Hispania

. sexta-feira, 2 de março de 2012




Agora já sabes responder:
1. Localiza no tempo a chegada dos Romanos à Península Ibérica. (resposta do Afonso Venes Rocha, nº 18 do 7º 2ª).
Atraídos pelas riquezas existentes na Península Ibérica e com o objectivo de aumentar os seus territórios, os Romanos chegaram à Península Ibérica no século III a.C, mais precisamente no ano 218 a.C.. Foram confrontados com a forte oposição dos Lusitanos, que no entanto acabaram derrotados ao fim de 199 anos.
Só no ano 19 a.C é que Augusto conseguiu subjugar toda a Península Ibérica.


2. Refere o nome dos assassínios do líder Lusitano, Viriato (investiga). (resposta do Afonso Venes Rocha, nº 18 do 7º 2ª).
Viriato foi assassinado em 139 a.C., durante o sono na sua tenda, por três embaixadores enviados por si para negociar a paz com o general romano Servílio Cipião. Estes embaixadores de seu nome Audax, Ditalco e Minuro foram subornados pelos romanos que lhes prometeram uma importante soma, a troco do assassinato do chefe lusitano
No entanto, ao reclamar o seu dinheiro acabaram por ser executados por ordem do general romano, tendo ficado os três expostos em praça pública com os dizeres “Roma não paga a traidores”.


3. Identifica as três províncias romanas da Península Ibérica e a respectiva capital. (resposta da Sabina Neto, nº 25 do 7º 8ª).
As três províncias romanas da Península Ibérica são a Lusitania (com capital, a actual Mérida ou Emerita Augusta), a Bética (com a capital, Córdoba, mas mais tarde foi renomeada pelos Mouros para Al Andalus, "terra dos vândalos") e a Tarraconense (com capital, a actual Tarragona ou Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco).

4. Refere qual é a designação completa de Olisipo (investiga). (resposta da Maria Grenho, nº14, do 7º 8ª).
A designação completa de Olisipo é Felicitas Iulia Olisipo.

51 comentários:

patricia ruivo nº 19 7º8º disse...

1-Os romanos chegaram á península Ibérica em 218 a.C..

2- Viriato enviou três emissários(Audax, Ditalco e Minuro) para negociar a paz com os romanos , mas estes acabam subornados pelos romanos que lhes prometem avultada soma a troco pelo assassinato do chefe Lusitano.

3-As três províncias romanas da península Ibérica tal como mostra a imagem são a Lusitânia, a Bética e Tarraconense. As suas capitais são Emérita Augusta, Córdoba e Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco respectivamente.

4- Olisipo foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana, contudo não era a sua capital, que ficava em Emerita Augusta a actual Mérida (na Estremadura Espanhola). Foi um Município Romano, sendo os seus cidadãos romanos apesar de não serem de ascendência romana, devido à aliança que o governo da cidade empreendeu com Roma.

Maria Grenho, Nº14,7º8ª disse...

1. A conquista romana à Península Ibérica iniciou-se em 218 a.C., mas apenas no ano de 19 a.C. é que o exército de Augusto conseguiu submeter toda a Península Ibérica.

2. Os assassínios do líder Lusitano, Viriato têm como nome Audas, Ditalco e Minuros, subornados por Cipião.

3. As três províncias romanas da Peninsula Ibérica eram, Tarraconense, como capital em Tarraco (Tarragona), Lusitania, com capital em Emerita Augusta (Mérida), e Bética, com capital em Corduba (Córdova).

4. A designação completa de Olisipo é Felicitas Iulia Olisipo.

Matilde Mendes disse...

1. Os Romanos chegaram à Península no ano de 218a.C, onde enfrentaram os povos locais.No ano de 19 a.C, a pacificação chegou à Península Ibérica, o que significa que a conquista foi lenta e difícil.

2. Os assassínios de Viriato, Audas, Ditalco e Minuros, foram subornados pelo general Servílio Cipião e assassinaram, Viriato, enquanto dormia.

3. As três províncias romanas são Lusitania, a sua capital era Emerita Augusta (atual Mérida), Bética, que tinha como capital Córdoba e Terraconense, que tinha como capital Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco, a atual Tarragona, (Catalunha, Espanha).

4. Olisipo é o nome que se dava à capital do país, Lisboa, na Roma antiga.

Rodrigo Narciso nº24 7º 8ª disse...

1. Os Romanos chegaram à Península Ibérica depois conquistarem Cartago, no século III a.C. em 218 a.C.

2. Sentindo a falta de apoio das populações, Viriato viu-se obrigado a negociar com os romanos, acabando por ser traído (assassinado), pelos seus oficiais, Audax, Ditalco e Minuro. Viriato morreu em 139 a.C.

3. A capital da Lusitânia é Emerita Augusta (Mérida). A capital da Baetica é Corduba. A capital de Tarraconense é Tarraco.

4. A designação completa de Olisipo é Lisboa.

Mariana Dragão nº17 7º9 disse...

1.A chegada dos Romanos à Península Ibérica foi à 218 a.c.

2.O nome dos assassinos do líder Lusitano, Viriato são: Audax, Ditalco e Minuro.

3.As três províncias romanas da Península Ibérica e a respectiva capital eram: Lisboa-Olisipo; Évora-Ébora e Coimbra-Aeminium.

4.A designação completa de Olisipo era Felicitas Julia Olisipo.

Rodrigo Esteves 7º 9ª nº25 disse...

1- A chegada dos Romanos à Península Ibérica sucedeu no ano de 218 a.C.

2- Os individuos que assassinaram Viriato foram : Audas, Ditalco e Minuros.

3- As 3 províncias Romanas da Península Ibérica eram: a Lusitania, a Bética e a Tarraconense .

4- "Olisipo derivaria de "Allis Ubbo" ou "Porto seguro" em fenício".
(Retirei a resposta de http://pt.wikipedia.org/wiki/Lisboa#A_conquista_romana_e_o_ouro_da_Pen.C3.ADnsula_Ib.C3.A9rica ).

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª disse...

Gonçalo Monteiro Nº8 7º8ª

1-Os Romanos chegaram á Península Ibérica em 218 a.C.
2-O nome dos três assassínios do lider Lusitano,Viriato são:Audax,Ditalco e Minuro.
3-Bracara Augusta; Pax Júlia e Ébora e a capital é Olisipo.
4-

Tomás Bento disse...

1.A chegada dos Romanos à Península Ibérica foi em 218 a.c .
2.Os assassinos de Viriato foram Audas, Ditalco e Minuros.
3.A capital era Emérita Augusta (Mérida), Ébora(Évora),Portus Cale(Porto),Lucus(Lugo).
4. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana.

david 7º8 disse...

1-a chegada dos romanos à peninsula foi em 218 a.c .


2-os lusitanos .

3-lusitania , bética e tarraconeses .

4-

andré loureiro 7º 9ª nº 4 disse...

1- Os romanos chegaram a peninsula iberica em 218 a.c

2-

3- capital Lisboa ,porto e braga

4- Olisipo quer dizer lisboa

Anónimo disse...

1-O tempo de chegada dos romanos à península Ibérica foi 218 a.c.

2-

3-As 3 provincias romanas da peninsula ibérica foram lusitânia, bética e torraconense.

jessica sarmento nº12 7º9ª

tiago disse...

1-A chegada dos Romanos à Península Ibérica foi em 218 A.C.

2-

3-Lusitânia, Bética e Tarracenense.

4-

Daniela 7º 9ª disse...

1-Em 218 a.c os romanos chegaram a Península Ibérica.
2-Enquanto Viriato dormia Audas, Ditalco e Minuros assassinaram-no, trazendo um desfecho trágico para Viriato e para os lusitanos.
4-Olisipo foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana apesar de não ser a sua capital.

Sabina Neto nº25 7º8ª disse...

1-Os Romanos chegaram à Península Ibérica em 218 a.C.

2-As pessoas que assassinaram Lusitano Viriato foram três comissários que este enviou a Cipião a pedir paz. Mas este subornou-os e assim mataram Viriato. Os nomes destes comissários eram Audas, Ditalco e Minuros.

3-As três províncias romanas da Península Ibérica são a Lusitania (com capital, a actual Mérida ou Emerita Augusta), a Bética (com a capital, Córdoba, mas mais tarde foi renomeada pelos Mouros para Al Andalus, "terra dos vândalos") e a Tarraconense (com capital, a actual Tarragona ou Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco)

4-Olísipo é a designação romana da cidade de Lisboa mas o seu nome completo é Felicita Iulia Olisipo.

Patrícia F disse...

Patrícia Fonseca, 7º8ª, nº20.

1. Os Romanos chegaram à Península Ibérica a 218 a.C.

2. Viriato foi assassinado pelos seus 3 emissários: Audax, Ditalco e Minuro.

3. As três províncias romanas da Península Ibérica eram:
- Lusitania, e a sua capital era Emerita Augusta, atual Mérida.
- Tarraconensis, e a sua capital era Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco, a atual Tarragona, (Catalunha, Espanha).
- Baetica, e a sua capital era Corduba.

4. A designação completa de Olisipo é Felicitas Iulia Olisipo.

Maria Inês Olívia nº15 7º9ª disse...

1- Os Romanos chegam à Península Ibérica em 218 a.C.
4 - Olisipo foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa, esta cidade era uma das mais importantes de Lusitânia.

Mariana Melo, nº17 ,7º8ª disse...

1-A localização no tempo da chegada dos Romanos à Península Ibérica é 218 a.c.

2-Em 147 A.C., os lusitanos renderam-se perante as tropas de Caio Vetílio, que os haviam cercado. Mas, Viriato opôs-se terminantemente contra essa derrota. Ele organizou as suas tropas e foi lutar contra os romanos, acabando por derrotá-los no desfiladeiro de Ronda, que faz a separação entre a planície de Guadalquivir e a costa marítima da Andaluzia, onde acabaria por matar o próprio Caio Vetílio. Depois deste, as tropas de Viriato foram derrotando vez após vez as forças romanas sob os comandos de Caio Pláucio, Cláudio Unimano, Caio Nigidio e Fábio Máximo.

Em 140 A.C., os lusitanos comandados por Viriato infligiram uma pesada derrota sobre Fábio Máximo Servilliano, matando cerca de 3000 romanos em combate. Perante isso, Servilliano rende-se e em troca da sua vida ele oferece a Viriato promessas e garantias da autonomia dos lusitanos. Mas, quando a notícia deste tratado chegou a Roma, o Senado considerou-o demasiado humilhante e, voltando atrás com a sua palavra, declara novamente guerra aos lusitanos.

Desta feita, em 139 A.C., Roma enviou o general Servílio Cipião, mas este também continua a ser constantemente derrotado por Viriato, de modo que, Viriato decide enviar três comissários da sua confiança, Audas, Ditalco e Minuros, com o objetivo de forçar Cipião a pedir uma nova paz.

Mas, Cipião recorreu ao suborno destes comissários e prometeu-lhes que os protegeria se estes matassem Viriato. E assim aconteceu! Enquanto Viriato dormia, estes homens assassinaram-no, trazendo um desfecho trágico para Viriato e para os lusitanos. Mas este desfecho era também muito vergonhoso para Roma pois como uma superpotência que era, recorrer a suborno era algo desastroso.

Depois da morte de Viriato, o exército lusitano passou a ser comandado por Táutalo Sertório. Mas as tropas lusitanas estavam muito enfraquecidas moralmente e acabaram por ser derrotadas. Quanto aos traidores, eles refugiaram-se em Roma após o assassinato de Viriato, reclamando o prémio prometido. No entanto, os romanos ordenaram a sua execução em praça pública, onde ficaram expostos com os dizeres “Roma não paga a traidores”.

3-As três províncias romanas da Península Ibérica e a sua respetiva capital foram:
-Bracara Augusta=Braga
-Pax Julia=Beja
-Olisipo=Lisboa

4-Olisipo foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana, contudo não era a sua capital, que ficava em Emerita Augusta a actual Mérida (na Estremadura Espanhola). Foi Município Romano, sendo os seus cidadãos romanos apesar de não serem de ascendência romana, devido à aliança que o governo da cidade empreendeu com Roma. O sufixo "ippo" (ipo) é encontrado em diversos locais da península Ibérica e é caracteristico das áreas de influência Tartessa ou de áreas com uma posterior influência Turdetana.

Alexandre Rafael nº2 7º9ª disse...

1.Os Romanos chegaram à Península Ibérica a 218 a.c.
2.Os assassínios do líder Lusitano,Viriato foram Audax, Ditalco e Minuro.
3.As três províncias romanas na Península Ibérica eram a Lusitânia cuja capital era Emerita Augusta,a Bética cuja capital era Córdoba e a Hispania Tarraconense cuja capital era a Colonia Lulia Vrbs Triumphalis Tarraco, a actual Tarragona.
4.Segundo uma teoria de Bochart, o nome Olisipo, designação pré-romana de "Lisboa", remontaria aos Fenícios.Segundo esta teoria, Olisipo derivaria de "Allis Ubbo" ou "Porto seguro" em fenício, dado o magnífico porto fornecido pelo estuário do Tejo.No entanto, não existe nenhum registo que possa comprovar tal teoria. Segundo Tovar, Olisipo seria uma palavra de origem tartessa sendo o sufixo ipo frequente na região de influência Turdetano-Tartessica. O prefixo "Oli(s)" não seria único pois surge numa outra cidade Lusitana, de localização desconhecida, que Pomponius Mela dizia chamar-se Olitingi.

Maria Santos disse...

1. Os romanos chegaram à Península Ibérica no ano de 218 a.C..
2. Os nomes dos 3 homens que mataram Viriato são: Audas, Ditalco e Minuro.
3. As três províncias romanas e as suas repectivas capitais são: Lusitana (Emerita Augusta); Tarraconensis (Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco) e Bética (Corduba)
4. A designação completa de Olipio é Felicitas Iula Olisipo.

Rafael Alexandre Roberto Figueiredo 7 9 n 22 disse...

1-A chegada dos romanos foi a 218 A.c
2-
3-As três províncias são ebora - évora olisipo - lisboa conimbriga - -
4- eria uma cidade maior que Olisipo (actual lisboa) ou Ossonoba (actual Faro), daí pode-se verificar que era uma das maiores cidades da Lusitânia. Balsa adquiriu autonomia municipal e chegou a cunhar moedas no início da colonização romana, em 73 ou 74 recebe o Direito Latino como outras cidades da Hispânia

Rafael Alexandre Roberto Figueiredo 7 9 n 22 disse...

1-A chegada dos romanos foi a 218 A.c
2-
3-As três províncias são ebora - évora olisipo - lisboa conimbriga - -
4- eria uma cidade maior que Olisipo (actual lisboa) ou Ossonoba (actual Faro), daí pode-se verificar que era uma das maiores cidades da Lusitânia. Balsa adquiriu autonomia municipal e chegou a cunhar moedas no início da colonização romana, em 73 ou 74 recebe o Direito Latino como outras cidades da Hispânia

Anónimo disse...

Francisco Santos nº11 7º9ª

1.Os romanos chegaram à Península Ibérica em 218 a.C.

2. Quem matou Viriato foram os seus três comissários de confiança: Audas, Ditalco e Minuros.

3. As três províncias romanas da Peninsula Ibérica são Lusitânia, Bética e Tarraconense. A capital da Peninsula Ibérica era Emerita Augusta (actual Mérida).

4. Olisipo (em latim: Olisippo; em grego: Ολισσιπο; transl.: Olissipo; ou Ολισσιπόνα, Olissipóna) foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana, contudo não era a sua capital, que ficava em Emerita Augusta a actual Mérida (na Estremadura Espanhola). Foi Município Romano, sendo os seus cidadãos romanos apesar de não serem de ascendência romana, devido à aliança que o governo da cidade empreendeu com Roma. O sufixo "ippo" (ipo) é encontrado em diversos locais da península Ibérica e é caracteristico das áreas de influência Tartessa ou de áreas com uma posterior influência Turdetana.

Melanie Chantre 7º8ª Nº18 disse...

1. Os Romanos chegaram á Península Ibérica em 218 a.C.
2.
3.
4.

Sofia,nº26,7º9ª disse...

1.Os Romanos chegaram à Península Ibérica em 218 a.C

2.Os assassinos de Viriato são Audax, Ditalco e Minuro.

3.As províncias romanas da Península Ibérica são Ébora, Pax Júlia e Olisipo.

4.A designação de Olisipo é Felicitas Iulia Olisipo.

Ana Catarina,nº3 7º9ª disse...

1.Os romanos chegaram à Península Ibérica na segunda Guerra Púnica em218 a.C.
2.O nome dos assassinos do líder Lusitano,Viriato são:Audas,Ditalco e Minuros.Eram três comissários de confiança de Viriato,foram subornados por Cipião e assassinaram-no enquanto dormia.
3.As três províncias romanas da Península Ibérica são: Ébora(Évora),Olisipo(Lisboa)e Portus Cale(Porto).
4.Era o nome que os romanos davam à cidade atual de Lisboa.

Monique 7ª9/ nº19 disse...

Respostas:

1-Os Romanos chegaram a Península Ibérica no séc.III a.C mas só conseguiram conquistar a Península Ibérica tos no ano de 19a.C
2-O nome doa assassinos do Líder Lusitano,Viriato são Audas,Ditalco e Minuros.
3-As três províncias romanas são Hispânia Bética (Hispania Baetica)e a sua capital é Córdoba,Lusitânia (Lusitania) e a sua capital é Emerita Augusta e Hispânia Tarragonense (Hispania Terraconensis) e a sua capital é Tarraco (Tarragona).
4-Olisipo foi o nome romano da capital portuguesa,Lisboa.

Alexandre Duarte disse...

1- Os Romanos chegaram à Península Ibérica no ano de 218 a.c.

2-O nome dos assassinos do líder Lusitano, Viriato, ainda permanecem desconhecidos, só se sabe que foi o Capitão Caio Plaucio levou 3 homens Lusitanos há traição matando Viriato durante a noite.

3-Províncias Romanas na Península Ibérica:
-Tarraconensis- Tarraco;
-Lusitania- Emerita Augusta;
-Baetica- Corduba.

4- A designação completa de Olisipo (actual Lisboa) é de "Felicita Iulia Olisipo".
Alexandre Duarte
Nº1 7º9ª

bruno disse...

1- Foi no século 19 a.C.

2-Foram os 3 amigos chamados udax, Ditalco e Minuro.

3-As três províncias eram:
-Tarraconense, a Norte e Nordeste, até aos Pirineus
-Bética, a Sul; e
-Lusitânia, com capital em Emerita Augusta (atual Mérida), estendia-se entre os rios Douro e Guadiana.

Bruno Carvalho 7º9ª Nº5

João Lameiras disse...

1. Os Romanos chegaram à Peninsula Ibérica em 218 a.c., século III a.c. Ao chegaram à peninsula tiveram a resistência dos povos locais, destacando-se os Lusitanos. Estes eram chefiados por Viriato e usavam a táctica de guerrilha, composta por armadilhas e emboscadas.

2. O Lider Lusitano Viriato foi assassinado enquanto dormia, por três colegas seus. Audax, Ditalco e Minuro tinham sido enviados por Viriato para negociar a paz, mas estes acabam subornardos pelos romanos que lhes prometem avultada soma a troco do assassinato do chefe Lusitano.Após o assassinato, estes refugiaram-se junto do procônsul romano
Servílio Cipião, reclamando o prémio prometido. No entanto,num acto de suprema hipocrisia, o procônsul ordenou a sua execução, tendo ficado os três
expostos em praça pública com os dizeres “Roma não paga a traidores”.

3. As três provincias da Hispania Romana são Bética, Tarraconense e Lusitania, com a capital em Emerita Augusta.

4. Olisipo foi o nome romano atribuído à actual capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitania, contudo nao era a sua capital, mas sim Emerita Augusta.Olisipo estava ligada por estradas às outras duas grandes cidades ocidentais da Hispânia, Bracara Augusta (Braga) e Emerita Augusta.

João Lameiras
7º8º, Nº 10

Tomás Noronha disse...

1 - Foi em 218 a.c.

2 - ( não encontrei).

3 - As províncias são: Emerita Augusta, Bética e Tarraconense e capital em Roma.

4 - (não encontrei).

João Miguel Félix Serrano Nº 20 Tª 7º 2ª disse...

1. A chegada dos Romanos à Península Ibérica foi em 218 a.C..

2. O nome do assassínio de Viriato foi o Capitão Caio Plantio

3. As três províncias romanas da Península Ibérica são: Lusitânia, cuja capital é Emerita Augusta, Tarraconense, sua capital é Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco e Bética, cuja capital é Córdoba.

4. A designação completa de Olisipo é Estremadura Espanhola.

Luis King 7º2ª disse...

1.
Os romanos chegaram à Península Ibérica em 218 a.C.

2.
Os assassínios foram Audas, Ditalco e Minuros.

3.
Esta Península foi dividida em três províncias separadas: Lusitânia capital Emerita, Baética capital Córtuba, Tarraconensis capital Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco.

4.
Olisipo (em latim: Olisippo; em grego: Ολισσιπο; transl.: Olissipo; ou Ολισσιπόνα, Olissipóna)

Alda Cristina 7º2ª nº1 disse...

1- Os romanos chegaram a península iberica a 218 a.c
2-Quem matou o viriato foi Audax, Ditalco e Minuro.
3-As províncias romanas da península iberica são : Sicília-Palermo; Hispania Tarraconensis-Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco; Hispania Ulterior-Corduba.
4- A designação completa de Olisipo é Olisipo (em latim: Olisippo; em grego: Ολισσιπο; transl.: Olissipo; ou Ολισσιπόνα, Olissipóna) foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana, contudo não era a sua capital, que ficava em Emerita Augusta a actual Mérida (na Estremadura Espanhola). Foi Município Romano, sendo os seus cidadãos romanos apesar de não serem de ascendência romana, devido à aliança que o governo da cidade empreendeu com Roma. O sufixo "ippo" (ipo) é encontrado em diversos locais da península Ibérica e é caracteristico das áreas de influência Tartessa ou de áreas com uma posterior influência Turdetana.

Anónimo disse...

1- A chegada dos romanos à Peninsula Ibérica foi em 218 a.c.

2- O nome dos assassinos do líder lusitano,Viriato são:Caio Nígidio,Caio Vetílio,Fábio Máximo, Cláudio Unimano,Caio Pláucio, Servílio Cipião e Popílio Lenas.

3-Lusitana-Merida Augusta
Galiza
Bracara

4-Olipsio são Ruínas da antiga barragem romana donde partia um aqueduto para Olisipo.




Daniela Mouro Nº9 7º9ª

Pedro Esteves nº26 7º 2ª disse...

1.A chegada dos Romanos na Peínsula Ibérica ocorreu no séc.III a.C.

2.Os assassínios de Viriato são Audaz, Ditalco e Mimurco.

3.As três províncias eram a Lusitânia(sul e centro de Portugal e ainda abranje um pouco de Espanha),Tarraconense e Bética(norte de Portugal e o restante de Espanha).

4.A desiugnação de Olisipo era Lisboa.

Francisco Torres7º2ªNº13 disse...

1-A chegada dos Romanos à Península Ibérica foi em 218 A.C.

2-Não Encontro.

3-As três províncias romanas da Península Ibérica eram lusitana,baetica,tarraconensis.

4-a designação completa de Olisipo é que fortificou Olisipo , estabeleceu a base de operações em Méron.Referida nas fontes epigráficas com a designação de gentes ou gentiliates.

Mariana Charuto disse...

1-Os Romanos chegaram á Península Ibérica em 218 a.C.

2-Os assassinos do líder Lusitano, Viriato foram três emissários: Audax, Ditalco e Minuro, que foram subornados pelos Romanos para matarem o próprio líder. Em 139 a.C., Viriato foi assassinado durante o sono, por esses três emissários. Após o assassinato, estes refugiaram-se junto do procônsul romano
Servílio Cipião, reclamando o prémio prometido. No entanto, num ato de suprema hipocrisia, o procônsul ordenou a sua execução, tendo ficado os três expostos em praça pública com os dizeres “Roma não paga a traidores”.

3-As três províncias romanas da península ibérica era: a Lusitânia (a capital era Emerita Augusta –atual Mérida), Bética (a capital era Córdoba) e Tarraconense ( a capital era Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco –atual Tarragona).

4-Olisipo foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana, contudo não era a sua capital, que ficava em Emerita Augusta a actual Mérida (na Estremadura Espanhola). Foi Município Romano, sendo os seus cidadãos romanos apesar de não serem de ascendência romana, devido à aliança que o governo da cidade empreendeu com Roma. O sufixo "ippo" (ipo) é encontrado em diversos locais da península Ibérica e é caracteristico das áreas de influência Tartessa ou de áreas com uma posterior influência Turdetana. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Olisipo)

Mariana Charuto, nº 24, 7º 2ª

joana frazao7º2ª disse...

1.Os Romanos chegaram à Península Ibérica em 218 a.c .
2.O nome dos assassinios do líder Lusitano são : Audax, Ditalco e Minuro.
3.A Lusitania-eremita augusta , bética-cordoba e Tarraconense-Colonia lunia vrbs trinphalis.
4.Olipsio foi um nome romano da atual capital portuguesa , lisboa.

Afonso Venes Rocha,7º2ª, Nº18 disse...

1.Localiza no tempo a chegada dos Romanos à Península Ibérica.
Atraídos pelas riquezas existentes na Península Ibérica e com o objectivo de aumentar os seus territórios, os Romanos chegaram à Península Ibérica no século III a.C, mais precisamente no ano 218 a.C.. Foram confrontados com a forte oposição dos Lusitanos, que no entanto acabaram derrotados ao fim de 199 anos.
Só no ano 19 a.C é que Augusto conseguiu subjugar toda a Peninsula Ibérica.
2. Refere o nome dos assassínios do líder Lusitano, Viriato (investiga).
Viriato foi assassinado em 139 a.C., durante o sono na sua tenda, por três embaixadores enviados por si para negociar a paz com o general romano Servílio Cipião. Estes embaixadores de seu nome Audax, Ditalco e Minuro foram subornados pelos romanos que lhes prometeram uma importante soma, a troco do assassinato do chefe lusitano
No entanto, ao reclamar o seu dinheiro acabaram por ser executados por ordem do general romano, tendo ficado os três expostos em praça pública com os dizeres “Roma não paga a traidores”.
3. Identifica as três províncias romanas da Península Ibérica e a respectiva capital.
As três províncias romanas da Península Ibérica são: Lusitânia em que a capital é Emerita Augusta (Mérida), Bética cuja capital é Corduba (Córdova) e Tarraconense que tem como capital Tarraco (Tarrayona).
4. Refere qual é a designação completa de Olisipo (investiga)
Olisipo, nome romano da capital portuguesa, Lisboa tinha como designação completa ” Felicita Iulia Olisipo”

gonçalo palmeira n º 15 7 2 disse...

1.Os romanos chegaram à península no ano 218 a.C.
2.Viriato é assassínado por Audax, Ditalco e Minuro numa noite enquanto dormia, os 3 companheiro traiçoeiros que tinham sido inviados para negociar a paz com Roma , invadiram a sua tenda e esfaquiaramno até à morte.
3.A peninsula dividia-se na Lusitânia cuja capital é Emerita Augusta (Mérida), Bética em que a capital é Corduba (Córdova) e Tarraconense que tem como capital Tarraco (Tarrayona). A Lusitânia situa-se maior parte do território onde hoje fica Portugal.
4.A designação completa de Olisipo é Felicita Iulia Olisipo que se estendia pela margem sul do rio Tejo até à Arrábida e corresponde à atual Lisboa.

Patrícia Correia nº25 7º2ª disse...

1. Os Romanos chegaram à Península Ibérica por volta do ano 218 a.C.
2. O General Cipião recorreu ao suborno dos companheiros de Viriato, que assassinaram o grande chefe enquanto dormia.
3. As províncias romanas da Península Ibérica chamavam-se Bética, Lusitânia e Tarraconense e as suas capitais eram, respectivamente, Córdoba, Emerita Augusta (Mérida) e Tarraco (Tarragona).
4.Olisipo (em latim: Olisippo; em grego: Ολισσιπο; transl.: Olissipo; ou Ολισσιπόνα, Olissipóna) foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana, contudo não era a sua capital. Foi Município Romano, sendo os seus cidadãos romanos apesar de não serem de ascendência romana, devido à aliança que o governo da cidade empreendeu com Roma. O sufixo "ippo" (ipo) é encontrado em diversos locais da península Ibérica e é característico das áreas de influência Tartessa ou de áreas com uma posterior influência Turdetana.

1. Os Romanos chegaram à Península Ibérica por volta do ano 218 a.C.
2. O General Cipião recorreu ao suborno dos companheiros de Viriato, que assassinaram o grande chefe enquanto dormia.
3. As províncias romanas da Península Ibérica chamavam-se Bética, Lusitânia e Tarraconense e as suas capitais eram, respectivamente, Córdoba, Emerita Augusta (Mérida) e Tarraco (Tarragona).
4.Olisipo (em latim: Olisippo; em grego: Ολισσιπο; transl.: Olissipo; ou Ολισσιπόνα, Olissipóna) foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana, contudo não era a sua capital. Foi Município Romano, sendo os seus cidadãos romanos apesar de não serem de ascendência romana, devido à aliança que o governo da cidade empreendeu com Roma. O sufixo "ippo" (ipo) é encontrado em diversos locais da península Ibérica e é característico das áreas de influência Tartessa ou de áreas com uma posterior influência Turdetana.

Beatriz Pinto nº6 7º2ª disse...

1-Eles chegaram a 218 a.C
2-Não encontrei
3-É a lusitania e a sua capital é Emerita Augusta (atual Mérida) Baetica e a sua capital é
Córdoba e a Tarraconensis cuja a sua capital é Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco.
4-Não encontrei.

Rafael Ramires nº27 7º 2ª disse...

1.- A chegada e começo da conquista da península Ibérica, feita pelos romanos, começou no séc.III com a expulsão dos Cartagineses da costa sudeste, onde os romanos utilizaram a tática da guerrilha (armadilhas e emboscadas), mas só no ano 19 a.C. é que o exercito de Augusto conseguio conquistár a península Ibérica.

2.- A morte de Viriato deusse em 139 a.C. o Procônsul Servílio Cepião, com a autorização de Roma, ataca os Lusitanos e ordena o assassinato de Viriato. Viriato é morto na sua tenda durante a noite, enquanto dormia. Roma, a super-potência da época, orgulhosa da sua cultura e civilização, decidiu terminar assim, de forma cobarde, vergonhosa e desonrosa, com a resistência Lusitana. Porém, essa resistência iria continuar bastante activa, embora com menos baixas romanas, até meados do
século seguinte.

3.- Três das provincias da Península Ibérica e respetivas capitais são a Lusitânia com a capital Emerita Augusta, Bética com a capital Córdoba e a Terraconense com a capital Colonia Iulia Vrbs Triumphalis Tarraco.

4.- Olisipo foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana, contudo não era a sua capital, que ficava em Emerita Augusta a actual Mérida (na Estremadura Espanhola). Foi Município Romano, sendo os seus cidadãos romanos apesar de não serem de ascendência romana, devido à aliança que o governo da cidade empreendeu com Roma. O sufixo "ippo" (ipo) é encontrado em diversos locais da península Ibérica e é caracteristico das áreas de influência Tartessa ou de áreas com uma posterior influência Turdetana.

João Bruno 7º 2º nº19 disse...

1-A conquista da Península Ibérica foi em 218 a.c.
2-Os nomes dos assassinos de Viriato em 140 a.c são Audax,Ditalkon e Minuros.
3-As tres províncias são a Lusitania(Emeríta Augusta),Baetica(Gades,Hispalis,Corduba) e Tarraconensis(Bracara,Caesar Augusta,Tarraco,Cartago Nova).
4-

Joana Fernandes 7º2ª Nº17 disse...

1. Os romanos chegaram à Peninsula Ibérica em 218 a.C.
2. Os assassinos de Viriato foram Audax, Minuro e Ditalco.
3. Olispo - Lisboa, Portus cale - Porto, Ossonoba - Faro.
4. A designação completa da cidade de Olisipo era Felicitas lulia Olisipo.

Luis Toste Nº22 7º2ª disse...

1-A chegada dos romanos à península ibérica pensa-se que foi depois das guerras púnicas no século III a.c.- ano de 218 a.c.

2-Os três assassinos de Viriato foram Audax, Ditalco e Minuro que eram três mensageiros que Viriato ordenara negociarem paz com os romanos mas os romanos os subornaram com muito dinheiro e eles o assassinaram mas quando foram reclamar o prémio os romanos os executaram-os na praça pública com os dizeres "Roma não paga a traidores".

3-a Lusitânia que a capital é Emerita Augusta a província Bética que a capital é Corduba e a província Tarraconense que a capital é Caesar Augusta.

4-A designação completa de olisipo é Felicita Iulia Olisipo.

Luis Toste Nº22 7º2ª disse...

1-A chegada dos romanos à península ibérica pensa-se que foi depois das guerras púnicas no século III a.c.- ano de 218 a.c.

2-Os três assassinos de Viriato foram Audax, Ditalco e Minuro que eram três mensageiros que Viriato ordenara negociarem paz com os romanos mas os romanos os subornaram com muito dinheiro e eles o assassinaram mas quando foram reclamar o prémio os romanos os executaram-os na praça pública com os dizeres "Roma não paga a traidores".

3-a Lusitânia que a capital é Emerita Augusta a província Bética que a capital é Corduba e a província Tarraconense que a capital é Caesar Augusta.

4-A designação completa de olisipo é Felicita Iulia Olisipo.

Diogo Sá 7º 2ª disse...

1- Os Romanos começaram a conquista da Península Ibérica pelo ano 218 a. C., durante a Segunda Guerra Púnica, entre Roma e Cartago.

2- o pastor Viriato,natural de Lobriga,hoje a vila de Loriga,no cimo na Serra da Estrêla,Bispado de Coimbra;Ao qual,tendo quarenta anos de idade,aclamaram Rei dos Lusitanos e casou em Évora com uma nobre Senhora,no ano 147.
Prendeu em batalha, ao Pretor romano Caio Vetílio e lhe degolou 4000 soldados;A Caio Lucitor,daí a uns dias,matou 6000.
Ao capitão Caio Plaucio ,matou Viriato mais de 4000 junto de Toledo.Reforçou-se o dito capitão,e dando batalha junto de Évora,prendeu 4000 soldados.
No ano 146,o Pretor Cláudio Unimano lhe deu batalha e de todo foi destruído por Viriato,que repartiu os despojos pelos soldados,pondo nos montes mais altos da Lusitânia,os estendartes romanos.

3- Conímbriga
Ébora-Évora
Olisipo-Lisboa

4- Olisipo (em latim: Olisippo; em grego: Ολισσιπο; Olissipo; ou Olissipóna) foi o nome romano da capital portuguesa, Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia romana, contudo não era a sua capital, que ficava em Emerita Augusta a actual Mérida (na Estremadura Espanhola). Foi Município Romano, sendo os seus cidadãos romanos apesar de não serem de ascendência romana, devido à aliança que o governo da cidade empreendeu com Roma. O sufixo "ippo" (ipo) é encontrado em diversos locais da península Ibérica e é caracteristico das áreas de influência Tartessa ou de áreas com uma posterior influência Turdetana.

Catarina Valente, nº7,7º2ª disse...

1. Os romanos chegaram á peninsula Ibérica em 218 a.c .
2. Os assassínios do lider Lusitano,Virato são : audax,ditalco e minuro.
3.A Hispânia foi dividida em 3 zonas: Lusitânia cuja capital é Emerita Augusta (Mérida), Bética em que a capital é Corduba (Córdova) e Tarraconense que tem como capital Tarraco (Tarrayona).
4

Carolina Carvalho 7º9º disse...

1. Os Romanos chegaram a Península Ibéria no sec. III a.C.

2.Os assassinos de Viriato, Chefe dos Lusitanos são Audas, Ditalco e Minuros.

3.




4.Felicitas Iulia Olisipo (31 a.C.- 27 a.C.) e se torna um município de cidadãos romanos, administrando um vasto território que se estendia pela margem sul do rio Tejo até à Arrábida.

Andre Veiga Luzia Luzia disse...

1- Os romanos chegaram a peninsula iberica durante a segunda guerra mundial.


2-


3- Lusitana-ementa augusta, Tarraconensis-cesar augusta e Baetica-hispais.


4-

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Marcadores

Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue