viária, latim, costumes romanos, religião, municípios, imperador e direito de cidadania.

2-A economia romana era urbana, porque era feita em cidades, comercial, porque faziam trocas comerciais de produtos que vinham das diferentes zonas do império e monetária, porque havia circulação: Aureus (ouro), Denerius (prata) e Sestercius (cobre).

3-A sociedade romana organizava-se em duas partes, os cidadãos e não cidadãos. O grupo dos cidadãos era constituído pelo populos romanos (povo romano), ordem senatorial (senadores), ordem equestre (cavaleiros) e plebe. O grupo dos não cidadãos era constituído pelos libertos, escravos e estrangeiros.
A classe social era distinguida com base na fortuna de cada pessoa.

4

Sou um senador e faço parte da ordem senatorial. Sou proprietário de grandes propriedades rurais, também tenho grandes rendimentos. Só nós podemos exercer funções no Senado, desde que já tivéssemos exercido funções políticas e militares. Eu por ser senador tenho o direito de exercer dos mais elevados cargos políticos, religiosos e administrativos do Império.

andré loureiro 7º 9ª nº 4 disse...

1- A economia romana.

2- Porquena urbana e o centro economico e admistrativosA comercial porque trocas os produtos e a monetaria porque utilizavam a moeda para trocas comerciais.

3- Organiza se em tres partes a urbana a comercial e a monetaria

4- Eu foi feito escravo na guerra de galia.Quandochegamos a roma, em grande numero começamos logo a trabalhar dia e noite nos campos, nas minas e nas obras publicas isto tudo para contribuir para o desenvolvimento da economia de roma.Alguns de nos mais cultos tornavamo-nos mestres e as vezes pedagogos dos romanos.Alguns de nos conseguia a liberdade e podiamos ate vir a acender a ordem equetre se tivessemos sucesso nos nossos negocios.

tomas bento disse...

1.Os meios de integração foram: o exército,direito,redes de estradas,latim, direito de cidadania.
2.
3.A sociedade romana é organizada por ordem senatorial,ordem equestre,plebe e escravos.
4.Eu era prisioneiro de guerra agora escravo com muitos outros, nos chegámos em grande número a Roma.Trabalhamos em campos, em minas e obras públicas e assim contribuimos para o desenvolvimento económico de Roma.Eu sou grego aqui dizem que sou muito culto,e que mais à frente sou capaz de me tornar em pedagogo ou mestre dos romanos.Alguns dos escravos que conheci conseguiram obter a sua liberdade e que conseguiram ascender à ordem equestre.

Rodrigo Esteves 7º 9ª nº25 disse...

1- 1º- Legião(nome que se dá ao exército Romana). A Pax Romana(paz armada) serve para garantir a segurança dos territórios e para evitar revoltas.
2º- Direito Romano- conjunto de leis
3º- Rede Viária (rede de estradas)- esta rede de estradas permite uma circulação mais fácil de pessoas, materiais e ideias.
4º- Latim- várias línguas atuais tem como base o Latim.
5º- Costumes Romanos.
6º- Religião- acreditar no cristianismo.
7º- Municipio
8º- Imperador
9º- Direito de cidadania-1º são incluidos os habitantes de Roma;2º os habitantes da P.Itálica;3º Édito de Caracala(212 d.C.)- toda a gente livre nascida no Império.

2- A economia Romana afirma-se "urbana, comercial e monetária" porque todas as cidades do Império Romano eram centros de trocas(passavam por cada cidade várias mercadorias) e revolucionaram o comércio com a utilizaçam de moedas.

3- Os Cidadãos que se dividiam em: ordem senatorial, ordem equestre, a plebe e os escravos.
E a outra parte eram os Não-Cidadãos.

4- Ordem Equestre
A ordem a que pertenço é a ordem equestre.É constituida por cidadãos que acumulam grandes fortunas graças ao comércio e a executarem cargos na administração deste grande Império.
Equestre bem de cavalo, pois os que pertencem a esta classe social, cedem à cavalaria(tipo de exército que utiliza cavalos na guerra)alguns dos seus cavalos.Não tenho tantos previlegios como os que pertencem ao senado. Se eu quiser ser promovido à ordem senatorial, tenho de exercer vários cargos públicos e tenho de abandonar o comércio.

Beatriz Pinto nº6 7º2ª disse...

Beatriz Pinto nº6 7º2ª

1-Os meios de integração dos povos dominados no Império foram as legiões,direito romano,rede viária,latim,costumes Romanos,religião,Municípios,o Imperador e o direito de cidadania.
2-O motivo que se afirma que a economia romana era urbana era a cidade que tinha o centro administrativo e o centro económico,a economia comercial existia as trocas comerciais e a economia monetária era a circulação da moedas,diferentes tipos de moedas as de ouro (aureus),prata(denorius) e de cobre(sestencius)a que era mais comum.
3-Organizava-se por cidadãos e os não cidadãos os cidadãos era o povo romano(populus romanus),era a ordem senatorial(senadores),a ordem Equestre(cavaleiros) e a Plebe e os Não cidadãos era os estrangeiros,escravos e os libertos.
4- Eu sou um cidadão detentor de grandes propriedades rurais e avultados rendimento.Eu era assim designada porque só nós elementos podiam exercer funções no senado desde que tivessem já exercido outras funções politicas e militares.Os nossos membros desta ordem era a única com direito ao exercício dos mais elevados cargos políticos,religiosos e administravam do Império.

Matilde Mendes disse...

1. Os meios de integração dos povos dominados foram as legiões, que era o exército Romano, o Direito Romano, que consistia no conjunto de leis aplicadas a todo o Império, a Rede Viária, que permitia a circulação de pessoas, bens e ideias, o Latim (exs. português,italiano, francês, castelhano, romeno...), os Costumes Romanos, a Religião, o Município, que consistia na administração local e o Imperador, que numa 1ª fase eram só considerados os habitantes de Rom, numa 2ª fase eram os habitantes da Península Itálica e numa 3ª fase eram todos os homens livres nascidos no Império (Édito de Caracala).

2. A Economia Romana era "urbana", pois possuí-a centros económicos e administrativos, era "comercial", pois as cidades eram locais de concentração e distribuição de produtos e era "monetária", pois utilizavam a moeda; que podia ser de ouro(aureus), de prata(denarius) ou de cobre(sestercius); para trocas comerciais.

3. A Sociedade Romana organizava-se em Cidadãos e Não Cidadãos. Os Cidadãos eram a Ordem Senatorial, a Ordem Equestre e a Plebe e os Não Cidadãos eram os Escravos, os Libertos e os Estrangeiros.

4. Eu sou um grande comerciante e pertenço à Ordem Equestre. Através do comércio ganho grandes fortunas. Eu sirvo o exército a cavalo, mas tenho menos privilégios. Para eu ter uma promoção para a Ordem Senatorial, tenho de exercer certos cargos públicos e tinha de abandonar as actividades comerciais.

patricia ruivo nº 19 7º8º disse...

1-Os meios de integração dos povos dominados do império são as Legiões(exercito romano) que era a pax romana(paz armada, feita através do policiamento das regiões conquistadas),o Direito Humano(lei),a Rede Viária que facilitava a circulação de pessoas, bens e ideias, o Latim, os costumes Romanos, a Religião, os Municípios(administração local),o Imperador e o Direito de Cidadania que tinha várias fases: os habitantes de Roma, os habitantes da Península Itálica e todos os homens livres nascidos dentro do Império(212-Édito de Caracela)

2-Afirma-se que a economia romana era urbana pois significa cidades, comercial devido ao comércio dos produtos que vinham de diferentes zonas do Império e monetária devido á circulação de moedas (aureus, denários e sestérios).

3-A sociedade romana estava dividida em dois grandes grupos , Os Cidadãos e os Não Cidadãos. Os cidadãos são o povo romano (populus romanus ) e este está dividido em três partes : a ordem senatorial(senadores),a ordem equestre(cavaleiros) e a plebe. Os Não Cidadãos estão divididos em três grupos: os libertos, os escravos e os estrangeiros.

4-Eu sou uma cidadã que através do comércio acumulei grandes fortunas, mas tenho menos privilégios que os senadores. Um dia se abandonar as actividades comerciais posso ser promovida para a ordem senatorial.

Mariana Dragão nº17 7º9ª disse...

1. Os meios foram legioes , direito humano , rede viária , latim, costumes religião , município ,direito de cidadania ,o imperador
e direitos romanos.

2.A economia romana era "urbana, comercial e monetária", porque tinha centros económicos e admistrativos, era uma cidades com locais de concentração e distribuição de produtos e também utilizavam a moeda para as trocas comerciais.

3.A sociedade romana era organizada por cidadãos e não cidadãos.

4.Eu pertenço à ordem equestre e sou um bom cargo na admistração do Império, pois acumulo grandes fortunas.é assim designada, pois como senadores,nós cidadãos servíamos para o exército de cavalos, mas tínhamos menos privilégios. A promoção para a ordem senatorial dos membros de ordem equestre dependia do exercício de certos cargos públicos e do abandono das actividades comerciais.

Alda Teixeira 7º2ª nº1 disse...

1-Os meios de integração dos povos dominados no império são :
A legiões , O Direito Romano , A Rede viária , O Latim, Os Costumes Romanos , A Religião, Os Municípios, O Imperador e o Direito de Cidadania.

2- Os Motivos que se afirma que a economia romana era "urbana , comercial e monetária" porque era um centro administrativo e Económico.

3- A Sociadade Romana Agrupava-se em 2 Grupos : Os Cidadãos e os Não Cidadãos.

4- A plebe

Nos os plebe, somos um grupo social mais numeroso, incluímos a maior parte dos cidadãos romanos que não pertencem ás ordens senatoriais ou equestre, nomiadamente aos camponeses e aos artífices. Com o avanço da conquista Romana, a nossa situação agravou-se. Os grandes propriatários agrículas ( latifundiários) utilizaram cada vez mais mão-de-obra escrava, podemos assim vender os nossos produtos a baixo preço.
A nossa Situação e o agravamento dos impostos contríbuiram para a ruína dos pequenos e médios agricultores, frequentemente obrigados a vender as nossas terras e a partir para roma á procura de molheres condições de vida.

Sofia nº26 7º9ª disse...

1. Os meios de integração dos povos dominados foram as legiões, o direito romano, a rede viária, o latim,os costumes romanos, a religião, o município, o imperador e o direito da cidadania.

2. A economia romana era urbana, comercial e monetária porque era feito em cidades, as cidades eram locais de concentração e distribuição de produtos e todos utilizavam a mesma moeda.

3. A sociedade romana era dividida em cidadãos e não cidadãos, os cidadãos eram os senadores, os da ordem equestre e a plebe, os não cidadãos eram os estrangeiros, os libertos e os escravos.

4. Eu pertenço à ordem equestre, consigo fazer grandes fortunas graças ao comércio e também aos cargos na administração do Império.Também sirvo o exército a cavalo mas não temos tantos privilégios como os Senadores. Se quisermos ser promovidos a senadores temos que fazer cargos públicos e abandonar as actividades comerciais.

João Miguel Félix Serrano Nº 20 Tª 7º 2ª disse...

1. Os meios de integração dos povos dominados no Império foram os seguintes:
1- O direito romano é o conjunto de leis que foi aplicado a todo o Império criando assim uma unidade jurídica romana;
2- Uma extensa rede viária que ligava Roma às diferentes regiões do Império, facilitando a circulação de bens, de pessoas e de ideias;
3- A língua (o latim);
4- Os costumes, divulgados inicialmente pelo exército e posteriormente por outros como os comerciantes e funcionários, tornaram-se um fator de unidade na diversidade do Império;
5- O direito de cidadania foi a possibilidade jurídica dos não Romanos (povos dominados) se tornarem Romanos de pleno direito (cidadãos) depois de saberem viver "à Romana". Em 212 o Imperador Caracalca facilitou este processo concedendo o direito de cidadania a todos os homens livres nascidos nas fronteiras do Império. O direito de cidadania passou por três fases:
A primeira fase: o direito aplicou-se a todos os nascidos em Roma;
A segunda fase extendeu-se a toda a Península Itálica;
A terceira fase a todos os homens livres nascidos dentro das fronteiras do Império. A Pax Romana era uma paz armada, pois o exército exercia em determinadas zonas uma forte vigilância sobre os povos dominados para evitar revoltas.

2. A economia Romana era:
Urbana, poque era efectuada na cidade tendo a cidade um centro económico e administrativo. Surgiram numerosas cidades, assim como o aumento populacional, levando assim a um aumento de consumo de produtos, dinamizando, assim, a agricultura, o comércio e o artesanato;
Uma economia comercial, porque o comércio intensificou-se por todo o Império ocorrendo assim inúmeras trocas comerciais. Esta atividade utilizava as vias terrestres, fluviais e marítimas, utilizando essencilamente o Mar Mediterrâneo (Mare Nostrum), circulavam assim grandes quantidades de produtos e matérias primas, das mais diversas regiões do Império;
Uma ecónomia monetária, porque passou a utilizar-se a moeda nas transações comerciais, facilitando assim o comércio. Com a intensa atividade comercial foi necessária utilizar este sistema de pagamento. A quantidade de moeda de ouro (aureus), de prata (denarius) e de cobre (sestercius) que os Romanos obtinham através do pagamento de impostos, da exploração mineira e quando em guerra do saque.

3. A sociedade Romana organizava-se em cidadãos e não cidadãos, consoante o poder, a riqueza e as funções que desempenhavam.
A pessoa mais importante era o Imperador. Depois a ordem senatorial, a ordem equestre e a plebe - Os cidadãos.
Os estrangeiros (os bárbaros), os "libertos" e os escravos - Não cidadãos.
O Imperador era o chefe de todo o Império.
A ordem senatorial era constítuida por cidadãos que possuiam grandes propriedades rurais, desempenhavam cargos no senado, eram os únicos com direito ao exército e desempenhavam cargos de grande responsabilidade (políticos, administrativos e religiosos).
A ordem equestre era constituida pelos cidadãos que através do comércio ou do exercício de cargos na administração do império, acumularam grandes fortunas. Estes cidadãos serviam no exército a cavalo.
A plebe era o grupo social mais numeroso constítuido por camponeses, artifícies e outros homens livres.
Os escravos eram prisioneiros de guerra. Trabalhavam nos campos, nas minas e nas obras públicas e os escravos de origem grega eram mais cultos tornado-se mestres e pedagogos. Os escravos contribuiram assim para o desenvolvimento económico de Roma. Alguns escravos conseguiram obter a sua liberdade (os libertos), podendo mesmo ascender à ordem equestre se tivessem sucesso nos negócios.

4. A nossa ordem era constituida pelos cidadãos, que através do comércio ou do exercício de cargos na administração do Império, acumulávamos grandes fortunas. Era assim designada pois tal como os senadores, nós serviamos no exército a cavalo, mas tinhamos menos privilégios. A promoção para a ordem senatorial dos membros da ordem equestre dependia do exercício de certos cargos públicos e do abandono das nossas atividades comerciais.

Melanie Chantre 7º8ª Nº18 disse...

1. Foram as Legiões, o Direito Romano, a Rede Viária, o Latim, Costumes Romanos, Religião, Múnicipio, Imperador e Direito da Cidadania.
2. Era Urbana por causa das cidades, Comercial por causa do Comércio(Dos produtos vinham das diferentes zonas do Império) e Monetária por causa da circulação de moedas (Aureus-Ouro, Denarius-Prata e Sestercius-Cobre).
3. A sociedade romana organiza-se por cidadãos e não cidadãos.
4. Eu faço parte da Plebe, que é o grupo social mais numeroso, inclui a maior parte dos cidadãos romanos que não pertencem ás ordens senatorial ou equestre, nomeadamente os camponeses e os artífices. Com o avanço da conquista romana, a situação de alguns de nós (plebeus) agravou-se. Os grandes proprietários agrícolas (latifundiários) utilizam cada vez mais mão-de-obra escrava, assim eles podem vender os seus produtos a baixos preços. Esta situação e o agravamento dos impostos contribuem para a ruína dos pequenos e médios agricultores, que são frequentemente obrigados a vender as suas terras e a partir de roma á procura de melhores condições de vida.

Alexandre Duarte disse...

1-Os meios de integração dos povos dominados no Império foram:
-Legiões (exército romano);
-Direito Romano;
-Rede Viária;
-Latim;
-Costumes Romanos;
-Religião;
-Município;
-Imperador;
-Direito de Cidadania: 1ª fase- habitantes de Roma;
2ª fase- habitantes da P.Itálica;
3ª fase- Édito de Caracala (todos os homens livres nascidos no Império).

2-Os motivos para se afirmar que a economia romana era:
-"urbana"(cidade): centros económicos e administrativos;
-"comercial": as cidades eram locais de concentração e distribuição de produtos;
-"Monetária" (moedas): utilizavam as moedas para as trocas comerciais: ouro (aureus), prata (denarius), cobre (sestercius).

3-A sociedade romana organizava-se da seguinte maneira:
-Não Cidadãos- estrangeiros, "libertos" e Escravos;
-Cidadãos- Plebe, Ordem Equestre e Ordem Senatorial.

4-Os Escravos
Acabei de chegar a Roma com muitos outros como eu, sou um escravo, um misero prisioneiro da guerra. Trabalho em campos,minas e obras públicas, para ajudar o desenvolvimento da economia de Roma. Tenho companheiros que tiveram mais sorte que, por serem de origem grega e muito cultos tornaram mestres e pedagogos dos Romanos. Por agora limito-me trabalhar e a lutar pela liberdade, juntando-me ao grupo equestre se conseguir um bom desempenho nos negócios.

Alexandre Duarte
Nº1 7º9ª

Mariana Melo 7º8 nº17 disse...

1-Os meios de integração dos povos dominados no Império foram:
-Legião=exercito=pax romana=paz armada, feito através do policiamento das regiões conquistadas.
-Direito romano=lei
-Rede viária=facilitava a circulação de pessoas, bens e ideias.
-Latim
-Costumes romanos
-Religião
-Município=administração local
-Imperador
-Direito de cidadania=fases=os habitantes de Roma, os habitantes da Península Itálica, 212 Édito de caracala (lei)=todos os homens livres nascidos dentro do Império são considerados cidadão.
2-Os motivos porque se afirma que a economia romana era:
-urbana=cidades
-comercial=comércio dos produtos que vinham das diferentes zonas do Império.
-monetária=circulação da moeda:
-Aureus(ouro)
-Denarius(prata)
-Sestercius(cobre)
3-A sociedade romana organiza-se assim:
Cidadãos-populos romanus(povo romano):
-ordem senatorial(senadores)
-ordem equestre(cavaleiros)
-plebe
Não cidadãos:
-libertos
-escravos
-estrangeiros

A distinção em Roma é feita com base na fortuna de cada indivíduo.

4-Sou um senador, ou seja, pertenço à ordem senatorial.Possuo propriedades rurais e avultados rendimentos.Era assim designada a nossa ordem porque os seus membros podiam ser convocados para o Senado, desde tivessem já exercido outras funções políticas e militares.Eu era um dos membros dessa ordem, por isso, eramos os únicos com direito ao exercício dos mais elevados cargos políticos, religiosos e administrativos do Império.

Maria Inês Olívia nº15 7º9ª disse...

1 - Os meios de integração dos povos dominados no Império foram : Legiões (exército romano), que eram a pax romana, o Direito Romano que era um conjunto de leis aplicadas a todo o império , a rede viária que eram estradas, o Latim, os Costumes Romanos, a Religião, o Município , o Imperador e o Direito de cidadania, na 1ªfase eram habitantes de Roma , na 2ªfase eram habitantes da Península Ibérica e na 3ªfase eramtodos os homens livres nascidos no império (Édito de Caracala).
2- A economia romana é urbana porque se desenvolvia nas cidades e eram centros económicos e administrativos , era comercial porque as cidades eram locais de concentração e distribuição de produtos e era monetária porque os romanos utilizavam a moeda para as trocas comerciais.
3 - A sociedade romana estava dividia-se em dois grupos : os cidadãos e os não cidadãos. Os não cidadãos eram os estrangeiros e os escravos e os cidadãos dividiam-se em classe segundo a sua riqueza, os mais pobres contituíam a plebe e os mais ricos possuíam todos os direitos e estavam divididos em ordens : ordem senatorial e a ordem equestre.
4 - Eu pertenço à ordem senatorial.Possuo grandes propriedades rurais e exerco funções no Senado, mas para isso tínhamos que já ter exercido funções políticas e militares. Tenho direito ao exercício dos mais elevados cargos políticos, religiosos e administrativos do Império.

Monique 7ª9/ nº19 disse...

Respostas:

1-Os elementos de integração dos povos dominados no Império Romano foi as legiões(exercito Romano),direito Romano,rede Urárica(via),latim,costumes romanos, religião, município local,imperador e direito da cidadania.
2-Afirma-se que a economia romana era urbana porque eram centros económicos e admirativo, comercial porque as cidade eram locais de concentração e distribuição de produtos e monetária porque utilizavam a moeda para as trocas comercias.
3-A sociedade romana organiza-se por ordem senatorial,ordem equestre, plebe e os escravos.
4-Nós a plebe somos o grupo social mais numeroso, incluímos a maior parte dos cidadãos romanos,não pertencemos às ordens senatorial ou equestre.Com o avanço da conquista romana, a nossa situação agravou-se.Os grandes proprietários agrícolas utilizando cada vez mais mão de obra escrava,podendo por isso, vender os nossos produtos a baixos preços.Esta e o agravamento dos impostos contribuíram para a ruína dos pequenos e médios agricultores, frequentemente obrigados a vender as suas terras e a partirmos para Roma à procura de melhores condições de vida.

Luis King 7º2ª disse...

1.Os Romanos conseguiram conquistar um Império tão vasto graças, essecencialmente, ao exército que possuíam.A pax romana era, no entanto, uma paz armada, pois o exército exercia, em determinadas zonas, uma forte vigilância sobre as populações para evitar tentativas de revolta.
A integração dos povos dominados, de origens diferentes, no mundo romano, ficou a dever-se, aos seguintes fatores:
o direito romano que foi aplicado a todo o imperio, criando uma unidade jurídica;
uma extensa rede de estradas que ligava Roma às diferentes regiões do Império facilitando a circulação de bens e pessoas;
o latim e os costumes romanos tornaram-se um factor de uma unidade na diversidade do império;
o direito da cidadania

2.
Era urbana porque as cidades funcionavam como grandes centros de consumo;
era comercial porque se fazia uma enorme circulação de mercadorias entre os campos e as cidades de entre vários pontos do Império, ou seja, porque o comércio era a principal actividade dos romanos;
era monetária porque a moeda era o principal instrumento da troca e circulava com abundância.

3.
A sociedade romana organizava-se por escravos (prisioneiros de guerra, trabalhavam sobertudo nos campos, nas minas e nas obras públicas.), plebe (grupo social mais numeroso, era camponeses, artífices e outros homens livresa.), ordem equestre ( eram grandes comerciantes, acumularam grandes fortunas), ordem senatorial (grandes proprietários rurais, eram cidadãos detentores de grandes propriedades rurais e avultados rendimentos) e pelo imperador.

4.
Nos camponeses pretencemos ao grupo plebe, eramos o grupo social mais numeroso, incluía a maior parte dos cidadãos romanos que não pertenciam às ordens senatorial ou equestre nomeadamente os camponeses e os artífices com o avanço da conquista romana, a nossa situação agravou-se. Os latifundiários utilizaram cada vez mais mão-de-obra escrava,podendo, por isso, vender os seus produtos a baixos preços. Esta situação e o agravamento dos impostos contribuíram para a ruína dos pequenos e médios agricultores, frequentamente obrigados a vender as suas terras e a partir para Roma à procura de melhores condições de vida.

Rita pereira Nº 23 7º9ª disse...

1. Língua (para que houvesse um melhor entendimento entre os habitantes do Império) O Latim
Administração Local (as cidades mais importantes passaram à categoria de municípios, para reforçar a unidade do império, o imperador Caracala, em 212 d.C. concedeu o direito de cidadania a todos os habitantes livres do império)

Exército (O domínio dos povos conquistados só foi possível através da acção de um exército que ao permanecer nas regiões, assegurava a manutenção da paz e da ordem);

Direito (conjunto de leis pelas quais os Romanos orientavam as suas vidas. Estas eram aplicadas a todo o império);

Rede de Estradas (estas construções permitiam uma rápida circulação dos produtos, dos soldados e cobradores de impostos).

Extensão da Pax Romana - a todos os territórios;

Concessão progressiva da cidadania a todos os habitantes do império.

2. Entre todas as regiões do Império existia uma intensa actividade comercial, facilitada pela excelente rede de estradas que ligava todos os pontos do Império à Itália e à capital ( daí a conhecida frase:"Todos os caminhos vão dar a Roma"). Os rios navegáveis serviam também de vias de comunicação e de transporte. Por sua vez, o Mediterrâneo era o grande eixo desse tráfego comercial, ligando as províncias do Império entre si.
Uma tão intensa actividade mercantil exigia uma grande circulação de moeda. A abundância de metais preciosos possibilitava uma contínua cunhagem de moedas de ouro e de prata. É esta activa circulação de moeda que permite caracterizar a economia romana como uma economia urbana, comercial e monetária.

3.A sociedade romana era dividida em cinco grupos sociais distintos:

- Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. No topo da pirâmide social romana, compunham a minoria da população.

- Plebeus: formavam a maioria da sociedade romana. A Plebe era composta basicamente por pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores livres. Possuiam poucos direitos políticos e de participação na vida religiosa.

- Clientes: embora livres, os clientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. Esta classe era formada basicamente por estrangeiros e refugiados pobres. Tinham apoio econômico e jurídico dos patrícios, porém lhes deviam ajuda em trabalhos e questões militares.

- Escravos: camada sem nenhum direito social em Roma. Os escravos eram, em sua grande maioria, presos de guerra. Eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também serviam como serviçais domésticos. Na época do Império Romano, o número de escravos aumentou de forma extraordinária.

- Libertos: ex-escravos que obtinham a liberdade por concessão de seus proprietários, por abandono ou até mesmo pela compra própria da liberdade. Geralmente trabalhavam para seu ex dono.

4.Não sou privilegiado por isso pertenço à plebe. Sou artesão e tenho uma pequena propriedade agrícola mas também existem plebeus ricos, o que não é o meu caso. Eu, plebeu pobre, vivo na dependência das famílias ricas. Alguns de nós são alimentados pelo Estado que, para evitar revoltas, faz frequentes distribuições gratuitas de trigo. Tanto as autoridades como as próprias famílias ricas estão interessadas em manter-nos multidões tranquilas e satisfeitas, considerando que a melhor maneira de governar com paz social, é dar-nos, a nós, povo, com regularidade, “pão e circo”.

Francisco Torres, Nº13, 7º2ª disse...

1 - Os meios de integração dos povos dominados no Império são: a legião,(Pax Romana = Paz Armado e As Legiões ficavam nos territórios para evitar as revoltas romanas das populações.),
o Direito Romano = lei que era aplicada no império,a Rede Viária = permitiam a circulação de bens,pessoas e ideias,o latim,os Costumes romanos, a Religião, o Munícipio-> organização local,
o Imperador e os direitos da cidadania.


2- Os motivos que se afirma que a economia romana era "urbana, comercial e monetária" porque na Urbana na cidade existia o centro administrativo e o centro económico,na Comercial existia trocas comerciais
e na Monetária a circulação de diferentes tipos de moedas o ouro a prata e o cobre.


3-A organização da sociedade romana era Cidadãos e Não Cidadãos os cidadãos eram considerados do Povo Romano da ordem senaturial da e da plebe e os Não Cidadãos eram estrangeiros,escravos e libetos.


4-O meu grupo social romano era ordem esquestre: Eu Cidadão da ordem esquestre somos grandes comerciantes,tenho cargos de administração do império.Sou designado como senador mas eu fazia servisso no exécito,
a cavalo , mas tinha menos previlégios.O meu exercício de certos cargos publícos do abandono das actividades comerciais dependia da promoção da ordem senaturial e dos menbros da nossa ordem esquestre.

gonçalo palmeira 7º 2ª disse...

1.Os meios eram a Pax romana que consistia numa paz armada em que os legionários ficavam nos territórios para evitar revoltas populacionais, o direito romano , a rede viária que permitia a circulação de bens, pessoas e ideias, a implementação do Latim,costumes e religião, criação de municípios, a soberania do imperador e o direito de cidadania implantado pelo Imperador Caracala devido a problemas financeiros que o império atravesava (que numa 1ª fase era aplicada só aos habitantes de Roma, numa 2ª fase aplicava-se aos habitantes da península Itálica e numa 3ª fase aos habitantes de todo o império.
2.A economia romana era comercial pois era gerada riqueza através do comércio, urbana pois essa riqueza era gerada na cidade e monetária pois a intensa atividade comercial exigia a circulação de moedas (havia moedas de ouro as aureas as de prata denarius e a de cobre a sestercius).
3.Na sociedade romana haviam os cidadaõs que podiam ser do povo (populos romanus), da ordem senatorial (senadores), da equestre e do Plebe.Também haviam não cidadãos que podiam ser ou estrangeiros, ou escravos ou libertos.
4.Nós generais de cavalaria pertensemos à ordem equestre que è constituída por cidadãos que, através do comércio ou do exercício de cargos administrativos do Império, acumulamos grandes fortunas.Soumos assim designados pois,tal como os Senadores, nós servimos o exército a cavalo, mas temos menos previlégios.A promoção para a ordem senatorial dos membros da minha ordem despendem do nosso exercício de certos cargos públicos e do abandono das atividades comercial.

gonçalo palmeira 7º 2ª disse...

1.Os meios eram a Pax romana que consistia numa paz armada em que os legionários ficavam nos territórios para evitar revoltas populacionais, o direito romano , a rede viária que permitia a circulação de bens, pessoas e ideias, a implementação do Latim,costumes e religião, criação de municípios, a soberania do imperador e o direito de cidadania implantado pelo Imperador Caracala devido a problemas financeiros que o império atravesava (que numa 1ª fase era aplicada só aos habitantes de Roma, numa 2ª fase aplicava-se aos habitantes da península Itálica e numa 3ª fase aos habitantes de todo o império.
2.A economia romana era comercial pois era gerada riqueza através do comércio, urbana pois essa riqueza era gerada na cidade e monetária pois a intensa atividade comercial exigia a circulação de moedas (havia moedas de ouro as aureas as de prata denarius e a de cobre a sestercius).
3.Na sociedade romana haviam os cidadaõs que podiam ser do povo (populos romanus), da ordem senatorial (senadores), da equestre e do Plebe.Também haviam não cidadãos que podiam ser ou estrangeiros, ou escravos ou libertos.
4.Nós generais de cavalaria pertensemos à ordem equestre que è constituída por cidadãos que, através do comércio ou do exercício de cargos administrativos do Império, acumulamos grandes fortunas.Soumos assim designados pois,tal como os Senadores, nós servimos o exército a cavalo, mas temos menos previlégios.A promoção para a ordem senatorial dos membros da minha ordem despendem do nosso exercício de certos cargos públicos e do abandono das atividades comercial.

Diogo Sá nº10 7º2ª disse...

1- Os meios de integração são:

Legiões:

-Pax romana = Paz armada

-As legiões ficavam nos territórios para evitar as revoltas das populações.

-Direito romano = Lei que era aplicada no império.

-Rede viária: Permitiam a circulação de bens, pessoas e ideias.

-Latim

-Costumes romanos

-Religião

-Município

-Imperador

-Direito de cidadania:

Habitantes de homes
Habitantes da península itálica
212 A.C. edito de caracola*

2- A economia romana divida-se em 3 partes:

Urbana- fazia-se na cidade - centro administrativo e centro económico

Comercial- Consistia nas trocas comerciais

Monetária- Como diz o nome circulação de moedas. Há 3 tipos de moeda:

Ouro ( em latim aureus)
Prata ( em latim denarius)
Cobre ( em latim sestercius)

3- A sociedade romana organiza-se da seguinte maneira:

-Povo romano ( em latim populus romanus) e eram 3 tipos de "pessoas" -Estrangeiros
- Escravos
-Libertos

-Ordem Senatorial

-Ordem equestre

-Plebe

- A distinção social em roma era feita com base no dinheiro

4-

Nós,os prisioneiros da guerra,fomos feitos de escravos,chegamos a roma em grande número. Trabalhamos, sobretudo nos campos , nas minas e nas obras públicas, contribuindo assim,para o desenvolvimento económico de roma.
Alguns de nós, especialmente os de origem grega, eram muito cultos, tornando-se mestres e pedagogos dos romanos. Alguns de nós conseguiram obter a sua liberdade ( libertos) podendo mesmo ascenderem á ordem equestre se tivessem sucesso nos negócios.

Joana Frazao7º2ª disse...

1.Os meios de integração dos povos dominadosno império foram as Legiões.
2.A economia romana era urbana porque tinha um centro administrativo e um centro económico; era comercial porque existem trocas comerciais e era monetária por a circulação da moeda.

Mariana Charuto disse...

1-Os meios de integração dos povos dominados no Império eram: as legiões(Pax Romana= Paz Romana- onde as legiões ficavam nos territórios para evitar a revolta da população),direito romano(lei aplicada no Império), rede viária (permitia a circulação de bens, pessoas e ideias), latim, costumes romanos, religião, município, Imperador e direito da cidadania( numa 1ª fase era apenas para os habitantes de Roma, numa 2ª fase era já para os habitantes da península Itálica e numa 3ª fase foi feito o Édito de Caracale onde passa a ser para todos os homens livres nascidos no império).
2- A economia romana era urbana por que era o centro administrativo e económico, era comercial porque existiam trocas comerciais e era monetária porque utilizava a circulação da moeda.
3-Em Roma existiam os cidadãos (povo romano ou populos romanus, a ordem senatorial ou senadores, a ordem equestre ou cavaleiros e a plebe) e os não cidadãos (estrangeiros escravos e libertos). Em Roma a destinção social era feita com base no dinheiro.
4-“Eu era uma prisioneira de guerra, que foi feita escreva mas conseguiu a liberdade, sou uma liberta e posso chegar á ordem equestre se tiver sucesso nos negócios. Nós escravos, chegamos a Roma em grande número. Trabalhamos sobretudo nos campos, minas e nas obras públicas, contribuímos assim para o desenvolvimento económico de Roma. Alguns de nós, especialmente os gregos, são muito cultos e tornam-se pedagogos e mestres dos romanos.”

Mariana Charuto, nº24 7º2ª

Mariana Charuto disse...

1-Os meios de integração dos povos dominados no Império eram: as legiões(Pax Romana= Paz Romana- onde as legiões ficavam nos territórios para evitar a revolta da população),direito romano(lei aplicada no Império), rede viária (permitia a circulação de bens, pessoas e ideias), latim, costumes romanos, religião, município, Imperador e direito da cidadania( numa 1ª fase era apenas para os habitantes de Roma, numa 2ª fase era já para os habitantes da península Itálica e numa 3ª fase foi feito o Édito de Caracale onde passa a ser para todos os homens livres nascidos no império).
2- A economia romana era urbana por que era o centro administrativo e económico, era comercial porque existiam trocas comerciais e era monetária porque utilizava a circulação da moeda.
3-Em Roma existiam os cidadãos (povo romano ou populos romanus, a ordem senatorial ou senadores, a ordem equestre ou cavaleiros e a plebe) e os não cidadãos (estrangeiros escravos e libertos). Em Roma a destinção social era feita com base no dinheiro.
4-“Eu era uma prisioneira de guerra, que foi feita escreva mas conseguiu a liberdade, sou uma liberta e posso chegar á ordem equestre se tiver sucesso nos negócios. Nós escravos, chegamos a Roma em grande número. Trabalhamos sobretudo nos campos, minas e nas obras públicas, contribuímos assim para o desenvolvimento económico de Roma. Alguns de nós, especialmente os gregos, são muito cultos e tornam-se pedagogos e mestres dos romanos.”

Mariana Charuto, nº24 7º2ª

Catarina Amaro nº9 7º2ª disse...

1 . Os meios de integração dos povos integrados no Império foram as Legiões , o Direito Romano , a Rede Viária , o Latim , os Costumes Romanos , a Religião , o Munícipio , o Imperador e o Direito da cidadania .
2 . A economia romana era urbana (cidade) porque era um centro administratico e um centro económico , era comercal porque existiam trocas comerciais e monetária porque circulava a moeda que era de diferentes tipos : ouro (aureus) , prata (denarius) ou cobre (sestercius) .
3 . A sociedade romana organizava-se nos cidadãos : povo romano (populus romano) , ordem senatorial (senadores) , oredem equestre (cavaleiros) e a plebe ; e ainda nos não cidadãos : estrangeiros , escravos e libertos .
4 . Nós , os prisioneiros de guerra , fomos feitos escravos , chegamos a Roma em grande número . Trabalhamos , sobretudo , nos campos , nas minas e nas obras públicas , contribuindo assim , para o desenvolvimento económico de Roma . Alguns de nós , especialmente os de origem grega , são muito cultos , tornando-se mestres e pedagogos ( "condutores de jovens" ) dos Romanos . Outros de nós conseguiam obter a sua liberdade , ficantos "libertos" , podendo mesmo ascender à ordem equestre se tivessem sucesso nos negócios .

Pedro Esteves nº26 7º2ª disse...

1.Os meios foram a Legião,o direito romano,a rede viária,o Latim,os costume romanos,a religião,os municípios,o Imperador e o direito de cidadania.

2.Dizia-se que era urbana porque a cidade era um centro administrativo e económico;dizia-se que era comercial porquem existiam trocas comerciais;e dizia-se que era monetáriapor causa da circulação e diferentes tipos de moeda.

3.A sociedade romana dividia-se em cidadãos e não-cidadãos;os não-cidadãos dividiam-se em estrangeiros,em escravos e em libertos, e os cidadãos dividiam-se em povo Romano,ordem senatorial,ordem equestre e plebe.

4.Nós a ordem equestre éramos cidadãos que através do comércio ou do exercício de cargos na administração do Império,acumulávamos grandes fortunas.Éramos assim designados pois,tal como os Senadores ,nós serviamos no exercito a cavalo mas tínhamos menos previlégios.Ás vezes passávamos para a ordem senatorial,mas isso dependia do exercício de uns certos cargos públicos e do abandono das actividades comerciais.

Joana Frazao7º2ª disse...

1.Os meios de integração dos povos dominadosno império foram as Legiões.
2.A economia romana era urbana porque tinha um centro administrativo e um centro económico; era comercial porque existem trocas comerciais e era monetária por a circulação da moeda.
3. A sociedade romana organizava-se pelos cidadãos e não cidadãos.
4.Nós os equestres somos constituidos pelos cidadãos que através do comércio ou do exercício de cargos na administração acumulavamos grandes fortunas. Era assim designada pois, tal como os senadores nós serviamos no exército a cavalo, mas tinhamos menos previlégios.A promoção para a ordem senatorial de nós , dependia do exercício de certos cargos públicos e do abandono das asctividades comerciais.

Patrícia Correia nº25 7º2ª disse...

1. Os meios de integração dos povos dominados no Império foram: as legiões, o direito Romano, rede viária, o latim, os costumes Romanos, a religião, os municípios e o imperador.
2. A economia romana era "urbana" porque era: na cidade, servia de centro adiministrativo e de centro económico; "comercial" porque existiam trocas comerciais; "monetária" porque era onde ciculavam as moedas e era onde havia diferentes tipos de moedas.
3. A sociedade romana organizava-se em dois grupos: os cidadãos e os nãos cidadãos.
4. "O meu grupo é constituido pelos cidadãos. A nossa maneira de acumulação de grandes fortunas é o comércio ou o eercício de cargos na administração do império.
Os senadores servem no exercito a cavalo, mas nós tinhamos menos privilégios. A nossa promoção para a ordem senatorial dos membros da nossa ordem equetreste defendia o exercíciode certos cargos públicos e do abandono das actividades comerciais."

Joana Fernandes Nº17 7º2ª disse...

1. os meios de integração dos povos dominados no império era as legiões (pax romana), o direito humano, a rede viária o latim, os costumes romanos, a religiãoo municipio o imperador e o direito da cidadania (1ªfase, 2ªfase e 3ªfase).
2. Afirma-se que a economia romana era urbana porque existia o centro ecomnomico e administrativo, afirma-se que era comercial porque existiam trocas comerciais e afirma-se que era monetaria porque existia a circulação da moeda. Os vários tipos de moeda eram o ouro (aureus), a prata (denarius) e o cobre (sestercius).
3. A cidade romana organizava-se em "cidadãos" e "não cidadãos". Os cidadãos eram o povo romano, a ordem senatorial, a ordem equestre e a peble. Os não cidadãos eram os escravos e os libertos.
A plebe: Nós, a plebe, grupo social mais numeroso inclui a maior parte dos cidadãos romanos que não pertecem às ordens senatorial ou equestre, nomeadamente os camponeses e os artìfices. Com o avanço da conquista romana a nossa situação agravou-se. Os grandes proprietários agriculas (latifundários) utilizam cada vez mais mão-de-obra escrava, podendo por isso, vender os seus produtos a baixos preços. Esta situação e o agravamento dos impostos contribuiram para a ruina dos pequenos e médios agricultores, frequentemente obrigados a vender as suas terras e a partir para roma à procura de melhores condições de vida.

Afonso Venes Rocha,7º2ª, Nº18 disse...

1.Refere quais foram os meios de integração dos povos dominados no Império.

Perante um império tão vasto, com áreas tão distintas entre si, era necessário criar elementos que integrassem os povos conquistados. A romanização foi um processo lento mas seguro que, aos poucos, transformou em cidadãos romanos os povos conquistados.
A integração destes povos ficou a dever-se aos seguintes factores:
Forte Rede Viária
Os romanos construíram uma ampla rede de vias terrestres que ligavam Roma a todas as regiões do Império, o que facilitava a deslocação de militares, mercadores e funcionários.
Latim
Ensinado nas escolas, passou a ser utilizado pela maior parte das populações urbanas do Império, reforçando a unidade cultural. A oficialização da língua latina em todo o Império facilitou a comunicação entre conquistadores e conquistados
Direito Romano
Um sistema de leis bem organizado regulava as relações entre os habitantes do império. Através delas, Roma fazia cumprir a sua vontade nas diversas regiões e juntava os diferentes povos sob o seu poder.
Cidadania
O direito de cidadania foi, a pouco e pouco, alargado a todos os habitantes do Império:
Com esta medida os romanos procuraram consolidar e marcar a unificação do Império, ao mesmo tempo que cobravam maiores receitas através dos impostos.
Poder Central Forte
O território foi dividido em províncias e municípios dependentes do Imperador ou do Senado. Os Governadores e Magistrados eram representantes do Imperador romano nas suas províncias. Aplicavam a lei e a ordem romana em todo o Império.
Moeda
Uso da moeda romana por todo o Império como o áureo ( aureus ), de ouro; o denário ( denarius ), de prata; o sestércio ( sestertius ), de bronze; e o asse ( as ), de cobre.

2.Explica porque motivos se afirma que a economia romana era "urbana, comercial e monetária".
A economia romana era uma economia urbana, uma vez que os principais centros económicos estavam situados nas cidades que sendo grandes centros de consumo, dinamizavam a produção agrícola e artesanal e por consequência levaram ao desenvolvimento do comércio (economia comercial). A necessidade da manutenção do Império obrigou também ao desenvolvimento de outros sectores como a agricultura, a extracção mineira e a produção artesanal. As crescentes trocas comerciais implicaram uma grande circulação de moeda como principal meio de pagamento, por isso a economia romana era também monetária.

Afonso Venes Rocha,7º2ª, Nº18 disse...

3. Indica como se organizava a sociedade romana.
A sociedade romana no período do Império reflectia profundas desigualdades sociais. Encontrava-se dividida em dois grandes grupos, os homens livres, que por sua vez se dividia em dois extractos, superior e inferior e os homens não livres.
Homens livres
Extracto Superior
- Ordem Senatorial, que era constituída pelos Senadores que desempenhavam os principais cargos na administração e eram grandes proprietários rurais.
- Ordem Equestre, constituída pelos Cavaleiros que se dedicavam à administração do Império sendo utilizados pelos Imperadores como forma de limitar o poder dos senadores, ao comércio e aos negócios.
Extracto Inferior
-Plebeus, homens livres e dedicavam-se a várias actividades. Eram pequenos proprietários de terras, artesãos e comerciantes.
-Libertos, antigos escravos a quem era concedida a liberdade por testamento.
Homens Não Livres
- Escravos, eram prisioneiros de guerra que chegavam a Roma em grande número. Eram considerados “coisas” sem quaisquer direitos.
Trabalhavam na agricultura, nas minas, no serviço doméstico e podiam também ser gladiadores.

4. Transcreve o teu texto sobre o grupo social romano
“Nós, a plebe, grupo social mais numeroso, incluímos a maior parte dos cidadãos romanos que não pertencem às ordens sensoriais ou equestre, nomeadamente os camponeses e artífices. Com o avanço da conquista romana, a situação de muitos de nós agravou-se. Os grandes proprietários agrícolas (latifundiários) utilizaram cada vez mais mão-de-obra escrava, podendo por isso vender os seus produtos a baixos preços. Esta situação e o agravamento dos impostos contribuíram para a ruína dos nossos pequenos e médios agricultores, frequentemente obrigados a vender as suas terras e a partir para Roma à procura de melhores condições de vida.”

Mariana Vidreiro Nº23 7º2ª disse...

Mariana Vidreiro
Nº23 , 7º2ª
1-Os meios de integração dos povos dominados no império são as legiões, pelos direitos romano e a rede viária,
2-*
3-A sociedade romana orgizava-se por cadadãos e não cidadãos .
4- Sou da ordem senatorial , a qual é constituída pelos cidadãos detentores de grandes propriedades rurais e avultados rendimentos.É assim designada porque só nós é que podemos exercer funções no senado,desde que nós tenhamos já exercido outras funções politicas e militares.Os nossos membros são os únicos com o direito ao exercício dos .
*(Não sei a resposta )

Patrícia F disse...

Patrícia Fonseca, 7º 8ª, nº 20.
1. Os meios de integração dos povos dominados no Império foram: o direito romano (conjunto de leis) que foi aplicado a todo o Império, criando uma unidade jurídica (todos os povos se submetiam às mesmas leis, embora pudessem ter legislação local que respeitasse as leis gerais); uma extensa rede de estradas, que ligava Roma às diferentes regiões do Império, facilitando a circulação de bens, pessoas e ideias; o latim e os costumes romanos tornaram-se um factor de unidade na diversidade do Império; o direito de cidadania, ou seja, a possibilidade jurídica de os não Romanos se tornarem Romanos de pleno direito, depois de saberem viver à romana.
2. A economia romana era urbana porque o território romano era constituída por cidades, comercial porque fazia-se o comércio dos produtos que vinham das diferentes zonas do império, e monetária porque havia circulação de moeda (Aureus, Danarius e Sestercius).
3. A sociedade romana organizava-se em cidadãos (populus romanos ou povo romano, ordem senatorial, ordem equestre e plebe) e não cidadãos (libertos, escravos e estrangeiros).
4. Eu pertenço à ordem senatorial. Tenho grandes propriedades rurais e avultados rendimentos. Sou mulher do senador. Já exerci cargos políticos e militares, por isso posso exercer funções no senado. Tenho direito ao exercício dos mais elevados cargos políticos, religiosos e administrativos do Império.

Maria Santos disse...

1. Os meios de intregação dos povo são: Legião; Pax Romana; Direito Romano; Língua(Latim; Religião; Rede viária; Imperador; Direito de Cidania.

2.

Maria Santos disse...

1. Os meios de intregação dos povo são: Legião; Pax Romana; Direito Romano; Língua(Latim; Religião; Rede viária; Imperador; Direito de Cidania.

2.

sabina neto nº25 7º8ª disse...

1- Os meios de integração dos povos dominados no Império são a Romanização: legiões, Pax Romana, direito romano, rede viária, latim (língua), religião, costumes romanos, municípios, imperador e direito de cidadania.

2- A economia romana era urbana porque haviam cidades, comercial porque comerciavam produtos que vinham das diferentes zonas do Império e monetária porque existia a circulação de moedas (Aureus, Denarius e Sestercius).

3- A sociedade romana organizava-se pelos cidadãos que são os Populus Romanus (o povo Romano), os Senadores (ordem senatorial), os cavaleiros (ordem equestre) e a plebe, e os não cidadãos que eram os escravos e os libertos.

4- Eu, escrava, fui feita prisioneira numa das guerras entre os Romanos e os Persas, e por isso muitos de nós chegaram a Roma. Trabalhamos, principalmente, nas minas, nas obras públicas ou, como no meu caso, nos campos e assim contribuímos para o desenvolvimento económico de Roma. Alguns são muito cultos, especialmente os de origem grega e por isso tornam-se pedagogos e mestres dos Romanos. Eu tornei-me liberta e caso tenha sucesso nos negócios posso ainda subir para uma classe mais alta, neste caso a ordem equestre.

Maria Santos disse...

1. Os meios de intregação dos povo são: Legião; Pax Romana; Direito Romano; Língua(Latim); Religião; Rede viária.
2. Os motivos que se consideravam a ecornomia romana "ubuana, comercial e monetaria" porque: Urbana porque é feita em cidades; Comercial porque tem é feita, sobertudo no mar Mediterrâneo; Monetária poque há circulação das moedas aureus, debarius e sestercius.
3. A sociedade romana organizava-se por: Cidadãos e não Cidadãos. Os cidadãos são:Ordem senatorial; Ordem equestre; plebe. os Não Cidadãos são: os escravos, os estrangeiros e os libertos.

4. Eu sou um cavaleiro. Tenho cargos na administração do Império. Com o trabalho na administração acumulo muito dinheiro. Eu era distinguido dos grandes senhores, por que eu tinha menos privilégios do que os grandes senhores. Tal como os grandes senhores eu ando a cavalo. Para ser promovido tenho que: Necessitar do exército de certos cargos público se abandonar as atividades comerciais.

Maria Santos disse...

1. Os meios de intregação dos povo são: Legião; Pax Romana; Direito Romano; Língua(Latim); Religião; Rede viária.
2. Os motivos que se consideravam a ecornomia romana "ubuana, comercial e monetaria" porque: Urbana porque é feita em cidades; Comercial porque tem é feita, sobertudo no mar Mediterrâneo; Monetária poque há circulação das moedas aureus, debarius e sestercius.
3. A sociedade romana organizava-se por: Cidadãos e não Cidadãos. Os cidadãos são:Ordem senatorial; Ordem equestre; plebe. os Não Cidadãos são: os escravos, os estrangeiros e os libertos.

4. Eu sou um cavaleiro. Tenho cargos na administração do Império. Com o trabalho na administração acumulo muito dinheiro. Eu era distinguido dos grandes senhores, por que eu tinha menos privilégios do que os grandes senhores. Tal como os grandes senhores eu ando a cavalo. Para ser promovido tenho que: Necessitar do exército de certos cargos público se abandonar as atividades comerciais.

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª disse...

Gonçalo Monteiro nº8 7º8ª

1-Os meios de integração dos povos dominados foram o exército.
2-A economia romana era "urbana,comercial e monetária" porque
urbana era fundação e desenvolvimento de numerosas cidades;comercial porque era o abastecimento de toas as regiões do império e monetária porque era a circulação de grande quantidade de moeda.
3-A sociedade romana organizava-se em quatro ordens estas são:
A ordem senatorial;
A ordem equestre;
A plebe;
E os escravos.
4-A plebe é o meu grupo social e é o mais numeroso.Inclui a maior parte dos cidadãos romanos que não pertencem às ordens sentorial(do senador) ou equestre, nomeadamente os camponeses e os artíficies.Com o avanço da conquista romana, a situação de muitos plebeus agravou-se.Os grandes proprietários agrícolas(latifundiários) muitos, meus amigos, utilizaram cada vez mais mão-de-obra escrava, podendo vender os seus produtos a baixos preços.Esta situação e o agravamento dos nossos impostos contríbuiu para a ruína dos pequenos e médios agricultores, mas felizmente não me aconteceu,frequentemente éram obrigados a vender as suas terras e partir para Roma à procura de melhores condíções de vida.

Luis Toste/Nº22/7º2ª disse...

1-O direito romano foi o conjunto de leis que criaram uma unidade juridica que era aplicada a todo império de forma justa e imparcial.
O direito de cidadania numa primeira fase consistia nos romanos nascidos em Roma serem os unicos cidadãos do império numa segunda fase expandio-se aos habitantes da peninsula itálica eram cidadãos e numa terceira fase no ano de 212 Caracala decretou que todos os homens livres nascidos dentro do império eram cosiderados cidadãos.
A pax romana que era uma paz armada consistia em o império conquistar um provincia e o imperador deixar lá legiões a vigiar fortemente a população para evitar revoltas.
A reda viária que eram estradas que percorriam todo império e permitiram circulação de bens pessoas e ideias.
Outro factor de integração era no império a entidade máxima ser o imperador e os territórios serem divididos em municipios governados por senadores.
Os outros fatores de integração eram a religião os costumes romanos e o latim que foram aceites pelas povações dominadas pelo império.

2. A economia Romana era:
Urbana, poque era efectuada na cidade tendo a cidade um centro económico e administrativo. Surgiram numerosas cidades, assim como o aumento populacional, levando assim a um aumento de consumo de produtos, dinamizando, assim, a agricultura, o comércio e o artezanato.
Uma economia comercial, porque o comércio intensificou-se por todo o Império ocorrendo assim inúmeras trocas comerciais. Esta atividade utilizava as vias terrestres, fluviais e marítimas, utilizando essencilamente o Mar Mediterrâneo (Mare Nostrum), circulavam assim grandes quantidades de produtos e matérias primas, das mais diversas regiões do Império.
Uma ecónomia monetária, porque passou a utilizar-se a moeda nas transações comerciais, facilitando assim o comércio. Com a intensa atividade comercial foi necessária utilizar este sistema de pagamento. A quantidade de moeda de ouro, de prata e de cobre que os Romanos obtinham através do pagamento de impostos, da exploração mineira e quando em guerra do saque.

3. A sociedade Romana organizava-se em cidadãos e não cidadãos, consoante o poder, a riquesa e as funções que desempenhavam.
A pessoa mais importante era o Imperador. Depois a ordem senatorial, a ordem equestre e a plebe - Os cidadãos.
Os estrangeiros (os bárbaros), os "libertos" e os escravos - Não cidadãos.
O Imperador era o chefe de todo o Império.
A ordem senatorial era constítuida por cidadãos que possuiam grandes propriedades rurais, desempenhavam cargos no senado, eram os únicos com direito ao exército e desempenhavam cargos de grande responsabilidade (políticos, administrativos e religiosos).
A ordem equestre era constituida pelos cidadãos que através do comércio ou do exercício de cargos na administração do império, acumularam grandes fortunas. Estes cidadãos serviam no exército a cavalo.
A plebe era o grupo social mais numeroso constítuido por camponeses, artifícies e outros homens livres.
Os escravos eram prisioneiros de guerra. Trabalhavam nos campos, nas minas e nas obras públicas e os escravos de origem grega eram mais cultos tornado-se mestres e pedagogos. Os escravos contribuiram assim para o desenvolvimento económico de Roma. Alguns escravos conseguiram obter a sua liberdade (os libertos), podendo mesmo ascender à ordem equestre se tivessem sucesso nos negócios.

4-nós a plebe o grupo social mais numeroso, inclui-mos a maior parte dos cidadãos romanos, não pertecemos ás ordens senatorial ou equestre nomeadamente nós os camponeses e os artífices.Com o avanço da conquista romana a nossa situação tem vindo a agravar-se.Os latifundiários utilizam cada vez mais mão-de-obra escrava, podendo, por isso, vender os produtos a baixo preço.Anossa situção e o agravamento dos impostos fez que pequenos e médio agricultores vão à falência, obrigados as nossas terras frequentemente vamos até Roma à procura de melhores condições.

João Bruno 7º 2º nº19 disse...

1-Os meios de integração dos povos dominados no Império foram as legiões (presença de militares nas zonas mais difíceis de dominar e zonas de fronteira, fixação de soldados nas várias regiões conquistadas e também podia haver os casamentos mistos entre os soldados romanos e as mulheres das zonas conquistadas.), rede viária (construção de estradas que ligava Roma a todas as outras regiões do Império, assim facilitou a deslocação de militares, mercadores e funcionários.), o latim (a oficialização da língua latina em todo o Império, o que facilitou a comunicação entre os conquistados e os conquistadores.), direito romano (sistema de leis bem estruturadas regulava as relações entre habitantes do Império, atraves de Roma fazia chegar a sua vontade ás diversas regiões e unia os diferentes povos sob o seu poder.)e cidadania(até ao século 1 a.c-eram cidadãos todos os homens livres da cidade de Roma/no século 1 a.c-com o Júlio César no poder eram cidadãos todos os homens livres de Itália/no século 3 d.c-com o Imperador Caracala eram todos os homens livres desde que paga-se os impostos.)

2-Afirma-se que a economia romana era urbana porque os principais centros económicos ficavam situados em cidades, comercial porque a actividade principal era o comércio e por fim a monetária que era a grande circulação de moedas.

3-A sociedade romana era dividida por quatro grupos sociais a Ordem Senatorial, Ordem Equestre, Plebe e os Escravos.

4-A Ordem Senatorial era constituída por nos cidadãos detentores de grandes propriedades rurais e avultados rendimentos.Eramos assim designados
porque só nós cidadãos podemos exercer funções no Senado, desde que já teve-se-mos exercido outras funções políticas e militares. O nosso grupo era o único com direitos ao exercício mais elevados cargos políticos, religiosos e administrativos do Império.

fábio ferreira 7 2 n 12 disse...

1-o latim a administraçao.
3-A civilização romana é muitas vezes agrupada na "antiguidade clássica" com a Grécia Antiga, uma civilização que, junto com a civilização etrusca e as muitas outras civilizações que os romanos conquistaram e assimilaram, inspirou grande parte da cultura da Roma Antiga. A Roma antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do direito, governo, guerra, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião e da linguagem no mundo ocidental e sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo de hoje.

Alexandre Rafael nº2 7º9ª disse...

1.Os meios de integraçãodos povos dominados foram o direito romano a rede viaria o seu latim os costumes a religião o municipio e o seu imperador.
2.Afirmava-se que a economia romana era "urbana, comercial e monetária" porque nas cidades havia centros económicos e admistrativos e o comercio era feito nas cidades locais de concentração e distribuições de produtos e monetária porque utilizavam a moeda para trocas comercias eram as moedas de ouro(aureos) prata(denarius) e de cobre(sestercios).
3.A sociedade romana organizava-se entre os cidadãos e os não cidadãos.
4.Eu sendo um escravo, caracterizado como prisioneiro de guerra chego a Roma, com muitos outros escravos. Eu posso ser sobretudo encaminhado para trabalhar em campos, minas ou mesmo forçado a trabalhar em obras públicas, contribuindo para o desenvolvimento da minha cidade, Roma. Eu especialmente de origem grega, com muitos cultos poderei ser enviado para mestre ou pedagogo dos jovens Romanos. Eu talvez irei ter a minha liberdade podendo ascender à ordem equestrese tivesse sucesso em negócios.

Diogo Raposo Nº10 7º9ª disse...

1-Legiões(pax romana, exercito romano),o direito Romano, a Rede Viária, o Latim, os Costumes Romanos, a Religião, o Imperador, o Municipio e o direito de Cidadania( 1ªfase-habitantes de Roma, 2ªfase- habitantes da Península Itálica e na 3ª fase-édito de Caracala,todos os homens livres nascidos no Império.

2-Era urbana porque era o centro económico e administrativos, era comercial porque as cidades eram locais de concentração e distribuição de produtos e era monetária porque utilizavam a moedas para as trocas comerciais.

3-Na sociedade haviam os cidadãos (plebe,ordem senatorial e ordem equestre)e os não cidadãos (Estrangeiros, Libertos e Escravos).

4-Eu sou um pobre camponês que pertenço à plebe.Por causa do avanço da conquista romana,a nossa situação acabou por piorar muito.Temos de utilizar cada vez mais mão-de-obra escrava tendo de venderos produtos mais baratos,ficando ainda mais pobres.Com o aumento dos impostos nós ficámos arruinados e como somos obrigados a vender as nossas terras ficamos sem nada.Muitos de nós partem para Roma à procura de melhores condições de vida, mas mesmo assim a maioria mantém-se cá.Eu gostava de ir para Roma com os outros, mas como sou mesmo muito pobre vai ser dificil ir.

Rafael Figueiredo 7º 9ª nº:22 disse...

1-os meios de integração dos povos dominados no império são: Legiões,paz romana.
2-os motivos são: urbana porque centros económicos e admistrativos , comercial porque As actividades eram locais de concentração e distribuição de produtos, monetária porque utilizavam a moeda para as trocas comerciais.
3-organizava-se por escravos,plebe,ordem equestre ordem senatorial, imperador
4-Nós plebe,somos do grupo mais numeroso.que inclui a maio parte de nós são cidadãos Romanos eu sou, não pertencemos ás ordens senatorial ou equestre, nomeadamente os camponeses e artificies, com o avanço da conquista romana a nossa situação agravou-se.Nós utilizamos cada vez mais obra escrava,podendo por isso vender os produtos a baixos preços.A nossa situação e o agravamento dos impostos contribuiu para a ruína dos pequenos e médios agricultores,frequentemente somos obrigados a vender as terras e partirmos para Roma a procura de melhores condições de vida

Tomás Noronha disse...

1 - Os meios foram:


2 - Urbana por causa das cidades, comercial por causa do comércio dos produtos que vinham das diferentes zonas do império e monetária por causa da circulção de moeda.

3 - Em dois grupos: cidadãos( povo romano, ordem senatorial, ordem equestre e plebe)e os não cidadãos( libertos, escravos e os estrangeiros).

4 - Eu, sou um cidadão que pertence á ordem equestre que ganhou uma grande fortuna ao trabalhar no exercício de cargos na administração do império. Só desta forma é que seria possível, tal como os Senadores, nós, cidadãos servimos no exército a cavalo, mas temos menos previlégios.
A promoção para a ordem senatorial dos membros da ordem equestre depende do exercício de certos cargos públicos e do abandono das atividades comerciais.

Tomás Noronha, nº 28, 7º 8ª

Tomás Noronha disse...

1 - Os meios foram:


2 - Urbana por causa das cidades, comercial por causa do comércio dos produtos que vinham das diferentes zonas do império e monetária por causa da circulção de moeda.

3 - Em dois grupos: cidadãos( povo romano, ordem senatorial, ordem equestre e plebe)e os não cidadãos( libertos, escravos e os estrangeiros).

4 - Eu, sou um cidadão que pertence á ordem equestre que ganhou uma grande fortuna ao trabalhar no exercício de cargos na administração do império. Só desta forma é que seria possível, tal como os Senadores, nós, cidadãos servimos no exército a cavalo, mas temos menos previlégios.
A promoção para a ordem senatorial dos membros da ordem equestre depende do exercício de certos cargos públicos e do abandono das atividades comerciais.

Tomás Noronha, nº 28, 7º 8ª

Catarina Farinha 7º9ª nº7 disse...

1- Os meios de integração dos povos dominados no Império são as Legiões, o Direito Romano, Rede Viária, Latim, Costumes Romanos, Religião, Municipio, Imperador e o Direito de cidadania.

2- A economia romana era "urbana" porque tinham centros económicos e admistrativos. Era "comercial" porque as cidades eram locais de concentração e distribuição de produtos. E era "monetária" porque utilizavam a moeda para trocas comerciais.

3- A sociedade romana era organizada por cidadãos e não cidadãos.

4- Eu pertenço à ordem equestre. A ordem equestre é contituida por nós os, cidadãos. Nós através do exercício de cargos na admistraçãodo do Império, acumulamos muitas fortunas. Nós servimos no exercito a cavalo mas temos menos privilégios. A promoção para a ordem senatorial dos membros da ordem equestre depende do execício de certos cargos publicos e do abandono das atidades comerciais.

Daniela Teixeira 7º 9ª disse...

1-Os meis de interaçao dos povos dominhados sao a legião(exército romano),a rede viária, o latim, costumes romanos, religião, e o municipio(admistração local].
2-Afirma-se que a economia romana era urbana porque era constituida por cidades, comercial porque fazia-se troca de produtos, e monetária porque utilizavam a moeda para as trocas comerciais.
3-A sociedade romana era constituida pela ordem equestre,ordem senatorial,plebe, escravos e libertos.
4-ORDEM EQUESTRE- Sou cidadã.Através do comércio ou do exercício de cargos na admistraçao do império acumulo grandes fortunas.Nos servimos no exército a cavalo mas temos menos previlégios que os da ordem senatorial. Nós os membros da ordem equestre dependemos do exercicío de certos cargos publicos e do abandono das actividades comerciais se quisermos pertencer a ordem senatorial.

Rafael Ramires nº27 7º 2ª disse...

1.-Os meios de integração dos povos dominados no Império foram os seguintes:
-O direito romano é o conjunto de leis que foi aplicado a todo o Império criando assim uma unidade jurídica romana;
-Uma extensa rede viária que ligava Roma às diferentes regiões do Império, facilitando a circulação de bens, de pessoas e de ideias;
-A língua (o latim);
-Os costumes, divulgados inicialmente pelo exército e posteriormente por outros como os comerciantes e funcionários, tornaram-se um fator de unidade na diversidade do Império;
-O direito de cidadania foi a possibilidade jurídica dos não Romanos (povos dominados) se tornarem Romanos de pleno direito (cidadãos) depois de saberem viver "à Romana". Em 212 o Imperador Caracalca facilitou este processo concedendo o direito de cidadania a todos os homens livres nascidos nas fronteiras do Império.O direito de cidadania passou por três fases, a primeira fase: o direito aplicou-se a todos os nascidos em Roma, segunda fase extendeu-se a toda a Península Itálica e a terceira fase a todos os homens livres nascidos dentro das fronteiras do Império. A Pax Romana era uma paz armada, pois o exército exercia em determinadas zonas uma forte vigilância sobre os povos dominados para evitar revoltas.
2.-A economia Romana era:
Urbana, poque era efectuada na cidade tendo a cidade um centro económico e administrativo. Surgiram numerosas cidades, assim como o aumento populacional, levando assim a um aumento de consumo de produtos, dinamizando, assim, a agricultura, o comércio e o artezanato.
Uma economia comercial, porque o comércio intensificou-se por todo o Império ocorrendo assim inúmeras trocas comerciais. Esta atividade utilizava as vias terrestres, fluviais e marítimas, utilizando essencilamente o Mar Mediterrâneo (Mare Nostrum), circulavam assim grandes quantidades de produtos e matérias primas, das mais diversas regiões do Império.
Uma ecónomia monetária, porque passou a utilizar-se a moeda nas transações comerciais, facilitando assim o comércio. Com a intensa atividade comercial foi necessária utilizar este sistema de pagamento. A quantidade de moeda de ouro, de prata e de cobre que os Romanos obtinham através do pagamento de impostos, da exploração mineira e quando em guerra do saque.
3.-A sociedade Romana organizava-se em cidadãos e não cidadãos, consoante o poder, a riquesa e as funções que desempenhavam.
A pessoa mais importante era o Imperador. Depois a ordem senatorial, a ordem equestre e a plebe - Os cidadãos.
Os estrangeiros (os bárbaros), os "libertos" e os escravos - Não cidadãos.
O Imperador era o chefe de todo o Império.
A ordem senatorial era constítuida por cidadãos que possuiam grandes propriedades rurais, desempenhavam cargos no senado, eram os únicos com direito ao exército e desempenhavam cargos de grande responsabilidade (políticos, administrativos e religiosos).
A ordem equestre era constituida pelos cidadãos que através do comércio ou do exercício de cargos na administração do império, acumularam grandes fortunas. Estes cidadãos serviam no exército a cavalo.
A plebe era o grupo social mais numeroso constítuido por camponeses, artifícies e outros homens livres.
Os escravos eram prisioneiros de guerra. Trabalhavam nos campos, nas minas e nas obras públicas e os escravos de origem grega eram mais cultos tornado-se mestres e pedagogos. Os escravos contribuiram assim para o desenvolvimento económico de Roma. Alguns escravos conseguiram obter a sua liberdade (os libertos), podendo mesmo ascender à ordem equestre se tivessem sucesso nos negócios.

Rafael Ramires nº27 7º 2ª disse...

4.-Nos somos da plebe, o nosso grupo social é o mais numeroso,e também somos os que tem mais cidadãos romanos que não pertencem á ordens equestre ou senatorial, nomeadamente somos camponeses e atifícies. Com o avanço da conquista romana, a nossa situação agravou-se. Além de ser da plebe, eu sou um grande proprietário agrícula ou se preferirem um latifundário, eu utilizo muito a mão de obra escrava, para poder vender os seus produtos a baixo preço. Mas nem toda a plebe está na mnha situação os pequenos e médios agriculas estão a caminho da rúina devido á subida dos impostos, e são frequentemente obrigados a vender as suas terras e a irem para Roma à procura de melhores condições de vida.

João Lameiras disse...

1. Os Romanos conseguiram conquistar um Império tão vasto graças ao seu grande exército. Os militares eram rigorosamente treinados. Após as conquistas, o exército permaneciam nos novos territórios para garantir a paz. Este meio era então as Legiões Romanas, que estabeleciam a "Pax Romana". A integração dos povos dominados ficou a dever-se também ao direito romano (um conjunto de leis jurídicas que se aplicam a todo o Império), a uma Rede Viária (conjunto de estradas que iam todas dar a Roma e facilitavam a circulação de pessoas, bens e ideias), aos costumes Romanos, ao Latim, à Religião Romana, aos municípios (administração local), ao Imperador e ao Direito de cidadania, que teve várias fazes. Primeiro apenas eram considerados cidadãos os habitantes de Roma,depois todos os habitantes da Península Itálica e em 212 o Imperador Caracala estabeleceu que todos os homens livres nascidos dentro do Império são considerados cidadãos.

2. A economia Romana era considerada urbana pois esta, devido ao aumento da população e ao aumento do consumo levou ao aumento da actividade e ao desenvolvimento das cidades. Era também uma economia comercial pois era feito o comércio de produtos que vinha das diferentes zonas do Império. A economia Romana era ainda monetária. A intensa actividade comercial ao longo do mar mediterrâneo levou à circulação da moeda: os Aureos (ouro), os Denarius (prata) e os Sestercius (cobre).

3. A população do império Romano dividia-se em dois grandes grupos: os cidadãos e os não cidadãos. Os cidadãos eram compostos pelo "populos romanus" (povo romano), pela ordem senatorial (os senadores), pela ordem equestre (os cavaleiros) e pela plebe. O grupo dos não cidadãos era constituído pelos escravos, pelos libertos e pelos estrangeiros. Podemos assim afirmar que a distinção em Roma é feita com base na fortuna de cada indivíduo.

4. Nós, os cavaleiros, pertencemos à ordem equestre, constítuida pelos cidadãos que, através do comércio ou do exercício de cargos na administração do Império acumulámos grandes fortunas. É assim designada pois, tal como os senadores, nós servimos no exército a cavalo, mas temos menos privilégios. A promoção para a ordem senatorial dos membros da ordem equestre depende do exercício de certos cargos públicos e do abandono das actividades comerciais.

João Lameiras
7º8º, Nº10

Anónimo disse...

1-Os meios de integração dos povos dominados é o direito romano, uma extensa rede de estradas,o latim e os costumes romanos.

2-Afirma-se que a economia romana era "urbana,comercial e romana", porque:- monetária:utilizavam a moeda para trocas comerciais,
- urbana:urbana = cidade,centros económicos e admistrativos.
-comercial:as cidades eram locais de concentração e distribuições de produtos.

3-A sociedade romana era constituida pelos cidadão e pelos não cidadãos.

4-Eu sou uma camponesa em que pertenço ao grupo social da plebe. Depois da conquista dos romanos a minha situação e a dos outros camponeses e a dos artificies agravou-se e os grandes proprietários utilizavam cada vez mais a mão-de-obra escrava,por isso deixaram de recorrer aos nossos produtos,e sujeitamo-nos a vender os nossos produtos a baixos preços. Com esta situação toda e com o aumento dos impostos contribuiram para a ruina dos pequenos e médios agricultores,pela qual frequentemente eram obrigados a vender as suas terras e emigravam para Roma à procura de melhores condições de vida.




Daniela Mouro Nº9 7º9ª

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue